Dia 16/12/2013, três anos e meio de existência desse blog. Conheci muita gente bacana e conheço gente diariamente através de comentários, emails e postagens. Dentistas e pacientes de todos os lugares do Brasil e do mundo. Vejo um novo futuro para a odontologia e acredito que chegou nosso momento. Chega de reclamar. É hora de agir.

Relendo algumas postagens minhas do ano de 2011, quando comecei com este blog, percebi muita revolta em minhas palavras. Era um retrato que eu tinha da odontologia. Essa minha atitude vinha de tanto ouvir (ler) reclamações de colegas dentro e fora da Internet. Eram serviços odontológicos anunciados em sites de compras coletivas, desunião da classe, convênios e suas tabelas baixíssimas, dentistas abandonando a profissão e etc.

Hoje sinto um amadurecimento da classe. Junto com isso, temos uma nova classe média aqui no Brasil. Milhões de pessoas subiram de nível social. Existe uma demanda muito grande por tratamentos odontológicos. Acredito que estamos entrando em uma nova era de ouro odontológica. Junto com isso, o Marketing está entrando com mais força do que nunca em nossos consultórios. Sem contar o advento da Internet e Redes Sociais que abrem novas formas de divulgação do nosso trabalho.

O odontologia está caminhando para ser uma área mais especializada do que nunca, seguindo a tendência da medicina. Segundo estudo feito em 2010, a região sudeste, por exemplo, possui mais da metade de seus profissionais com 1 ou 2 especialidades. (Consulte link abaixo:)

PERFIL ATUAL E TENDÊNCIAS DO CIRURGIÃO DENTISTA BRASILEIRO

O que tenho visto nesses três anos e meio de blog é que todos meus amigos e colegas dentistas, quase que sem exceção, evoluíram. Aqueles que trabalham, estudam, se reciclam, empreendem e se esforçam estão melhores hoje. As adversidades são muitas, mas precisamos de mais união. Precisamos não falar mal do colega sem saber em que condições ele realizou tal tratamento. Precisamos indicar nossos colegas para os casos que não sabemos resolver. Precisamos de entidades mais fortes e atuantes. Esse ano presenciamos um debate para a candidatura do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), um fato inédito, importante e mais democrático.

Percebo que as empresas do ramo da odontologia estreitaram relações com os dentistas por causa das redes sociais. Recentemente fiz compras de implantes via What´s App. Converso com representantes de dentais diretamente por email e as empresas estão com seus ouvidos abertos para as demandas dos dentistas. Quase todas. Algumas grandes ainda querem inventar a cura da gengivite e da cárie. 

Além disso, presenciei um evento chamado DMM – Dental Marketing Meeting – que foi um sucesso. Uma introdução do marketing e do espírito empreendedor na cabeça do dentista. Grupos de discussão no Facebook, blogs de odontologia, saúde bucal sendo foco de programas de TV (às vezes de modo enviesado) e rádio. Os pacientes estão mais esclarecidos e mais exigentes. 

dentista (1)

Agora a luta é nossa, com passos de formiguinha, no dia-a-dia. São nas pequenas ações que não desqualificam outros colegas, na hora de descredenciar convênios que não nos respeitam, no atendimento e no acolhimento diferenciado do paciente, no aproveitamento da demanda por tratamento de modo ético e para que possamos crescer e continuar evoluindo profissionalmente. A recompensa vem, com certeza.

O que não precisamos é de “reclamões”, de maus profissionais, de falta de fiscalização e de associações processando sócios. Pegue carona no trem da odontologia e não seja um obstáculo nos trilhos. #odentistaacordou

Um Ótimo 2014 para vocês!!! Bons dentes!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto