As propagandas usam de artifícios mentirosos para chamar atenção de seus clientes. A vovó, a titia ou a amigo sabichão sempre tem um jeitinho de resolver problemas bucais sem recorrer ao dentista. Veja algumas mentiras que vemos por aí e não caia em roubadas, perdendo seu tempo e não resolvendo seus problemas. Na dúvida, sempre procure um dentista.
1) Plax tem efeito por 12 horas – a propaganda afirma sem pudor nenhum: Proteção efetiva e hálito fresco por 12 horas. Isso é uma bela de uma lorota. Faça o teste: Antes de dormir, após escovar seus dentes e passar o fio dental, faça um bochecho com o produto. Vá dormir. Depois de 8 horas de sono, acorde e dê uma baforada na cara de alguém. Você estará com mau hálito! Não o patológico, mas o fisiológico, aquele que todo mundo tem quando acorda (menos atores e atrizes de cinema e novelas).
Proteção por 12 horas? Existe uma substância chamada Digluconato de Clorexidina (usado na boca na concentração de 0,12%). Essa sim tem uma substantividade (tempo de ação) de 12 horas, comprovado cientificamente. Produtos como o Periogard, Noplak e Cariax contém essa substância. O problema é que ela não é indicada para bochechos diários, por causa de seus efeitos colaterais – manchamento dos dentes e perda de paladar (todos reversíveis). O resto é marketing.
2) Plax Whitening Tartar Control – Previne o Tártaro – “isto é una mentira”, diria o padre Quevedo. Tenha certeza: se você usar este bochecho todo dia, como o comercial manda, você vai ter acúmulo de tártaro de qualquer maneira. O que previne o tártaro é a escovação e o fio dental. O biofilme dental (outro nome da placa bacteriana) só pode ser removido por métodos mecânicos. Então, tem que esfregar para sair.
A propaganda mostra uma animação onde o produto lava o futuro sítio de formação de tártaro. Que roubado! Nenhuma dessas propagandas falam que esses produtos são COADJUVANTES na higiene bucal. Eles são pintados como essenciais e principais.
3) Passa já melhora a dor de dente – Este é o rei dos farmacêuticos anti-éticos. Leia mais clicando aqui.
4) Bochecho com vinagre e sal – Essa é uma velha receita, de uma época em que não haviam meios como temos hoje. Não tinha farmácia 24 horas, não existiam centenas de produtos especializados feitos exclusivamente para bochecho. Gostaria de lembrar àqueles que fugiram da escola e faltaram às aulas de química que vinagre tem Ácido Acético em sua composição! Ow, mano … você vai colocar um punhado de ácido na sua boca e ficar bochechando isso? E colocar sal ainda?
5) Bochecho com Água Oxigenada – Esse é um clássico. Não existem estudos científicos que comprovem o efeito da água oxigenada contra a diminuição da placa bacteriana. Se fosse bom, faria parte de vários bochechos existentes no mercado, certo? Então, à não ser que você queira ficar “com a boca loira”, ela não tem um bom efeito. Não resolve nada. Se usada de forma indiscriminada pode gerar queimaduras na mucosa bucal.
DICAS:
– Existem bochechos para uso diário e você pode usá-los, sem problema. Para pessoas mais novas, o problema bucal mais recorrente são as cáries, certo? Então procure bochechos com Flúor em sua composição. Estes vão ser COADJUVANTES na proteção contra as cáries e na melhora de casos de sensibilidade. Só não deixe as crianças pequenas engolirem este produto.
– Para os adultos, o problema bucal mais frequente é a doença periodontal, isto é, problema de gengiva. Não é bom usar produtos com clorexidina todos os dias, então use qualquer outro SEM ÁLCOOL. Caso tenha episódios agudos de gengivite ou periodontite, procure um dentista e vale à pena fazer uns 15 dias de bochecho com produtos que tenham clorexidina.
O mercado e a propaganda nos confundem com suas centenas de opções, mas não podemos mudar o foco das coisas. Hoje nós sabemos que placa se remove esfregando. Então, para que inventar? Vamos prestar atenção! Seus pais já ensinavam você, desde criança, que não é para colocar porcaria na boca, não é? Então …
Novidade – Novo Bochecho promete acabar com o principal micro-organismo causador da cárie – Leia mais aqui
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
gosteii!!!
muito interessante
Boa tarde,
Tomei conhecimento de que o flúor é muito nocivo à saúde. Que trata-se de um dejeto da indústria de metais e sua promoção foi feita pela empresa Alcoa. Isso procede? Afinal, o flúor é bom para a saúde? Obrigada.
Isso é uma lenda urbana. Existem centenas de pesquisas que comprovam a eficácia do flúor, se ele for usado racionalmente. A diminuição da cárie e das perdas dentais em vários países deve-se ao flúor colocado na água de abastecimento. O que existe é uma campanha ferrenha na Internet contra o flúor com direito a invenções desse tipo. Tudo que nós fazemos e aprendemos sobre saúde bucal não é inventado ou saído da cabeça de alguém, ou ainda patrocinado por uma empresa maligna que deseja dominar o mundo. A gente usa as ferramentas baseadas em evidências científicas. Se um dia houver evidência científica suficiente para desqualificar o uso do flúor, pode ter certeza que nós dentistas seremos os primeiros a parar de usá-lo. Boa sorte.
mto bom!
Rapaz, estou impressionado com a quantidade de pessoas comentando aqui solicitando medicações e reclamando do preço do tratamento odontológico….
Inventei por conta própria testar a água oxigenada 10 vol. sem ler nada a respeito.
Resultado imediato. Senti meus dentes limpíssimos. Vou tomar cuidado para não usar a toda hora.
Mas o meu comentário é que acho muito estranho que uma coisa tão simples – seja pro bem ou pro mal – não tenha sido estudado/testada. Dá a impressão que os resultados não demonstraram nenhum valor comercial. Pois se fosse ruim já teria sido amplamente divulgado. Mas sendo Bom e Barato… pra que propagandear?
Luis, tenha certeza que a água oxigenada foi testada e estudada por muitos anos. Se a água oxigenada fosse eficiente e segura, você não acha que ela estaria presente nos bochechos que vemos por aí no mercado? As empresas também buscam soluções boas e baratas para poder colocar em seus produtos e vender em grandes quantidades. Hospitais não usam mais água oxigenada também. Eu garanto que se fosse bom como algumas postagens falam por aí na Internet, todos estariam usando. O fato é que existem coisas melhores, mais eficazes e mais seguras. Você sentir seus dentes limpos não significa que eles estejam de fato limpos. Boa sorte.
1 colher de sobremesa de água oxigenada por 1 minuto pela manhã e cuspa.
desafio as pessoas aqui a não conseguirem resultados bons e imediatos.
mas a verdade é que ela é TOXICA. A explicação a seguir é do Sr. Ariel T.
Nossas celulas possuem organelas chamadas peroxissomos que produzem uma ensima chamada catalase que serve pra degradar a agua oxigenada em agua e gas oxigenio, quimicamente falando ela faz isso H2O2 —> H2O + O2.
Ou seja, nos temos organelas especializadas em destruir H2O2 que já é produzida naturalmente nos processos metabolicos das celulas e que é ALTAMENTE TOXICA, se alguem beber agua oxigenada, alem de muitas celulas morrerem, ela sera degradada em agua e oxigenio, então é melhor beber agua e respirar que o efeito sera melhor.
Resumindo, apesar dela ser tóxica. acho que deveriam sim estudar melhor sobre seus efeitos na boca com dosagens e métodos controlados.
Paz eLuz
Eu fico muito contente que a ciência de verdade não seja feita como você descreve, Sandro: “1 colher de sobremesa de água oxigenada por 1 minuto pela manhã e cuspa.
desafio as pessoas aqui a não conseguirem resultados bons e imediatos” – O que seria resultados bons e imediatos? Quais os parâmetros? Comparado com qual outra substância? O que está sendo medido? Diminuição da flora patogênica? Flora normal? Quanto tempo de bochecho? E quem for alérgico? O fato baseado em evidências científicas é que a Água Oxigenada não contribui muito bem para a diminuição dos patógenos bucais. Existem produtos melhores e mais eficazes. Apenas isso.
Sobre a água oxigenada… Ok, você disse que não é comprovado nem nada, mas no meu caso funciona. Eu uso aparelho à uns 3 anos e as vezes acontece de inchar minha gengiva – normal. Quando vou no dentista as vezes escuto ele falando para a ajudante passar um pouco de água oxigenada aonde esta mais inchado, e no mesmo dia aquele inchaço some e minha gengiva volta ao normal.
Não estou dizendo que é milagroso, mas porque será que tem esse efeito?
Por mais que eu escove bem, passe fio dental e tudo mais eu sempre tenho uns problemas com gengiva inchada – não sei se é por causa do aparelho que dificulta a escovação 100%. Já usei o famoso Periogard, ele ajuda – e também me faz perder o gosto das coisas por dias – mas não é tão efetivo quanto a água oxigenada.
Além do Periogard, que pelo que sei é o mais famosinho, teria o que?
Cada um fala uma coisa.
Obrigado, e parabéns.
Bochecho de água oxigenada diluída tem ação contra bactérias causadoras de problemas periodontais, não menospreze isso.
