Entretanto, o que é melhor? Deixa o dente aberto? Isso pode infectar mais o canal? Ao invés disso, fechar o dente pode fazer a dor retornar? Bem, o assunto é referente à especialidade de endodontia e atendimento de urgência. Fiz algumas enquetes sobre o assunto, conversei com especialistas na área de Endo e falei com colegas de Pronto Socorro Odontológico.
Imaginem a seguinte situação: Um paciente chega ao Pronto Socorro Odontológico com dor e pelo exame clínico e radiografia periapical, podemos perceber um abcesso de origem endodôntica, sem envolvimento periodontal e sem fístula. Como meu colega do Grupo Endodontia Avançada do Facebook bem lembrou: ” Os diagnósticos de abscessos periapicais não envolvem apenas detectar a simples presença do mesmo, mas principalmente a classificação clínica desta séria patologia, que levará a um correto tratamento.” Neste caso específico, este paciente vai ser orientado à procurar um endodontista após o procedimento. Generalizando os casos, qual seria a melhor forma de resolver a urgência:
1 – Abrir o dente, deixar drenar via canal, DEIXAR O DENTE ABERTO e medicar o paciente – antibiótico e analgésico.
OU
2 – Abrir o dente, deixar drenar via canal, irrigação, colocar medicação intra-canal, FECHAR O DENTE com curativo temporário e medicar paciente – antibiótico e analgésico.
ASSISTA AO PODSONDAR – MELHOR PODCAST DA ÁREA DA ODONTOLOGIA DA ATUALIDADE
Eu sei que existem vários casos de abcesso. Além do mais, alguns não drenam via canal após a abertura. Porém, no caso específico descrito acima, que ocorre bastante em Pronto Socorro Odontológico, você deixaria o DENTE ABERTO ou FECHADO. Entenda-se que no dente aberto que o paciente será instruído a colocar uma bolinha de algodão quando for comer e trocar esta bolinha e que este dente deve ficar aberto por no máximo, estourando, 3 dias. E aí ele deve voltar ao consultório para reavaliação e esse dente ser fechado com curativo temporário ou iniciar a endodontia.
Os adeptos da opção 1 – DEIXAR O DENTE ABERTO estão preocupados com a dor do paciente. Dizem que se fechar o dente, a dor retorna, mesmo após toda a drenagem.
Por outro lado, os que optam pela opção 2 – FECHAR O DENTE estão preocupados com o aumento da infecção do dente quando ele fica aberto. A disciplina de endodontia não ensina que o dente deve ficar aberto.
Lembrem-se que estamos falando de consulta de urgência, realizada por clínico e que tem como objetivo maior TIRAR A DOR e resolver um processo infeccioso ou inflamatório em fase aguda. Definitivamente, hoje em dia não se deixa mais dente aberto. A endodontia e a ciência da Odontologia evoluíram e praticamente todas filosofias da Endo preconizam FECHAR o DENTE ABERTO realizando os procedimentos corretos para evitar a dor pós operatória.
Como ainda é um assunto “cascudo”, veja as opiniões dos dentistas do Twitter, Facebook e de colegas de condutas adotadas ao longo dos anos:
Os profissionais que deixam o dente aberto:
“Na urgência é melhor deixar aberto. Se você quiser fechar, deve pelo menos instrumentar o canal até a lima 20 ou 25 e fazer penetração desinfectante. Aí sim você pode colocar a medicação intra-canal e fechar. Porém, para isso, deve-se fazer procedimentos de odontometria e tudo mais, o que dificultaria o serviço do clínico que trata a urgência. Sem contar o risco de formação de degraus em caso de canais curvos.”
“Deixa aberto e põe uma bolinha de algodão. Instrui o paciente a trocar a bolinha após cada refeição/ higiene bucal ;)”
“Eu deixaria aberto, por experiência própria de emergência, fiz acesso, limpei, disse que era para procurar endo e fechei, (não deu certo)”
Os profissionais que preconizam fechar o dente (maioria dos que responderam a enquete):
“A base médico-odontológica do tratamento de qualquer abscesso é a drenagem cirúrgica dos tecidos moles, um procedimento simples, rápido e poderoso na resolução do quadro. A grande maioria dos abscessos drenados sequer necessita de antibioticoterapia, pois a mesma só é necessária em casos que apresentem sintomas sistêmicos, como febre, dores de cabeça, náuseas, etc. Hj, a Endodontia não adota protocolos como deixar o dente aberto, o qual promove um aumento da contaminação intracanal, além de não resolver o problema. A antibioticoterapia feita sem necessidade aumenta a taxa de resistência bacteriana na população, tornando-se um problema social, mas ainda é extensamente utilizada pois paralisa o processo, o que não justifica a ausência da drenagem, pois mantém o rosto inchado por dias e até semanas a fio. Resumindo, é extremamente importante entender e aprender a diagnosticar e drenar, se necessário, os abscessos, onde quer que eles estejam, bem como reconhecer as situações que necessitam de cobertura antibiótica.”
” Fecharia e daria medicação sistêmica”
“Como Endodontista, aprendi que não devemos deixar aberto, a indicação seria tentar drenar o máximo, colocar curativo, e medicar”
“Nesses casos “eu” procedo da seguinte forma: medicação (Celestone – 2 mg); abertura do dente em questão; remoção da polpa e limpeza canal, ultrapassando a patência do canal com pasta endo prep (ou similar) + hipoclorito de Na 5 ,25% ; medicação intracanal; fechar o dente com bolinha de algodão com paramono e cimento provisório de óxido de Zn e eugenol; tomar a medicação durante 3 dias (período do processo inflamatório). É isso…..nunca tive um resultado negativo!!!”
“Com certeza a opção 2. (no caso do paciente no pronto socorro). Descordo da colega acima, somente no quesito paramono. Acho dispensável o uso dele. Se um paciente chegasse assim em meu consultório como sou adepto de sessão única terminaria o caso na mesma sessão e manteria as medicações. Também nunca tive resultado negativo! “
“EU JAMAIS DEIXO O DENTE ABERTO,DEIXO DRENAR POR ALGUM TEMPO NO CONSULTÓRIO MESMO,SEGUINDO DE NEUTRALIZAÇÃO, MEDICAÇÃO INTRACANAL E MEDICAÇÃO SISTÊMICA … SEMPRE BONS RESULTADOS:))”
“Dente aberto: NÃO”
“Como endo, nunca deixar aberto, mas já peguei dente q drenou por 50 min. Algodão e volte amanhã.”
“Se a drenagem for bem eficaz, vá de opção 2”
“Lá na facul sempre fechamos! Na verdade nunca nem tinha pensado nessa possibilidade (de deixar dente aberto).”
Das 18 pessoas que responderam, 4 ficam com a opção 1 e 14 com a opção 2.
Obrigado a todos que ajudaram com as respostas, o que abrilhantou bastante este Post.
A ideia deste Post não é transformar o assunto em uma briga do certo contra o errado. Apenas acho que podemos ter uma discussão saudável, pois sabemos que nem sempre o que é ensinado na teoria se aplica na prática. Nesse sentido, também cabem mais pesquisas e estudos com dados clínicos que confrontem a teoria. E aí, endodontistas? Podem soltar o verbo aí embaixo nos comentários!
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Meu Deus, que gente extremamete teórica da 2ª opção!!!! Minha perguta: quantos anos de experiência em emergências clínicas tem os especialistas? NA MINHA OPINIÃO como dentista da família no PSF há 3 anos tendocasos assim todos os dias, não medicar por causa da resistência bacteriana é “besteira”. Paciente sente dor mesmo após drenagem com o dente fechado. Visando o bem estar, dente com abcesso medica SEMPRE, e em casos muio agudos (daqueles q não é possível nem tocar) deixa aberto com bolinha de algodão. Saliva não vai infeccionar mais um dente que está sendo medicado sistemicamente. Pacientes retornam para colocação do curativo após a fase aguda ( em 2-3 dias) e ficam satisfeios com o tratamento.
Caros, fui um dos consultados para o post em questão! Respeito muito a opinião de todos os profissionais que aqui deixaram suas colocações e que trabalham para o bem estar dos pacientes, mas infelizmente alguns podem estar equivocados. Sou professor de cursos de pós graduação em Endodontia há 10 anos, fui estagiário e monitor de plantão desde recém formado, e sempre lido com casos assim. Seja no consultório ou nos cursos. A experiência clinica é importante, mas dizer que eu faço assim e dá certo é um tanto irrelevante como evidência. É preciso entender uma coisa: a grande maioria dos abscessos se acumula na região de mucosa. Uma pequena parcela permanece no periápice. Pequena mesmo. Todos os abscessos DEVEM ser drenados, TODOS. Normalmente via mucosa. Não existe aquele que não pode ser tocado. Drenei um enorme ontem, é simples. Sem antibioticoterapia. Ele voltou hj. Muito melhor. Sem dor. Pq ninguém faz isso? Pq os dentistas ñ foram treinados a fazê-lo. A maioria sequer sabe fazer diagnóstico ou classificar um abscesso, imagine drenar. Em qualquer área medica se drena imediatamente os abscessos, menos na odontologia. E sobre a antibioticoterapia, ñ é “besteira” não. Diversos antibioticos são retirados do mercado porque não mais apresentam efeitos na população. Prescrever pra deixar a consciência tranquila prejudica a sociedade ao longo dos anos. Por isso a Anvisa rastreia as prescrições agora! Para ninguém abusar delas. Precisamos mudar isso. Assim, vou sugerir aqui que leiam os artigos que escrevi no meu site sobre o assunto. Vcs precisam se cadastrar para ter acesso, mas é rápido. Segue o link abaixo, boas leituras e fico à disposição para quem precisar. Abraço a todos.
http://www.endodontiaavancada.com/site/index.php/artigos
Muito obrigado pelo seu comentário, professor. Muito esclarecedor!
Legal e esclarecedor mesmo.
Drenar sempre, nunca deixar aberto!
obrigado pelas dicas!
realmente relevantes!
Abraço
Concordo . Também como dentista do PSF há 5 anos, não devemos desconsiderar a experiencia. A nossa realidade!!! O q ocorre na prática , realmente!!!
Concordo com a colega Marjo Lanzarin
Como “extremamente teórica”? A teoria é um roteiro da prática. Também trabalho na ESF e não me recordo ter de recorrer à medicação antibiótica em casos que a infecção ainda estivesse circunscrita e me importo como muitos colegas deveriam se importar com a resistência bacteriana. Antibiótico não é analgésico e muito menos antiinflamatório pra em “2-3 dias” o paciente ficar satisfeito. Não me recordo de algum paciente retornar com dor depois de uma eficiente drenagem e neutralização, além da medicação intracanal! Acredito, diante das evidências, que os retornos com dor não passam de condições em que o procedimento não foi concluído, em que o colega não teve paciência ou tempo de drenar… enfim!
Longe de mim opinar com propriedade sobre o assunto, até porque não é muito a minha praia. E, em emergência, só atendi na época da faculdade mesmo (onde, é claro, nem pensar em deixar dente aberto!). Mas eu acho que é mais ou menos o que a Marjo falou: uma briga entre teoria e prática. A teoria é uma linha reta, mas a prática é um parkinsoniano desenhando. Acho que as coisas não são assim tão preto no branco.
Eu, especificamente na situação descrita pelo Luiz, deixaria o dente aberto.
Não sou dentista. Falo como paciente que apresenta tal problema. Hoje em dia os profissionais de saúde não querem fazer o paciente se sentir melhor. Eles querem fazer o que a literatura diz que tem que ser feito, baseado nos estudos, riscos, etc…Concordo que limpar o canal deixar o canal aberto para drenar. Parabéns aos profissionais que antes de pensar na literatura e na Anvisa, pensa no paciente.
Caro Luiz,
Parabéns pelo blog e post, é um assunto interessante.
Sou CD (da turma da @AnaTokus), mestre em microbiologia, e atuo em Unidade de Saúde.
Sou contra deixar o dente aberto. Apesar de ter aprendido a deixar o dente aberto na graduação, minha formação permite argumentar com fundamentos que a melhor opção é fazer a MIC e fechar o dente com provisório. Inclusive eu atendi um caso na semana passada, no qual a paciente retornou 3 vezes ao consultório (com intervalo de 48h) para troca do curativo e desinfeção, além da medicação sistêmica.
Concordo com a minha colega Ana Tokus quando ela diz que as coisas não são “preto e branco”, os casos têm que ser avaliados. Mas, via de regra, sou a favor de sempre manter o “dente fechado”.
Obrigado pela resposta! Eu tenho experiência de 10 anos em Pronto Socorro Odontológico. Muitas vezes que fechei o dente, houve retorno do paciente com mais dor e desconfiança por eu ter feito algo de errado. Hoje em dia, nestes casos específicos, faço como a Dra. Marjo Lanzarin falou e nunca mais tive retornos. Esse técnica é usada inclusive em mais de um lugar em que já trabalhei como plantonista. Por isso coloquei o assunto em discussão e quero muito aprender e tirar o máximo das opiniões dos colegas.
De acordo com tudo que eu aprendi na faculdade, se não é possível atender o paciente nos próximos dias após essa emergência, deve-se deixar o dente aberto, para que a drenagem continue, e passar um anti-inflamatório (nimesulida, por exemplo), e pedir para que o paciente bocheche água morna e sal, ajudando assim na drenagem.
Eu só fecharia o dente se tivesse certeza da drenagem completa, e também, que, caso o paciente sentisse dor novamente, eu iria poder atendê-lo imediatamente.
Por isso, o ideal seria deixar o dente aberto, e falar para ele usar uma bolinha de algodão quando fosse se alimentar. E também, claro, pedir para que ele procure um profissional para realização do tratamento endodôntico o mais rápido possível.
Muito interessante a discussão! É bom ver a opinião de outros profissionais!
Agora, como o paciente irá trocar uma bolinha de algodão, na palatina de um dente 12 por exemplo? ainda mais se for uma unidade com coroa clínica pequena e que o acesso também ficou pequeno.
Fui ao consultório com um pequeno incômodo e agira estou em casa com o dente fechado e morrendo de dor! Estou tomando amoxilina e 2 comprimidos de deocil e nada de amenizar a dor. Vou retornar à emergência pela 3° hoje.🙄
Dividirei meu post em dois atos para melhor compreensão:
1º. Não faço outro procedimento além de endodontia. Tanto na graduação quanto na especialização a teoria SEMPRE nos disseram para não deixar o dente aberto em virtude da associação entre as bactérias anaeróbias estritas e facultativas provenientes da patologia com o enterococcus faecalis (meio bucal), que tornaria o tratamento mais difícil. Instruíram-nos a abertura, preparo (mesmo que parcial), MIC e sistêmica e restauração provisória.
Ok, tudo para evitar a contaminação. Lindo na teoria, né? Mais abaixo volto o pensamento para essa parte.
2º. Abrir o dente + medicação sistêmica + algodão e retorno em até 3 dias. Paciente sem dor. Canal mais contaminado como dito antes, mas devolvido o bem-estar ao paciente. Lindo na prática, né?
O que não relatam na graduação e pós é que os materiais usados na restauração provisória TAMBÉM infiltram. O coltosol, material de eleição por muitos dentistas, postos de saúde, etc, apresenta grande infiltração, quando não caí entre uma sessão e outra.
Se infiltra, qual a finalidade deste então? Gerar dor???(sic)
‘Ah, mas eu uso ionômero de vidro…” >> infiltra também. Menos, obviamente, mas infiltra.
Mas o que fazer então?
Diria uma resposta: bom senso. Explique para o seu paciente. Se fechar o dente, explique a possibilidade de haver dor. Quem explica antes de previne. Quem explica depois, SE explica. E aí gera a dúvida do paciente sobre o profissional, como dito por um colega acima.
*minha conduta pessoal: abertura + preparo parcial do canal, no mínimo + MIC e sistêmica e restauração provisória. Mas isso não quer dizer que não tenha voltado paciente com dor e eu deixado o dente aberto depois. Acho a tentativa válida.
Mas não que seja uma regra universal.
Abraços.
Sou paciente !!!!!
com dor , medicada com antinflamatorios por 3 dias , sem sucesso, voltei ao dentista , foi feita a abertura do dente, limpeza , e fechou o dente, duas
noites em claro de tanta dor, rosto deformado, muito inchado e lá se vão 5 dias nessa situação , interferindo na minha vida , sem conseguir trabalhar direito, dormir irritada !!
Nesse momento ao paciente não interessa teoria e pratica, interessa resolver a sua demanda , a ” dor” , após atendimento da primeira demanda, aí sim veremos o melhor procedimento. O foco tem que ser o paciente !!!
Procurei outro dentista que abriu o dente , deixou aberto e me receitou antibiótico c antinflamatorio, estou sem dor!!!! agora vamos ver as melhores praticas
No fim o que vale mesmo é saber tratar e resolver o problema. Boa sorte
Galera, estão todos de parabéns. Eu só Ortodontista, nem vou me meter nessa discussão, embora sempre tenha fechado quando fazia a parte clínica e nunca tive problemas.
Mas o que me chamou a atenção foi a discussão embasada e com respeito de opiniões de todos. Estão realmente de parabéns! Parabéns pelo tópico!
Sou endodontista e recebo muitos casos que passaram por emergência. O que vejo no consultório são dentes que passaram por consulta de emergência e que nem foram acessados por completo, muitas vezes nem trepanação ocorreu. Chega o paciente uma ou duas semanas depois (se não mais) alegando ter feito emergência e ter sido encaminhado para endo. No dente tem de tudo, menos algodão. Penso que se for feita a drenagem, colocada medicação e curativo na grande maioria dos casos se resolve a dor do paciente e se evitam problemas futuros. Claro, que o paciente tem que ser orientado sempre.
Caros colegas; Eu não vejo porque deixar o dente aberto???
Se o dente foi aberto; feito à drenagem e limpeza parcial do conduto sem levar material contaminado para o apice do dente + medicação intra canal com tricresol ou mesmo calem sem paramônio é um antibactericida excelente.( prefiro no momento o calem sem paramônio + uma bolinha de algodão na entrada do conduto + curativo ;
Com 3 dias realizar o procedimento para finalizar o tratamento
Que tal uma medicação sistêmica com um bom antiflamatorio e analgésico associado.
Sempre dar certo!
Boa noite
Não sou dentista.
Esta com uma inflamação na gengiva, procurei um dentista hoje e ele abriu o dente para fazer a drenagem e iniciar o tratamento de canal.
O que eu fiquei grilado foi que ele deixou o dente aberto e não me falou nada sobre colocar algodão nem para fazer as refeições e pediu para eu retornar na quinta feira.
Minha preocupação é de ter algum problema futuro por o dente ficar tanto tempo aberto e exposto. Será que corro algum risco nesse procedimento?
Apenas evite comer sobre o dente para evitar possíveis fraturas. Se quiser pode colocar uma bolinha de algodão sobre o buraco quando for comer. Isso evita que o buraco do dente seja entupido com restos de alimento e pare de drenar. Se você tiver tomando antibióticos, acredito que você não terá problemas futuros. Inclusive a discussão deste Post é exatamente sobre isso: Fechar ou deixar aberto. Se você vai ser atendido logo nesta quinta-feira, acredito não haver problemas. Se algum dentista discordar do que estou falando, fique à vontade! Abs
Pessoal,
Não sou dentista…
Estou fazendo tratamento de canal e pelo visto acredito que vou ter q rancar o dente e implantar.
Há uns 3 meses atrás, comecei o tratamento…. foi feita a drenagem no dente e colocado curativo (algodão com medicamento). Era pra ser o último curativo e logo em seguida fazer a peça.
Como o dente com o curativo estava doendo muito, mesmo tomando medicamento, resolvi eu mesma tirar o curativo, depois de 2 dias… Aliviou um pouco, mas ainda ficou dolorido nos proximos dias… Depois o dente voltou a normalidade…Não sabia que não podia ficar com o dente aberto, nem que tinha que colocar um algodão para alimentar… Como o dente não doía, demorei retornar ao dentista…
Após 3 meses resolvi retornar (com o dente aberto)… O procedimento de canal foi feito e foi colocado curativo, a princípio o dente estava normal e já poderia ser feito o procedimento da peça na próxima sessão.
Porém, não aguentei de dor depois que a anestesia passou o efeito, no mesmo dia senti fortes dores, a noite e no outro dia… até que não aguentei e ranquei novamente o curativo… a dor não ia embora e resolvi ir num dentista de plantão, já que era FDS.
O dentista tirou radiografia e me mostrou que o canal havia ultrapassado o dente e atingido a geniva ou osso, sei la.
O dente em volta apresentava várias lesões… o dentista me alertou que provavelmente meu canal vai dar problema e que talvez fosse necessário implantar o dente.
Eu sei que a dor é horrível e gostaria de saber se há alguma alternativa para tratar o dente (canal) e recuperá-lo sem ser necessário o implante.
Obrigada.
Muito obrigado pelo seu comentário. Primeiro de tudo: Você está fazendo canal com um especialista em canal (endodontista)? Segundo: Pode ser que nesses 3 meses que você ficou sem voltar ao dentista que o canal tenha infectado novamente (muito provável). Outra coisa: essa dor poderia ser amenizada com remédios? O seu dentista receitou algo? Se seu dentista não for um especialista, sugiro procurar um para ver sua opinião antes de extrair o dente. Boa Sorte.
Acredito que o dentista seja especialista, mas não tenho certeza. Estou tomando Nimesulida 100 mg, que aliviou bastante a dor agora. Minha dúvida é quanto ao tratamento de canal ser viável ou não, em razão da perfuração do dente, atingindo o osso no maxilar. Fico preocupada se o dente irá escurecer com o tempo, dando alguma infiltração, ou se poderia causar dores posteriormente à colocação da peça? Obrigada.
Como não sou especialista em endodontia não sei responder com certeza. Vou jogar sua pergunta num grupo de endodontistas do Facebook e assim que eu tiver uma resposta, publico por aqui. Obrigado!
É… Fica muito difícil avaliar ou falar algo sem ver uma radiografia. Porém, se o dentista for especialista em canal e tiver certo de que o dente pode dar certo e ainda, você confia nele, pode ir para o próximo passo. Claro, que você pode falar com o seu dentista em chances de salvar o dente, pois 100 % certeza, ninguém pode dar. Boa Sorte.
Acho que esse assunto cai também na mesma linha de : instrumentação única de canal ou instrumentação em fases. A minha opnião é a mesma nesses casos todos : depende da sua formação , do caso do paciente e da sua experiência clínica. Acho que no final , quando bem executado , o resultado provavelmente será o mesmo : um tratamento com êxito. Maaaaas , euzinha aqui , prefiro fazer acesso e sanitização dos condutos , um pequena instrumentação e/ou drenagem , medicação na bolinha de algodão , fechamento com curativo e prescrição quando necessário. Parabéns pelo tópico. Abraços.
Boa Noite, por favor preciso de uma orientacao. Ha um mes atras senti, durante uma semana, muitas dores no dente superior do lado direito antes do ultimo dente. E como eu estava de ferias numa outra cidade, eu entrei na primeira clinica que vi na minha frente. O dentista avaliou e me disse que ele iria comecar um canal e que essas dores que eu estava sentindo seria talvez de uma pressao no dente mas que ele precisaria ver com mais detalhes. Entao ele fez um RX do dente e confirmou que eu precisaria fazer um canal, mas que ele iria fazer naquele momento somente a abertura do canal ( curativo ) e quando eu chegasse na minha cidade eu deveria terminar. Entao ele aplicou-me anestesia e comecou a furar meu dente. No final ele disse que tinha uma boa noticia, me disse que a raiz do meu dente estava viva. E fechou o buraco com massa. Eu nunca havia feito um canal na minha vida. Sai de la e meu dente ja nao doia mais. Ele recomendou anti-inflamatorios tambem. Depois de um mes, hoje, fui ao dentista da minha cidade e ela analisou bem meus dentes e ficou espantada. Ela disse que meus dentes sao perfeitos, nao sao cariados e nao necessitavam de canal. Ela tirou RX do dente que o dentista de outra cidade comecou o canal, e ela me confirmou que o dentista nao deveria ter feito isso, pois meu dente estava bom. E o meu problema nao sao nos dentes, mas sim na gengiva, pois eu tenho periodontite e que eu preciso tratar. Agora eu so posso continuar o canal que este primeiro dentista fez depois que eu o tratamento com o periodonto for concluido para que nao haja infeccao de bacterias no meu futuro canal. A minha pergunta ‘e a seguinte. Esse primeiro dentista que furou meu dente sem necessidade estava certo em iniciar um canal ( furar meu dente. Ele nao tirou a polpa )? Pois meu dente estava bom, assim como todos meus dentes da minha boca. As dores passaram mas agora esta dentista tera que fazer o canal num dente bom que nem precisaria de canal. Eu posso processar esse dentista? Por favor, me responda. Eu agradeceria muito.
É um pouco difícil dizer sem olhar a radiografia tirada pelo primeiro dentista. Primeiro: havia infecção na região desse dente (sensação de inchaço ou rosto inchado)? Este dente tinha alguma obturação? O que você pode fazer é procurar um terceiro dentista para avaliar o caso antes de realizar qualquer tratamento. Se esse outro dentista concordar que o dente foi aberto equivocadamente, você poderia processar o primeiro dentista porque isso é uma relação de consumo e tem obrigação de fim. Para termos 100% de certeza teríamos que ver aquela radiografia tirada antes do primeiro dentista abrir seu dente (essa radiografia é crucial para o deslinde da ação). De qualquer forma, se você resolver processar, por ser relação de consumo, quem tem que provar que fez a coisa corretamente é o primeiro dentista. Se houver outra dúvida, pode nos contactar pelo e-mail odontoduvidas@gmail.com. Boa sorte.
Boa noite.
Sou especialista em Odontologia Legal e membro da Comissão de Ética do Conselho de Odontologia.
Estou realmente sem palavras para descrever estas “consultas” realizadas através da internet, sem o menor conhecimento do caso concreto discutido.
Gostaria de esclarecer ao colega acima que, de acordo com o Código de Ética, constitui infração: dar consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento por meio de qualquer veículo de comunicação de massa, bem como permitir que sua participação na divulgação de assuntos odontológicos deixe de ter caráter exclusivo de esclarecimento e educação da coletividade.
Como você pode deduzir se cabe a um paciente processar ou não o seu dentista sem ao menos conhecer as circunstâncias técnicas do caso?
Como você pode afirmar que a odontologia tem a obrigação de fim???? Caro colega, a jurisprudência maioritária entende que, principalmente em casos onde não estão envolvidas a estética exclusivamente, a nossa obrigação é de MEIO. Ou seja, tentar fazer o melhor possível para que se alcance o resultado final. Não traga para a nossa classe uma responsabilidade que de fato não é nossa! Principalmente quando envolvemos questões biológicas!
Fico extremamente desmotivada e preocupada quando percebo que alguns colegas fazem afirmações ou até julgamentos, denegrindo a conduta do outro.
JAMAIS critique um tratamento sem saber as circunstâncias em que ele foi feito.
Assim você evita que outros colegas façam o mesmo em relação ao seu trabalho.
Prezada Dra. Irene, primeiramente, acredito que eu não tenha me expressado com clareza, pois nunca fiz e nem tive intenção de fazer consultas via Internet. Na verdade, o blog serve para educar e esclarecer a coletividade. Em nenhuma postagem ou comentário do blog dei diagnóstico, consulta ou prescrição de medicamentos ou tratamentos. Muito pelo contrário. Como a senhora pode perceber, eu sugeri que a paciente procurasse um terceiro profissional a fim de ouvir uma outra opinião, sem manifestar a minha. Pessoalmente, de acordo com o que a paciente relatou, concordo com o procedimento do primeiro dentista, pois ele resolveu a dor da paciente. Quanto à jurisprudência, no estado de São Paulo, o Tribunal de Justiça, infelizmente, vem entendendo que a obrigação do cirurgião dentista é de fim e que sua relação para com o paciente é de consumo. (Apelação – 0005896-51.2004.8.26.0562, Rel. Des. João Camillo de Almeida Prado Costa, jul. 01/10/12 – https://esaj.tjsp.jus.br/cjsg/getArquivo.do?cdAcordao=6242002&vlCaptcha=mxamx) . Concordo plenamente com o fato de que jamais devemos julgar tratamentos de outros colega. Volto a repetir: em momento algum fiz julgamento dos dentistas, apenas orientei sobre as possibilidades existentes. Agradeço o comentário, pois esta troca de informações enriquece muito o blog Dicas Odonto.
Parabéns pelo blog…..Sou um paciente que estou indignada com a conduta de um profissional…fiz um curativo, e a dor piorou, fui novamente ao dentista, do qual me olhou, me fez vários questionamentos sobre a dor que estou sentindo…e disse que para ele eu não estava com dor…meu Deus, como pode dizer isso….sendo que este profissional não foi o que tinha feito o curativo do dia anterior….como julgar a Dor do paciente…disse que não iria fazer o canal…abriu o curativo, disse que havia drenado, porém, esta drenagem não durou
nem 10 minutos…e a dor continua….mas com certeza não volto neste profissional……Parabéns pela iniciativa, concordo com um dos colegas disse : BOM SENSO…sempre….a Teoria deve ser seguida…porém, na prática muitas vezes pode ser diferente….
Olá Sheila. Procure um especialista em endodontia (canal). O que a gente quer mostrar com esta discussão é que saúde não é uma ciência exata “preto no branco”. Não é igual para todo mundo e depende de uma dezena de variáveis. É preciso aliar conhecimento clínico, com conhecimento científico e tentar resolver as situações da melhor maneira viável no momento para que a dor do paciente seja controlada. Depois veremos o que fazer para que o problema não volte. Boa sorte.
Todos os dias pacientes chegam com as mais variadas estorias sobre tratamentos. Não sou jurista e nem estava na pele do primeiro profissional. não julgo o mérito, nem apoio especulações. Com atitudes assim a classe vai pro prego mesmo. Lamentável orientação processual.
Entao, eu tb não sou dentista, apenas paciente e leiga, mas já passei pelas duas experiências (deixar aberto e fechado) e tive reações diferentes: aberto com dor e sem dor e fechado com dor e sem dor, ambos com medicação anti-inflamatória e antibiótica. Inclusive hj vou fazer canal em dois dentes, nos dois pré-molares superiores, direito e esquerdo, trocar as restaurações para resina e fazer mais alguma coisa que o meu dentista falou que precisa… acho interessante citar que numa relação entre um profissional de saúde, qualquer um mesmo, até mesmo outros profissionais como da Estética e etc., é preciso haver CONFIANÇA. Vejo muitas pessoas que já saem de casa desconfiadas e aí, qq coisinha q acontece contrário ao esperado PELO PACIENTE já é motivo para processos, brigas e etc. Sempre fui bem atendida por dentistas: já teve desde o mercenário, que antes de abrir minha boca queria saber onde tava meu cheque e teve aquele que, na confiança, me atendeu e deixou o pagamento pra ser resolvido com calma, mais tarde, depois que a pressão do tratamento passasse (pq um tratamento dentário pode ser algo traumatizante, duvidar perdemos até o rumo de casa!!!). Sou do tipo que acredita sempre na boa-vontade dos profissionais e se algo der errado, vou com calma procurar saber o que aconteceu e depois talvez procure outro.
Acho que processar um profissional da área medica… só em último caso e com comprovação de negligência, imperícia ou imprudência, sabe… esses profissionais de urgência fazem o possível naquele momento para aliviar a dor do paciente. Se for em PS público, coitados, às vezes nem têm material necessário… aqui na minha cidade não tem RX no PS Odontológico…. então vamos dar uma colher de chá e pensar no quanto esses profissionais lutam muitas vezes sem armas para nos confortar….
E outra coisa que eu reparei é que a pessoa vai na urgência, faz o curativo ou procedimento necessário e o dentista fala: vc tem que procurar um endo com urgência… mas, como a dor passou, tá conseguindo comer direitinho… deixa pra procurar um mês depois, três, quatro…. eu sei que em muitos casos a pessoa não tem $ na hora, mas se é urgente não é pra um mês depois: outra vez entra a confiança! Se vc tem um dentista de confiança e explicar pra ele o que aconteceu, duvido que ele não te trate e te dê um prazo necessário para o pagamento! O meu dividiu em 3 vezes e me deu um prazão pra entrada, pq eu tava sem $. Falta confiança, sobram dúvidas e acusações….
Muito obrigado por relatar suas experiências! A gente tem poucos comentários de pacientes aqui no Blog e fico muito contente quando alguém deixa um comentário tão legal quanto o seu. Concordo plenamente com a parte da confiança. A gente tem que entender que em saúde nada é 100 % certo. A gente faz um procedimento esperando um resultado e às vezes o corpo do paciente responde de outro, totalmente inesperado. Dentistas devem mesmo facilitar o tratamento, pois a gente sabe que tá difícil para todo mundo. Boa sorte em seu tratamento!
Olá,não sou dentista mas já tem mais ou menos 7 meses que meu dente esta aberto,será que isso é correto?min ha dentista num terminou ainda meus dentes,e o outro canal que ela terminou nem durou mto tempo,quando passei o fio dental saiu TUDO,a resina com as borrachinhas laranja,ela limpou novamente colocou curativo e marcou para um mês ápos,mas quando foi o dia de marcar ela ligou desmarcando dizendo que o dia que podesse me atender ligaria.Eu já quitei tudo já fez um ano,isso é correto que ela esta fazendo?e seria normal sair tudo estas borrachinhas de uma vez?me ajudem ficarei grata
Deixar o dente aberto por 7 meses não está correto e não é isso que pregamos no Post. O dente fica aberto apenas para deixar a fase aguda da infecção passar, ou pleo menos o tempo necessário para que os antibióticos comecem à fazer seu efeito. Converse com sua dentista para ela explique o porquê de tanta demora. Caso não haja acordo, sugiro que você peça seu dinheiro de volta e procure outro profissional, de preferência um especialista em endodontia (canal). Boa sorte.
Boa noite, meu nome é Guydion , sou paciente !
Já tive experiências traumatizantes com dentistas , e hoje com ~4 canais a fazer , tenho muito medo de ir ao dentista .
Tenho uma vontade muito grande de tratar todos os meus dentes para voltar a visitar o dentista periodicamente porém “fazer canal” é um carma para mim …
Tudo começou a uns anos , quando fiz meu primeiro canal .
Creio que o dente estava inflamado , mas a dentista nem passou anti-inflamatório nem nada
abriu o dente no dia em que fiz orçamento .
Nossa ! A dor da anestesia na polpa me consumiu .
Mas depois dessa dor o tratamento foi tranquilo e eu nunca senti dor após as sessões , nunca precisei fazer uso de analgésicos .
Então , com medo do maldito canal , eu ainda tinha 2 a fazer , e como nada doia mais , abandonei o tratamento .
Procurei outro dentista para retomar o tratamento , porém não tive sorte , ele agarrou a broca no meu dente e ficou mexendo pra lá e pra cá tentando puxar , aquilo me deu uma agonia infernal , e eu tomei um medo de dentista que me fez não voltar mais la .
Hoje , aqui estou eu , querendo tratar meus dentes ,sentindo dores e com medo .
Por ter tido o maldito azar de encontrar profissionais que não estavam nos seus “melhores dias”
Queria saber , se é normal essa fobia por essa especifica anestesia – porque todos os outros tratamentos e anestesias eu levo numa boa -, se acontece com muitos pacientes ou se eu sou um caso isolado .
E se há uma medicação que faça essa coisa doer menos , creio que sou muito sensível a dor .
Olá Guydion. Ter medo de dentista é muito comum e alguns procedimentos são doloridos mesmo, dependendo do estado do dente. A anestesia está aí para ajudar nestes momentos de dor e quanto mais você esperar, maior a chance de você ter problemas maiores. Tente um outro profissional. Faça uma consulta apenas para conversar e para ele poder avaliar seus dentes. Veja se você pega confiança, pergunte bastante para tirar todas as suas dúvidas, mas faça isso o mais rápido possível. O fim do ano está chegando e muitos dentistas saem de férias. Vença seu medo com confiança e muita conversa. Tenho certeza que você achará um profissional bom que tratará de você com respeito e dignidade. Boa sorte.
Olá!
Vou colocar um aprótese fixa de um dente, para isso estou fazendo canal nos dois dentes ao lado, os quais não doiam, só eram obturados.
Depois da primeira sessão do canal, meu dente dói muito, não comer e nem encostar um dente no outro, ou seja fechar a boca direito.
O que será que deu errado ou é assim mesmo.
A minha dentista falou que poderia doer um pouco, mas que com um analgésico melhorava, mas estou há três dias tomando dipirona e nada…
Me ajudem, dói muito,
Obrigado
Vanessa
Você precisa relatar isso para sua dentista – dizer que os remédios não estão fazendo efeito e ela poderá avaliar o que está realmente acontecendo. Normalmente, um tratamento de canal não deve doer tanto. Quem sabe o provisório ou curativo tenha ficado alto? Recorra à sua dentista, que com certeza ela lhe dará suporte para resolver esta dor. Boa Sorte.
Olá, terminei o tratamento de canal semana passa e a dentista colocou aquele curativo para poder fechar o dente, mas o curativo saiu!! será que vai dar algum problema? não esta doendo, o pior que ela esta de ferias e a minha consulta so vai ser dia 10 de janeiro. Obrigada!!
Pode dar problema sim! Procure um pronto socorro odontologico para, pelo menos, colocar um novo curativo. O canal pode reinfectar ou o dente pode fraturar! Boa sorte!
Olá, que bom que eu encontrei este espaço.
Sou paciente e creio que meus dentes são muito fracos, mesmo cuidando da higiene, sempre que vou ao dentista, tem algo para fazer….
Bom eu estou tratando um dente que já foi feito canal ha muitos anos, mais de 15 anos, ele esta todo amarelo, escuro e feio, e o pior: é o dente da frente, embaixo, o 2º contando a partir do meio, lado direto meu.
este dente começou a doer, mas eu não liguei muito, passaram-se os meses, e a dor ficou insuportável… parecia que todos os dentes de baixo, do mesmo lado estavam fora do lugar, encavalados, não conseguia nem tocar…
fui À dentista, que já tratei outra vez, ela fez radiografia e disse que tinha um cisto na raiz do dente teria que abrir o canal e fazer tudo de novo… tomei remédio analgesicos(sou alérgica a penicilina) e depois de fazer o curativo, fechou o dente.
mas no dia mesmo, a dor estava grande, fui tomando o analgésico ( ibuprofeno a cada 6 horas, e ) a dor não passava, após as 6 horas ela voltava, então voltei lá no dia 3 de janeiro, ela deixou o dente aberto, o que me deu um grande alívio, pois desde então não precisei mais do remedio )já tinha tomado 3 cartelas, uma caixa e meia!!!!!!). pediu para colocar algodão quando fosse comer, empurrar bem com palitinho para não sair.Às vezes, doi e sai uma água azeda, é assim mesmo?
Mas na gengiva, embaixo está uma bola pequena, dolorida, acho que é o cisto. Vou voltar nela 4{ feira, para tratar, ela disse que se não resolver, vou perder o dente e ter que por implante.
Eu já perdi outro dente por causa de cisto!!!! Vou perder mais um?
E porque eu tenho esta facilidade en ter cistos? o outro dente eu não implantei nada, só extraí.é do fundo e não aparece. Agora esse não dá né? Se não der certo, tem que fazer.
Porque aparece o cisto? como fazer?
Outra coisa: do lado que eu perdi o dente, que é o mesmo lado deste dente,seria o 4ºdente depois dele, a gengiva está bastante encolhida.e as raizes dos dentes, bem aparecendo…e sensíveis demais..
Obrigada pelo espaço, nunca vi nada igual e achei muito bom.
se possível eu for respondida, gostaria muito.
Se der para responder no email tb, seria bom, tenho medo de não encontrar esta página novamente.
Muito obrigada pela atenção.
Bom, primeiro de tudo obrigado pelos elogios ao Blog. Esperamos que você continue acompanhando e compartilhando nossas postagens sempre!
Sobre um dente com canal feito há muito tempo, pode ser que o dente tenha dado algum problema que infectou novamente ou até mesmo uma fratura. No seu caso, acredito que o que estão aparecendo são abcessos e não cistos. Isso só dá pra saber olhando para as suas radiografias. Nesses casos, pode-se tentar refazer o canal ou optar pela extração do dente e implante. Você ser alérgica à penicilina não é problema. Existem outros antibióticos que não derivam da penicilina como a Clindamicina ou a Azitromicina.
Não tenho como explicar o porquê dos dois abcessos. Eles podem ser de muitas causas diferentes. Só poderia saber tendo um histórico médico e odontológico mais detalhado, junto com exames como radiografias e exame clínico.
No seu caso, foi interessante deixar o dente aberto para a saída do pus (“água azeda”). No caso de você não fazer implante no dente de trás porque não aparece: Você não deve pensar assim. O dente de trás não aparece, mas é muito importante para a mastigação e para a estabilidade de sua mordida. Ele DEVE ser reabilitado também! Converse com sua dentista sobre suas dúvidas. Sobre suas retrações nos dentes da frente, não dá para falar sem avaliar. Você pode tentar usar pasta de dente para dentes sensíveis e ver se eles melhoram a sensibilidade. Boa sorte! Salve nossa página nos seus favoritos! Assim, você não perde a gente!
Olá,boa noite.
Bom,estou iniciando um tratamento de canal,faz mais de um mês e a minha dentista primeiro fez uma urgência em dois dentes, aplicou a anestesia ,abriu meu dente,limpou e e até ai nao senti dor em um deles no outro dente q ela fez o mesmo procedimento eu senti dor mesmo com a anestesia e ela aplicou uma outra anestesia(creio eu que na polpa) e disse q essa ia encomodar um pouco e doeu bastante.
Saí do consultorio com dor nesse dente e ela me receitou amoxilina 500mg por 5 dias.
Passei a tomar a amoxilina e a dor passou,mas depois de uns dias a dor voltou com tudo.
Voltei na minha dentista e ela disse q estava infectado meu dente e nao poderia fazer o canal naquele momento,ela tirou o curativo e limpou novamente.Hoje voltei nela e ela disse que meu dente já estava pronto pra fazer o canal pois tem um negócio que ela coloca no dente(não sei o nome)já estava seco e nao estava sangrando,mas eu ainda estou sentindo dor,ela limpou mais e colocou outro curativo nomavente.
Gostaria de saber o que pode ter acontecido,pois a dor não para
Obrigado.
Olá Gustavo. Infelizmente, fica difícil de falar o que está acontecendo apenas pelo seu relato. Quem melhor pode explicar o que está acontecendo com seus dentes é a sua dentista. Tem casos onde a dor do canal é meio chata de controlar por questões de diagnóstico ou tempo de inflamação ou infecção. Ás vezes, mudando a medicação, a dor pode ser controlada de uma maneira mais eficaz. Tire todas suas dúvidas com sua dentista. Tenho certeza que ela poderá explicar o que está havendo. Boa sorte.
Boa tarde,
gostaria de parabenizá-lo pela inciativa de manter este espaço de ‘tira-dúvidas’,realmente muito interessante.
Bem meu problema é o seguinte mina filha de 6 anos reclamou de dor no dente se não me engano 65 levei-a a uma clínica onde uma jovem dentista a atendeu e deu anestesia limpou o dente e restaurou, mas a menina continuou a reclamar de dor no dia seguinte a levei de novo e me disseram que a dor por ter mexido no dente duraria 3 dias+-,porém começo a inchar a gengiva e a bochecha me apavorei e levei de novo receitaram um antibiótico Eritrex(é alérgica a penicilina) já na quarta dose mais de um dia de medicação e o inchaço não regredia portanto levei de novo outra jovem dentista a atendeu abriu o dente e constatou que o problema não era no de leite mas sim se não me engano no folículo do permanente (algo assim) e resolveu drenar o pus cortou a gengiva e colocou um dreno, só que no dia seguinte ao ‘buchechar’ Deriogard o dreno caiu junto com o ponto dado e a menina está sem febre e já um pouco desinchada, pergunto os procedimentos que foram muito doloridos foram corretos, será que o antibiótico está fazendo efeito,levo-a novamente a fim de colocar novamente o dreno(medo) a dentista me recomendou aguardar a resposta do sistema linfático da minha filha mas confesso que estou assustada até porque a dentista estava tão assustada quanto eu, me recomendou até ir a emergência, mas no fim não fomos pois ela conseguiu falar com uma especialista em odonto pediatria que falou que o procedimento foi correto, será que está tudo certo?
Obrigado, e aguardo resposta!
Olá Paula. O melhor que a senhora pode fazer, na minha opinião, é ir direto em um(a) odontopediatra, especialista em crianças. Casos como esses abcessos, às vezes, são chatos de resolver. Sobre avaliar se os procedimentos feitos pelas dentistas foram corretos ou não, eu não poderia dizer por dois motivos – um por causa da ética profissional e outro – porque eu não estava lá, no momento em que elas atenderam sua filha. Certas vezes, o diagnóstico desses problemas são difíceis, mas toda sequência de tratamentos e antibióticos está levando à cura dessa fase mais aguda do problema do dente – que é a mais dolorida. Agora que a dor está amenizada e o inchaço está diminuindo, acho melhor achar mesmo um(a) especialista em crianças ou mesmo especialista em canal (endodontista) para ver quais seriam os melhores passos à partir de agora. Boa sorte e muito obrigado pelo seu comentário.
Sou endodontista e atendo urgências em uma unidade básica (PSF), mas não urgência plantonista, ok??
Sabe o que eu vejo: os procedimentos endodônticos não são realizados adequadamente nas unidades de urgência, não se remove tecido cariado, não se faz abertura coronária adequada, não se faz drenagem. Aí “abrem” os dentes colocam uma pelota de algodão, entopem o paciente de antibiótico e antiinflamatório e mandam pra casa…na segunda estão lá na unidade básica com a mesma dor.
Como endodontista meu procedimento consiste na desinfecção possível (pq convenhamos que existem muuuuitas unidades onde sequer existem cânulas endodônticas ou brocas adequadas para abertura coronária), MIC e vedamento da cavidade com cimento de oxido de zinco e eugenol (não gosto muito desses tipo coltosol, expandem demais!). Acredito que melhorando as condições de trabalho, com material mais adequado e atendendo SEM pressa (pq urgência não é sinônimo de pressa, né?), os problemas podem ser, em sua maioria, sanados…existem casos e casos, mas minha taxa de sucesso é alta.
Fechar, PELO AMOR DE DEUS!
estou a mais de 5 ou 7 anos com meu dente que tinha um pino e caiu só que tinha feito canal a muitos anos nele , não doia mais de um tempo pra cá começou a doer quando vou comer alguma coisa o que vocês acham
Acho que você precisa CORRER e PROCURAR um dentista. Pode ser que o canal tenha reinfectado ou pode ser que o dente tenha cariado. Ele está há 5 ou 7 anos sem o pino? Ele pode ter fraturado ou pode estar tendo um abcesso. Vá ao dentista para ele(a) fazer avaliação e tirar uma radiografia e ver o que está acontecendo. Coisa boa não vai ser, infelizmente. Boa sorte.
Olá, estou morrendo de medo, eu estava com canal já no dente, fui ao dentista e ele fez um curativo, mas deixou meu dente aberto. Morro de medo de dentista, talvez seja porque tenho um trauma com dentistas pelo fato de que a minha seja muito estúpida, então fiquei enrolando para terminar o procedimento do canal, fiquei uns 2 meses de curativo, meu curativo caiu, fiquei 2 dias com ele aberto e no outro dia acordei com aquela dorzinha enjoada, a noite foi piorando e no outro dia já não estava mais aguentando, passei na emergência e minha dentista limpou um pouco e colocou curativo, mesmo anestesiada quando ela tava limpando não estava mais aguentando de dor, doeu muito mesmo, ela colocou o curativo e marcou minha consulta só dia 27 de março sendo que fui ao dentista dia 26 de fevereiro agora, ela me receitou dois antibióticos que mesmo assim não resolveu o problema da dor então estou tomando paracetamol que me ajuda muito por conta própria, fora os 2 antibióticos de oito em oito horas, não sei o que fazer até minha gengiva estava inchada e vermelha bem perto aonde imagino que acabe a raiz do dente, não sei o que fazer estou com muito medo de doer pois tomei 2 anestesias e ainda assim doeu só para limpar me ajudem tenho 17 anos e é meu primeiro canal e é no ultimo dente :((
Ligue para a sua dentista imediatamente e volte lá antes do dia marcado. Alguns casos de canal são chatos de tratar, mas vc não pode ficar sentindo dor assim. Peça para q sua dentista receite um remédio para a dor também. Não se desespere, que alguns casos são complicados mesmo. Caso não resolva, sugiro q vc peça para sua dentista indicar um especialista em canal, se ela já não for. Boa sorte!
Pessoal! Nunca havia visto esse site… é uma maravilha!
Vocês estão de parabéns! Neste momento, estou atrasada para ir a um curso mas os comentários feitos por outras pessoas não me deixam sair… são muitas dicas boas e não consigo parar de ler.
Mais uma vez, gostaria de parabenizá-los! Ah, e o site já está adicionado em meus favoritos.
Muito Obrigado Fernanda. Fico muito contente que nosso site está agradando. A idéia é justamente essa: abrir espaço para comentarmos diversos assuntos da odontologia, seja você paciente ou dentista. Continue sempre compartilhando a gente!
Bom, tenho 43 anos e confesso que tenho realmente medo da dor nos dentes. Outras eu suporto bem, mas a de dentes… enfim. Fui à dentista hoje pela manhã com uma radiografia panorâmica e ela disse que tenho que fazer um canal no penúltimo dente do lado inferior esquerdo (acho que é o molar), uma remoção cirúrgica, entre outras coisinhas menores. Este dente tem 4 raizes não é isso? Tenho um “travamento” em relação à tratamento de canal. Já fiz um num dente com uma única raiz e jurei pra mim mesmo que não faria isso de novo.
Quase tive um infarto quando tive as duas notícias: O valor e a Dor. Estou quase decidido a extraí-lo, pois além de ser muito caro o tratamento do canal, o processo de dor, pela minha experiência anterior, deve ser insuportável (4 raizes!!!!). É o preço que pago por não ter cuidado dos meus dentes quando devia. Fica a dica, crianças e jovens. Prevenção é a palavra. Evita gastos e dores futuras.
É realmente uma pena que ainda não exista um processo menos dolorido para tratamentos nos dentes. Se pudesse, eu tomava uma anestesia geral e fazia tranquilo.. Parabéns pelo blog e abraços a todos
Há quanto tempo o senhor fez tratamento de canal, Adolfo? A odontologia evoluiu. Um tratamento de canal hoje não pode ser dolorido assim. Se o dente for um molar ele tem 2 raízes e 3 ou 4 canais, geralmente, mas não precisa pensar assim:”Um canal doeu, 4 canais via doer 4 vezes mais”. A odontologia evoluiu muito nos últimos 10, 15 anos. A anestesia local é mais do que suficiente para amortecer a região durante o tratamento de canal. Se doer, reclame, avise ao dentista que com certeza ele dará mais anestesia até que o paciente fique bem anestesiado. Vai com fé e trata este canal. Este dente é importante para sua mastigação. Extraí-lo vai causar mais mal à longo prazo do que fazer o canal e a coroa. Assim sua mordida será restabelecida e você vai evitar novos procedimentos na região. Boa sorte.
Olá Boa tarde!
Meu dente estava obturado, quando começou a doer muito, ao consultar o dentista passou nissulide e ouve um inchaço e apareceu um cisto no Dente, e tive q recorrer a outro dentista, pois a mesma só se encontra uma vez por semana em seu consultório, esse outro dentista me passou amoxicilina para tomar junto com o outro medicamento, e abriu o dente, faz 13 dias que o dente se encontra aberto somente trocando o algodão com medicamento e lavando com aguá oxigenada, hoje ele colocou remédio e disse q segunda ira fechar e também gostaria de saber se e normal não sentir dor durante o tratamento nem na abertura nem ele tirando a poupa, onde ele so fez o procedimento 2 veses e já vai fechar segunda sera q esta mesmo tudo em ordem
Olá Edimara. Você não está sentindo dor porque a polpa do dente já está necrosada. Nestes casos que acontece inchaço e o dentista entra com antibiótico. Pelo seu relato me parece que está tudo nos conformes. Agora o dentista só precisa finalizar o tratamento de canal. Mais um caso onde o dente ficou aberto para que o momento mais agudo passasse para depois obturá-lo. Boa Sorte.
Olá fico muito grata pela informação.
Boa tarde, fiz um tratamento de canal hoje, (25/04/2012), durou uma hora, o dentista é especialista em canal, fez o curativo, não senti dor alguma durante o procedimento, nem sequer no momento da anestesia. Aliás, quando fui para o consultório, nem estava sentindo dor. Foi tudo perfeito. Estava tão feliz…Mas quando cheguei em casa, mais ou menos duas horas depois, quando passou o efeito da anestesia, comecei a sentir uma dor violenta na gengiva (não nela toda, apenas perto da área do dente em que fiz o canal, era nesse local que eu sentia a dor antes de fazer o canal). É claro que tomei os remédios que o dentista prescreveu, mas ainda está doendo muito. Isto é normal? Neste momento, faz quase três horas que já fiz o tratamento.
O dentista, como eu disse, é especialista em canal, altamente qualificado.
Olá Erika. Mesmo o melhor especialista do mundo não tem como prever se o seu procedimento vai doer ou não. Neste caso, sugiro ligar para o dentista para que ele possa orientá-la sobre medicações mais potentes contra a dor. Isso acontece em alguns casos, infelizmente, não temos como ter controle de tudo. Boa sorte.
Obrigada. Já se passaram quase 5 dias e a dor amenizou bastante, mas sempre há uma parte da minha gengiva que continua doendo, para ser mais específica, a área bem próxima ao dente em que foi feito o canal. E eu não sei se devo voltar lá para que o dentista me diga o que está acontecendo ou se essa dor é normal e passará em algumas semanas. Eu só estou comendo com um dos lados da boca, pois nem tenho coragem de comer com o dente do canal.
Você deve voltar ao dentista para que ele esclareça suas dúvidas. Após os primeiros 7 dias, pode haver dor após tratamento de canal, mas ela é bem controlada com medicamentos. Você deve voltar, devagar, a mastigar sobre o dente do canal. Ele deve ser um dente como qualquer outro. Apenas tome cuidado com coisas muito duras como caroço de azeitona, por exemplo, pois depois de restaurado, o dente fica um pouco mais fraco do que antes. Fora isso, deve voltar ao normal, sem medo de mastigar em cima e sem dor. Boa Sorte.
Obrigada.
Bom Dia, Hoje é dia 27-04-12. certo. Ontem a noite meu canal caiu, fiquei desesperada não sabia o que fazer, Fiz esse canal quando tinha 14 anos de idade e nunca mas voltei ao dentista até porque ele disse que não havia mas necessidade de revisão, nada. Enfim Meu dente tem dois furinhos enormes, quando o bloco caiu levou todo o meu dente, então ficou mas ou menos assim, uma parte ainda, um pedaço ainda na gengiva, com aquele buraquinho profundo, e sangra um pouco. Não dentro, mas sim a gengiva. Enfim só posso ir ao dentista dia 28-04 porque hoje não tenho condições financeiras, como eu ia saber, certo?! Sou leiga no assunto, vejo profissionais discutindo sobre deixar aberto ou fechado e vou fazer a mesma pergunta que eu fiz ao meu dentista a 3 meses atras, quando fui fazer uma obturação, perguntei: Dr José o senhor já fez tratamento de canal ? Ele respondeu: Não- Meus dentes são perfeitos, nunca fiz. Então olhei assim pra ele e disse então de graças a Deus, porque é uma dor tão insuportável, que lateja a todo momento, a cada segundo, e quando você pensa que tá passando a dor é quando ele volta com mais intensidade e a vontade que você tem além de tacar sua cabeça na parede e desmaiar só pra não sentir a dor por um milésimo de segundo e de extrair. Ele olhou pra minha cara e riu. Enfim eu particularmente vou da minha opinião, Esse meu dente que acabou caindo, antes ele estava super inflamado e tomei cefalexina foi o que o dentista receitou, e outros que esqueci o nome e fazer bochecho com Malvona enfim, fechado e inflamado com abcesso é a pior dor do mundo. Ele esta aberto agora e meu maxilar esta doendo, tenho medo dessa dor se agravar. Vai muito do paciente também, Conheço pessoas que nem precisam de anestesia pra fazer uma obturação, ou até extrair, eu sou totalmente ao contrário tive que levar duas anestesias no local pra poder obturar. Vai de caso em caso, Mas uma dica, independentemente da gravidade do canal, deixe ABERTO. Uma coisa é você ser Dentista e outra coisa é você está na pele do Paciente. Beijos e me responda, Ok.
Olá Bruna. Entendo sua chateação. O problema é que nada em saúde é 100% certo, infelizmente. Todos nós gostaríamos que fosse assim. Nosso trabalho seria bem mais fácil. A nossa discussão entre deixar o dente aberto ou fechado é para antes de fazer os canais – quando os canais não estão obturados. Quando o canal já está feito, deixar ou não o dente aberto não faz diferença na dor do paciente. Nesse casos é melhor fechar para proteger o tratamento realizado e evitar que o dente se quebre mais. Pretende-se que o canal dure a vida toda, mas em alguns casos não é assim. Usamos nossos dentes com muita frequência e restaurações são passíveis de fratura, assim como o próprio dente que nunca foi obturado pode quebrar se mordermos algo muito duro. Em saúde sempre há necessidade de revisão. Todos os dentistas e pacientes devem entender isso. Boa sorte.
Boa noite
Não sou dentista
Eu tenho um dente infeccionado, porque sai pus na gengiva perto dele, mas eu não quero fazer o tratamento de canal se este for prescrevido pra mim, eu queria saber se eu posso optar pela extração desse dente, que uma vez estava perfeito a não ser pela incompetência de um “profissional” da área odontológica , aguardo a resposta e obg pela atenção
Boa noite. Você pode optar pelo tratamento que você quiser. Cabe aos profissionais da área orientar que fazer um canal é melhor do que extrair o dente. Se você tiver uma infecção no dedo, você vai optar por tratar a infecção ou vai arrancar o dedo? Você resolve seu problema de um jeito ou de outro. O que vai mudar é o tipo de sequela. O que foi que o dentista fez neste dente para que ele ficasse assim?
Mais uma vez obrigado pela atenção, quando eu fiz uma obturação, esse dentista tinha furado o meu dente mais do que devia, daí passou um tempo a resina caiu, e como eu não senti nenhuma incomodação deixei esse problema de lado, passou mais um tempo e eu fui em outro profissional que me inspirou muita confiança , o mesmo me disse pra tratar o canal , mas eu tenho muito medo de dentista
Estou com uma amiga há 06 meses com um problema nos dentes, ou gengiva, ou não temos mais noção do que seja. Começou com uma dor insuportável nos dentes após uma limpeza nos mesmos. Voltou ao dentista que não viu nada nos dentes. Indicou um otorrino, pois para ele estava parecendo uma sinusite. Feito todos os exames, o otorrino indicou a volta ao dentista. Foram feitas radiografias e houve a tentativa de resolver a situação fazendo o canal. Continuou não adiantando nada. A dor é mais insuportável na madrugada. Optou-se então por extrair dois dentes, pois um do cizo parecia estar ficando mole. Os denters foram extraídos, porém a dor continua. Não sabemos mais a quem recorrer. Alguém pode nos dar uma idéia?
Isso é um caso típico de falta de diagnóstico. Infelizmente, fica difícil ajudar sem olhar, fazer exame clínico e analisar os exames radiográficos. Procure um Pronto Socorro Odontológico especializado. Nestes locais os dentistas estão acostumados a lidar com casos de dor. Ela precisa fazer uma avaliação completa, não apenas olhadas e “chutes” em relação a tratamentos. Boa Sorte.
fazer canal doi muito ou é mito?
O tratamento de canal é feito com anestesia e não deve doer. Pode haver alguma dor após o procedimento, totalmente controlada com medicação. O que dói é quando o paciente deixa uma cárie virar canal. Aí pode dar uma coisa chamada pulpite e vem com uma dor desgraçada!
Gostaria de falar um pouco sobre o tratamento de urgência como foi proposto.
O correto diagnóstico é que vai orientar o tratamento, o problema é que isso não é tão simples e na urgência onde temos que tomar decisões rápidas estamos mais sujeitos ao erro.
1- pulpite.
Se vc tem tempo na agenda- abertura, instrumentação e obturação.
Se vc não tem tempo- Abertura, não instrumentar todo o canal( vc pode piorar) medicação e rest. provisória.
2- pericementite. ( essa é dura viu!! )
Se vc tem tempo_ abertura, instrumentação, obturação( se o canal secar)
Se vc não tem tempo- Abetura, instrum. ( com patência) medicação e rest. provis.
3- Abscesso.
Esqueça o dente!!! drene o abscesso e deixe um dreno por 48 hs.
obs. se vc tratar uma pericementite como um abscesso ou vice e versa as coisas se complicaram. portanto o segredo é o DIAGNÓSTICO.
procurem estudar Marshall.
forte abraço à todos
em especial ao prof. Nilton.
ME lembrou muito um video de meu professor da graduação.
Grande Harry
http://www.youtube.com/watch?v=brA-l2_BS0Q
Sensacional esse vídeo! Ele também foi meu professor.
Sempre e valido trcar ideias.kk.abrax!
Com certeza! Vejam o quanto dá para ase discutir e aprender com os comentários dessa postagem! Abs
Se deixar aberto rasga o diploma e joga fora. Tem fazer e restaurar sem gerar nova com contaminacão.
Estou desesperada! Fiz tratamento de canal em três sessões. Finalizou na semana passada. O dente dói todos os dias e hoje fui lá pra fechar e o dentista disse q pode estar inflamado. Que o canal está ok. Não sei mais o que fazer… Não aguento mais viver de analgésico e antiinflamatórios…
Volte ao seu dentista, pois o dente não pode ficar doendo dessa maneira após um tratamento de canal. Alguns tratamentos são um pouco sofridos devido a gravidade da infecção. Tenho certeza que ele poder resolver. Boa Sorte.
OLA BOA TARDE EU SOU MARCOS GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER . EU ESTAVA COMENDO PINHÃO COZICO QUANDO MINHA RESTAURAÇÃO CAI JUSTO NO DENTE DA FRENTE . ESTOU COM UM JANELINHA NA FRENTE .. E JUSTO HOJE TENHO UM CASAMENTO PARA IR O QUE DEVO FAZER..COMO VOU SORRIR.
eu estou com um cisto no dente ,,,é perigoso porq ja faz um tempo?
olá boa noite semana passada comecei a fazer um tratamento de canal,onde o dentista mexeu acho que limpou disse até que ja tinha chegado no nervinho no começo a anestesia não queria pegar ai ele me disse que teria que da a anestesia dentro do dente e que doi muito mas ele deu ao seu redor a anestesia pegou então ele fez um curativo me passou antibiotico,.hoje voltei ao consultorio ele fez um rx e disse que estava um pouco inflamado e por isso nao ia mexer pq eu nao ia aguentar ador prescreveu nimesulida e disse pra voltar semana que vem e normal isso por o dente esta inflamado não mexer.
Isso depende da conduta do cirurgião dentista. Às vezes, ele quer que a medicação intra-canal fique por mais alguns dias. Boa sorte.
Boa noite.
Gostaria de uma informação, se possível, e desde já lhe agradeço.
Comecei um tratamento de canal ontem (segunda-feira), e devo voltar na próxima semana (também segunda-feira).
Estou com um curativo, porém, agora pouco ao mastigar, notei que parte do curativo entrou um pouco dentro do dente. O curativo não caiu, apenas foi “empurrado” um pouco.
Não tenho como entrar em contato com a minha dentista, pois ela falou que vai viajar ainda nesta quarta-feira em virtude do feriado de quinta-feira, pois se não fosse por isso, ela continuaria com o tratamento ainda nesta quarta.
Existe algum perigo em estar com o curativo desta forma?
Desde já agradeço.
Se ele apenas “afundou”, não existe problema. É que fica difícil para a gente ver na própria boca se o curativo está selando bem o dente. Se ele não tiver caído ou soltado um pedaço, teoricamente, não tem problema. Boa Sorte.
Olá, tudo bom?
Vim lhe agradecer o seu comentário. Graças a ele pude passar o último feriado com tranquilidade rsrs.
Realmente só havia “afundado” o curativo, segundo a dentista.
Tudo de bom!
Abraços
Eu já tinha um canal no pré molar há mais de 5 anos, o bloco caiu com tudo e fui no consultório fazer raio x e a dentista disse q entre as raízes tinha uma pequena parte meio escura parecendo lesão de furca e que achava que o dente estava condenado e que não daria para fazer o retratamento do canal, daí me encaminhou para outra odonto especializada em canal que analisou o raio x e disse que a princípio daria para fazer o retratamento e após limpar o dente com o motorzinho e analisar o dente disse que realmente daria para retratar o canal, ela só limpou o dente, colocou curativo e receitou anti-inflamatório caso doesse e pediu para eu voltar na outra semana, só que o dente está doendo, uma dor latejante…o procedimento que ela fez está correto???
obrigada
Olá Jake. Não tenho como avaliar se o procedimento feito no seu dente está correto, apenas com seu relato. Em saúde, as coisas não são “preto no branco”. Existem várias abordagens para um mesmo tipo de problema. O melhor que você pode fazer é ligar para sua dentista, avisar da dor para ela, quem sabe, mudar sua medicação e confiar no tratamento. Ainda mais se você está passando com uma profissional que é especialista nesta área. Alguns casos são chatos de resolver mesmo. É preciso um pouco de paciência. Boa Sorte.
Esse precedimento foi ontem e só hoje começou a doer, já tomei o anti-inflamatório e a dor começou a cessar…
É que andei lendo pela net, por curiosidade, sobre lesão de furca e por isso estava com dúvida se dente com lesão de furca poderia ser feito retratamento de canal…
Mas na próxima consulta vou expor minhas dúvidas para a odonto.
Obrigada pela resposta e gostei muito do site.
Entendo sua desconfiança. Lesões de furca podem ser tratadas sim. O problema é que elas são de difícil resolução e geralmente tem um mau prognóstico. Isso não quer dizer que “não se trata lesão de furca”. Hoje, com o advento dos implantes, muita gente prefere partir para a extração ao invés de tratar. Tomara que dê tudo certo! Boa sorte.
BOA TARDE.
é verdade que o dente do siso nao tem funçao nenhuma se nao tem funçao por que meu dentista prefere fazer canal do que extraí-lo.
Tudo depende, José Jorge. Se você tem ele saudável na boca e tem o siso de cima mordendo direitinho, por que você vai extrair um dente bom que serve bem na sua mastigação? Essa éa verdadeira pergunta que você deve fazer a você mesmo e ao seu dentista. Se fosse na minha boca, eu trataria o canal e deixaria ele na minha boca. Boa sorte.
Olá… tenho uma dúvida… eu passei por uns dois dentista desde o ano passado até este…. fui para fazer limpeza e acabou que minhas obturação foram trocadas sem a minha consulta… o dente 23 tinha uma obturação de amalgamo, e foi abalado… tive que passar por processo de drenagem…. e por ai vai… fui recomendado a procurar outro dentista (obs: não recebi indicação, por parte do primeiro dentista)… o segundo que eu procurei, ele fez o processo de limpeza de 3 canal, e fez procedimento… e colocou uma massinha branca tipo um cal molhado que secou… mas atualmente quase não tem nada… ficou faltando colocar a coroa do dente…. bem qual o risco que eu corro se eu não colocar logo essa coroa…. visto que as vezes eu noto um gosto meio estranho e uma gastura…???????
aguardo resposta… obrigado
Nossa, que estranho. As obturações foram trocadas e você nem pagou por isso? Nem foi avisado? Quem fez isso não pode ser um profissional sério. Amálgama no 23? Estranho também, pois, o 23 é o canino superior esquerdo. Quem coloca amálgama em canino??? Ele ficou abalado por causa do dentista ou por falta dele? Pelo que parece, você deve ter feito um canal em algum dos molares, dente do fundo e foi colocado um curativo. Aí terminou? O dentista colocou o tal massinha e disse o que? Ele não pediu para que você voltasse ao 1º dentista e fizesse obturação (restauração) do dente? Se está com a massinha branca ainda, falta terminar e fazer a restauração definitiva. Procure seu 1º dentista ou qualquer outro para resolver seu problema. Isto se o canal não tiver reinfectado. Boa sorte.
Oi tudo bem?
Bom me chamo Sara mihha mãe esta com obsseso no dente inferior o dente 23.Ela esta com muitas dores de cabeça,febre e dor no dente.O dentista fez todo o procedimento possivel e ainda não obteve um bom resultado,talvez ela precisa fezer extração lembrando que ela confia em seu dentista pois ela fez 10 iimplanes de uma so vez e não ouve nem um problema mais o dente 23 esta causando muitas dores.O que minha Mãe deve fazer?
Bom espero sua resposta obrigado por tudo!
Não tenho como dizer o que o dentista da sua mãe deve fazer… Existem casos de abcesso que são ruins de resolver. Pode ser até que o dente tenha uma micro-fratura e em certos casos, precisa extrair o dente. Lembrando que o dente 23 é canino superior esquerdo. Precisa investigar mais, quem sabe pedir uma tomografia deste dente e ver se a fratura aparece. Aí vai ficar a cargo do dentista dela pensar em outros diagnósticos e soluções para o problema. Tomara que dê tudo certo, Sara. Boa sorte.
Gostaria de saber se posso tomar Celestone comp. apos o tratamento de canal concluido. Ja faz 20 horas que tratei e tenho dor, estou tomando Ibuprofen 600 mg a cada 4 horas, mas e se continuar…so posso ver dentista /endo novamente daqui 5 dias. Obrigada.
Não é possível receitar via Internet. Não tenho como dizer se este remédio é indicado para você, até porque não a conheço, Nani e você não é minha paciente. Tente dar uma passadinha de urgência no seu dentista para que ele possa avaliá-la e prescrever a medicação que ele achar prudente. NUNCA SE AUTO MEDIQUE. Boa sorte.
Boa tarde. Vo fazer um retratamento de canal e estou com bastante medo. Gostava de saber se e doloroso e se necessitade anestesia diretamente no nervo?obrigado
Não se preocupe. Não tem como fazer anestesia no nervo, pois ao tratar seu canal pela primeira vez, seu nervo já foi extirpado. Boa sorte.
Ok obrigado. O meu dente infetou e criou absesso por isso e k vo fazer retratamento. Agora to a tomar antibiotico que o dentista receitou mas to com medo que o retramento seja doloroso. É doloroso? Obrigado.
Assim que a fase aguda passar com o antibiótico, o tratamento fica mais fácil. Todo tratamento de canal é feito com anestesia, portanto sem dor. Fique tranquilo e siga as orientações do seu(sua) dentista direitinho que tudo vai dar certo. Boa sorte.
Ok. Muito obrigado. Mas a anestesia é anestesia normal certo?Pensava mesmo que como inferou tinha de levar aneatesia no nervi Nao percebo é se ja nao tenho nervo como pode o dente infetar. Desculpe tar a ser chato mas eu tenho mesmo medo .Obrigado
Não é chato, não! A anestesia é a mesma que se usa em qualquer procedimento odontológico. Normal. O dente pode infectar sem nervo sim. Pode infectar durante o procedimento ou por alguma infiltração na restauração ou na obturação do canal. Vai numa boa e não precisa ter medo. Abs
Mas eu ja fiz o tratamento de canal a muitos anos atras. E normal so agora ter a infecao?obrigado
Pode acontecer por alguma infiltração que aconteceu recentemente, que causou a infecção agora.
Pois. So perguntei porque o dente nao tem buraco nem nada. O dente ta bom por isso é que fiquei sem perceber. Mas ja percebi que mesmo com o dente sem tar partido pode acontecer certo? Obrigado
Não precisa ter buraco para haver infiltração. A infiltração pode ocorrer pelas bordas da restauração do dente. Micro infiltração de bactérias. Não é possível ver isso a olho nu. Pode acontecer mesmo sem o dente ter partido. 🙂
Fazem 28h que realizaram um canal, mas a dentista deixou para outra fechar, pois necessita de uma leve restauração. É normal o dente ficar dolorido após o tratamento por 2-3 dias? sinto sensibilidade, n consigo morder e a sensação é como se o dente estivesse amolecido. Como o canal foi uma continuação ela n tem a radiografia e solicitou periapical e panorâmica que ainda vou realizar p prox. consulta.
So corrigindo foi efetuado o fechamento apenas com o curativo. Vai necessitar algum bloco?
Se está com curativo, tem que fazer a restauração definitiva. Se vai ser “bloco”, coroa, coroa com núcleo (pino), aí vai depender do planejamento da sua dentista. Uma leve dor é comum nos primeiros dias depois do fechamento do canal. Eu costumo medicar meus pacientes nesses casos. Boa sorte e não deixe ele com curativo por muito tempo. Boa Sorte.
ontem fui ao dentista com meu filho q desde de sabado estava com dor ela abriu o dente fez alimpeza pos um remedio e fechou ai eu perguntei se era cana l ela disse q ja tinha começado q na outra semana era pra voltar á noite meu filho reclamou um pouco ai eu dei dipirona qdo foi de manhã levei um susto pois tva inchado eu liguei pra ela e ela disse q não poderia atende lo pq estava em sao paulo mas ia desinchar q era normal ai começou dar febre e inchou mas ainda ate o olho ficou meio inchaddo liguei denovo a secretaria disse q nada poderia fazer nada mandou eu levar ele no posto insisti com ela pq no posto não tem dentista ai ele ficou de falar com a dentista logo em seguida ela me ligou e mandou eu leva lo as 16 horas q ela ia dar uma olhada ,ela abriu e disse q não i dar anestecia pois não tava doendo e sim o inchaço doia ela enfiou uma brocaele gritava mas ela disse q ele não estava sentindo dor e deixou aberto e mandou dar amoxilina por 10dias logo no meio do caminho ele começou a vomitar isso me preocupou pois não ha outra dentista pra atende lo na região pois meu filho é autista e não fala ele tem5 anos não cofio nesta dentista mas não encontro outra quero saber se o q elaa fez esta certo
Olá Géssica. Fica muito difícil julgar o tratamento de outro profissional. Ainda mais assim, contado por uma pessoa que estava observando. Existem casos em que o dente incha logo depois do dentista mexer para tratamento de canal. Parece mesmo que: “Só inchou porque o dentista mexeu”. Essa conclusão é equivocada. Ele iria inchar de qualquer maneira – com o dentista mexendo ou não. Isso é uma reação do organismo contra a infecção do local. Em casos de grandes abscessos, como o do seu filho, a anestesia não pega mesmo e o nervo está morto – por isso ela não anestesiou. O que dói é o inchaço. Se você perdeu a confiança nesta dentista, acredito que a senhora poderia procurar um especialista em pacientes especiais ou um odontopediatra que tenha experiência com pacientes autistas. À partir de agora, a senhora deve cuidar muito dos dentes dele para que as cáries não virem canal tão cedo assim. Boa sorte.
Ola novamemte doutor. Eu a cinco anos tratei de uma carie que tinha num dente. Essa carie encontravase entre os dentes e nao ppr baixo do dente. No dia seguinte a ter feito o tramemto voltei la porque eu via la um buraco mas o dentista disse pa eu tar descansado porque eu ja nao tinha carie nenhuma. Hj ainda vejo esse buraco e ta dame a sensacao que aonda ta do mesmo tamanho. Ate agora nunca tive dores nem sensibilidade Ao frio e ao quente. Ach que se fosse alguma coisa eu ja teria tido dores visto que ja passaram seis anos. Desculpe estas pwrguntas mas como ja lhe disse mesmo indo regularmente ao dentista eu tenho pavor de la ir.Obrigado
Você deveria procurar um dentista imediatamente. Não ter sintoma nenhum não quer dizer que está tudo bem. Vença seu medo! Lembre-se que quando mais demorar, mais problemas podem ocorrer, mais caro vai ficar e mais chato de resolver. Não me sinto incomodado pelas perguntas, muito pelo contrário! Fique à vontade para fazer quantos comentários você quiser! Abs e boa sorte
Acha k sera algo grave. Obrigado
Qundo digo grave e se axa k sera necessario tramento de canal. Eu tenho medo apenas dos tratamentos de canal. Isto porque tenhonpavor da anestesi diretamente no nervo. Obrigado.
Não tem como saber, a não ser que você consulte seu dentista. Um buraco nos dentes nunca é coisa boa. Boa sorte.
Ola doutor. Fui hj a um dentista devido ao tal buraco que lhe falei e ele tb que nao tenho nada. Disse que eu tenho um dente com uma grande carie e que nao sabe se vai dar para chumbar secalhar vai ter que ser desvitalizado. O dente numca me doeu. Queria saber se neste caso vo precisar de anestesia diretamnete no nervo? Euvtenho pavor dessas anestesias. Eu tive um dente que tb foi desvitalizado pk tinha una grande carie e tb nunca me tinha doido e nesse dente nao levei anestesia diretamente no nervo, apenas levei anestesia normal.Obrigado
Você precisa perguntar isso ao seu dentista. Só ele pode responder esta pergunta. Boa sorte.
Ola,
Estou gravida de 4 meses e no PS odontologico o dentista tentou aplicar anestesia no para tirar o minimo de carie do canal, porem a dor da aplicacao da anestesia foi tao grande que eu gritava e chorava no consultorio. O dentista optou por deixar o dente aberto e receitou amoxicilina 500mg por 7 dias, voltando apenas ao consultorio apos o parto. Seria indicado deixar um dente com canal aberto por tanto tempo?
Cada profissional indica um tipo de tratamento diferente e não cabe a mim julgá-lo. Eu não aconselharia ficar tanto tempo (6 meses) com o dente aberto por causa da infecção em potencial que isso representa. Entre em contato com seu dentista e veja se ele pode fechar o dente assim que a fase mais aguda passar. Boa sorte.
Boa tarde doutor. Eu chumbei un dente em que a carie nao era profunda mas o meu dentista disse que foi de dificil acesso. Agora to com um pouco de sensibilidade no dente mas nao muito.. É normal? Pode durar quanto tempo? Obrigado
Ficar com um pouco de sensibilidade logo após uma restauração é comum, mas você deve avisar seu dentista e fazer estas perguntas para ele. Como apenas ele viu o tamanho da restauração, só ele pode responder suas perguntas. Boa sorte.
Boa tarde
Queria um esclarecimento, comecei a fazer um canal, meu dentes sao fracos mesmo e este molar emabixo começou a doer, fui há 15 dias no dentista e ele começou o canal, o dente doeu um pouco por 2 dias e parou a dor, hj retornei nele para continuar o tratamento, la ele enfiou aquelas agulas e tal sem anestesia, mas tudo bem, ele me disse que 2 canais, raizes, bom estava ja terminadas mas a 4ª ainda nao, ele mexeu um pouco doeu levemente na hora, colocou algodao com remedio e a massa por cima, cheguei em casa sem dor, agora tem 2 hs q sai de lá e veio uma baita dor horrivel de dente, nao consigo nem falar, tomei 1 nisulid mas ainda nao resolveu a dor, queria saber se isso é normal…nao estou aguentando de dor. Obrigada
Isso pode acontecer. Procure seu dentista novamente para que ele possa descobrir o que está havendo. Como ele mexeu e tratou, só ele pode saber o motivo da sua dor. Boa sorte.
obrigada, agora alivio bem a dor, esta muito sensivel, mas nao mais com dor insuportavel, acho que a medicação fez efeito. Obrigada pela atenção
com o dente aberto, caso a infecção não cesse, o que o paciente teria de fazer?
não há dor no dente porem continua saindo pus, na radiografia mostra que a infecção esta até o nervo, o dente esta aberto mas ficou uma semana fechado e ficava doendo muito, estou com o dente aberto á 4 semanas. passo no dentista 1x por semana no dentista do posto de saúde.
Isso precisa ser tratado, Fernando. Não adianta deixar aberto tanto tempo. Quando falamos no texto sobre “deixar o dente aberto” é apenas para drenar o pus. Depois ele deve ser tratado, com medicamentos intra canais, limagem e irrigação para que a infecção pare de uma vez por todas. O dentista do posto está tratando ou apenas trocando o curativo? Ele encaminhou você para um especialista em algum CEO? Converse com ele sobre isso. Boa sorte.
entao , meu dente estava furado e doendo muito então fui na minha dentista i ela mexeu no meu dente onde diz ela que estava inflamado entao colocou uma massa no dente i fexou .. mais quando cheguei em casa a dor era grande e so parava quando eu punha agua
gelada em cima da massa . oque devo fazer?
Então, Mateus, precisa fazer o tratamento deste canal. Sua dentista vai saber o que fazer. Marque uma nova consulta e explique o que aconteceu. Depois da melhora desta fase mais dolorida e infecciosa, será possível fazer o canal do dente e ele não vai mais incomodar. Boa sorte.
Olá, meu nome é Guilherme, e tenho 20 anos.
Fui fazer uma avaliação hoje com uma endodontista para tratamento de dois canais (um no primeiro pré-molar e outro no segundo pré-molar, ambos inferiores). Conforme ela constatou, havia uma espécie de inchaço, bolha, ou coisa parecida dentro dos dois dentes, não me lembro muito bem o termo que ela usou, mas é mais ou menos isso. O primeiro pré-molar está com um buraco enorme, a cárie está em estágio bem avançada, fez um estrago danado no meu dente (Se bem que o culpado sou eu por deixar chegar a esse ponto). Já o segundo pré-molar não possui uma cárie tão visível se comparado ao primeiro. Mas mesmo assim também é caso de canal… Enfim, ela me disse que eu precisaria ir o mais rápido possível a uma clínica de emergência, dizer que eu estou com muita dor, e “pedir” para o dentista fazer uma espécie de drenagem, depois um curativo, e posteriormente fechar ambos os dentes (creio eu com restaurações provisórias), pois ela mencionou que não adiantaria somente drenar e fazer o curativo, tinha que fechar os dentes para não correr o riso de infeccionar novamente. Feito isso, eu deveria aguardar um período de 3 à 5 dias e só então retornar a clínica dela para realizar o tratamento de canal dos dois dentes.
Eis que surge a minha pergunta: O procedimento que ela me indicou foi o correto? Depois que ela terminou a avaliação (ela chegou a tirar uma radiografia ou raio-x, não sei o termo correto), mencionou que não poderia fazer nada naquele momento, pois os meus dentes estavam abertos e que havia uma inflamação avançada na gengiva que acabou “entrando” nos dentes, e que era preciso resolver isso primeiro, para depois realizar o tratamento dos canais…
Se vale eu citar, é a primeira vez que vou passar por tratamento de canal e não me lembro de ter feito algum tipo de restauração nesses dois dentes anteriormente…
Olá Guilherme. Bom, não cabe a mim julgar se sua dentista fez o procedimento correto ou não. Isso seria anti-ético da minha parte em primeiro lugar e eu só tenho seu relato como base para entender o que aconteceu. Você precisa mesmo passar por uma consulta de urgência para resolver a infecção que deve estar na fase aguda para depois começar o tratamento de canal. Isso é fato. Pode ser em uma clínica de urgência ou com um dentista clínico geral. Existem profissionais que escolhem por fazer apenas uma parte bem específica dos tratamentos dentários e não fazem outras. Eu, particularmente, faria a consulta de urgência, entraria com medicação para a infecção e encaminharia, por escrito, para um especialista endodontista, pois não faço canal na maioria dos casos. Você está passando em dentista de convênio? Pode ser que por ser convênio, sua dentista indicou este caminho de tratamento para você. Boa sorte.
Primeiramente muito obrigado pela atenção e pela resposta.
Acabei de chegar da clínica de emergência, e tive uma experiência um tanto desagradável no atendimento, não sei se hoje não era o dia da doutora que me atendeu ou se é política da clínica atender os pacientes de convênio assim… Muito mal humorada, realizava o atendimento como se quisesse acabar logo, jogava os aparelhos de trabalho dela pro lado, como se fossem meros objetos inúteis, não pedia nada, ela mandava mesmo, com um alto e bom tom autoritário. Enfim, mas vamos deixar isso de lado e ir ao diagnóstico do atendimento em si. Ela abriu um pouco mais os dois dentes, “limou”, fez uma rápida limpeza, e colocou vários pedaços de algodão (creio eu que com curativo) dentro de ambos os dentes. Só que ela se recusou a fechar o dente com uma restauração provisória, pois segundo ela, isso só iria me causar mais dor, já que a gengiva estava inflamada dentro do buraco dos dentes. Aí já existe uma divergência entre ela e a endodontista que havia consultado anteriormente, pois a mesma disse que deveria fechar o dente, pois não adiantaria colocar só o curativo e deixar aberto. Então eu pergunto, será que a endodontista está certa? Estou com medo de que a inflamação demore a sumir pelo fato dos dentes estarem abertos… Ela (da clínica de urgência) receitou dois remédios, sequer falou o nome, só anotou na receita, não sei quais são pois ainda não fui a farmácia para comprá-los e não tenho experiência para entender essas caligrafias… Além disso, me recomendou fazer gargarejo 3 vezes ao dia com água morna. Mais algumas perguntas, não tem perigo do curativo sair e eu ficar com o dente totalmente aberto? Há alguma restrição quanto ao que comer e quando comer? Devo trocar os curativos ou deixar os que ela colocou? Ela não disse nada sobre isso… Ela me disse que eu já poderia marcar o tratamento dos canais hoje. Quanto tempo em média leva para a inflamação cessar? Pois segundo a endodontista, eu deveria ficar com o curativo no dente por pelo menos 3 dias, para só aí iniciar o tratamento dos canais…
Mais uma vez muito obrigado pela atenção.
Essa é a grande discussão deste post. Seu caso se encaixa exatamente na dúvida levantada no título – “Deixar o dente aberto ou fechar?” São filosofias diferentes de trabalho. Os especialistas em canal afirmam que é melhor fechar o dente, como você pôde ver na postagem e nos comentários. Se o dente ficar aberto, como no seu caso, seria apenas para drenar o pus inicial. Eu recomendaria deixar assim por no máximo 3 dias. Tome os medicamentos corretamente, pois eles serão importantes para a melhora do quadro. Minha sugestão: contacte a dentista especialista em canal hoje mesmo e explique para ela que você passou em consulta de urgência, como ela sugeriu e que o seu dente está aberto. Veja se consegue marcar uma consulta logo na semana que vem para dar início ao canal. A endodontista pode colocar esse curativo para você, já que a dentista da urgência optou por deixar aberto. Veja que, infelizmente, não tem certo ou errado e sim alternativas de tratamento, sejam elas baseadas em fatos científicos ou em experiência profissional. O primeiro passo foi dado e você já está medicada e seu canal já foi mexido. Agora seria a vez da endodontista, a meu ver. Lembre-se que isso é apenas minha opinião baseado nos fatos que você escreve. Se quiser pode contar aqui o final dessa história, para sabermos como ela terminou. Boa sorte.
Segundo a minha endodontista, depois que eu passasse na clínica de emergência e fizesse os procedimentos que ela havia sugerido, eu deveria aguardar um período de 3 dias com o curativo nos dentes. Após esses 3 dias, eu deveria ligar lá na clínica dela e agendar 1 hora para realizar o tratamento dos dois canais, o cronograma de atendimento lá é bastante rápido e flexível, geralmente eles marcam o procedimento para no máximo 48 horas.
Segundo ela, daria para fazer os dois em uma única sessão. Mas como você me sugeriu, vou ligar para ela e relatar o procedimento tomado na clínica de urgência.
E pode deixar, assim que todo o tratamento estiver finalizado eu venho aqui deixar o meu relato.
Grande abraço!
nao entedi ta
Meu caso é bastante semelhante com o do Guilherme, que comentou aqui nesse artigo.
Passei por uma consulta odontológica dia 18/02, e a minha suspeita se confirmou, será preciso realizar o tratamento de dois canais. A cárie dos dois dentes em questão estão em um estágio bem avançado, praticamente uma cratera. Estava inflamado, criou-se uma bolha na gengiva que invadiu o interior dos dentes, obstruiu os canais, e já estava ficando exposta no buraco da cárie. O mais estranho de tudo isso é que apesar da inflamação ser bem visível, eu não sentia nenhuma dor. Até mesmo se “tocasse” com o dedo ou com a língua na bolha que se criou… De vez em quando eu sentia uma leve fisgada dentro dos dentes, mas era algo tão insignificante que eu nem ligava.
A dentista deu uma anestesia, drenou a inflamação gengival que estava dentro dos dentes, e cortou o excesso da gengiva com um bisturi. Só de imaginar a quantidade de sangue que saiu, aquele gosto horrível na boca, Deus me livre…
Em seguida ela colocou curativos com medicamentos dentro do buraco dos dentes, e fez uma restauração provisória. Pelo que ela me disse, era para evitar que uma nova infecção atingisse o local no intervalo para a próxima consulta, onde será iniciado o tratamento dos canais. Ela também me disse para tomar cuidado na hora da mastigação de qualquer alimento, pois a restauração provisória poderia cair facilmente.
Minha próxima consulta será dia 04/03, será que a restauração provisória aguenta até lá?
Há alguma outra contra-indicação para evitar que ela caia, tipo beber água gelada, utilizar enxaguante bucal, não forçar a escovação nos dois dentes, etc?
Realmente. Apenas tome muito cuidado com a restauração provisória, evitando morder alimentos duros sobre esses dentes, por enquanto. Boa sorte.
meia noite e 50 se toda mane
meu dente doi muito meu dente tinha um buraco enorme com os dias foi ele caiu todo e ficou na caner meus dentes todos estao mole principalmente os molares e o permanentes o meu ultimo dente eu nao tenho mais tem bola branca na carne e estrano porque ali era um pedaco the minha gengiva e o meu dente vive sangrado o que eu faço o que isso me ajuda.
Você precisa procurar um dentista com urgência. Não demore nem mais um minuto! Boa sorte.
Precisa procurar um dentista em Pronto Socorro. Boa sorte.
Procure um especialista em canal – chama-se endodontista. Boa sorte.
Mito. Dói muito se não tratar. Todo procedimento é feito com anestesia. Boa sorte.
Precisa ver isso. Não espere muito, procure um dentista. Pode ser um especialista Buco Maxilo Facial. Boa sorte.
Era pra eu começar um tratamento de canal, o dentista até abriu o dente e colocou um curativo, porém após alguns dias ele caiu agora meu dente está a quase 2 meses aberto. Ainda bem que o dente não está doendo. O problema é que estou sem tempo algum para uma simples consulta… Comecei um curso na Academia da Polícia e só estarei mais 'folgado' daqui a mais uns 2 meses. Algum problema se deixá-lo como está, ou corro algum risco mais sério?
Existe risco de você ter um abcesso sim, ou ainda acontecer a fratura do dente por ele estar aberto muito tempo. Veja se você consegue um dentista aí na Academia de Polícia, para pelo menos medicar e fazer um fechamento provisório desse dente. Boa sorte
Boa noite dr;
Há menos de 1 mês, fiz um implante c enxerto, e hoje o pino caiu e não consigo contato com o dentista, em quais situações isso pode ocorrer? qto tempo posso esperar pelo meu dentista que volta atender dia 13/1? devo procurar um PS odontológico? obrigada
Melhor procurar um PS odontológico para avaliar e fazer o atendimento de urgência, se possível. Boa sorte.
o meu tende esta doento de mais por que eu comi dose eu tenho 10 anos eu nuca fui no tendista e ja vaz 10 anos de eu nao vou no tendista
ja melhor e te mais eu estol vento um filme é muito legal esse saite é muito sato nao tem nada para vazer a qui neste saite de coisa sata isso esta me ritando vou sair ruiiiiiiiiiiii deeeeeeeeee raivaaaaaaaaaaa
Boa tarde. esta e a primeira vez que venho aqui participar do canal.
meu problema e o seguinte. ja faz mais de 10 anos que tenho 1 dente aberto. fica atras embaixo. como sempre tive pavor de dentista nunca fui me tratar. e nesse periodo a gengiva inflamou se abriu um furo microscopio do lado que nao se pode ver mas nunca fecha (sicatriza). e todo dia se eu espremer a gengiva sai um pouco de pus. ja venho com isso ate hoje. vcs podem me indicar o que devo fazer. se e grave etc…
serei grato quem poder me auxiliar
Olá Antonio. Olha, o melhor a fazer é procurar um dentista imediatamente para ele poder avaliar como está este dente. Um dente aberto há 1 ano ou mais pode estar fraturado, cariado, com infecção e com problemas ao redor dele, na gengiva. Muitas vezes um dente assim pode estar perdido e tem que ser extraído. Fica realmente impossível de dizer sem uma avaliação correta na cadeira do dentista. Vá sem medo, antes que ele comece a doer. Boa sorte e obrigado pela sua participação.
Estava fazendo uma pesquisa na internet sobre “deixar o dente aberto ou não num tratamento de canal” e me deparei com este blog muito interessante.
Sou uma paciente, e comecei o tratamento do canal do 1º pré molar inferior, o qual foi restaurado recentemente, mas estava sensível com água gelada. Depois de um tempo começou a doer também com quente e eu nem podia tocar um dente no outro pq doía.
Procurei este endodontista , bem conceituado e com bastante experiência, alias muito educado e atencioso. Ele abriu o canal sem anestesia pq segundo meus relatos o nervo já estaria necrosado, e realmente não senti dor. Ele fez toda a assepsia, desgastou o dente pq estava alto, o fechou e disse que eu não deveria sentir dor depois e se isso acontecesse deveria procurá-lo.
Senti um pouco de dor e meu rosto inchou e no outro dia ele disse que iria deixar meu dente aberto e que eu fizesse bochecho com água morna e colocasse um algodão no buraquinho do dente sempre que fosse comer e que mantivesse uma boa higiene e que poderia comer normalmente. Voltei lá depois de um dia e ele fez a lavagem do canal e disse que estava tudo certinho e o inchaço já regredira. Mas como ainda continuava com algum incomodo que parece dor ele me pediu para ficar o final de semana ainda com o dente aberto e com o algodão quando fosse comer. Perguntei sobre contaminação e me disse que não tinha perigo, que minha saliva não provocaria isso.
Perguntei se seria necessário tomar algum antibiótico ou anti-inflamatório e ele foi muito incisivo ao dizer que não precisava.
Ainda estou sentindo algum incômodo, mas em vista de antes está bem melhor.
Confiei nele, pois me parece um profissional muito competente e entendedor do que faz.
Mas mesmo assim ainda estou pasma, pois nunca tinha ouvido falar que um dente pudesse ficar aberto, principalmente um canal, que dá a impressão que pode se infeccionar facilmente.
No total ficarei 6 dias com o dente aberto e se estiver bom e sem dor, ele vai fechá-lo.
Gostaria de sua opinião, pois este procedimento foi contra tudo o que eu pessoalmente já vi.
Fiz esse relato porque achei interessante a maneira dele conduzir a situação e queria levar ao seu conhecimento, pois tb ao meu ver ele deve estar evitando me entupir de remédio sendo que posso resolver com tratamento muito menos invasivo. Estou certa ?
Muito obrigada pela atenção que puder me dar.
Olá Stella. Seu caso relata exatamente a discussão que eu gostaria de gerar com esta postagem. São diferentes filosofias de trabalho. Na Odontologia e mesmo na Medicina nem todos os profissionais tratam as doenças do mesmo jeito. Não tenho como opinar contra a conduta do colega endodontista. Continue seguindo as recomendações do dentista para resolver o problema do seu canal. Sendo ele um dentista especialista em endodontia, tenho certeza que ele sabe muito bem o que está fazendo. Depois nos conte a resolução do caso, se quiser. Boa sorte.
Oi, estou com um problema a alguns tempos atras eu fiz um canal tratei e depois fecharam o canal mas passou menos de 1 semana soltou um pedaço da massinha e ficava entrando sujeira mas era um pedaço muito pequeno agora uns 2 dias atras fui comer e soltou a massinha por completo !!, meu irmão deu uma olhada e parece que tem carie no dente aberto por conta de quando deu aquela abridinha e ficava entrando comida, o dente esta cinza, o que devo fazer ?? será que deu carie mesmo ?? e tem algum risco o canal ficar aberto entrando comida, mesmo com o canal já retirado ? posso pegar alguma doença na arcada dentaria ?, brigado esperando resposta
Você precisa correr para um dentista o mais rápido possível! O risco está na infecção do canal deste dente que já foi feito. Se isso acontecer pode ser que tenha que fazer o canal de novo. Não deixe esse dente aberto de jeito nenhum! Boa sorte.
ola, estou com uma inflamação enorme na gengiva, acho que é pus devido ao dente que está aberto, tem algum perigo se for pus eu não tirar-lo ? e tratar somente com antiflamatórios e antibióticos ???
Procure um dentista o mais rápido possível e nunca se auto medique! Boa sorte!
Já eu, corrí para o dentista com dor e o dente cariado. É o último dente de baixo e o dentista limpou, fez fez e depois colocou uma massa no dente. Tomei os antibioticos e não senti nenhuma dor depois que ele fez o procedimento. Me orientou que eu deveria procurar o endo e fazer o canal, porém, não fiz. Passou-se um ano, e a masse acabou caindo ou acabando,não tenho certeza o que acontece. Agora, estou com um siso atrás desse dente, que agora está aberta e minha gengiva está super inflamada, nao consigo nem abrir a boca direito. Não sei se o dente começou a infeccionar agora ou se é o siso que também agora, que começou a doer.
Vou tomar inflamatório e quando estiver melhor, vou procurar um dentista.
Procure um dentista antes de tomar remédios e veja a correta indicação de medicamentos. Nunca se auto medique. Boa sorte.
acredito que se deve fechar o dente e instruir o paciente a retornar caso tenha algum desconforto….o que na maioria das vezes não ocorre pois o paciente ou por medo ou por ignorar que o tratamento já tenha sido eficaz deixa de comparecer nas próximas consultas o que pode agravar o caso e o risco de edema facial é grande…
Eu aperto muito os dentes e uso placa. Só que estou com o rosto inchado por causa do penúltimo dente debaixo. Fui no dentista ele não abriu o dente. Passou amoxicilina e um antiinflamatório pq no começo eu estava com uma pequena dor. Não faz nem uma semana que estou tomando os remédios. Não sinto nada,mastigo em cima normalmente, mas estou ainda estou com o rosto inchado. O que fazer?
Olá Mel. Pode ser que os antibióticos sejam apenas o início do tratamento. Você vai retornar ao dentista? É preciso resolver agora o problema que está deixando seu rosto inchado. Boa sorte.
Sim vou retornar ao dentista esta semana. Ele não me relatou o que iria fazer depois. Pode ser que ele abra o dente então? Mesmo eu estando sem dor? Outra coisa se ele for abrir meu dente, posso tomar anestesia com o rosto inchado?
VOU EXPLICAR MEU CASO, GOSTARIA DE UMA RSPOSTA, SEXTA COMEÇOU A SENTIR MUITAS DORES NO DENTE 16, QUE DAVA ATÉ DOR DE CABEÇA, FUI A DENTISTA E ELA ABRIU E COLOCOU UM CURATIVO, E PEDIU PRA MIM NA SEGUNDA IR TIRAR O RAIO X, E VER, COMO ELE NAO ERA ENDODONTISTA, ELE ME ENCOMINHOU PRA O MESMO, E HOJE FUI, MAIS O DENTE ESTAVA SENSIVEL MAIS NAO ESTAVA DOENDO MUITO, HOJE ELA ABRIU FEZ A LIMPEZA INJETOU O MEDIMECAMENTO E FECHOU, AGORA PASSOU A ANESTESIA E TA DOENDO DEMAIS DOI OUVIDO CABEÇA, ELA ME PEDIU PRA TOMAR UM ANTI INFLAMATÓRIO E UM ANALGESICO, GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL SENTIR TANTA DOR ASSIM, TOMEI LISADOR E CETOPROFENO 100, DEU UMA MELHORADA MAIS ESTA DOENDO NAO POSSO NEM MORDER DO LADO DO DENTE QUE LATEJA. O QUE FAZER?
Você precisa voltar ao dentista. Em alguns casos, a dor não passa mesmo e é preciso voltar ao dentista para outro procedimento. Boa sorte.
Tb passei por isso, foi só retirar o curativo para drenar que a dor passou no mesmo dia. Eu estava tomando antibiótico, antiinflamatório e medicamento p dor, mas não passava com nada até retirar o curativo.
Fiz o atendimento de urgência p canal no molar. Mesmo drenando no consultório, colocando o curativo e tomando medicamentos a dor não parava por mais de 5 dias. Voltei e a dentista que retirou o curativo p drenar por 3 dias.
A dor desapareceu no mesmo dia da retirada do curativo.
Ola boa noite
fiz um curativo no dente e o curativo caiu todo inclusive o medicamento. agora ta doendo e com uma bolha macia abaixo do dente e outra mais abaixo so que dura, creio que seja o osso inchado, o que faço pra resolver por hora ate poder procurar um dentista. obrigado
Infelizmente, não há nada o que fazer. Procure um dentista com urgência!!! Boa sorte.
Boa noite,
Estou com um canal aberto a quase 4 meses com uma bolinha de algodão. Vou no pronto atendimento a cada 15 dias para trocá-la, pois depois de um tempo causa mal cheiro e mal h halito. Fiz um plano odontológico mas é muito burocrático conseguir vaga, ainda mais no meu dente que é o 16.
Vou sempre no mesmo lugar para trocar o algodão, porém tem uma dentista que sempre que troco com ela não sinto dor alguma, apenas não mastigo do lado direito porque senão dói mesmo. Mas sempre que eu troco o algodão com outro dentista saio de la com o dente doendo muito e fico a base de analgésicos, mas quando troco o algodão com essa dentista saio de la como se não tivesse nada.
Saberia me informar o que ela passar no algodão para amenizar a dor? Porque teve uma vez que troquei com outro dentista e ele disse que era muito estranho um canal não doer e acabei me assustando com isso. Na verdade dói, mas parece que essa dentista faz mágica.
Quando ao canal aberto, saberia me dizer quais são os riscos de esperar tanto tempo por um tratamento com uma bola de algodão preenchendo o dente? Consegui o tratamento para iniciar dia 18 de fevereiro 2015. Sera que posso perder o dente por esperar tanto?
Obrigada gostei muito desse site.
Melina
Outra coisa,
Uma vez que fui no dentista trocar o algodão, ele disse que não parava de sangrar, acho que ele ficou uns 10 minutos colocando o algodão e tirando porque sangrava muito, ele até me perguntou se eu tinha diabetes e disse que não sabia porque estava sangrando tanto. Fiquei com medo pois fiz exames a quase 1 anos atrás e meus exames estão normais. Existe alguma contra indicação no tratamento de canal para diabéticos? É normal sangrar tanto? Pois se sangrou assim só para trocar o algodão imagino quando for iniciar o tratamento. Sinceramente estou com medo.
Obrigada.
Melina.
Você tem que finalizar este canal o mais rápido possível, Melina. Ainda corre risco de perder o dente, mas não fique com medo do tratamento de canal. Se está marcado para tratar, não perca estas consultas e conte toda a história para o dentista. O que você deve ter em mente é que faz muito tempo que este dente está nesta troca de algodões e que nesse tempo ele pode ter fraturado. Seria uma explicação para o sangramento. Porém, não vamos colocar a carroça na frente dos bois. Vai dar tudo certo. Boa sorte e obrigado pelos elogios!
Olá, tenho um dente que precisa fazer o tratamento do canal, está aberto, minha dentista viu, porém não o fechou, só receitou medicamento, e o tratamento do canal será em 11 dias, mas está doendo, um ador aguda e constante, o que eu faço até lá, estou me entupindo de medicamento e a dor passa momentaneamente e depois volta! e ficar 11 dias nessa situação será difícil!!
Melhor procurar um dentista rapidamente e não se auto medicar. Boa sorte.
É preciso que você volte na sua dentista para ver porque a dor não passa. Às vezes, é preciso mexer no dente ou trocar a medicação. Boa sorte.
Boa noite. Estou em tratamento de canal. Preciso fazer uma cirurgia para abaixar a gengiva, antes, por isso estou com curativo, mas hoje, por volta das 16h o curativo caiu… Não encontrei nenhum dentista aberto hoje por ser final de semana. Tem problema aguardar ate segunda?
Seria melhor fechar o mais rápido possível. Boa sorte.
meu dente frente quebrou coloquei resina só ela saiu tres vezes menos de um ano estou aparelho meu dentista disse para eu colocar resina depois eu tirar aparelho só eu tenho vergonha sorrir dente quebrado quais cuidados devo tomar para resina não sair?
É preciso ver se você não possui bruxismo e descobrir porque a resina está caindo. Pode ser que tenha a ver com sua mordida, com bruxismo ou ainda com hábitos nocivos como roer unhas ou morder objetos. Nesse caso deve-se pensar em tratar os problemas e partir para uma prótese no local ao invés da resina. Boa sorte.
Bom dia, a um tempo fui fazer um canal mais no meio do precedimento o medico adiou no tentando fiquei com o ultimo dente aberto, certo dia acordei com a bochacha inchada, e a dentista do meu serviço limpou o dente maia não tampou, e o inchado saiu rápido. Desta vez inchou de novo, e inchou muito fui no pronto socorro com dentista de emergência e ele fechou o dente porém, mesmo apos às injecoes que tomei a bochecha esta inchada, fui no medico de madrugada e o que devo fazer pra diminuir o inchaço? É normal demorar pra diminuir? Ele não fez nada só tampou.
Olá Thata. Procure um dentista endodontista (especialista em canal) para terminar o tratamento do seu dente, se não ele não vai melhorar. Boa sorte.
Ola fiz um canal inflamou o medico deixou aberto e so falou pra eu voltar depois de 6 dias voktei ele medicou e fechou temporariamente mas agora esta doendo e latejando oque eu faço
Esta doendo é noite aki
Você precisa procurar um dentista de plantão. Boa sorte.
Obrigado✌️
Oi amei esse site me esclareceu muitas dúvidas , minha história é o seguinte estou pela primeira vez fazendo canal, tenho um dente que tinha uma mínima restauração e ele começou doer do nada fui ao dentista pelo o meu plano que marcou para 2 semanas depois pois precisaria de uma panorâmica e me passou medicamentos e logo voltei para casa crendo que minha dor seria no mínimo aliviada infelizmente não foi isso q aconteceu fiquei a noite toda sem dormir logo no outro dia já com muita dor e cansada fui decidida a entrar no primeiro consultório que o dentista abrisse logo o meu dente sem a necessidade da panorâmica foi o q aconteceu paguei caro mais comecei o canal no dente debaixo da frente enfim ele abriu e me passou o diclofenaco e o toragesic que definitivamente salvou a minha vida rsrs quando já estava próximo da segunda consulta o dente começou a doer do nada novamente mesmo com os medicamentos mais logo passou a dor fui novamente ao dentista ele abriu e realizou uma nova limpeza e quando tirou o algodão estava com sangue ele refez a limpeza e colocou um novo curativo, depois a mesma coisa com 3 dias o dente começou com uma dor insuportável do nada liguei ediatamente para o meu dentista e ele me colocou na frente de todos os seus pacientes ele me falou que a dor poderia ser por inflamação e me passou diclofenaco e amexilina e disse que iria ver se meu organismo reagiria bem ao tratamento, minhas dúvidas são: pq o meu dente não para de doer já que o próprio dentista já afirmou que o dente poder ser considerado “morto” e todo o procedimento do canal já foi feito?? e como assim esperar como o organismo vai reagir?? e pq ele fica sempre sangrando toda vez q o dentista mexe??fiz errado em está sendo tratada por um cirurgião dentista e não por um especializado em canal???
Vamos, lá, Erilene. O dente chamamos de “morto” pode doer sim. Uma pergunta para você: Você tem certeza que o tratamento foi finalizado? Como é um dente que está apresentando problemas, muitas vezes limpamos o canal, damos uma medicação e aguardamos um tempo para que a inflamação ou infecção (ou as duas coisas) melhorem. Como você sabe se o sangue vem de dentro do dente? Não acredito que tenha feito errado em se tratar com um dentista que não é especialista. Se ele assumiu o caso é porque entende que pode resolvê-lo. Pode ser que se o seu dente não esteja respondendo como esperarmos ao tratamento de canal, que seu dentista indique ou chame um especialista para avaliar seu caso. Boa sorte.
Oi boa noite, o canal ainda não foi finalizado hj foi a terceira vez que abriu o curativo e fez limpeza pois o dente não parava de doer assim que ele tirou o curativo o algodão que estava dentro saiu encharcado de sangue por isso que falei anteriormente que o sangue estava por dentro do dente, ele me falou que na segunda abertura já era para finalizar pois o dente já estava pronto porém o dente começou a doer sem intervalo o médico falou que a boa noticia que não tinha pus, o que eu não entendo é o pq de tanta dor já que ele tirou o nervo e mexeu até o final da raiz do dente… ele me passou as medicações e me falou para aguardar a reação do medicamento, isso está correto??? ele tbm me falou uma coisa relacionada a cicatrização e que o organismo está reagindo por isso que está sangrando será que isso procede???
Não cabe a mim julgar os procedimentos de outros dentistas Erilene. Acredito que seu dentista está fazendo o necessário para sanar sua dor e poder terminar o canal. Há alguns casos que acabam saindo da normalidade esperada pela gente. Mesmo quando a gente faz tudo certo, como mandam os livros e a ciência da Odontologia, o corpo não responde como esperamos. Isso faz parte da área da saúde. Agora é preciso tomar os medicamentos direitinho e aguardar a resposta do seu organismo. Boa sorte.
Drs….tenho até vergonha de falar isso. Não pensem que é culpa da minha dentista, a culpa é minha mesmo em relação ao fato que vou explicar.
Está a exatamente 6 meses que estou com um dente aberto, um maldito ciso que eu ja deveria ter extraído a séculos essa porcaria de dente inútil.Usei aparelho por 8 longos anos, minha dentista de prevenção bucal, nunca entendeu pq a dentista que era responsável pelo aparelho nunca pediu a extração dos cisos, pois ela acreditava que teria sido muito mais fácil sem a existência deles ter posto meus dentes no lugar. Final do ano passado este siso inflamou, ela tentou medicar e fechar 2 vezes, e sempre retornava com dor. Então ela decidiu deixar aberto, e que eu procurasse extrair pois ele não tinha mais jeito nem com canal. Ela me disse que eu teria que extrair logo, mas como eu era recem empregado, e todo mundo fala do quanto é horrivel o pós extração de siso, que eu ficaria pelo menos 2 dias de atestado(tive dificuldades pra conseguir marcar a extração em horários não comerciais), então fui protelando…Hj 6 meses dpois ainda estou com o dente, li sobre o assunto e estou absurdamente assustado com o que pode acontecer comigo se mantiver esse dente desta forma.Mas tenho que admitir, nesses 6 meses ele não doeu nenhuma vez. Tenho muito cuidado sim, limpo uso anticéptico bucal ,tento não deixar restos de comida de jeito nenhum após as refeições. Sei que tive sorte até agora, mas estou entrando de férias agora e vou buscar essa extração urgente.
Nesse caso é diferente. Se o dente do siso precisa ser extraído, procure um dentista imediatamente! Boa sorte.
Estou até com vergonha de voltar na preventiva, pois quando ela ver que o dente que ela deixou aberto a 6 meses atras ainda ta aqui, vai arrancar ele com tijoladas na minha boca, pois ela me tem quase como um filho, cuida dos meus dentes desde os meus 4 anos de idade.
Oi meu dente está aberto o que eu faço?
???
ola dr!estou querendo tirar uma dúvida. um dentista extraiu um dente meu,quebrou na extraçao ficando um pequeno pedaço.ela tirou uns treis raio x sem eu estar com o colete de chumbo para ver o tamanho do pedaço do dente.tem algum perigo do raio x me causar alguma doença?
Alyson Ramos Gda Bkb Precisa procurar um dentista o mais rápido possível! Boa sorte
Sabemos que é sempre recomendado usar o colete de chumbo na hora de tirar qualquer radiografia, mas a radiação de uma radiografia periapical é muito, mas muito pequena. Para ter uma ideia melhor veja este post aqui – http://raiosxis.com/radiacao-em-perspectiva Boa sorte.
Fui ao dentista com uma pequena dor de dente, ele disse que tirou a carie mais deixou meu dente com curativo. Isso é certo? Quanto tempo posso ficar com esse curativo?
Boa noite..meu dente está com abcesso meu rosto inchou,estou tomando antibióticos….mas ele deixou meu dente aberto..qto tempo pode ficar aberto?
Pode acontecer do dente ficar com curativo sim. O tempo é determinado pelo dentista. Boa sorte.
O dentista determina o tempo de retorno. Em média, nesses casos, deixa-se aberto apenas o tempo suficiente para drenar o abcesso e o inchaço desaparecer. Por volta de 3 dias. Boa sorte.
Oi me chamo Wendell.eu fiz obturação a uma semana,comecei a sentir dor no meu dente que fiz obturação, fui no dentista e ele me passou analgésico e um creme dental,Mas não resolvel. No dia seguinte fui para emergência com muita dor e a doutora fez um buraco no meu dente e retirou um nervo que Tava causando isso,a dor passou temporariamente e sinto minha gengiva inflamada doendo bastante.O que devo fazer?
Vocêprecisa voltar ao dentista para ele avaliar e terminar o tratatmento proposto. Boa sorte.
Eu tenho um dente aberto faz um ano tem perigo ?
Fiz um canal a 4 meses…to somente com uma macinha improvissoria,e tenho uma cárie do lado desse dente..corro risco de volta a ser canal?obg
Procure seu dentista para resolver essa cárie. Boa sorte!
Sim. Procure um dentista imediatamente ! Boa sorte
Estou com um dente aberto há mais ou menos 15 dias, e durante 20 dias tomei antibióricos fortes e não para de sair secreção do dente. Não considero normal tanto tempo ficar aberto, pois pode proliferar as bactérias. Sem contar a desagradável sensação de mal cheiro. Percebi que meus dentes estão porosos. Isso é do pus? Alguém poderia me ajudar?
Procure um dentista. O procedimentode deixar o dente aberto que discutimos na postagem, ficaria por 3 dias apenas para eliminação do pus. Não deixe ele aberto por muito tempo. Boa sorte.
bom dia
eu fiz o tratamento do canal, quanto tempo posso ficar pra fazer a restauração?
Menos tempo possível! Quanto antes melhor. Diminua as chances de insucesso do seu tratamento de canal! Boa sorte.
Bom dia ontem estava com muita dor de dente esta enchado e com pus o medico deixou o dende aberto e pediu pra mim colocar um pano morno no lado de fora do rosto pra ajudar o pus sair sera que se eu fazer bochejo de agua morna e sal com vinagre vai ajudar ou nao.
Não acho bom usar bochehcos com sal e vinagre. Pode bochechar com água morna apenas, umas 2 ou 3 vezes para ajudar na saída do pus. Vale lembrar que este dente necessita ter o canal tratado e não pode ficar aberto por muito tempo. Boa sorte.
fiz o canal a 1 semana e ainda sinto muita sensibilidade ,e os outros tb estao sensivel isso e normal.Fiz uma tomografia e deu que estou com ingua
O meu dente estava com um curativo, começou a doer bastante e fui na emergência. O médico deixou o dente aberto e falou q preciso fazer canal. Mas não disse quanto tempo pode ficar aberto. Perguntei se lá fazia canal, e ele disse q lá era só emergência. Q eh difícil ter em público, q tenho q fazer em particular mesmo.
Esse dente só poderia ficar aberto no máximo por 2 ou 3 dias para drenagem de pus. É preciso fazer o tratamento de canal o mais rápido possível. Boa sorte.
Converse com seu dentista. Pode ser que outro dente esteja com problema além daquele que teve o canal tratado. Boa sorte.
Só quero saber se a pdermanência de um curativo por 15 dias não é prejudicial. Estou tratando o canal para a reposição de um dente perdido. Obrigada.
Olá Maria. Converse com seu dentista. Depende da medicação intra canal utilizada. Boa sorte.
Olá, um canal que fico aberto e não foi completo o tratamento qual o risco que corro?
Olá. Você corre o risco de infecção, dor, fratura e até perda do dente. Procure um dentista para finalizar seu tratamento. Boa Sorte.
Olá nesta quinta feira (hoje e domingo), eu fui na dentista, ela abriu e fez um curativo no meu dente, e receitou nimesulida. So que hoje eu acordei com o dente doendo muito. Parece que esta inchando na parte de baixo do maxilar e o próprio maxilar doi muito, chegando a nem poder abrir a boca direito e nem mastigar. O que pode ser? Sera infecção? Vou fazer o trat. de canal essa semana.
Sugiro que você retorne ao dentista para que ele ossa avaliar o que houve. Boa sorte.
Ola, hoje dia 24/12/2015 e todos os dentistas que tentei falar estao de recesso, fui na emergencia e a Dr.ª deichou meu dente aberto, falei pra ela que nao encontrava dentista para iniciar o tratamento e perguntei quantos dias poderia ficar trocando o algodao, ela disse que nao tem prazo se eu fizer direitinho ??
O interessante é conseguir marcar um dentista o mais rápido possível. Boa sorte.
Ola tenho um canal aberto ha muitos anos. Ele não DOI porem esta aberto gostaria de saber se isso pode prejudicar algo ou quais riscos podem ocorrer por naonter fechado.
Pode prejudicar sim. Muito. Um dente aberto tem maior chance de infectar novamente. Pode haver crescimento da gengiva para dentro do dente, cárie com mais facilidade por causa da dentina exposta e risco fratura. Dentes que ficam abertos por muito tempo costumam ser perdidos. Procure um dentista assim que possível para avaliar seu dente. Boa sorte.
Oi boa noite estou tratando de um canal a 3 meses mas dói muito e o até já o dente já fez vários curativos e nada do dente parar de latejar e das umas agulhada que eu faço estou comedo de a conter alga coisa lateja direto
Olá boa tarde!
Tive dor em um dente lascado e fui num pronto socorro. A dentista abriu o dente, medicou e deixou aberto. Pediu q eu higienizasse com agua oxigenada diluida em agua morna, colocasse algodão e procurasse um especialista em canal. Não me receitou nenhum medicamento além disso.
Porém só consegui consulta semana q vem.
Posso agravar o problema deixando o dente assim?
Converse com seu dentista, pois está demorando muito tempo para finalizar o canal desse dente. Sugiro consultar um especialista em canal, endodontista. Boa sorte.
Até a semana que vem pode ser que não tenha tanto problema, mas geralmente o dente fica aberto para garantir a saída de pus apenas. Assim aberto, ele pode infectar com os mais variados patógenos da boca. Boa sorte.
Dicas Odonto Obrigada! Vou correr no dentista e manter a boca bem higienizada!!
Oi tem 4 dias que abri comecei canal e tomando antibióticos e antiflamatorios e muito analgésico porque ela fechou meu dente e ja fui lá 2 x para drenar e ela fecha de novo não aceita deixar aberto
Estou sofrendo d+ me revolta é Não passar sendo que comecei canal pela dor e agira ela é pior
Muita pressão
Oque faço aceito espero ou troco de dentista????
Ah tem mais inflamou muito e para dor estou tomando 2 tiley de uma vez de 6 em 6 horas e não resove ai tomo de 4 em 4 novalgina de 1000mg
Olha, tem canal que fica com uma infecção persistente e realmente da trabalho. Converse com seu dentista sobre o que pode estar havendo. Boa sorte.
fiz um canal e a algum tempo a massa caiu e o dente esta mole não posso extrai-lo agora tem algum procedimento que possa ser realizado
Difícil Cleidiane. Pode ser colocado em curativo na região apenas para “tampar o buraco”. Procure um cirurgião dentista para que ele possa lhe dar as opções de tratamento para este dente. Boa sorte.
Fiz p canal e o dente abriu de novo agora ta com um fedozinho oque fazer
Volte no seu dentista porque nesta hora ele não pode ficar aberto. Boa sorte.
Boa tarde, segunda eu estava com o dente aberto, n estava encomodando, porem antes 1 mês atrás, ele incomodava mt, dae terça fui no dentista, e ela só pos uma resina q fechou o dente, dae ontem quarta feira ele começou a latejar, e hoje almentou MT a dor, antes da massinha n doia e agr ta doendo mt… Sera q se eu tirar a massinha para? Obs: a massinha e ja esta dura.
Olá. Seu caso é diferente do relatado acima. Me parece que foi realizado uma restauração e não canal. Pela dor que está sentindo, volte ao dentista o mais rápido possível para avaliar! Boa sorte.
Bom dia, meu problema começou com a utilização de planos odontológicos. Como são tantas histórias de frustraçoes, vou me deter à duas questões que mais me incomodam no momento.
Estou com muita dor em um dente e estou aguardando atendimento por causa do recesso de carnaval. A indicação é canal, porém não aguento mais de dor. Já tomei muito analgésico. Liguei pra dentista e ela me falou pra tomar o deocil por 5 dias. Já acabou os 5 dias. Quero ir à emergência, e buscando informação encontrei seu post. Quero ficar atenta e não quero mais ser enganada por ninguém.
Tenho tb 2 dentescom canal já realizado por completo, mas estão completamente abertos por ter saído o curativo e estão quebrados. Qual o perigo?
Olá Verônica. Se você tem convênio pode procurar por clínicas que atendem urgência odontológica. Se o canal já foi totalmente finalizado e o dente ficar aberto, há risco de recontaminação. Nõ pode ficar aberto. Agora sobre sua dor de dente, muitas vezes só o remédio não adianta. É preciso que o dentista realize um procedimento para sanar a dor. Boa sorte.
Olá boa noite!! Sempre fui a dentistas particulares!!! Porém depois de algum tempo decidi fazer um plano de saúde!!! Hoje fui tratar um canal pelo convênio!!! Depois de tirada algumas radiografias a doutora preferiu iniciar um canal que não estava inflamado e deixar o que estava inflamado para semana que vem ( depois de medicado)!!! Minha dúvida é a seguinte !!! Ela disse que fez o canal todo hoje!! E me mandou procurar um clinico para colocar a massa definitiva!!!Existe essa possibilidade? De fazer o canal todo em 1 dia?? Fiquei bastante tempo na clinica cerca de 2 horas!!
Obrigado
Sim, existe. Há alguns anos muitas filosofias de tratamento de canal estão caminhando para a sessão única. Com novos aparatos, novas técnicas e materiais é possível fechar um canal em uma sessão sim, com total segurança e tudo com forte base em evidência científica. Boa sorte!
Ola meu dente estava com o corativo, fui ao dentista estava também com uma bolha na gengiva ai o dentista pegou removeu o corativo cortou essa bolha e pois outro curativo, passou amoxilina e analgésico durante sete dias sob que com três dias meu rosto só foi enchando cada vez mais voltei ao dentista ele tirou o curativo e deixou aberto só com um algodão falou que quando eu comer deixar o algodão e quando terminar trocar só que ainda ta enchado dói bastante o dente ainda e não sei se e pra tirar o algodão e deixa aberto pq tenho medo de pegar bactéria ao falar e ao dormir ai escovo o dente e coloco o algodão de novo. Como faco para esse pus sair logo e meu rosto desenchar nao aguento mais e eu to gravida de três meses falam para eu fazer bocejo com agua morna sal e vinagre que vai puxar e acabar. Ainda to tomando o amoxilina e paracetamol. Ambos de 500mg desde já agradeço pq tudo que quero e voltar a ter uma vida normal sem dor
Você precisa voltar ao seu dentista o mais rápido possível para que seja possível fazer uma avaliação do que está acontecendo e uma possível troca de medicação. Se tiver dúvidas, procure um especialista em endodontia. Boa sorte.
Dicas Odonto ola mais isso dele tirarvo corativo e deixa aberto foi ontem ele falou que e para aguarda se enchar mais do que já taça volta de imediato se não para esperar ate sábado e voltar lá que vão fazer a extração do dente então encha não ta enchando não mas o pus também nao ta saindo e como disse to gravida e to com medo
Taty Castro Siga a recomendação do seu dentista, então. Precisa esperar a infecção melhorar para começar o tratamento. Boa sorte.
Boa noite, gostaria que algum profissional da área sanasse a minha dúvida! Por favor.
O meu dente 15, estava com abcesso na gengiva, fui ao endodôntico, tirei as radiografias pedidas, e ela disse que trataria o canal deste dente e que o pus do abcesso sairia pelo dente através dos curativos, ela abriu o dente fez 2 curativos com intervalo de mais ou menos 10 dias cada curativo terminou o canal fechou e o restaurou, o dente não dói está tudo ok aparentemente, ao não ser a gengiva, é que ainda sinto elevação no local que tinha o abcesso, eu avisei, mas ela disse que faz parte, e que aproximadamente uns 6 meses voltaria ao normal, isso é certo? Tenho receio que o abcesso tenha voltado ou nunca fora totalmente embora! O que eu faço?
Att.
No aguardo.
Realmente fica difícil dar uma opinião sem avaliar seu dente presencialmente e sem olhar uma radiografia. A elevação no local do abcesso geralmente some quando o abcesso regride a não ser que exista um problema gengival ou periodontal (em volta do dente) que não está permitindo a cura deste problema. Sugiro retornar a sua dentista para avaliação ou procurar uma segunda opinião com outro dentista. Boa sorte.
Muito obrigada por responder!
Então vê se eu entendi, pode ser que o problema possa ser periodontal esse abcesso e na gengiva e não endodôntico por que mesmo ela feito o tratamento do canal do dente 15 ainda continua a elevado o local que tinha o abcesso, e para complementar a informação estou tendo retração gengival nos 14, 15 e 16, a endodôntica tentou amenizar a retração com resina. Vou conversar com ela sobre isso, e verei o que falará e quais possibilidades me dará.
Sobre os problemas de gengiva e abcesso periodontal se vai em qual especialidade odontológica?
Olá Lorraine. A especialidade que cuida disso é a Periodontia. Abcessos necessitam de diagnóstico preciso pois podem ser de origem endodôntica (canal), periodontal (região em volta do dente) ou uma junção dos dois problemas (endo-pério). A retração pode não ter nada a ver com abcesso. Converse com sua dentista ou peça a ela uma indicação de Periodontista para avaliar se essa “elevação” que você está sentindo é normal ou não. Boa sorte.
Gostaria de saber se pode usar água oxigenada com água
nos dentes para tirar inflamação da gengiva
Melhor não usar água oxigenada. Procure um dentista para que seja possível avaliar o porquê da sua inflamação gengival e poder tratar corretamente. Boa sorte.
Melhor não usar água oxigenada. Procure um dentista para que seja possível avaliar o porquê da sua inflamação gengival e poder tratar corretamente. Boa sorte.
Olá, meu filho estava com dor num dente com cárie, a dentista obturou. No outro dia ele estava com muita dor e a bochecha inchada. Ela retirou a obturação, limpou, espetou com uma agulha ,colocou um algodão com um líquido e fechou com uma massa. Receitou antibiótico e antiinflamatório. Voltei dois dias depois e ele anestesiou e apertou para retirar a secreção. A dúvida é, o dente é de leite e ela disse que esse algodão ficaria lá até a troca desse dente, está correto ? Estou com dúvida
Olá Debora. O que deve ter acontecido é que o canal do dente de leite foi afetado. Existem diferentes filosofias de tratamento e não estamos aqui para julgar certo ou errado. Qualquer dúvida converse com seu dentista. Boa sorte.
Olá!
Há 6 meses fui ao dentista para fazer uma restauração e a dentista acabou fazendo apenas um curativo. Só que agora o curativo quebrou um pedacinho do meu dente, e dói horrores que que minhas gengivas incham a ponto de eu não conseguir dormir bem. Não consigo nem mastigar! Gostaria de saber se vou precisar de um tratamento de canal
Olá. Para ter certeza se o dente necessita de canal, melhor correr no seu dentista para avaliar. Quanto antes melhor. Boa sorte.
Fui ao dentista e vou começar o tratamento de canal, também gostaria de saber se o processo do canal é dolorido
Muito obrigada pela gentil atenção!
Geralmente o canal é realizado com anestesia local e o processo pode ser um pouco desconfortável, mas não deve ser dolorido. Após as consultas, alguns dentista prescrevem medicamentos para o controle da dor. Veja esta nossa postagem aqui – http://www.dicasodonto.com.br/2016/03/07/como-e-o-tratamento-de-canal/ . Boa sorte!
boa tarde estou gravida de 31 semanas e estou com o dente para tratar um canal eu posso fazer o canal ?
pois estava doendo muito meu rosto , ja estava inchado procurei um hospital pois o dentista falou que ia deixar drenar aberto esta aberto porem a dor é menas que antes .
mas quero saber se eu posso fazer o tratamento de canal ?
desde ja agradeço
Olá Fabiana. Procure um dentista especialista em canal, um endodontista. Se não for possível tratar o canal, pelo menos ele precisa estar medicado e fechado com curativo, enquanto você aguarda o nascimento do bebê para que ele fique livre de infecção, cárie e para que possa ser tratado após o término da gestação. Boa sorte.
Olá. Minha filha fez um tratamento em três dente em um posto de saúde no último ele pôs um curativo e falou pra ela voltar em 6 meses que ele finalizaria. Não tem algo errado aí? Desde já agradeço.
Não temos competência para julgar tratamentos de outros colegas. Essa nem é a nossa função. Converse com o profissional sobre o tratamento realizado. Boa sorte.
Meu dente tinha quebrado ai fui no dentista ele limpou e fechou mais estava doendo muito ,ai retornei lá ele abriu de novo e colocou outra macinha , sera que vai ficar doendo ? Pq DOI mesmo depois le limpa-lo ? Qual o remedio que devo tomar ? Eu amamento .
Olá Bianca. Às vezes a infecção é resistente e o dente continua doendo. Isso não é o esperado. Procure seu dentista novamente e peça por uma medicação. Boa sorte.
Fui ao dentista para fazer remoção de tartaro e ele fez um buraCo no dente de traz . Ao terminar eu perguntei se era só isso ou se iria voltar la ele disse que tinha terminado . E agora meu dente doi direto, e não sei o que fazer já tem uma semana. Isso e correto?
Olá Rogério. Sugiro remarcar consulta com seu dentista para conversar com ele e entender o que aconteceu. Boa sorte.
Nossa gente por favor me ajude estou em tratamento de canal fiz a primeira sessão e o dentista arrancou o nervo tudo bem depois deixou meu dente com um curativo (massinha) tava doendo e ele retirou porq tava muito inflamado e pronto não senti mais dor nenhuma, depois fui fazer a segunda sessão ele abriu mais o buraquinho serrou o dente e colocou uns medicamentos e fechou o curativo com uma massinha agora meu dente ta latejando doendo muito e nada que tomo faz efeito já passei até xilocaína uma pomada que adormece o local mais nem isso alivia a dor her como se fosse dento mesmo tipo na raiz até o osso da mandíbula e nada passa essa dor já estou com 2 dias que não consigo dormir e fazendo de tudo pra passar essa dor até a volta ao dentista mais nada passa por favor me ajudem a saber qual o motivo está doendo tanto e oq faço pra aliviar essa dor com latejamento agradeço desde já ??
Nesse caso pode ser uma inflamação ou infecção do canal. Para a dor passar, acredito que você precise passar novamente com seu dentista ou em um dentista de pronto socorro odontológico. Boa sorte.
Ola. estou desesperada, eu fui ao dentista semana passa pois meu dente estava doente muito, minha dentista abriu o canal e fez o curativo mas esse curativo saiu em uma semana, aquela “macinha” foi saindo aos poucos até sair o algodão com o remédio ? .. fui na emergência e a doutora de lá fez outro curativo e colocou um líquido muito ruim que queimou minha língua e após fechou com a macinha.
Voltando pra casa meu dente foi doendo as poucos e agora foi demais não sei oq fazer ,, estou tomando diclofenaco de sódico pq não consigo mastigar nada pq dói !!!!!!
Obrigado pela atenção , aguardo resposta ..
Olá Joyce. Você precisa dar continuidade ao tratamento de canal para não acabar perdendo este dente. Sugiro que procure um especialista em canal, se possível, o (a) Endodontista. Você pode pedir que a dentista da urgência ou sua dentista receite um remédio mais forte ou que dê continuidade ao tratamento. Boa sorte.
Acho que tenho uma cárie na parte da frente do dente, eu uso aparelho e tem uma mancha atrás dele. Se for cárie, só poderei removê-la quando eu tirar o aparelho? E se o dentista fazer a obturação e colocar curativo, ele vai ficar aparecendo?
Olá Marta. Se for cárie, você deve tratar o mais rápido possível. Importante ir a sua dentista e avaliar. É possível sim tirar o fio, remover o bráquete, restaurar a cárie e depois prosseguir com o aparelho. Esperar só vai fazer a cárie aumentar e piorar o quadro. Veja isso o mais rápido possível! Boa sorte.
To fzd canal, terminei a terceira sessão e qdo a anestesia passou doeu mto, e doi e o dente ta meio escuro uma parte, cmo se estivesse roxo. O que pode ser?? Ele disse q vai finalizar cm a resina e disse q n vai aplicar anestesia, me ajudem pfv .. Medo medo nedo
Olá Ailton. Você precisa perguntar isso ao seu dentista. O que está roxo? O dente ou a gengiva em volta? Para deixar o medo e lado, melhor entender direitinho o que está acontecendo com seu dente e quem sabe isso melhor do que ninguém é o seu dentista. Boa sorte.
Olá , bom dia!
Como paciente gostaria de uma ajuda, estou em processo para realizar o canal, minha doutora fez um curativo q de início causou dor, mas ao tomar medicamento logo passou , porém para minha infelicidade o curativo caiu e eu voltei p repor, pois como paciente acho importante está fechado , porém achei estranho a doutora q me atendeu não fazer nenhum procedimento antes de fechar novamente, mas como não sou dentista fiquei quieta , então ela so fez fechar com algodão e malva… Desde de então são dores insuportáveis q não passam nem com remédio , já tentei rancar o curativo, mas a dor e tanta q não consigo rancar o curativo . E normal só tampar sem fazer nenhum procedimento ?
Olá, sugiro você questionar sua dentista. Não tenho como dar opinião em um tratamento, assim, à distância e pelo seu relato. Fale com ela e veja o porquê dessa dor ter voltado mais forte. Boa sorte.
sou apenas paciente, gente, senhores profissionais, pelo bem estar do paciente, deixem o dente aberto… eu já sofri 2 vezes com dente fechado com curativo, quase morri de dor…
Olá. Isso depende bastante de um diagnóstico bem feito. Por isso é importante o dentista avaliar, radiografar e diagnosticar com precisão o que está havendo com o dente. Boa sorte.
Olá , meu nome é Eliete. Meu dente criou uma bolha com pus na lateral e doía muito. Fui na médica da UPA e ela abriu meu dente e meu dente tá aberto até hoje. Fui em outro dentista, e ele disse que o dente estava mole e não teria mais como fazer canal .Meu dente estava bom, estava apenas com uma bolha na lateral, não tinha necessidade da dentista da upa ter abrido meu dente. Já faz bastante tempo que estou com meu dente aberto, o que faço. Estou com dores, já caiu quase todo, tomei remédio, mas estou sentindo pequenas dores. O que faço
Olá. Olha, pelo seu relato você teve um abcesso e para resolver esse problema o tratamento consiste em abrir o dente sim. Pode ser que por dentro ele já estivesse tomado por cárie e você não estava sentindo. Acontece. Acredito que você deva voltar ao dentista e resolver o que precisa ser feito com este dente, sendo canal ou extraçao. Boa sorte.