Fizemos alguns vídeos sobre como melhorar seu engajamento no Instagram. Agora, baseado em nossos códigos de ética e leis que regem nossa profissão, fiz um vídeo resumindo o que você não deve postar ou deve evitar jogar no seu feed do Instagram.
Não é simples fazer marketing com Odontologia ou saúde. A gente sabe que existem regras que limitam a livre atuação do marketing que vemos em outras profissões e setores. Recentemente, em 2019, o CFO – Conselho Federal de Odontologia – liberou via resolução a postagem de imagens do tipo antes e depois, com ressalvas. Mesmo assim, existem outras práticas proibidas que podem gerar denúncias no seu perfil.
O que o dentista não deve postar no Instagram?
Qualquer postagem que desvalorize a Odontologia, ou que sugira autopromoção, sensacionalismo ou mercantilização da profissão está vedada. Ademais, anunciar preços de procedimentos, sorteios de “limpeza” ou clareamento dental grátis também não pode. Muito menos anunciar serviços em sites de compras coletivas ou promoções de Black Friday.
Postar fotos expondo pacientes sem autorização também não pode. Quando os pacientes forem menores de idade, devem ter autorização por escrito dos pais ou responsáveis. Fotos com muito sangue ou tecidos expostos também não são muito indicadas. Além de afugentar os seus futuros pacientes do seu perfil, postagens muito “violentas” de exposição tecidual ou sangue podem ser denunciadas. Inclusive “lives” mostrando transoperatórios estão terminantemente proibidas.
Leia o Código de Ética Odontológico completo – AQUI
Enfim, a parte do código que interessa para a gente nesta postagem começa no Capítulo XVI, à partir do artigo 41. São os artigos que regem a propaganda e a publicidade da Odontologia. Se tiver qualquer dúvida em relação ao vídeo, pode comentar aqui embaixo ou consultar o Código.
Um Abraço
Luiz Rodolfo
Equipe Dicas Odonto