Um equipamento revolucionário está em fase de testes e pesquisas clínicas nos Estados Unidos. Podemos dizer que o Breathmeter da EkipsTech é um bafômetro mais evoluído. Ele pode ajudar no diagnóstico de várias doenças, desde asma até alguns tipos de câncer.

A empresa norte americana Ekips Technology está desenvolvendo este aparelho fantástico, que usa apenas o seu hálito para alertar sobre a presença de algumas doenças até então de diagnóstico difícil ou demorado. A tecnologia funciona através de Lasers e é baseada no olfato dos cachorros. Ele mede a quantidade de algumas moléculas biomarcadoras presentes no hálito.

Doenças como diabetes, asma, esquizofrenia, úlcera, câncer de mama ou de pulmão podem ser detectadas por certa quantidade desses biomarcadores, como podemos ver na tabela abaixo:

Infelizmente, o Breathmeter ainda não tem a chancela do FDA (Food and Drug Administration), órgão responsável pela liberação do uso do equipamento no mercado. Ele ainda se encontra em fases de pesquisa clínica, mas promete revolucionar os diagnósticos de certas doenças baixando infinitamente o custo dos exames. Basta uma assoprada e pronto. Você imagina usá-lo em grandes de mutirões de saúde, sem precisar tirar sangue, sem demora, sem espera.

Ao ler sobre o assunto, me lembrei também de um Breathmeter que mede o mau hálito. O aparelho não teve muita exposição aqui no Brasil e hoje eles até existem em versões menores e portáteis, diferentes do da foto abaixo.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto