Qual que é, doutor? A medicina não é uma área suficientemente grande para se discutir em rede nacional? Tantos problemas de saúde que assolam o cidadão brasileiro podem ser explorados pelos médicos – cada um no seu quadrado. Hoje, uma ginecologista falou de cárie dentária no programa Hoje em Dia da Rede Record. Por que não chamar um dentista? 

Ginecologista falando de cárie

Esse tipo de atuação já era muito comum acontecer no programa “Bem Estar” da Globo (VEJA AQUI). Médicos invadindo áreas que não são as suas e falando abobrinhas na televisão. Em agosto do ano passado (2013), um médico convidado do abobalhado programa matinal da Globo deixou as pessoas preocupadas quando foi perguntado se a anestesia de dentista era segura em uma extração de um dente do siso – “poderia acertar um vaso sanguíneo o que levaria ela a ter uma convulsão na cadeira odontológica“. Falado dessa maneira, o comentário deve ter assustado muita gente à toa. Leia mais sobre isso no BLOG MEDO DE DENTISTA

Hoje foi a vez de uma ginecologista revelar “os mitos e verdades da cárie dentária”. Como assim? Os comentários gerados sobre o assunto nas redes sociais foram sensacionais! Muitos disseram que foi uma legítima piada pronta feita pelo programa almofadinha das manhãs da rede Record. Para quem está ligado no rádio, também é bem comum ouvir pitacos de médicos em assuntos odontológicos, os quais eles não têm experiência e conhecimento necessário para falar. É como se fosse uma “economia porca” das emissoras quando querem falar de saúde. Porém, este caso da Record parece um pouco diferente. Será?

Vejo isso como uma oportunidade a ser agarrada com “bocas e dentes” pelos dentistas também! Os dentistas já sabem, baseados em pesquisas dos anos 90 sobre a íntima relação que existe entre saúde bucal e saúde geral (Medicina Periodontal). Uma via de duas mãos que deve ser tratada com uma equipe multidisciplinar! Emissoras de TV, programas de rádio: chamem dentistas para falar de saúde bucal. Não passem esse papelão. 

Assim que um paciente fosse diagnosticado com Diabetes, por exemplo, seu médico deveria indicar uma consulta com um dentista para checar sua saúde bucal. Do mesmo jeito que o dentista, ao encontrar uma doença periodontal severa que custa a estabilizar, deveria indicar um endocrinologista ao seu paciente. E indicar mesmo! Por escrito, bonitinho, com carimbo e tudo mais porque as doenças estão ligadas e precisa haver tratamento em conjunto.

O CROSP – Conselho Regional de odontologia de São Paulo rechaçou a atitude do programa e da médica em nota hoje – LEIA AQUI.

Atualização de 06/02/2014

Bom, existe uma outra visão menos compartilhada (até porque a foto, assim como uma radiografia panorâmica, não nos dá o vislumbre de todas as peças do quebra cabeças) e talvez até mais sensata que diz que médicos podem falar de qualquer assunto relacionado a saúde. Vendo a reportagem e fazendo o advogado do diabo, vemos que a ginecologista está no programa para falar da prevenção do HPV. No meio de toda esta conversa de cunho médico, pertencente à sua área de atuação, a médica alerta sobre os mitos e verdades do HPV, da candidíase, do herpes, da micose e da cárie. Ela ainda afirma que os pais devem levar seus filhos no dentista desde cedo, o que não é nenhum absurdo. 

Assista você ao vídeo – NESTE LINK

A médica começa a falar de cárie depois dos 31 minutos de vídeo.

O Blog Dicas Odonto tem várias postagens sobre a relação de problemas de saúde geral com as doenças da boca: CLIQUE AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto