Antes de mais nada, você já ouviu falar em coworking odontológico? Atualmente, os espaços de trabalho compartilhados, chamados de coworking são cada vez mais utilizados por uma questão de comodidade e economia. Você não precisa montar uma estrutura do zero e ter um gasto muito alto em equipamentos de ponta e contratação de uma equipe. Igualmente, o local já está pronto. Seja ele um escritório, uma sala de reuniões, um auditório ou até mesmo um consultório odontológico. Vou contar para você minha história com a Optdoc, o coworking de saúde mais bem cotado de São Paulo.

A Optdoc tem endereço na Avenida República do Líbano, 1673, Vila Nova Conceição. Acesse o site: https://www.optdoc.com.br/

A princípio, em junho de 2021, a arquiteta Patricia Del Gaizo e sua equipe entraram em contato com o meu perfil do @dicasodonto no Instagram para um parceria comercial de divulgação. Ela apresentava um conceito não tão novo, entretanto em um formato premium. Uma clínica odontológica e médica compartilhada completa e equipada com os melhores materiais do mercado no modelo coworking. Você poderia alugar por hora, por período, por dia, semana ou por mês. Além disso, a Optdoc pode te oferecer serviços mensais como armários para você guardar seus materiais e auxiliar de saúde bucal 100% do tempo do seu lado.

Uma imagem de uma folhagem “calmante” no teto das salas

Por um lado, o conceito de coworking em Odontologia não é nenhuma novidade. Eu mesmo trabalho há muitos anos em consultórios de colegas, compartilhando os espaços. Contudo, a Optdoc traz alguns adicionais importantes para a equação. Sofisticação. modernidade e a possibilidade de você ter acesso a equipamentos de ponta. Tudo isso no mesmo ambiente. De antemão, adianto para você que lá tem tomografia computadorizada, radiografia digital, escâner digital e fresadora em um laboratório de prótese dentro do espaço.

Em outras palavras, democratizar o uso de equipamentos de ponta em Odontologia com flexibilidade de horário e com serviços de excelência.

Assim como faço com todas minhas parcerias comerciais, decidi estudar e conhecer mais. Então, fui fazer uma visita presencialmente. Impressionado, talvez seja a palavra que descreva a sensação do meu primeiro contato com a clínica. A recepção ampla, um cheirinho de “coisa nova” (eles sabem trabalhar muito bem o marketing sensorial). O atendimento na porta onde a recepcionista fornece propés, o ambiente demonstra limpeza e a possibilidade de fazer todos procedimentos ali mesmo, em um só lugar com os pacientes. Por exemplo, eu não preciso encaminhar para uma clínica de radiologia para fazer uma panorâmica, por exemplo.

Tela acoplada ao equipo e câmera intra oral – mostre em detalhes o que você está fazendo nos dentes dos seus pacientes

Ser diferenciado hoje não é apenas ter um bom marketing. Então, resolver os problemas dos seus pacientes em um só lugar com eficiência é um grande diferencial.

A propósito, as salas contam com câmera intra oral, tela acoplada ao equipo onde você pode deixar passando algum vídeo do You Tube, Netflix ou deixar seu Spotify tocando no sistema de som bluetooth. Os equipos são tops de linha e os funcionários super prestativos. Enfim, eu soube quando resolvi fazer um “test drive”. Levei minha esposa para fazer uma profilaxia e dali para frente me tornei um usuário assíduo. Melhor de tudo é que fiz uma conta rápida e pude perceber que atender naquele espaço me gerava mais renda do que compartilhar espaços em consultórios de colegas. Sem contar, todo valor agregado.

Sala de cursos – Curso de Implantes All on 4 do Professor Cassius Farina

Em outras palavras, minha história com a Optdoc é um caso do cliente que virou cliente, o que retroalimenta a nossa parceria de maneira muito natural. Veja, eu não preciso ficar floreando ou procurando bons motivos para indicar a clínica. Eu realmente uso e indico pela facilidade e conforto que a clínica proporciona para mim e para meus pacientes.

Além disso tudo, a Optdoc pode servir caso você seja de outro estado e tenha interesse de pacientes aqui de São Paulo pelo seu trabalho, levando em conta seu marketing nas mídias sociais. Finalmente, posso encerrar contando para você que a Optdoc possui um espaço todo especial para cursos. Ficou interessado? Faça a conta. Ponha os valores na ponta do lápis e calcule se você não vai economizar trabalhando em um sistema de coworking. Enfim, faça uma visita e veja com seus próprios olhos.

Um Abraço,

Luiz Rodolfo

Equipe Dicas Odonto