Bráquete estético ainda é mais caro? Será mesmo? O tal sorriso metálico não é mais moda. Pelo menos não agora em 2023, ano que escrevo este artigo. Atualmente, se fala muito em alinhadores invisíveis, isto é, poucas pessoas ainda querem ostentar aquele sorriso “cheio de ferros e fios” do aparelho fixo convencional. Nada contra um ou outro. São apenas ferramentas que os dentistas têm a sua disposição para resolver os mais variados problemas de posição dos dentes.

Os bráquetes são peças fundamentais no tratamento ortodôntico e a escolha entre bráquetes metálicos e estéticos pode influenciar não apenas o resultado do tratamento, mas também a experiência do paciente, por exemplo. Vamos explorar as diferenças entre esses dois tipos de bráquetes, destacando suas vantagens e desvantagens para ajudar você a tomar a melhor decisão para o sorriso do seu paciente.

Enfim, será que o bráquete estético é tão mais caro que o metálico? Leia até o final

Bráquetes Metálicos:

Vantagens:

  1. Durabilidade e Resistência: Os bráquetes metálicos são conhecidos por sua durabilidade e capacidade de suportar pressão durante o tratamento.
  2. Custo Acessível: Geralmente são mais econômicos em comparação com os estéticos, o que os torna uma opção viável para muitos pacientes.
  3. Eficácia Comprovada: São eficazes na movimentação dos dentes, além disso, proporcionando resultados satisfatórios em um período de tempo previsível.

Desvantagens:

  1. Visibilidade: Por serem feitos de metal, são mais visíveis do que os bráquetes estéticos, o que pode ser uma preocupação estética para alguns pacientes.
  2. Possível Desconforto Inicial: Podem causar um pouco mais de desconforto inicialmente devido ao atrito com os lábios e bochechas.

Já conhece o site da Sou Odonto? Acesse agora e faça uma cotação. Você vai se surpreender

Bráquetes Estéticos:

Vantagens:

  1. Estética Aprimorada: Feitos de materiais transparentes, como cerâmica ou porcelana, são mais discretos, oferecendo uma aparência mais estética durante o tratamento.
  2. Menos Visibilidade: São menos perceptíveis, especialmente em fotografias ou em situações sociais, o que pode ser uma grande vantagem para muitos pacientes.
  3. Conforto Aprimorado: Tendem a causar menos atrito com os tecidos bucais, proporcionando um nível de conforto superior.
  4. Desvantagens:
    1. Preço Mais Elevado: Os bráquetes estéticos costumam ser mais caros que os metálicos, o que pode ser um fator limitante para alguns pacientes.
    2. Menor Resistência: Podem ser um pouco mais suscetíveis a quebras ou danos em comparação com os bráquetes metálicos.

Entretanto, a New One Orthodontics traz uma opção inovadora para quem procura melhor preço e resistência com durabilidade. A venda é feita exclusivamente pela Sou Odonto por este link – CLIQUE AQUI

Sabemos que os materiais estão em constante evolução e que o cirurgião dentista é soberano na hora de fazer seu planejamento junto com o paciente. Aproveite o melhor dos materiais e das ferramentas para poder chegar ao objetivo de dentes alinhados e bem encaixados com conforto, segurança e quem sabe estética.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo