O recém eleito prefeito Fernando Haddad vai anunciar oficilamente amanhã – dia 26/03/2012 – a construção de 43 novas Unidades Básicas de Saúde com abertura de vagas para dentistas. A saúde bucal de São Paulo agradece.

São quase 8 anos sem avanços significativos na saúde bucal de São Paulo. O prefeito anterior nos prometeu um plano mirabolante de construir 50 AMAs Sorriso (VEJA AQUI), inclusive com registro por e-mail enviado de sua campanha na época. As obras sequer saíram do papel. As contratações de dentistas para trabalhar na saúde pública está vindo apenas pelos parceiros da prefeitura no programa PSF.

A reportagem do site G1 – VEJA AQUI – fala que teremos 43 novas UBSs com atendimento odontológico até o ano de 2017 (final do mandato). O atendimento feito em UBSs é o atendimento básico em saúde bucal, que possibilita adequação do meio bucal, com remoção de focos infecciosos, restauração de alguns dentes, profilaxias, aplicações tópicas de flúor e educação em higiene bucal. Aguardamos agora um maior detalhamento do plano para a saúde bucal na cidade de São Paulo, para saber se teremos também novos CEOs (Centros de Especialidade Odontológica) para atender a grande demanda de casos que necessitam de um especialista e complementam o atendimento básico realizado nas UBSs.

Parece que agora vai! Estaremos de olho.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto