Clareamento dental – Um novo produto faz uma propaganda ostensiva na Internet e parece ser a oitava maravilha do mundo. Ele alega que você não precisa parar de tomar café, refrigerante ou mate. Que você não precisa gastar uma fortuna no dentista com clareamento “químico”, garante resultados em 14 dias, não causa sensibilidade, trata cáries e mau hálito e ainda é 100% natural, aprovado pela ANVISA. Além disso, alega clarear resinas e porcelanas, fazendo com que retornem a sua cor original. Que maravilha é essa?

Não é só porque é natural que é bom. Urtiga é natural e ninguém indica que você esfregue ela na pele. Pedra é natural e ninguém em sã consciência vai falar que mastigar pedra faz bem aos dentes.

Primeiro de tudo: SE ESSE PRODUTO É TÃO MARAVILHOSO, POR QUE OS DENTISTAS NÃO ESTÃO UTILIZANDO EM SEUS CONSULTÓRIOS COM SEUS PACIENTES?

Eu te conto o porquê, caro leitor, porque ele não faz esse milagre todo. Eu juro que eu recomendaria um produto que tivesse de verdade todas essas características. Até usaria em meus dentes e recomendaria para toda a minha família e amigos. Seu registro na ANVISA está realizado sim (nós checamos), porém, é um registro de cosmético grau 1, isto é, produtos de higiene pessoal, como cosméticos e perfumes cujas formulações se caracterizam por possuírem propriedades básicas, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso. Então, eles podem alegar o que quiserem.  

Não temos nada contra novos produtos. Muito pelo contrário. Todo mundo quer um produto eficaz, barato, fácil de utilizar e que resolva grande parte de seus problemas bucais. Infelizmente, o mundo real não funciona dessa maneira. O produto que estou me referindo é um pó de carvão vegetal que promete clareamento dental fácil, sem orientação ou participação do cirurgião dentista. Não é por corporativismo ou por preferência, mas baseado na ciência da Odontologia, clareamento seguro e eficaz deve ser feito com cirurgião dentista. É um tratamento individualizado porque cada boca é diferente. As substâncias que realmente clareiam dentes de verdade são vendidas apenas para dentistas, segundo resolução da ANVISA de 2014.   

Outra questão: como acreditar em uma propaganda de um produto que mexe com a saúde bucal e não inclui o dentista? Na verdade, seu marketing é anti-dentista. Ele exclui o profissional de saúde. Um verdadeiro desserviço. Ele se diz melhor que pasta de dente fluoretada para prevenir cáries. É uma utopia odontológica. Então você deixa de utilizar os produtos do dia a dia que previnem doenças e passa a esfregar pó de carvão vegetal na superfície do seu esmalte dental.

CUIDADO COM RECEITAS CASEIRAS DITAS MILAGROSAS OU PRODUTOS QUE PROMETEM MUITAS SOLUÇÕES. 

Uma pena que essa moda de esfregar um pó abrasivo nos dentes tenha ganhado as redes sociais como o Instagram. São blogueiras de moda, celebridades, pessoas com muitos seguidores que recomendam o produto. Ele sai da esfera da ciência para uma recomendação do achismo, do emocional, do “cool” e do novo. Chamam atenção aquelas fotos de mulheres lindas mostrando suas bocas sendo escovadas com uma substância escura. As fotos “antes e depois” sem critério algum de luminosidade, uso do flash e mesmo as manipuladas. E pior, o produto acaba até dando um uma clareada nos dentes, mas qual a segurança e a duração? Quem te garante que ele não vai acabar com seu esmalte no longo prazo? 

Clareamento no dentista é seguro. Não estraga os dentes. Cada boca merece um tratamento individualizado pelo dentista.

Eu já comprei esta briga com o Carvão há alguns anos NESSE ARTIGO e repito aqui: em termos mercadológicos, as pessoas estragarem seus próprios dentes com esses produtos seria ótimo para os dentistas. São mais dentes estragados para a gente arrumar. Porém, o único papel do cirurgião dentista não é esse de resolver o problema depois que ele acontece. Nosso papel é muito mais abrangente. É prevenir doenças bucais, atacar antes que que elas aconteçam, para que as pessoas tenham qualidade de vida e vivam mais de 100 anos com seus dentes naturais ainda na boca. 

Um Abraço

Equipe Dicas Odonto