Antes de tudo, você já deve ter visto essas escovas de dentes diferentonas em vídeos na internet. Elas apresentam formatos inovadores. Uma delas é chamada de 360 ou Superbrush e a outra com três lados de cerdas é chamada de 3D. E aí, será que elas substituem a escova tradicional? Em que situações?

De antemão, se você fizer um busca rápida em sites de compras como Shopee ou AliBaba, encontrará esses modelos de escovas de dentes. As escovas 360 ou Superbrush mais novas têm cerdas de silicone e se dizem ultrassônicas. Elas possuem uma apresentação bastante chamativa, em formato de “U”. Ao passo que algumas delas têm apelo de desenhos de personagens fofinhos. Entretanto, chamam mais atenção pela sua estética futurista e pela promessa de facilidade de escovação. Seu formato é desenhado para englobar as duas arcadas por completo. A criança morde o dispositivo e deixa ele realizar seu trabalho por meio de vibrações.

              Escovas 360 ultrassônicas

Contudo, apesar de sua aparência inovadora, esse tipo de escova já existe há algum tempo

Provavelmente, são evoluções de escovas chamadas de Blizident – VEJA MAIS AQUI. Este aparato inovador também ganhou sites de notícias em meados de 2013 por ser fabricado em impressora 3D. Porém, sua outra atribuição um pouco marketeira era proporcionar a limpeza dos dentes em apenas 6 segundos. Dessa forma, bastava o utilizador morder o dispositivo algumas vezes e a resistência de suas cerdas faria a limpeza da placa bacteriana.

Blizzident – Escova de dentes anunciada em 2013

Além disso, em outra fatia de mercado, vemos uma escova de dente 3D. Sua cabeça abraça os dentes escovando 3 faces ao mesmo tempo, já tendo a inclinação correta para uma limpeza mais otimizada. São escovas já utilizadas em pets como cães e gatos. Aparentemente, assim como a escova 360, seus vídeos demonstram uma limpeza muito mais eficiente do que as escovas convencionais à primeira vista. Dessa forma, batem na tecla da economia de tempo e facilidade de utilização.

Você já utilizou alguma dessas escovas? Gostou? Fez teste com seus pacientes? Conte para a gente nos comentários em seguida

Enfim, o que de fato acontece é que para a população em geral, as escovas convencionais com a técnica correta ainda limpam os dentes melhor. Por outro lado, o mercado dessas escovas estaria mais voltado para pacientes com necessidades especiais. Pacientes que possuem dificuldades de coordenação motora para utilizar uma escova convencional. Alguns estudos no Pubmed mostram que essas escovas seriam ótimas alternativas para pacientes especiais que não têm acesso a escovas elétricas. Eventualmente, a verdade é que seria necessário mais estudos desses dispositivos para sabermos sua real eficiência e indicação. Junto com isso, veríamos uma quebra de paradigmas na higiene bucal.

Estudos Pubmed:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10355617/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15848980/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15974217/

Um Abraço,

Luiz Rodolfo

Equipe Dicas Odonto