Você acabou se formar, passou em todas as matérias, comemorou com festas de formatura e colação de grau, o ano acabou, o Natal passou e o Ano Novo chegou. E aí? Você acabou de mudar seu status de universitário para dentista desempregado! Algumas dicas, baseadas nas minhas experiências e na de meus colegas que mostram que nossa profissão não segue uma receita de bolo como outras – onde mandar currículos e fazer entrevistas é de praxe. 

Em qualquer profissão corporativa, um dos jeitos de procurar emprego é por meio de envio de currículos ou cadastros em “mailings” exclusivos da área ou ainda em sites de classificados em emprego. Outros meios vêm de olhar os classificados do jornal e começar à trabalhar seu “networking”. Este último eu considero de muita importância na odontologia. Você tem que conhecer gente. Muita gente.

NETWORKING – Uma das maneiras de fazer isso é participando de cursos e grandes congressos. Você também pode se associar e frequentar uma APCD, ABCD, ABO, Sindicato e etc. O importante é aumentar sua gama de contatos e relacionamentos dentro da odontologia. Se você tem amizade com algum professor, você pode ficar uns dias no consultório dele e ver como tudo funciona, pois o mundo real é bem diferente da clínica da faculdade. Eu trabalho com alguns de meus professores de especialização até hoje.

ALGUMAS OPÇÕES PARA UM DENTISTA RECÉM-FORMADO:

1) Trabalhar com um familiar – muitos dos meus colegas tem pais, mães, tios, tias ou irmãos e irmãs mais velhos dentistas. Isso não significa que estão com a vida ganha, não! Você vai ter que conquistar sua própria carteira de pacientes. Porém, trabalhando junto com seus familiares, existe um ponto de partida em suas carreiras. O que vi acontecer com alguns dos meus colegas, nesses nossos 10 anos de formatura, foi que eles se especializaram em áreas diferentes das dos parentes, complementando os serviços da clínica. Nestes casos, os recém-formados sofrem mais pressão ainda, pois demora um pouco para seus familiares deixarem seus pacientes em suas mãos, por conta própria. A cara de novinho(a) e o pouco tempo de treinamento, somados à falta de experiência, podem atrapalhar a confiança dos pacientes e dos próprios dentistas parentes.

2) Fazer trabalhos voluntários – Quem não tem por onde começar, não deve ficar muito tempo parado. Isso desestimula o início da carreira e estamos perdendo tempo valioso de prática odontológica. Existem muitas ONGs, fundações, associações, escolas, creches e etc, que aceitam serviços voluntários. Enquanto você está desempregado, mandando currículos ou lendo os classificados do jornal, não custa nada fazer um trabalho voluntário alguns períodos da semana. Sem contar a boa ação que você está fazendo, você está treinando e adquirindo experiência. Eu comecei assim.

3) Abrir o próprio negócio – Isso demanda uma boa quantia de dinheiro para um investimento inicial. Dinheiro que muita gente que acaba de se formar não tem. Um “pai-trocínio” sempre será bem vindo, mas abrir um consultório odontológico não depende só de grana. Depende de tempo, pesquisa do local e uma coisa muito importante: segurança para realizar ou saber indicar a maior parte dos casos, estando em um consultório sozinho, no ano seguinte da sua formatura. Uma outra idéia seria se juntar à colegas e pular de cabeça nesse empreendimento. Tenha muito cuidado para não quebrar a cara lá na frente e mãos à obra. Talvez seja melhor esperar um ou dois anos para amadurecer a idéia do consultório próprio.

4) Emendar um curso de Especialização ou Atualização – Conheço muitos colegas que começaram assim. Acho uma vantagem, pois o dentista está cada vez mais especializado, hoje em dia e estamos ficando parecidos com a medicina, neste quesito. É sempre um investimento em sua carreira. As dúvidas aqui são: Que área seguir? Como sei o que eu gosto de verdade? Se eu for endodontista, vou ser obrigado à fazer canal pelo resto da vida? Essas perguntas são comuns e se você estiver indeciso sobre o que fazer, você pode fazer uma Atualização na área que você mais gosta e ver se é isso mesmo que você quer. Sabemos também que o especialista em certa área, não precisa apenas fazer aquilo obrigatoriamente. 

5) Prestar concursos na área – Outra opção válida que pode ser escolhida à qualquer momento da nossa vida profissional. Provas para trabalhar na Polícia Militar, nas forças armadas, nas prefeituras e etc. Você pode aproveitar que é jovem e que está com a matéria da faculdade fresca na cabeça e embarcar em concursos em cidades próximas de onde você mora ou até em outros estados. Por que não? Procure concursos com instituições sérias e renomadas no comando.

6) Trabalhar para outros dentistas ou empresários – Esse é o tipo de emprego que você vai encontrar ao seguir a linha dos classificados de jornal ou ver anúncios no site da APCD, aqui. É sempre bom conhecer a clínica ou consultório antes para não cair no “conto das Clínicas Pop” e ser explorado. Negocie uma boa porcentagem e um bom sistema de trabalho. Neste caso, ser especialista em alguma área ajuda muito na negociação.

Boa Sorte! E que os comentários abaixo sirvam para deixar seu conselho ou sua dúvida neste assunto.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto