O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo está de olho e atuante. No Post – Os aparelhos personalizados ou diferenciados (falsos) – uma moda perigosa – já mostrou aqui no Blog os perigos de uma moda que está invadindo as bocas de muitos jovens brasileiros.
Hoje, dia 23/01/2014, o CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) oficiou a Revista Veja, a ANVISA e a polícia. Sim, meus amigos, infelizmente, é caso de polícia. Sabemos que qualquer pessoa consegue comprar materiais odontológicos. Bráquetes, borrachinhas e fios ortodônticos deveriam ser de uso exclusivo do cirurgião dentista, porém, alguns jovens estão exercendo a profissão ilegalmente vendendo esses aparelhos ditos “diferenciados” ou “personalizados”.
“Uma notícia veiculada recentemente pela revista VEJA levou o CROSP a entrar com denúncia de prática ilegal da Odontologia na Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania. Ocorre que em uma legenda da publicação consta uma imagem de três jovens com a seguinte descrição: “OS TRENDMAKERS Vinicius Andrade, 17 anos, Fernando César, 17, e Deivid Santana, 18, não cantam, não dançam, nem sequer terminaram a escola, mas, juntos, são seguidos por mais de 165 000 pessoas no Facebook; só usam roupas de marca, algumas recebidas de lojas locais em troca de divulgação na internet. O sorriso colorido é obra de Vinícius, que fez curso de auxiliar de dentistas e, por 40 reais, troca os elásticos dos aparelhos de amigos e vizinhos.”
A Revista Veja, com grande circulação nacional, fala do “bico” do jovem como se fosse algo normal, corriqueiro. Fazer um curso de auxiliar de dentista não é suficiente para atuar como dentista. Aqui no Blog Dicas Odonto estamos alertando a população por meio da Internet e das redes sociais sobre o grande perigo que esta “moda” representa nas bocas dos jovens. Em muitos casos, os adolescentes estão estragando seus dentes sem um acompanhamento correto do cirurgião dentista. O alerta serve também aos pais dos jovens.
O CROSP ainda oficiou a ANVISA por causa da venda indiscriminada de materiais de uso exclusivo do dentista no Facebook. Parabéns pela atuação rápida e precisa. Agora é esperar os órgãos competentes se manisfestarem sobre o assunto. Lembrando que:
Exercício ilegal da profissão ou Atividade
Art. 47 – Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício: Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.
Leia nota completa do CROSP AQUI
Site do CROSP – www.crosp.org.br
Quase um mês depois a Rede Globo publica reportagem – AQUI
Reportagem da Folha de São Paulo também fala sobre o assunto – AQUI
Entrevista das Odontodivas com um ex-usuário de aparelho falso – AQUI
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
quero usar aparelhos ,mais os meus dentes são totalmente normais, o que eu faço ? sou loca pra colocar mim ajuda.
mim não faz nada, e se os seus dentes são "normais" sossega e consulta se faz no dentista e não no facebook
nossa que horror
e gente a beleza sai caro nesta hora
Tem que se fuder mesmo, ostentar aparelho no inferno.
uso aparelho pq pareço um cavalo sorrindo, não pq quero ostentar com ferro na boca, se eu for pra ostentar, compra um carro, seu imbecil
Eu acho pouco.
Filha eu uso aparelho é muito ruim parece legal mas é muito ruim
cada vez menos acredito em seleção natural….
Com que grana, mano. Esses mlks da ostentação vivem de benefício do governo, são um bando de retardados querendo mostrar o poder aquisitivo que não possuem.