Quando a gente acha que já viu de tudo … Essa moda que já perdura por mais de 60 anos é esquisita e feia no nosso modo de pensar: as pessoas arrancam deliberadamente seus 4 dentes incisivos superiores para ficarem com um sorrisinho banguela. Conheça o “Sorriso Cape Flats”.

Impressionante como uma moda pega, por mais absurda que ela seja. Enquanto estamos acostumados a querer ter os mesmos “tênis da moda” que os nossos colegas na época da escola, existe um pessoal que quer ficar desdentado igual os amigos. Arrancar os dentes da frente de cima é comum para uma grande parcela de jovens na Cidade do Cabo e em outras regiões da África do Sul. O nome do sorriso – Cape Flats – remete a um bairro da cidade do cabo onde é comum vermos a falta dos dentes e a gengivinha a mostra.

A aparência dos sorrisos é vista como “fashion”. Os jovens se sentem atraídos pelas gatas desdentadas e vice-versa. O veludinho frontal é visto como um coisa sexy. Uma das histórias conta que isso foi inventado por pescadores que não conseguiam se comunicar direito com seus colegas de profissão em outros barcos mais distantes. A extração dos incisivos permitia assobiarem mais alto um para o outro. Poxa, parece que esse pessoal nunca viu um apito de perto. Podiam usam até uma vuvuzela! 

E os dentistas de lá? Dizem que toda semana recebem pacientes jovens pedindo que seus dentes da frente saudáveis sejam arrancados. Jovens contam que não é difícil achar um dentista que faça isso por uns trocados a mais. A moda atinge mais as regiões pobres da cidade e a maioria afirma que aderiu à moda por pressão dos amigos. O restante do pessoal faz essa extração seriada como ritual de entrada em gangues, por exemplo. Isso já foi assunto para estudo científico – VEJA AQUI 

E aqueles que precisam mostrar o sorriso para trabalhar? Não tem problema, pois assim que arrancam seus dentes sadios, pedem para o dentista fazer um prótese parcial, também conhecida como perereca por aqui. Essa dentadura pode ser enfeitada com pedras preciosas ou ouro, dando um ar mais “chique” ao seu usuário. É o famoso “boca rica”. 

No final das contas, quem somos nós para julgar certas “tradições” que consideramos bizarras? Algumas pessoas fazem tatuagens, outras usam piercings em vários lugares do corpo, outras cortam o cabelo de maneiras extravagantes enquanto outros tiram seus dentes bons para ficarem parecidos com seus amigos. Fazer o quê?

Saiba mais sobre o Sorriso ao redor mundo:

SORRISOS DOS AMERICANOS X SORRISOS INGLESES

OS DENTES DA ETIÓPIA

YEABA TEETH – DENTES FORA DE POSIÇÃO

A MODA É USAR APARELHOS FALSOS NA CHINA

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto