2º DIA

Baseado na época em que fiz faculdade e usando um pouco de humor, vou tentar reproduzir alguns dias na minha vida de acadêmico que foi de 1998 até 2001. No final uma foto das “Memórias de Acadêmico de Odontologia”.

” Hoje é dia de Endodontia, isto é, tratamento de canal. Já passamos por toda parte teórica e o dia se resume à laboratório na parte da manhã e clínica na parte da tarde para uma das turmas. A outra turma faz o contrário. O laboratório dessas matérias é bem interessante, para quem nunca entrou em um. Tem dezenas de cabeças de borracha com a boca aberta onde cada um encaixa seu manequim (feito com dentes naturais, para treinarmos os procedimentos, antes de mexer na boca de verdade).

Chego meio atrasado e minha dupla já havia começado o seu trabalho. Nesta primeira etapa, vou apenas auxiliá-la com os materiais. Depois trocaremos. Um colega chega logo depois de mim e o professor fala: “Ei, venha aqui um minuto, você fez a barba hoje?”. Os professores de Endo sempre encanavam na barba da gente. Ele pegou um algodão e passou pelo rosto do aluno. O algodão se desfez e ficou grudado em várias partes da bochecha dele. Aí o professor disse: “Na hora do almoço vai ali no Barateiro (supermercado), compra uma gilete e faz essa barba, se não você não vai entrar na Clínica à tarde”. Pode isso, Arnaldo?

Ouço duas meninas conversando sobre um projeto chamado “Adotei um Sorriso”, de um dentista chamado Fabio Bibancos. Acho interessante. A menina fala que o pai dela, dentista, havia adotado um sorriso e que provavelmente esse projeto cresceria para ser muito maior, com ajuda de mais dentistas e voluntários. Depois vou me informar mais sobre o assunto (http://www.turmadobem.org.br/br/).

Uma coisa que me incomoda na Clínica é a bendita disposição das limas de Endo. A caixa de Endo é pesada e tem uma parte para dividir cada tipo de lima. É bem complicado, agora no início. Espero entender isso um dia. Entro na Clínica e um colega está de cócoras pegando limas, espalhadas pelo chão, com uma cara de bunda. Coitado, não vai dar para atender o paciente hoje, pois a esterilização demora umas 3 horas, na estufa da faculdade.

Hoje não vai ter Bar da Rô, infelizmente. Amanhã cedo tem provinha antes da aula de Dentística. Aliás, tenho que separar um dinheiro para pagar minha conta no bar que envolve cerveja e fichas de fliperama… Casca…”

MEMÓRIAS DE UM ACADÊMICO DE ODONTO #2

Tem dias que você se lembra de sua faculdade, ou você está vivendo isso que escrevi acima? Deixe seu comentário! Mande seu Dia de Acadêmico para nosso e-mail para ser publicado aqui, se quiser! odontoduvidas@gmail.com

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto