Estamos em ano de eleição. Eleição das grandes em um momento crucial para o futuro do país. O Brasil começa a mostrar sinais de recuperação na economia depois do descaso, assaltos ao erário e da incompetência dos que quase afundaram a 8ª economia do mundo. Nos bastidores da odontologia, existe uma luta constante por melhores salários, melhores condições de trabalho com o projeto de plano de carreira. Vamos entender como anda esta situação e pressionar os responsáveis para que o projeto que cria os planos de carreira para os cirurgiões dentistas de São Paulo seja assinado e votado. Entenda abaixo.
Desde 2013, um grupo de trabalho de cirurgiões dentistas do estado de São Paulo, vem atuando com o apoio do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) para a instituição do Plano de Carreira do cirurgião dentista no estado de São Paulo. Este projeto já passou pela Secretaria da Saúde (inclusive teve o apoio do secretário da saúde, Dr. David Uip). Atualmente, encontra-se na Secretaria da Casa Civil (desde junho de 2016) AGUARDANDO, tão somente, a assinatura do Governador Geraldo Alckmin para que o projeto seja encaminhado para votação na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
O grupo de trabalho e o CROSP já fizeram várias audiências na ALESP e os deputados já se comprometeram a votar em caráter de urgência, assim que o projeto entrar na pauta da casa. Convém salientar que ambos, o Governador e o secretário, Dr. David Uip, em eventos públicos da odontologia, manifestaram apoio e se comprometeram a instituir este Plano de Carreira o mais rápido possível.
Para vocês terem uma ideia, o salário atual do dentista no estado é por volta de R$ 2.000,00 por 20 horas de trabalho semanais, sendo o salário base de míseros R$ 900,00 – valor que chega a ser abaixo do atual salário mínimo. Esse clamor da nossa categoria se presta a corrigir discrepâncias e a valorizar um pouco mais o profissional da saúde bucal.
Essa é a nossa singela mensagem ao Governador e às eminentes autoridades da foto acima: o primeiro passo para se tornarem críveis como candidatos é honrar as lutas e as palavras empenhadas. A bola está com vocês, e no dia da eleição, o voto da classe odontológica pode se lembrar dessa cena como uma espécie de esmola, que não atende o prometido e desmerece todo o empenho do grupo de trabalho em prol do justo – a instituição do plano de carreira da nossa classe na esfera estadual. Convém também pressionar o vice do governador, Márcio França, também candidato a governador nesta próxima eleição, que será o governador em exercício com a saída de Geraldo Alckmin em 07/04 para disputar a presidência da república. Somos mais de 70.000 dentistas no estado de São Paulo. Bastante gente para pressionar por um pedido justo.
Compartilhe e comente nas mídias sociais dos candidatos. Tenho certeza que com um pouco de pressão da classe, eles possam se lembrar das camisetas que usam e dos compromissos que firmam.
Atualização Junho 2018:
Um Abraço,
Equipe Eu Quero é + Odontologia e Dicas Odonto
Lembro-me das reuniões. Faz tanto tempo.
Fui chamado em outro concurso e abandonei o Estado.
Isso se deu em 2014. Acredito que nada foi promovido a nosso favor desde então.