Limão tbem tem ácidos em sua composição, uvas dentre outras milhares de frutas.. qual o problema do ácido do vinagre? Ele tem ação anti-séptica, pq n recomenda usá-lo?
Eu não aconselharia você bochechar com limão ou qualquer outra fruta ácida. O problema é um só – é ácido!!!! Se ele fica algum tempo em contato com os tecidos, ele é tóxico, pode gerar queimadura química. Por isso não recomendo. Use-o para matar germes da sua salada, por exemplo, mas não para bochechar. Boa sorte.
Gostaria de ver os estudos e artigos científicos por trás desta afirmação. E outra, se é tão bom por que nenhum produto de bochecho que vemos nas farmácias possui água oxigenada na sua composição? Ela mata sim bactérias anaeróbias, mas acho um preço muito alto para os tecidos bucais. É arriscado. Existem produtos melhores e mais seguros. Boa sorte.
O bochecho de água com sal gera um desequilíbrio osmótico na bactéria, fazendo com que o líquido interno ao seu corpo (hipotônico) passe para o meio externo (hipertônico) no caso da salmora na boca. Não tem bactéria que resista… Tadinha, ela fica sequinha, sequinha… É mais eficaz que a clorexidina e tremendamente menos nocivo, podendo ser feito por toda a vida. Por que não tem estudos sobre seu uso? A indústria farmacêutica tem que enriquecer mais e mais, e água com sal não custa nada… Ou quase nada.
Quando fiquei grávida, meu dente quebrou bem no final da gestação, fui ao dentista e ele colocou uma massinha, so que a massinha caiu, e até então meu dente tá aberto, com uma dor insuportável e só poderei ir ao dentista, segunda-feira… entao pesquisei na internet que é bom fazer bochecho com agua e sal por 3 vezes seguidos, é fato ou mito?
Não acho legal não. Melhor fazer a higiene normal com escova, pasta e fio dental e fazer um bochecho com um produto para este fim, como Listerine, Plax, Cepacol, sem álcool. Boa sorte.
Algumas informações são até uteis, mas a maioria são anti-informações. O sal quimicamente falando possui ação anti-inflamatória e atua na fiosiologia bacteriana. Quer artigos? Google.com!
Se formos nos basear apenas informações do Google, estaremos sendo anti-profissionais. Gostaria de ver os artigos científicos sérios que comprovam esta abordagem. Acredito que o sal tenha esta ação, mas e a ação sobre a mucosa bucal? Qual seria a frequência que ele deveria ser usado para matar bactérias com eficiência sem fazer mal aos dentes? Qual a quantidade correta? Ciência não se faz com achismos.
Dicas Odonto O google, bem como qualquer ferramenta de pesquisa pode ser uma fonte de milhares de sites de artigos acadêmicos sérissimos, basta pesquisar por universidades conceituadas que irá achar. A mucosa bucal não é nada que não um tecido mucoso, repleto de bactérias residentes e não residentes em sua superfície. As propriedades do sal quando em meio aquoso são iguais sobre qualquer superfície se presentes os componentes e as condições necessários a sua ação. O colega já explicou como funciona o sal aquoso na fisiologia bacteriana e como anti-inflamatório atua da mesma forma, so que ao invés de atuar sobre as bactéria ajuda no transferencia de sólidos. Muitos medicamentos fabricados são sim feitos a partir de sais como o diclofenato, que apesar se nao ser um sal de sozinha, nao deixa de ser um sal.
Vc falou só alguns componentes, existe muita coisa escrito nos versos das embalagens. Que marcas seriam boas para uso?
Depende qual seria seu objetivo. Sugiro consultar um(a) dentista e conversar com ele ou ela sobre qual seria a melhor opção de bochecho para sua boca. Bao sorte.
Isa Sabatini Acredito que não estamos falando da mesma coisa. Me refiria ao sal de cozinha, o cloreto de sódio. Não acho interessante fazer bochecho com sal de cozinha.
Bochecho com água e sal ajuda a melhorar a dor de dente quando quebrado por causa de carie?
Quase nada. Melhor de tudo procurar logo um dentista. Sal pode queimar os tecidos da bochecha se ficar muito tempo na boca dese jeito. Boa sorte.
Sobre o uso de água oxigenada 10 vol. eu passei por dois dentistas que me recomendaram o uso (a curto prazo) usei e logo suspendi pois notei que meus dentes ficaram sensíveis, além de irritação na mucosa. O que me espanta é um profissional indicar o uso dessa substancia mesmo sabendo dos efeitos que pode causar ao paciente. Conheço mais duas pessoas que também passaram por tratamento odontológico onde a água oxigenada foi recomendada!!!
Pois é, provavelmente uma falta de atualização, infelizmente.