Não tenho nada pessoal contra o Listerine e muito menos nada contra a Johnson & Johnson, fabricante do produto.
Nós dentistas sabemos há algum tempo que o uso contínuo e indiscriminado de álcool é um dos fatores predisponentes para o aparecimento de câncer bucal. O dano que o álcool causa às células, somado à outra mistura de fatores, pode levar ao câncer de boca. O tabagismo é outro fator predisponente, pois o aumento de calor constante e as substâncias tóxicas contidas ali acabam com os tecidos, podendo levar à um tumor cancerígeno. Os dois juntos, fumar e beber, potencializam as chances de aparecimento do câncer bucal. Isso são fatos que a literatura odontológica confirma.
Por que que estou sendo tão enfático e repetitivo? Bem, a revista Superinteressante de Novembro deste ano (2010), apresentou o Listerine no quadro “Contém”. Esse quadro da revista mostra o conteúdo dos produtos do nosso dia-a-dia por um ângulo totalmente diferente e neste caso, com consultoria de profissionais da odontologia e da própria Johnson & Johnson. O título deste era que Listerine continha Vinho do Porto e ar condicionado. Ok, às vezes eles são um pouco irônicos, mas o fato colocado é que: Listerine tem tanto álcool quanto o Vinho do Porto (mais de 20%), em sua fórmula. No Listerine o álcool serve de solvente para os óleos essenciais, outra substância marca registrada do produto.
O Listerine é um dos produtos para bochecho (ou colutório) mais vendidos no mundo e já foi aprovado até pelos “Mithbusters – Os Caçadores de Mitos” em propagandas. Os caras caíram no meu conceito depois daquele comercial. E reparem em outra coisa: “o álcool é responsável pelo ardor na gengiva – a marca registrada do Listerine.” – texto retirado da matéria da revista Superinteressante. Então, alguma coisa está desvirtuada.
E por que que o Listerine não tira o álcool da sua solução (já tirou – VEJA AQUI – mas continua vendendo sua forma alcoólica), como já fizeram alguns outros enxaguatórios bucais? Desconfio que seja por 3 motivos:
1 – Não se mexe em time que está ganhando.
2 – Essa história de “explosão” na boca e ardência é uma característica especial do Listerine, que o torna diferente, isto é, sua marca registrada.
3 – Não há outro veículo efetivo para os Óleos Essenciais, produto base do Listerine. Assim, para tirar o álcool, teriam que mudar toda a fórmula do produto. (Me corrijam se eu estiver errado aqui..)
O que eu gostaria de mostrar para vocês são essas coisas que acabam irritando os profissionais da Odontologia. As pessoas confiam nas propagandas, mas não nos dentistas. Não adianta a gente falar, explicar e gastar saliva. Os pacientes são bombardeados pelos comerciais que mostram o Listerine destruindo as bactérias e falando como ele é essencial, mesmo a gente sabendo que ele é um coadjuvante na saúde bucal. E além de fritar as células gengivais, vem escrito no rótulo do produto: “protege as gengivas“.
Posso até estar extrapolando, mas assim como a falida IMBRA, o Listerine não está preocupado com a odontologia ou com a saúde dos pacientes e sim com a coisa move o mundo: Grana! Dindin! Tutu! Nada contra eles quererem ter lucro. Sou contra o marketing “desinformativo”. Não é preciso ficar bochechando vinho. A não ser que você seja um enólogo.
O que precisamos: Mais pesquisas sobre o assunto. Aí fica a dica aos graduandos de odontologia e alunos de cursos de especialização. Quanto mais estudos, melhor, para provarmos um ponto ou outro e sabermos da verdade científica do nosso tempo.
Links úteis:
Pesquisa científica com uma conclusão diferente do que foi descrito acima: clique aqui
Pesquisa científica que corrobora o artigo do Blog: clique aqui
Matéria de 2009 sobre o câncer bucal: clique aqui
Notícia sobre câncer bucal: clique aqui
Um Abraço,
Equipe DicasOdonto
Luiz Rodolfo
Prefiro saborear o Vinho do Porto de vez em quando.
Muito difícil mudar hábitos e conceitos arraigados e mitos.
Sabe aquele velho conceito ” para fazer efeito tem que doer”, ” para curar tem arder”…
A imagem da na campanha publicitária é mto forte!A maioria usa não como coadjuvante mas sim, como um “exterminador” potente contra as bactérias!Dá menos trabalho do que umaboa escovação e fio dental!Como vc disse, apesar dos esclarecimentos e indicações feitas aos pacientes, Listerine é o mais utilizado ( efeito explosivo)!
Concordo com o Edélcio: Vinho do Porto de vez em quando!
Sou naturopata e trabalho diretamente com óleos essenciais. Há outros solventes que tornariam o álcool desnecessário mesmo que haja óleo essencial na fórmula. De qualquer forma, desconfio que os óleos essenciais não estejam no Listerine em doses terapeuticas, mas apenas o suficiente para justificar a propaganda. Então temos o álcool, que tem efeito levemente desongordurante e certamente desnaturante, a atacar germinhos e como bem disse o Doutor, células gengivais. É mesmo triste!!!
Um abraço, adorei o post e vou divulgar.
Arnaldo V. Carvalho
PS: agora, cá entre nós, o que tem de ar condicionado no Listerine segundo a Super? fiquei curioso! abs!
Obrigado Arnaldo! Sobre o ar condicionado – Eles dizem que o Mentol é equivalente à um ar condicionado: “O óleo de menta trapaceia os nervos. Quando os sensores da boca entram em contato com ele, mandam uma mensagem errada para o cérebro: dizem que o líquido está mais frio do que realmente é. Ess engano neuronal dá origem à sensação de frescor na boca.” – Fonte Revista Superinteressante, Ed. 284, Nov. de 2010, Página 32. Só para matar sua curiosidade. Abraços e obrigado pelos comentários.
O listerine até lançou agora um “sem álcool”, mas, na verdade, não é com óleos essenciais e sim como Cloreto de Cetilpiridinio. E o bom é que o prórpio representante da J&J fala pra gente não indicar esses pros pacientes. Mal ele sabe que eu não indico nenhum…
Todo fator que estimula a mitose celular (a extensa descamação celular que o listerine causa) é risco para o câncer bucal. No mínimo deve-se realizar mais estudos longitudinais para provar ou refutar o suposto potencial cancerígeno do Listerine (não os estudos ‘patrocinados’ pela empresa) Parabéns Luis Rodolfo.
P.S. Não era a Adam’s que fabricava o Listerine?
Putz, não sei a história do Listerine, mas deve ser curiosa. Hoje em dia o Listerine é da Johnson & Johnson, que deve pertencer a uma empresa maior, também. Abs e obrigado pelo comentário!
Listerine causa câncer, sim.
Por favor, vamos alertar as pessoas.
Quem ainda duvida, é porque não teve a comprovação de um parente com câncer na língua provocado pelo uso regular do Listerine.
Em nosso país, o dinheiro fala mais alto. Para eles, dane-se a saúde dos consumidores.
Grande Brasil.
Listerine assassina.
Johnson $ Johnson – só quer dinheiro!
Marisa, acredito em vários problemas que o Listerine possa causar, mas para fazer uma afirmação grave dessas, ela deve estar respaldada por estudos científicos. Conte para a gente essa história com detalhes e como foi que se chegou a conclusão de que a culpa foi exclusivamente do Listerine? Ele aumenta as chances, como em “predisponente”, mas não é um causador único. Existe uma combinação de fatores que vão desde a genética até os hábitos da pessoa. Concordo que as autoridades reguladoras deveriam rever este produto e seu uso indiscriminado. Se quiser contar por e-mail, podemos bolar um post sobre isso depois.
Eu nao consigo entender como os Conselhos aprovam o uso desse tipo de produto, mesmo sabendo o quão prejudicial ele é
Nada é por acaso,pois entrei no grupo justamente para relatar uma experiência que tive ontem com um famoso professor de periodontia.Estou aqui em Salvador participando do congresso da Sobrape.Ontem esse professor,que há dois anos atrás falava do efeito rebote do listerine,afirmou que este efeito NÃO EXISTE( tenho minhas dúvidas),e que prescreve esse bochecho para todos os seus pacientes..Apresentou estudos mostrando que mesmo o paciente não usando fio dental esse milagroso bochecho reduz placa e gengivite,e deve ser usado diariamente.Tentou de forma explicita convencer a todos os profissionais presentes que esse bochecho é INDISPENSÁVEL para o controle das doenças.Falou inclusive que o SUS deveria distribuir para a população frascos do bochecho.Não consegui ficar calada ouvindo tanto absurdo.Dentre muitas coisas que falei, disse que , a partir de hoje não iria usar o fio dental,e só faria bochecho( tive que ser irônica,não aguentei).Não tenho como descrever aqui tudo o que foi discutido,mas ele foi extremamente grosso,e acabou perdendo a razão na frente de todos.É lamentável ouvir essas coisas de um profissional que é formador de opinião !!!! Hoje tem mais congresso.Vamos ver o que vem pela frente. Um grande abraço!!!
Triste ver que profissionais da Saude deixam o patrocínio falar mais alto que a ciência.
Com certeza!!! E hoje aqui no congresso tive a confirmação do que nós já sabíamos ,que esse professor é consultor da Listerine. Interessante que anos atrás o discurso dele era outro .
O que aconteceu entre nós , já se espalhou no congresso ,e tenho recebido a solidariedade dos nossos colegas. Nem tudo está perdido!!!!
Olha só! Nesses casos a gente deveria ser avisado e a frase: Consultor do Listerine deveria estar impressa no crachá do professor. Assim, quem esta procurando por uma palestra seria, baseada em literatura, experiência clinica ou fatos científicos Nao precisaoa perder seu tempo.
Muito legal o texto e a discussão gerada nos comentários, Luiz! Um assunto que eu ainda não abordei no MD, um texto que eu gostaria de ter escrito. Parabéns. 🙂
Muito bom o artigo. O sentimento é recíproco, as vezes é realmente difícil convencer os pacientes de que um certo produto é melhor do que outro, ou ainda de que as vezes não é preciso nenhum produto, apenas uma boa escovação.
De todos pacientes que atendi até hoje, apenas 1 (UM!!) me perguntou: “e vc doutor, o que usa?” Quando vou a um restaurante, gosto de perguntar ao garçom, qual o melhor prato da casa ou ainda o que ele mais gosta. Geralmente a refeição é muito boa. Os pacientes deveriam pensar nisso, pois é provável que o dentista vai utilizar os melhores produtos e escovas para cuidar da sua própria saúde.
Outra coisa que me incomoda é a quantidade de produtos semelhantes no mercado, cada um dizendo que é melhor do que o outro. Pastas de dente são centenas, só da Sensodyne são no mínimo umas 8, sem contar a Pró-Esmalte. Colgate tb.
Eu acho ótimo termos opções de escolha, mas é preciso que essas escolhas sejam claras e cientes e não apenas baseadas em comerciais.
Sucesso!
Perfeitamente. Muito obrigado pelo comentário e continue sempre prestigiando o Blog com suas opiniões. Um grande Abs.