Existe um protocolo clínico para o dentista seguir quando um dente saiu inteiro da boca. O nome técnico é Avulsão Dental. O paciente e seus familiares devem tomar certos cuidados com o dente e procurar um dentista o mais rápido possível. Veja os passos à seguir:
Meu dente saiu inteiro da cavidade depois de um trauma qualquer. Observar:
1) É preciso observar se o dente é de leite ou permanente. Se houver dúvida, procure um dentista seguindo os cuidados abaixo, tratando o dente como se ele fosse permanente. Se o dente for de leite, ele não será reimplantado de jeito nenhum. Mesmo assim, procure um dentista no mesmo dia para que ele possa avaliar se houve outros danos na região traumatizada.
2) O trauma ocorreu e foi constatado que o dente saiu por completo do seu alvéolo. A primeira coisa a fazer é procurar o dente nos arredores.
3) Ao achar o dente, acalme-se. Preste atenção. Pegue-o pela coroa (parte do dente que aparece na boca) e não pela raiz (parte mais amarelada, que poderá estar avermelhada por causa do sangue). Ver foto:
4) IMPORTANTE – Não esfregue e nem encoste nada na raiz do dente. Não o lave em torneira com água corrente. Você pode colocá-lo em um recipiente limpo, com tampa, com soro fisiológico ou leite gelado ou à temperatura ambiente. Se o dente não estiver muito sujo, pode colocá-lo embaixo da língua da pessoa que sofreu o trauma ou junto a bochecha.
5) CORRER para o dentista. O sucesso do reimplante dental depende do tempo que o dente fica fora da boca. Melhores taxas de sucesso: 15 minutos. Em 30 minutos também temos estudos que mostram altas taxas de sucesso. Quanto mais demorar, menor as chances do reimplante dar certo.
Se estiver procurando por uma clínica odontológica 24 horas em São Paulo,
Os dentistas podem seguir o Protocolo Clínico para Enfrentamento das Avulsões Dentárias Traumáticas, desenvolvido pela IATD (International Association of Dental Traumatology)
1) Anamnese direcionada, exame clínico e radiográfico da região traumatizada
2) Limpeza do local com soro fisiológico e solução de clorexidina a 0,12%
3) Anestesia local, sutura das lacerações gengivais, se necessário
4) Reimplante dental, nova avaliação radiográfica do local. É imperativo tomar cuidado caso haja mais de um dente avulsionado, por exemplo, se os dois incisivos centrais forem traumatizados. Cuidado para não trocar a posição dos dentes.
5) Fazer uma contenção semi-rígida na região, que ficará por duas semanas. Orientar a escovação com escova macia ou extra macia sobre a região.
6) Administrar antibióticos por 07 dias. Encaminhar o paciente ao médico para avaliação da necessidade de reforço da vacina contra o tétano.
7) Encaminhar o paciente para o tratamento de canal em no máximo 10 dias após o reimplante dental.
Fonte – http://www.iadt-dentaltrauma.org/
Veja uma Revisão de Literatura de 2009, sobre Trauma Dental – CLIQUE AQUI
Veja o post do ORTOBLOG sobre o assunto!
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
melhor q soro fisiologico ou leite gelado eh a nossa propria saliva. A pessoa q perdeu o dente pode cuspir em um recipiente, depositar o dente e levar p o dentista…
Perfeito! Obrigado pelo comentário.
gostei das dicas, sempre bom rever um conteúdo importante como esse…
Interessante o texto.
Já ouvi falar que é indicado colocar o dente em um recipiente com leite. Pode ?
Obrigada (:
Pode sim. No fim das contas o melhor de tudo é conservar na saliva da própria pessoa. Se isso não for possível por qualquer motivo, pode colocar no leite e correr para o dentista!
Sou aluno de odontologia e recentemente fui numa palestra sobre trauma dentario ministrada pelo Prof. Marzola, algumas coisas que ele disse contradizem com o que foi escrito aí.
Decíduos devem ser reimplantados.
Endo nem sempre é necessário.
Bom, Daniel, eu escrevi a postagem baseada em minha experiência clínica e no protocolo descrito pela Associação Internacional de Traumatologia Dental, respeitado mundialmente e atualizado em 2011. Eu prefiro ser mais cauteloso e não reimplantar um dente decíduo e correr o risco de afetar o germe do dente permanente. O dentista pode decidir reimplantar, em certos casos mais específicos, em pacientes bem jovens – até os 2 ou 3 anos – em condições controladas. Fica a critério de cada profissional. Sobre a endodontia, eu acho ela de praxe, em dentes com ápice fechado. O dente saiu inteiro do seu alvéolo. Como não tratar a endo? Você vai ver, Daniel, que como estamos mexendo com saúde, as coisas nem sempre são “preto no branco”. As palavras “devem”, “nunca” e “sempre” não servem muito para descrever nossas abordagens. Boa sorte.
Valeu, vou pesquisar mais sobre o assunto. 🙂
DANIEL, SE UM ELEMENTO DENTÁRIO É AVULSIONADO, O FEIXE VÁSCULO-NERVOSO FOI ROMPIDO, E , PORTANTO, NÃO SE TEM COMO O MESMO SER REPOSICIONADO AO ÁPICE DENTÁRIO APÓS O REIMPLANTE DESTE DENTE. CONSEQUENTEMENTE, O SANGUE PRESENTE NO CANAL SERÁ COAGULADO E O ELEMENTO DENTÁRIO PODERÁ SOFRER UMA CROMATIZAÇÃO ( MUDANÇA DE COR – MAIS PARA O LADO DO CINZA ) O QUE PODE COMPROMETER A ESTÉTICA. ALÉM DO QUE, OS LIGAMENTOS PERIODONTAIS TAMBÉM FORAM ROMPIDOS, O QUE OBRIGATORIAMENTE VEJO A NECESSIDADE DE SE TRATAR O CANAL ( ENDO ) PARA QUE O DENTE NÃO SOFRA NENHUMA INFECÇÃO MAIOR OU MESMO REABSORÇÃO RADICULAR , POSSIBILITANDO AO MESMO UM PROGNÓSTICO MAIS FAVORÁVEL QUANTO À SUA SOBREVIDA.
Fraturou o Dente? Procure um dentista imediatamente!
Muito legal! E muito bom orientar a não reimplantar o dente decíduo!
Parabéns Rosélio Borgesi, essa informação é importante ser divulgada.
Luma Sampaio Costa, Kallyne Queiroz, Sérgio Lopes
Ulysses Bandeira
Não se administra mais antbiótico por 7 dias…..
Acredito que isso ficaria à cargo de cada profissional decidir, dependendo da extensão do trauma. Abs
Segundo minha consultora de odontologia particular que é formada a mais de 20 anos pela Ufrj ,turma de 85 e por sinal é minha esposa. Ela diz que neste caso, o canal é imprescindível.Acho que ela esta certissima,já que em 24 anos de tratamento. minha boca é um verdadeiro modelo dental.
Ola meus dentes estão doendo.
Uns de la de traz quebrou comendo caranguejo e so consegui marca dentista pra dia 30/11 to sentindo muita dor. Não conseguo dormir. Muita dor. Ele é obturado.O que faço enquanto isso?
Procure um Pronto Socorro odontológico ou serviço de urgência odontológica em sua cidade para resolver a dor, o mais rápido possível. Boa sorte.
Oi. Meu dente saiu inteiro aos 18 anos . Fui ao dentista no dia seguinte e ele colocou . Deu tudo certo.6 anos depois Ele estava aparentemente forte e bem firme. Mas ontem fui morder uma maçã e senti ele amolecer, nao saiu mas esta balançando um pouco e nao sei oque fazer e é bem o da frente doutor kk. Me ajude se puder obrigado
Você precisa voltar ao dentista o mais rápido possível. Boa sorte.