Uma especialidade muito conhecida de todos que pode ser decifrada pela origem da palavra que lhe dá nome – Orto – Posicionamento correto + Dontia – dos dentes. Quem nunca chegou em casa e pediu para os pais: “Eu quero colocar aparelho”, ao ver os amiguinhos de colégio aparecerem com os famosos ferros nos dentes ?
A ortodontia é uma especialidade complexa que toma cerca de 4 anos de curso e estudos para habilitar o profissional à praticá-la. O ortodontista deve entender sobre muitos assuntos, tais como: Crescimento e desenvolvimento da face, cronologia da erupção dentária, problemas de oclusão, posicionamento correto dos dentes, entre outros. Ele cuida do 3º maior problema dentário do Brasil – A Maloclusão (perdendo apenas para a doença periodontal em 2º lugar e a cárie em 1º).
Sorriso metálico, linha de trem e sorriso de ferro são alguns apelidos dados às pessoas que se submetem à este tratamento criterioso e magnífico. Muitos conceitos da física são usados para a correção dos dentes e para os inúmeros estudos de novas técnicas, novos tipos de fios com memória e termoativados.
Tanto que para começar um planejamento ortodôntico, o dentista precisa que o paciente faça uma batelada de exames – radiografias, modelos de estudo, traçados, fotos e outros. Tudo isso junto dá condições para o nosso amigo ortodontista trace um diagnóstico, um plano de tratamento e uma coisa que as pessoas perguntam muito: um prognóstico (que pode sofrer variações ao longo do tratamento).
Para fazer Ortodontia, os dentes devem estar livres de cáries e de doença periodontal. Se a pessoa não escova os dentes direito sem aparelho, imaginem com um monte de ferros e elásticos na boca? O paciente com aparelho fixo é orientado logo na primeira consulta em relação à sua higiene bucal diferenciada – escovas interdentais, passadores de fio dental, enxaguatórios, waterpick – vale tudo para deixar os dentes limpos nesta fase.
Recentemente, a Ortodontia passou por uma polêmica – um ortodontista teve que pagar indenização ao seu paciente porque a justiça entendeu que o dentista teria obrigação de resultado, assim coo na cirurgia plástica. Como? Como ter obrigação de resultado se a saúde não é uma ciência exata? Se muitas vezes, parte dos tratamentos depende dos pacientes? Esse precedente foi mal visto pela nossa classe e na minha opinião cometeu uma grande injustiça com o profissional.
A Ortodontia é bastante criativa e cheia de técnicas que se misturam com outras especialidades. Vemos aparelhos estéticos quase invisíveis, ortodontia lingual e muitos adultos de aparelho – quebrando um paradigma do passado. Há algum tempo atrás, ortodontia era tratamento para crianças e adolescentes. Atualmente, sabemos que isso não é verdade e todos, salvo poucas exceções, podem fazer tratamento ortodôntico.
Quem se interessar e quiser saber mais detalhes sobre essa especialidade, podem clicar em um dos Blogs abaixo, todos voltados exclusivamente para esta área:
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Luiz Rodolfo
Parabéns, este sim é um blog de verdade!!
Leigos que lerem este blog, não serão enganados, muito menos estimulados a “trocar borrachinhas como se fosse tratamento ortodontico”
Muito obrigado Maria. Ficamos muito contentes com seu elogio! Continue com a gente.
Bom né!
Parabéns, muito bom mesmo esse blog, eu adoro a parceria dele no Agrega Pais.
Até +
Edna
http://agregapais.com.br/
Muito obrigado! Continuem sempre com a gente e fique por dentro da odontologia.