Este Post vai tratar de técnicas odontológicas para exodontia de dentes com mobilidade grau III – aqueles bem moles, os quais o corpo já está expulsando da boca, de tão perdidos e sujos que estão. Aquele que balança, mas não cai. Ou até aqueles dentinhos de leite que a criança está com medo de tirar.
Todos dentistas conhecem as diversas técnicas de exodontia, das mais simples às mais complicadas. Aqui vamos ficar com 4 técnicas simples e, claro, impublicáveis:
1) Técnica da Gaze – Essa, todos já usaram, quando aparece aquela criança medrosa que não consegue tirar seu dente de leite que só está preso por um pedacinho de gengiva. Técnica:
– Passe anestésico tópico em toda volta da gengiva.
– Pegue o dente com uma Gaze e mexa de leve. Se a criança não sentir mais dor, puxe.
– Se ainda tiver dor, você vai ter que anestesiar.
Modificação:
– Se a criança estiver com muito medo, peça para que ela pegue no dente com a Gaze e você pega na mão dela. Juntos, vocês tiram o dente e o moleque sai rindo, com sua janelinha!
2 – Técnica da “Petelectomia” – Seu nome é auto-explicativo.
– Anestesie o paciente
– Peça para ele abrir a boca
– Coloque uma Gaze embaixo do dente
– Dê um Peteleco no dente para que ele saia dando cambalhotas até a Gaze
3 – Técnica do Atchim – Auto-explicativa, também. Só serve para dentes anteriores.
– Anestesie o paciente
– Passe Rapé em pó nas narinas do paciente
– Prepare o lenço e abra espaço
– O paciente espirra e o dente voa na parede
– Diga: “Saúde” ao paciente
– Dê o lenço ao paciente e pode fazer a curetagem e suturar (se for dente permanente)
4 – Técnica da Cadeira – Use todo o aparato do equipo em sua exodontia.
– Anestesie o paciente
– Levante bem a cadeira, um pouco mais do que o normal. Fique de pé.
– Pegue o Fórceps correto e trave ele no dente em questão
– Mantenha a mão firme e na mesma altura enquanto abaixa a cadeira apertando o botão com seu pé
– Quando a cadeira atingir o ponto zero, no chão, o dente estará fora do alvéolo, no fórceps, em sua mão.
E você, tem alguma técnica como as descritas acima? Impublicáveis?
Gente, esse Post está na categoria Humor e fora a Técnica da Gaze, não aconselho que usem nenhuma das outras, pois são brincadeira! Muito menos a do Peteleco!
Um Abraço,
Equipe DicasOdonto
gostei !
Já aconteceu de um paciente chegar com SÓ o 43 “sambando”. Anestesiei, tirei as luvas p/ ir buscar o material(estava sem auxiliar) e de costas escutei um HAMMMM. Entrei em pânico! Achei que o paciente estivesse tendo um treco pq ele era bem velhinho. Quando virei p/ ele, o dente já estava na mão DELE. Acho que ele devia ter tentado tirar sozinho e não conseguiu pq doeu. E ainda perguntou se eu ia “coser”…
certa vez, fiz uma exo de um 1º pré inferior com DP. fui tentar fazer uma anestesia mentoniana apenas e tal. À medida que fui injetando o anestésico, o dente foi saindo do “alvéolo”. Quando terminei, ele estava caído sobre a língua.
Rss
certa vez,uma garotinha de 10 anos foi levada pela mãe “àforça”ate meu consultorio para retirar um dentinho molar superior que ja estava “sambando “. sabia que não poderia obrigá-la,nem tão pouco enganá-la .Então a convidei para fazermos uma profilaxia em todos os seus dentes ,e qdo cheguei no “dito cujo”,é claro…..ele saiu…eu ensaiei estar surpresa com o acontecido e ela adorou !!!!!ficou me olhando com um brilho nos olhos ate terminarmos a limpeza!!!! isso não tem preço!!!!!Adoro odontopediatria!!!!!
Essa técnica é das boas!!!
sem futuro
kkkkkkkkkkkkkkkk amei
para dentes de leite temos a técnica do fio dental e do gato, primeiro amarramos o dente , depois o rabo do gato, daí é só dar um belo susto no felino…
Nossa, essa é nova! Acho que já da para eu ir pensando na parte #2 desse Post. Obrigado pelo comentário e Abraços!!!