Mais uma vez senti a necessidade de uma postagem sobre este assunto. Você pode ler aqui sobre O VALOR DE UMA EXTRAÇÃO DENTÁRIA. Com o recente falecimento de uma jovem de 18 anos em São Roque, interior de São Paulo, após receber anestesia odontológica para exodontia dos dentes do siso, é importante lembrarmos a população em geral sobre os riscos de procedimentos cirúrgicos e que a imprensa sensacionalista, às vezes, exagera e nos coloca em maus lençóis.

A reportagem foi ao ar no último domingo, dia 12/05/2013, no programa da Rede Record – Domingo Espetacular. O apresentador de voz esganiçada e característica já avisa, com uma cara de chateação: “Um alerta a quem vai ao dentista! Os riscos da anestesia.” A reportagem começa e a repórter, após apresentar a moça que sofreu a fatalidade, diz, com convicção: “Parecia um procedimento simples…” – Ei!!! Pera lá! Simples? Extração dos quatro dentes do siso? Se é simples porque a própria repórter não o realiza? O texto, de cara, já banaliza nossa profissão sem dó. 

O caso todo é explicado. O consultório da dentista é filmado, com nome, CRO e telefone. A voz da razão vem do delegado entrevistado: “É muito cedo ainda, até porque a justiça nem sempre corresponde a culpar alguém. A morte pode ter ocorrido por outras circunstâncias também, portanto, é prematuro atribuir alguma responsabilidade à dentista…” Pois é. O caso deve ser investigado com todo o rigor, mas acontece que o consultório da dentista já foi filmado e já apareceu para o Brasil todo ver, no horário nobre do domingo.

CLIQUE AQUI PARA VER A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA

Logo depois, a dentista concorda em falar sobre o assunto e suas palavras condizem com o que estamos acostumados no dia-a-dia clínico. Foi uma exceção. Uma fatalidade. Realmente, um procedimento de exodontia não pode ser considerado simples, mas é bem previsível e controlado. Depois disso, a reportagem entra no mérito profissional da anestesia odontológica e passa a informação errada de que vasoconstritor é usado para diminuir o sangramento. Na verdade, sua principal função é aumentar o tempo da anestesia. Anestésicos sem vasoconstritor duram de 20 a 30 minutos. Com o vasoconstritor, a anestesia dura horas, dando mais conforto ao paciente durante e depois dos procedimentos. Além disso, ficamos sabendo que ela usou a Lidocaína, um dos anestésicos mais usados pelos dentistas por sua comprovada segurança.

Aí temos a opinião de um toxicologista. Não a de um dentista. Porém, sua explanação foi bem decente. Parece que optaram por pegar um profissional de outra área para não fazer um colega dentista julgar a colega, já que isso seria anti-ético. Outra informação importante: o Conselho de Odontologia avisa que o perigo se dá após a aplicação de 10 ou mais tubetes.  As figuras mostrando onde as anestesias foram dadas são um fiasco desnecessário. As animações não condizem com a realidade.

Ficamos sabendo também, quase no final da reportagem, que a paciente estava tomando anti-depressivos e não havia informado a dentista sobre isso. O toxicologista alerta sobre as interações da anestesia com remédios anti-depressivos. 

Bom, aí a reportagem dá seu tiro de misericórdia: “A morte de Luciana lança um alerta sobre as anestesias aplicadas em consultórios odontológicos.” Na verdade, o alerta lançado é o do especialista toxicologista no fechamento da reportagem: “Se a pessoa estiver tomando qualquer remédio … ou estimulantes, ou … pessoas que estão usando drogas de abuso … ele precisa, para o seu próprio bem e para sua própria segurança, alertar para quem está aplicando anestesia”. Todo dentista sabe da importância de uma boa anamnese (aquela folha com os dados do paciente, histórico médico e odontológico) antes de realizar qualquer procedimento. 

Esse texto todo pode parecer um pouco de corporativismo da minha parte, mas após catástrofes como essas, as pessoas buscam por respostas e por culpados. É inerente ao ser humano. É preciso aguardar o laudo, que sairá em cerca de 30 dias para podermos entender o que realmente aconteceu. Todos nós ficamos extremamente tristes e consternados com a morte da jovem Luciana, mas ainda é muito cedo para jogar a culpa na anestesia do dentista. O programa não poderia ter esperado o laudo final para apresentar uma reportagem completa? Fica a lição: Não esconda nada do seu dentista, quando se trata da sua saúde e dos remédios que você toma.

LEIA MAIS – CUIDADOS COM ANESTESIA ODONTOLÓGICA

Um Abraços,

Equipe Dicas Odonto