Neste último domingo, dia 15/01/2023, o programa do apresentador Global Luciano Huck nos deu uma boa deixa para nos aprofundarmos em assunto muito pertinente: o conceito atual de cárie. Ou podemos falar cáries? E veja, quando eu escrevo “atual”, eu não digo que é algo novo dos últimos 2 ou 3 anos. Mesmo para nós, cirurgiões dentistas, professores e pesquisadores da área, esse conceito apresenta uma certa dificuldade de entrar na cabeça de todas as pessoas. Buraco? Panela? Caverna? Enfim, o que é cárie e porque é tão errado se referir à doença no plural, como vemos muito por aí. Leia até o final para entender.

“Os buracos nos dentes causados por bactérias são chamados de …”

Vou direto ao ponto, sem enrolação. Cárie é o desequilíbrio do ambiente bucal. O desbalanço, a disbiose, isto é, o ambiente da boca está em desconformidade com a normalidade e as bactérias agem de forma diferente. E por que há este desequilíbrio? Principalmente e totalmente dependente do consumo frequente de açúcares. À grosso modo, está todo mundo quieto em harmonia na boca, até a chegada do açúcar e sua frequência na dieta. Então, após o desequilíbrio, que chamamos de cárie, temos a produção de sinais e sintomas dessa doença que são as LESÕES DE CÁRIE. A gente não fala cáries com S.

“Ah, mas isso é muito científico, o leigo não precisa entender e nem saber disso” – alguns dizem por aí. Será?

Saber e entender sobre a doença não ajuda só os profissionais. Obviamente, fica muito mais fácil controlar e combater os males de uma doença se ela é entendida em toda sua complexidade pelo seu portador. Por que precisamos “aliviar” ou mentir ou mesmo ignorar erros que são propagados há anos na mídia leiga ou mesmo na mídia especializada?

Gente, ninguém aqui quer colocar o peso desse erro sobre o Luciano Huck e entoar o tão politicamente utilizado clichê “Globolixo” e sair espalhando ódio. Nada disso. Diante da repercussão e do alcance do programa dominical, temos uma oportunidade de explicar para o público sobre uma doença tão comum, tão presente que ainda está na boca do povo.

Assista ao momento do nosso podcast, o PodSondar onde falamos sobre conceito de cárie com o professor Imparato

Será que somos muito chatos com os conceitos? Só por causa do “S” em cáries? Tudo isso não seria uma grande arrogância nossa? Um “cientifiquês” desnecessário? Será mesmo?

Ficou complicado? Eu explico mais uma vez com um exemplo fácil: entenda a cárie como a diarreia. Sim, aquele desarranjo intestinal que faz você ir mais vezes ao banheiro. Às vezes, correndo. Quais são os sintomas da diarreia? Evacuações líquidas e mais numerosas. Imagine que você vai ao banheiro 5 vezes. Você teve 5 diarreias? NÃO! No caso da cárie e das lesões de cárie é a mesma analogia.

Entretanto, por que isso muda tudo? Porque o paciente precisa entender que a doença não é o buraco no dente. Esse é o insight desse artigo. Fechar o buraco com uma obturação (ou restauração como falamos mais tecnicamente) não resolve a cárie. Tapar a panela não soluciona a cárie. Por isso, e apenas por isso, somos tão chatos e insistentes com esse assunto. É preciso colocar na cabeça dos pacientes que a doença é a cárie e ela é dependente diretamente da frequência de consumo de açúcares e da higiene bucal. Portanto, para tratar essa doença não basta fechar o buraco, isto é, a lesão de cárie e sim MUDAR HÁBITOS.

Entender isso é primordial. Se não, nós dentistas seremos eternos tapadores de buracos e não agentes que melhoram a saúde e evitam os buracos. “Quem quer ser um milionário?” é o programa do Domingão com o Huck. Até porque, se um programa se propõe a dar 1 milhão de reais para quem acerta as perguntas com presteza, ele pelo menos deveria usar os conceitos certos. Resposta certa par os buracos nos dentes causados por bactérias (na presença de carboidratos fermentáveis) são chamados de LESÕES DE CÁRIE.

Clique sobre os links dos Instagrams de professores e profissionais que falaram sobre este assunto sob vários pontos de vista:

Um abraço,

Luiz Rodolfo