Acredito que cada pessoa tenha a liberdade de escovar os dentes com o que quiser. Por outro lado, me sinto na obrigação de disseminar informação correta e baseada em evidência científica para orientar as pessoas com segurança e para que eles não se machuquem usando receitas mirabolantes da Internet. Carvão Ativado não foi feito para escovar os dentes. 

Responda à pergunta: Se carvão ativado fosse bom e seguro para clareamento dental, você acha que os dentistas não estariam utilizando em seus consultórios?

Há um mês foi a Cúrcuma (Açafrão da Terra) a substância de eleição indicada para escovar os dentes. Uma pessoa com visibilidade, que poderia fazer um trabalho bacana de saúde pública e atingir milhares de pessoas pelas mídias sociais, indica tempero amarelo para clarear os dentes. Fazer o quê? Outra modinha das “blogueiras de beleza” é indicar o Carvão Ativado para clarear os dentes. São dezenas de vídeos no You Tube de meninas novas estragando seus esmaltes e “ensinando” sobre como clarear os dentes com carvão.  

  

O que é o Carvão Ativado?

É um produto obtido por via da queima controlada, com baixo teor de oxigênio, de madeira, ossos bovinos, casca de côco ou restos de cortiça. É carvão, pessoal. Ele é utilizado na medicina em casos de ingestão de substâncias tóxicas.  Existem remédios a base desse carvão, estudados, dentro de cápsulas com suas quantidades controladas. Ninguém abre um saco de carvão de churrasco e sai comendo carvão à esmo para resolver este problema. Também é utilizado em filtros de ar, de óleo, de água, para tirar cheiro ruim da geladeira, entre outros usos.

O Brasil ainda tem uma cultura muito forte em relação à opinião alheia. Muita gente prefere seguir recomendações do vizinho do que do médico. Simpatias, receitas caseiras e misturas que passam de geração em geração são muito comuns. Sem tirar o mérito dos produtos naturais, existem coisas boas que funcionam e coisas ruins que podem fazer mal. Escovar os dentes com carvão é uma das que podem fazer mal. Ele apresenta uma falsa sensação de clareamento arranhando e desgastando o esmalte.

O carvão é duro, extremamente abrasivo, formado de pequenas pedrinhas de carbono. O carvão ativado vai estragar seu esmalte dental. O esmalte é o tecido mais duro e mais nobre do corpo humano, mas ele não é invencível. Em meio ácido (durante e logo após nossas refeições) ele perde substâncias, fica frágil, se desmineraliza. Imagina um esmalte se desmineralizando e você vai lá e esfrega carvão nele?

Leia a bula do Carvão Ativado. Veja se o fabricante recomenda o uso para clareamento dental.

Assisti à alguns vídeos com milhares de visualizações feitos por “blogueiras de beleza” explicando a “técnica”. Percebam: não há critério. É tudo tirado da cabeça. Uma delas recomenda o uso de 3 a 5 dias. Baseado em quê? Por que não 2 ou 7 dias? Não há identificação da cor do dente com escala antes e depois. Não há parâmetro de comparação claro – as fotos de antes e depois não são feitas nas mesmas condições de luz ou posição. Não há recomendação de tipo de escova, de idade de uso, de quem pode e quem não pode usar … 

Além de tudo isso: você vai trocar sua pasta com flúor pelo carvão ativado? Vai perder o flúor que ajuda no fortalecimento dos dentes e evita doenças. O mal que isso faz não é percebido logo e nem a olho nu. Você estará destruindo seu esmalte dental, que junto com a erosão ácida ao longo do tempo vai deixar seus dentes fracos, quebradiços, sensívies e susceptíveis à cárie. Aí que o barato sai caro. Não use carvão ativado para escovar os dentes. Clareamento seguro, eficaz e duradouro, só com dentista.

* Atualização 11/01/2016 – Muitos leitores tem duvidado sobre nossas recomendações em comentários, algumas vezes até agressivos e infundados. Alguns pedem estudos científicos. Pois bem. Se você mastigar pedras tem grandes chances de quebrar os dentes, certo? Precisa de estudo científico para isso? O senso comum e o bom senso podem ser suficientes para sustentar essa afirmação.

Existem algumas pesquisas e patentes pendentes de escovas de dentes com cerdas com carvão ativado e pastas de dentes que possam incluir em sua composição as boas propriedades do carvão, sem a abrasividade que estraga os dentes. Vamos aguardar essas pesquisas que podem sim trazer benefícios. Porém, a apresentação do carvão ativado em comprimidos não é indicada para escovação. Isso tem apoio de qualquer dentista do mundo, da ADA (American Dental Association) de qualquer profissional de saúde sério. Por isso nossa recomendação de não usar. 

Para orientações seguras e corretas sobre saúde bucal, procure sempre um cirurgião dentista

Opinião do Blog Vida de Dentista

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto