Entretanto, o que é melhor? Deixa o dente aberto? Isso pode infectar mais o canal? Ao invés disso, fechar o dente pode fazer a dor retornar? Bem, o assunto é referente à especialidade de endodontia e atendimento de urgência. Fiz algumas enquetes sobre o assunto, conversei com especialistas na área de Endo e falei com colegas de Pronto Socorro Odontológico.

 

Imaginem a seguinte situação: Um paciente chega ao Pronto Socorro Odontológico com dor e pelo exame clínico e radiografia periapical, podemos perceber um abcesso de origem endodôntica, sem envolvimento periodontal e sem fístula. Como meu colega do Grupo Endodontia Avançada do Facebook bem lembrou: ” Os diagnósticos de abscessos periapicais não envolvem apenas detectar a simples presença do mesmo, mas principalmente a classificação clínica desta séria patologia, que levará a um correto tratamento.” Neste caso específico, este paciente vai ser orientado à procurar um endodontista após o procedimento. Generalizando os casos, qual seria a melhor forma de resolver a urgência: 

1 – Abrir o dente, deixar drenar via canal, DEIXAR O DENTE ABERTO e medicar o paciente – antibiótico e analgésico.

OU

2 – Abrir o dente, deixar drenar via canal, irrigação, colocar medicação intra-canal, FECHAR O DENTE com curativo temporário e medicar paciente – antibiótico e analgésico.

ASSISTA AO PODSONDAR – MELHOR PODCAST DA ÁREA DA ODONTOLOGIA DA ATUALIDADE

Eu sei que existem vários casos de abcesso. Além do mais, alguns não drenam via canal após a abertura. Porém, no caso específico descrito acima, que ocorre bastante em Pronto Socorro Odontológico, você deixaria o DENTE ABERTO ou FECHADO. Entenda-se que no dente aberto que o paciente será instruído a colocar uma bolinha de algodão quando for comer e trocar esta bolinha e que este dente deve ficar aberto por no máximo, estourando, 3 dias. E aí ele deve voltar ao consultório para reavaliação e esse dente ser fechado com curativo temporário ou iniciar a endodontia. 

Os adeptos da opção 1 – DEIXAR O DENTE ABERTO estão preocupados com a dor do paciente. Dizem que se fechar o dente, a dor retorna, mesmo após toda a drenagem.

Por outro lado, os que optam pela opção 2 – FECHAR O DENTE estão preocupados com o aumento da infecção do dente quando ele fica aberto. A disciplina de endodontia não ensina que o dente deve ficar aberto. 

Lembrem-se que estamos falando de consulta de urgência, realizada por clínico e que tem como objetivo maior TIRAR A DOR e resolver um processo infeccioso ou inflamatório em fase aguda. Definitivamente, hoje em dia não se deixa mais dente aberto. A endodontia e a ciência da Odontologia evoluíram e praticamente todas filosofias da Endo preconizam FECHAR o DENTE ABERTO realizando os procedimentos corretos para evitar a dor pós operatória. 

Como ainda é um assunto “cascudo”, veja as opiniões dos dentistas do Twitter, Facebook e de colegas de condutas adotadas ao longo dos anos:

Os profissionais que deixam o dente aberto:

“Na urgência é melhor deixar aberto. Se você quiser fechar, deve pelo menos instrumentar o canal até a lima 20 ou 25 e fazer penetração desinfectante. Aí sim você pode colocar a medicação intra-canal e fechar. Porém, para isso, deve-se fazer procedimentos de odontometria e tudo mais, o que dificultaria o serviço do clínico que trata a urgência. Sem contar o risco de formação de degraus em caso de canais curvos.”

“Deixa aberto e põe uma bolinha de algodão. Instrui o paciente a trocar a bolinha após cada refeição/ higiene bucal ;)”

“Eu deixaria aberto, por experiência própria de emergência, fiz acesso, limpei, disse que era para procurar endo e fechei, (não deu certo)”

Os profissionais que preconizam fechar o dente (maioria dos que responderam a enquete):

“A base médico-odontológica do tratamento de qualquer abscesso é a drenagem cirúrgica dos tecidos moles, um procedimento simples, rápido e poderoso na resolução do quadro. A grande maioria dos abscessos drenados sequer necessita de antibioticoterapia, pois a mesma só é necessária em casos que apresentem sintomas sistêmicos, como febre, dores de cabeça, náuseas, etc. Hj, a Endodontia não adota protocolos como deixar o dente aberto, o qual promove um aumento da contaminação intracanal, além de não resolver o problema. A antibioticoterapia feita sem necessidade aumenta a taxa de resistência bacteriana na população, tornando-se um problema social, mas ainda é extensamente utilizada pois paralisa o processo, o que não justifica a ausência da drenagem, pois mantém o rosto inchado por dias e até semanas a fio. Resumindo, é extremamente importante entender e aprender a diagnosticar e drenar, se necessário, os abscessos, onde quer que eles estejam, bem como reconhecer as situações que necessitam de cobertura antibiótica.”

” Fecharia e daria medicação sistêmica”

“Como Endodontista, aprendi que não devemos deixar aberto, a indicação seria tentar drenar o máximo, colocar curativo, e medicar”

“Nesses casos “eu” procedo da seguinte forma: medicação (Celestone – 2 mg); abertura do dente em questão; remoção da polpa e limpeza canal, ultrapassando a patência do canal com pasta endo prep (ou similar) + hipoclorito de Na 5 ,25% ; medicação intracanal; fechar o dente com bolinha de algodão com paramono e cimento provisório de óxido de Zn e eugenol; tomar a medicação durante 3 dias (período do processo inflamatório). É isso…..nunca tive um resultado negativo!!!”

“Com certeza a opção 2. (no caso do paciente no pronto socorro). Descordo da colega acima, somente no quesito paramono. Acho dispensável o uso dele. Se um paciente chegasse assim em meu consultório como sou adepto de sessão única terminaria o caso na mesma sessão e manteria as medicações. Também nunca tive resultado negativo! 

“EU JAMAIS DEIXO O DENTE ABERTO,DEIXO DRENAR POR ALGUM TEMPO NO CONSULTÓRIO MESMO,SEGUINDO DE NEUTRALIZAÇÃO, MEDICAÇÃO INTRACANAL E MEDICAÇÃO SISTÊMICA … SEMPRE BONS RESULTADOS:))”

“Dente aberto: NÃO”

“Como endo, nunca deixar aberto, mas já peguei dente q drenou por 50 min. Algodão e volte amanhã.”

“Se a drenagem for bem eficaz, vá de opção 2”

“Lá na facul sempre fechamos! Na verdade nunca nem tinha pensado nessa possibilidade (de deixar dente aberto).”

Das 18 pessoas que responderam, 4 ficam com a opção 1 e 14 com a opção 2.

Obrigado a todos que ajudaram com as respostas, o que abrilhantou bastante este Post.

A ideia deste Post não é transformar o assunto em uma briga do certo contra o errado. Apenas acho que podemos ter uma discussão saudável, pois sabemos que nem sempre o que é ensinado na teoria se aplica na prática. Nesse sentido, também cabem mais pesquisas e estudos com dados clínicos que confrontem a teoria. E aí, endodontistas? Podem soltar o verbo aí embaixo nos comentários!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto