Nos dias de hoje percebemos que as pessoas mudaram a maneira de contratar serviços e profissionais. Impressionante como tudo é escolhido com um smartphone e uma penca de aplicativos. Antes de comprar um produto ou contratar um serviço você já tem uma noção do que esperar. Basta fazer uma rápida busca no Google. Você já viu imagens, vídeos e leu experiências de outros usuários. A experiência do usuário conta muito e cada pessoa acaba determinando seus critérios de escolha. Entretanto, você escolhe seu dentista pelo número de seguidores no Instagram? Pelas imagens do tipo “Antes e Depois” e número de curtidas?

Existem inúmeras maneiras de escolher um cirurgião dentista. Muitas vezes escolhemos por proximidade do nosso trabalho ou da nossa residência. Em outros casos, seguimos a indicação de familiares, amigos ou colegas de trabalho. Podemos, também, seguir a indicação de outro profissional de saúde no caso de especialistas. Às vezes, acabamos escolhendo por “passar na frente” de tal lugar e a fachada nos chama a atenção. Quem possui plano de saúde pode escolher algum profissional da rede credenciada. Em cima de tudo isso, atualmente, nossa decisão pode ser tomada baseada na busca que fazemos nas redes sociais sobre esse dentista.

Então, vou escolher aquele que tiver mais seguidores? Ou o que mostrar os casos mais bonitos? E se o dentista que estou pesquisando não tem perfil no Instagram? Devo descartá-lo de vez? Claro que não! Estar ou não nas mídias sociais não é sinal de competência. O problema é que tudo e quase todos estão lá. Então, quando alguém não aparece nas redes sociais, as pessoas acham estranho. Aqui já fica a primeira dica do artigo para os cirurgiões dentistas – se você não tiver um perfil no Instagram, faça um agora! Nem que seja um perfil da sua clínica – com algumas fotos e com o seu endereço. Mesmo que você alimente pouco, ou não tenha tempo, esteja lá. Certamente, seus pacientes ou futuros pacientes vão te procurar.

Porque não utilizar critérios mais comuns isoladamente para escolher seu dentista:

Número de seguidores

Por um lado, um perfil com um número robusto de seguidores pode aparentar sucesso. Entretanto, seguidores podem ser comprados. Desconfie daqueles que têm muitos seguidores e poucas curtidas nas postagens. Alguns profissionais gastaram muito dinheiro para inflar seus perfis com seguidores “fakes” apenas para ter um grande número para exibir. Outros conseguiram seus seguidores de maneira orgânica e ao longo do tempo. Enfim, não use o critério “número de seguidores” como único pilar da sua escolha.

Fotos Antes e Depois

Elas podem ser um critério interessante, já que mostram o trabalho do profissional. Mesmo assim, cuidado. Imagens podem ser manipuladas. Tenha em mente que alguns tratamentos e soluções apresentadas para outras pessoas podem não servir para você. Evite modismos estéticos. Na dúvida, sempre procure mais de uma opinião. Duvide de soluções fáceis que parecem servir para todo mundo.

Comentários

Nos comentários você pode ter uma noção sobre o profissional, se souber ler com atenção. Tente encontrar comentários reais de pacientes que estejam satisfeitos. Se outros profissionais estiverem elogiando os casos, isso pode ser um bom sinal. Esqueça os comentários que representam uma bajulação exagerada. Lembre-se que comentários também podem ser comprados. Se o perfil não apagou comentários negativos e os respondeu, considere isso um bom sinal.

Enfim, eu pessoalmente não escolho dentista por rede social porque conheço pessoalmente muitos bons dentistas de várias especialidades. Agora, quando vou escolher um médico por exemplo, eu não uso o Instagram como critério de escolha. Determino a especialidade que preciso e solicito indicações de amigos ou familiares. Posso até dar uma procurada no Instagram por curiosidade, entretanto não utilizo a rede social como principal fonte de pesquisa. Nesses casos, o Google pode ser um bom local para pesquisar títulos ou qualquer outra informação sobre o profissional.

Concluindo, acredito que você possa usar o Instagram como uma ferramenta para escolher seu dentista. Porém, tome cuidado com as armadilhas e utilize outros critérios além da rede social. Lembre que ali as pessoas aparentam ter apenas sucessos e bons momentos. O perfil pode ser lapidado. Comentários negativos podem ser apagados. Fato é que você deveria passar no dentista entre uma e duas vezes ao ano para prevenção de doenças bucais. Já estamos quase no mês de outubro. Você já foi ao dentista esse ano?

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto