Fiquei muito contente por ter sido convidado para representar o Conselho Regional de Odontologia no II Fórum Direitos e Prerrogativas Profissionais com o tema Propaganda e Marketing: Profissionais de Saúde nas Mídias. Foi muito interessante ver as posições de vários profissionais de saúde sobre o Marketing em Saúde.

Em época de mídias sociais é sempre bom discutir Propaganda e Marketing. Sabemos que a propaganda de serviços ou produtos é um direito garantido pela nossa Constituição Federal, porém, na área da saúde é preciso seguir os Códigos de Ética de cada profissão que sempre visam a proteção dos pacientes e profissionais e condenam práticas como Mercantilismo, Autopromoção e Sensacionalismo. É preciso conhecer bem as regras do Código de Ética da sua profissão que geralmente possui um artigo inteiro dedicado a propaganda e à divulgação de serviços.

A profissão da Farmácia está vivendo novos ares com a possibilidade do farmacêutico poder atender o público diretamente e propagandear seus serviços pela primeira vez na história dessa profissão milenar e de extrema importância. O Fórum abriu as portas para profissões irmãs poderem expôr como lidam com a propaganda e marketing. Participaram da conversa junto comigo, o presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, o vice presidente do CREMESP, Dr. Lavínio Camarim, a Dra. Juliana Albuquerque, secretária executiva do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – Conar. 

Agradeço imensamente o convite para poder contribuir um pouco nesta área, mostrando o trabalho de nossa Comissão de Mídias Digitais em Odontologia, comissão pioneira em todo o Brasil, que tem por objetivo a orientação dos profissionais em relação às boas práticas nas mídias sociais e digitais tendo como base o Código de Ética Odontológico.

Equipe Dicas Odonto