Atendi um paciente esta semana com queixa de dor forte e pontadas na região inferior esquerda. Pedi para que ele tirasse sua prótese total inferior, conhecida popularmente com dentadura. Quando olhei para a prótese perguntei: “Onde você fez essa dentadura?” E ele me respondeu, sem alarde: “Fiz com um protético, amigo meu, no ano passado. Ele trabalhou na IMBRA, sabe?”
Na equipe de odontologia, cada profissional tem o seu lugar bem delimitado. O técnico em prótese dentária (TPD) ou protético é um profissional absolutamente necessário, parte integrante da odontologia, que tem como função confeccionar a parte laboratorial das próteses dentárias. Seu trabalho envolve fundição de metais, aplicação de cerâmicas, confecção de núcleos, de copings, montagem de dentes em dentaduras, acrilização e etc. Não confundir Protético com Protesista. Protesista é o dentista especialista em prótese.
O protético não pode mexer na boca do paciente. Todo seu trabalho artesanal é feito em laboratório. Na via normal dos tratamentos, para fazer uma dentadura, por exemplo, o dentista é responsável por toda a avaliação de como esta prótese vai ser, como vai ficar a mordida e qual vai ser a cor dos dentes, escolhida junto com o paciente. O dentista vai examinar toda a boca do paciente, ver o rebordo ósseo, a mucosa (quando não temos mais dente, não chamamos mais de gengiva e sim de mucosa), além de fazer um exame geral de saúde. É importante ressaltar que o dentista é o único responsável pela prótese entregue ao seu paciente. Portanto, não adianta colocar a culpa no protético, doutor! Se a prótese apresenta erros, eles devem ser corrigidos nas fases anteriores a entrega final.
Estando tudo isso bem claro, posso voltar ao absurdo que me fez escrever este post. Pacientes: Não aceitem que protéticos realizem próteses diretamente em suas bocas.
Podem dizer por aí que existem protéticos que entendem mais de dente que certos dentistas. Isso pode até ser verdade. Um protético com anos de experiência entende mais de dente do que um dentista recém formado, mas a boca não é só feita de dentes e ela não vem sozinha para a gente. Junto com a boca existe um indivíduo. Quem está habilitado para tratar de um paciente como um todo é o cirurgião dentista.
Alguém arrisca adivinhar o porquê da dor do paciente no lado inferior esquerdo? Vocês viram a figura da prótese. É uma calamidade. Os dentes estão tortos, com espaços. O protético “amigo da onça” ainda esqueceu dos incisivos laterais e enfiou um pré-molar a mais ali na esquerda. A parte rosa da dentadura está porcamente polida, com marcas de reembasamentos. Porém, não é só isso. A mucosa não estava machucada na região em que o paciente sentia a dor. Ao passar o dedo sobre a região, o paciente dava um pulo. E aí, alguém arrisca diagnóstico?
A minha hipótese diagnóstica é a migração do forame mentual. Vejam só: o nervo alveolar inferior “sai” de dentro do osso por esse buraquinho na frente da mandíbula, abaixo das raízes dos pré-molares inferiores (tem uma saída de cada lado – ver figura abaixo – forame mentual). Como o paciente perdeu seus dentes há muito tempo, o osso vai “diminuindo” em altura. “Abaixou” tanto que a saída do nervo que ficava na frente, ficou em cima, bem onde a dentadura se apoia. Para confirmar, o paciente precisaria fazer uma radiografia panorâmica, periapical ou mesmo uma tomografia do local. Como avaliei este paciente em um ambulatório, encaminhei o seu caso para um profissional especializado e recomendei que ficasse sem a prótese, quando possível.
Sem desmerecer os protéticos, mas como é que um protético vai diagnosticar isso? Eles não tem este treinamento. Seu treinamento é em anatomia dental, em oclusão, em materiais dentários e em laboratório. Não é da alçada dos nossos colegas de equipe de saúde bucal. Por isso, cada um no seu quadrado!
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Sou protética de formação, com diploma e tudo, e mesmo assim as fases laboratoriais não são 100% claras pra mim.
É como construir um prédio sem planta de engenheiro.
Quando cai, não adianta buscar culpados. Já é tarde.
Cada um no seu quadrado, sempre!
kkk pior é que existe muita gente de formação empirica que se entitulam protéticos… picareta sempre existiu e sempre irá existir na odontologia.. Pierre Falchard lutava contra isso desde os primórdios….
Bem sou TPD especialista em Prótese Total pela UNIFAES -SP
Com toda certeza do mundo essa pessoa não pode nem ser denominada de Protetico, e sim de fazedor de dentadura, pois um protetico com formação jamais faria um trabalho porco e mal acabado como esse. Sou professora em um curso de formação na cidade de Santos e uma das primeiras lições é deixar bem claro que Técnico em Protese Dentaria, nao atende paciente ele tabalha em um laboratorio de protese e sua habilidade toda é exercida sob um modelo de gesso que deve ser reproduzido de uma moldagem feita essa pelo cirurgião dentista…
Fico profundamente entristecida quando vejo uma publicação dessa denegrindo a imagem do Técnico em Prótese Dentaria.
Fica aqui minha indignação perante a um ser que se julga um TPD…
Abraços
Fabiana
Realmente, a gente ouve falar de muitos “protéticos” que são aventureiros. Aprendem olhando, depois fazendo meio nas coxas como aprendizes e não vão procurar um curso de treinamento para se estabelecer na profissão. Aí vai na “tigragem” como agente costuma falar por aqui. Assim esta pessoa continua trabalhando, sem respeitar os conceitos básicos e sem ter ideia sobre o quão rica é a esta profissão tão necessária na equipe odontológica. Obrigado pelo comentário, Fabiana.
Oi, estou avaliando cursos técnicos e estou em contato com a Unifaes, você se formou lá, pelo que li. Recomenda? O certificado emitido é valido para o mercado de trabalho?
Obrigada por seu tempo
Olá,sou formado pela UNIP. Não conheço os cursos da Unifaes. Boa sorte
Mais um belo post, Luiz! Percebo que às vezes há uma certa “rixa” entre protéticos e dentistas com relação a “quem fez a prótese” e merece os louros (e a culpa) quando ele fica boa ou ruim. Pois eu tenho convicção de que AMBOS fizeram à prótese, cada um dentro da sua atuação e competência. O técnico em prótese é parte fundamental do processo (e qualquer dentista que trabalhe com prótese e tenha encontrado um profissional competente como parceiro valoriza DEMAIS o protético). Porém, como você bem falou… e o resto do paciente? Aí entra o cirurgião-dentista, que precisa fazer a interface entre a fase laboratorial e a “boca desdentada”, prevendo as consequências da nova prótese na vida (e na saúde) do paciente.
Obrigado Ana por seus comentários sempre pertinentes! Abs!!!
Na boa! Esta prótese total está é muito boa… para sogra! 😉
É uma versão light desta dentadura que queria fazer pra ela. http://ortodontiaparatodos.com.br/2010/05/vampiros-existem.html
Se um dentadura for corretamente planejada e feita, a reabsorção que “deslocou” o forame mentual teria parado?
ótimo post!
Boa pergunta! Sabemos que a reabsorção do rebordo ósseo acontece de qualquer maneira. No caso deste paciente acredito que não seria possível “frear” a reabsorção, mas sim ter tentado evitar perder os dentes na região tão cedo. A perda precoce dos dentes é o principal motivo para o “diminuição” do tamanho do rebordo ósseo como vimos nas figuras acima.
Olá, eu sou formada em prótese dentária, amo minha profissão e também quero deixar aqui minha indignação perante certas atitudes no meio odontológico. Na verdade, não acredito que esse amigo seja de fato protético. Ainda que possa ter passado por algum curso não considero esse tipo de trabalho como o de um profissional.Essa prótese deve ter sido feita a frio, com acrílico auto e o encaixe dos dentes sem prova em cera, o que justifica a ausência de polimento. Fico triste com o fato, que vem a colocar em dúvida a conduta do profissional protético, mas quero assegurar que o mesmo não ocorre com todos. Acredito que trabalhamos em equipe, o dentista e o protético, e o respeito ao conhecimento de cada um é o que faz o sucesso das próteses e a satisfação do cliente.Mas desde já agradeço ao Cirurgião que postou sua opinião e esclareceu a muitos leigos a importância de se procurar o profissional adequado para sua necessidade.
Eugenia,picareta e assim mesmo!!melhor por a culpa no protetico que nao esta presente na consulta!!saudades de tu,garota.bjo
Esse ser não pode sequer ser chamado de protético!.. Chamar esse individuo de protético é um insulto a quem estudou para ter um registro no CRO. E vamos combinar q tem alguns dentistas tão profissionais como esse amigo da onça. Já peguei um caso onde o ser q s dizia protético, montou uma prótese total inferior com dentes superiores, o paciente usou a tal prótese por um longo tempo. E o dentista RESPONSÁVEL nunca notou essa proeza do seu PROTÉTICO, até q eu vi e a comuniquei. O Dentista havia moldado a prótese inferior para q eu montasse a prótese superior, foi ai q eu notei os dentes superiores na prótese inferior. E o dentista nunca havia percebido!..
Nossa, eu que sou filha de protético com 40 anos de profissão vejo que a pessoa que fez essa prótese é uma farsa. Agora tenho que defender a classe pois vejo muitos dentistas que meu pai trabalha marcarem os pacientes e ligarem pro meu pai para que ele mesmo faça o molde e veja a cor do dente! Inúmeras vezes já vi que o básico que é fazer uma moldagem o dentista não consegue. Infelizmente chego a conclusão que nem sempre é cada um no seu quadrado.
O famoso "jeitinho brasileiro" fez parte the confecção desta prótese…parece que foram usados somente dentes de estoque! Muy amigo!
Outro dia entrou um paciente "eu vim ver o protético". Corrigi "acho que você quis dizer protesista, dentista especialista em prótese. Sou eu. O protético não trabalha na clínica, ele só fica no laboratório". "Mas eu só faço prótese com protético".
vou retrucar?
Isso sim são dentes de estoque. O tal "protetico" usou o que tinha de sobra no estoque 🙁
Exercicio ilegal the profissão.
NO DECORRER DOS MEUS 30 ANOS DE TÉCNICO EM PROTÉSE DENTÁRIA, TENHO ACOMPANHADO MUITOS CASOS ILÍCITOS PRATICADOS POR PROTÉTICOS, MUITOS DELES SEM DIPLOMAÇÃO, COLOCANDO EM RISCO A SAÚDE BUCAL DE PESSOAS QUE IGNORAM O PERIGO QUE ESTÃO SUJEITAS. CREIO QUE UMA FISCALIZAÇÃO MAIS EFETIVA E EFICAZ PODERIA DIMINUIR ESTA PRÁTICA ABUSIVA E IRRESPONSÁVEL PRATICADA POR ESSES ELEMENTO.S
Apenas uma correção, enfermeiros podem sim operar sem a presença de um médico, incluindo a utilização de anestesia local, é claro que a cirurgia deve ser de interesse da enfermagem, que é o caso da episiotomia e episiorrafia entre outros, quanto a atuação fora do campo de trabalho sou plenamente contra, sou TPD e estudante de Odontologia, e acredito que cada um tem sua participação em uma equipe de saúde.
estou precisando muito de ajuda faz 10 anos que eu queria troca minha protes grassas adeus eu ia realisa o meu sonho de fazer meus dentes dai minha colega medeu o telefone do alexandre ele veio na minha casa dai mandei ele fazer eu queria de porcelana ele dize que seria mais caro mais eu dize nao faz mal eu quero ele dize e mil reas tudo bem pode fazer so que ele veio muito rapido nao deu tempo para mim pedir um comtrovante ele saiu muito depresa mais de pois que ele foi em bora eu tirei e comprovei nao era de porcelana era normal tei mais nao estou comsequindo usar doi muito dai telefono para ele mais ele so me engana diz que vem mais nao vem. quero sabe com posso resolve isto preciso muito de ajuda como fazer que ele venha na minha casa muito obrigado
Desculpe-me Janete, não entendi uma coisa, o dentista foi na sua casa? Tem certeza que foi dentista que atendeu a senhora?
“Dentadura”de porcelana?
Desculpa não entendi isso.
Era uma ” dentadura” ou um “ponte” fixa?
Eu como paciente queria apenas saber o porque que os dentistas cobram tão caro uma prótese em relação ao que o protético cobra, em um país de desdentados?
Estou passando por dificuldades financeiras e justamente agora vou ter que trocar uma ponte fixa de 5 elementos (eram 4). Nem fui ver ainda orçamentos mas sei que se o protético cobrar R$ 200,00 por dente o dentista cobrará no minimo o dobro e ai não tenho como pagar. Minha saída seria pagar ao dentista a preparação que já não vai ser pouco porque tenho que retratar canais e ao protético diretamente a prótese levando é claro o molde, mas isso não pode porque tiraria o lucro do dentista então ele nem faz ou se fizer vai cobrar tão caro quanto se fizesse a prótese com ele mesmo. Outra coisa também é que nem todos os protéticos trabalham com qualidade ou seja por melhor que a moldagem seja feita o serviço ainda pode sair mal feito devido a inaptidão de alguns profissionais. Como existem maus dentistas também existem maus protéticos.
Resumindo: o que quero dizer é que em alguns casos, como o meu de falta de recursos o dentista poderia abrir um pouco a mão de seus lucros e deixar que o paciente leve o molde a quem quer que seja e esclareça que se não ficar bom ele não vai se responsabilizar.
Olá Gustavo. Precisa ver realmente essa história do “lucro” do dentista por “cobrar o dobro” do que o protético cobra. Em primeiro lugar, o protético não pode encostar em boca de paciente. Ele não está habilitado para atender pacientes assim como os dentistas. Essa história de ir ao protético com os moldes que você falou não existe. Pelo menos, não deveria existir, porque o protético está habilitado para realizar todos os serviços laboratoriais relacionados com a odontologia. Se o protético mexer na boca de algum paciente está correndo um sério risco de exercício ilegal da profissão. Sobre o dentista cobrar o dobro, lembre-se que nem tudo isso que sobra será lucro do dentista. A gente usa e paga todo material necessário para realizar próteses como moldeiras, materiais de moldagem (são vários tipos e alguns bem caros), gesso, escalas de cor, brocas para preparo e ajuste, alta rotação, materiais especiais de medição como plano de fox, compasso de Willis, especímetro e etc. Existe o custo de toda infraestrutura do dentista – aluguel, luz, água, telefone, recepcionista, faxineira, impostos, manutenção de equipamentos, entre outros. E olha que nem coloquei aí o que vai sobrar para o dentista colocar no bolso efetivamente. Eu sei que vivemos em um país desigual com um povo muito sofrido que trabalha muito para ganhar pouco, mas isso não é culpa e nem responsabilidade dos dentistas. Poderiam votar um pouco melhor nesta próxima eleição? Não é porque trabalhamos com saúde, assim como os médicos, que temos que trabalhar de graça ou fazer caridade. Esse é nosso trabalho e ganha pão. Precisamos sustentar nossas famílias também. Infelizmente, se você não pode pagar, sugiro procurar cursos de especialização em universidades de odontologia ou Associações de dentistas (Como ABO e APCD – procure na Internet) onde você conseguirá preços mais abaixo do mercado e bom atendimento. Pode tentar procurar tratamento nas UBSs ou CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas) do governo. Não foi esse governo que fez propaganda durante vários meses que aumentaram em sei lá quantos porcento as próteses dentárias no sistema público de saúde? Cobre deles!!! Segundo a constituição, o governo deveria dar saúde para todos. Nada de ficar passando com protético para que ele faça o trabalho do dentista. Boa sorte.
O pior de tudo é quando o dentista não tem a mínima competência para realizar as tais fases anteriores, tenho trabalhado com muitos dentistas ao longo de minha carreira e presenciado aberrações como moldes que só recebem o gesso após duas horas ( claro que o alginato já tava ressecado )…: próteses com reembasamentos extremamente mal feitos….: e outras coisas mais, fora que tive alguns clientes dentistas que nem sabiam o que era ‘linha mediana’… e ainda levei foras de alguns profissionais formados do tipo ” eu sei do que estou falando e você só tem que fazer o que digo” Resultado = era comum as próteses voltarem para – ora vejam – repetição, e que eu nem fizesse o mínimo caso de cobrar novamente, porque o erro , segundo eles, era meu ( interessante que eu não vi a boca da pessoa tampouco o processo de prova na cera nem nada, o serviço só chegava pra mim como ‘pode terminar, ta tudo ok’ )
Fica bem difícil trabalhar assim.
Desculpem-me , não basta ser dentista, tem que ser bom no que for fazer. Assim os “quadrados” co-existem harmonicamente.
Cabe aqui um P.S.
Fora os preços estratosféricos que são cobrados nas próteses dentárias, deixando a população pobre, em algumas regiões do país, completamente sem assistência alguma, por conta de que o profissional de odontologia neste país é mais um modelo de hipocrisia e ganância, como em todos os outros setores da sociedade.
Acho que essa soberba na odontologia deveria acabar, mas sei que não acabará, fora que quem faz a legislação são os diletos colegas cirurgiões-dentistas mesmo , então nada mais “natural” que puxar a sardinha para sua brasa.
O exemplo da enfermeira não cabe lá muito bem aqui não, porque um protético não vai executar nenhum ato cirúrgico no paciente e existem sim, protéticos que podem ser considerados mestres em suas áreas. Todo esse assunto é muito envolto numa aura de presunção e arrogância. Na prática vejo dentistas completamente perdidos em seus consultórios quando o assunto é protese dentária, principalmente as removíveis.
A foto da prótese ( muito mal feito o serviço, por sinal ) é tendenciosa, porque não colocou também uma foto de uma prótese perfeita , executada por um protético?
A legislação dos vários Conselhos neste país é um lixo como todas as outras legislações.
E cabe aqui, para quem não sabe, que o custo de uma prótese dentária sai por menos de 5% do valor total cobrado pelos diletos colegas dentistas, que é abusivo. Gosto de deixar as pessoas cientes disso porque dinheiro, neste país espoliado, é difícil de ganhar, principalmente para as camadas mais baixas da população que não são assistidas por ninguém, nem pelo governo nem pelos colegas.
EM tempo – sou TPD e trabalho no laboratório de uma excelente cirurgiã-dentista, a qual é também minha mãe.
Boa tarde
Olá Humberto. Percebi que os nossos colegas TPDs tendem a ler este post com algumas pedras na mãos para depois atirá-las nos dentistas após o término da leitura. O objetivo da postagem é conscientizar a população para que as pessoas não aceitem fazer próteses diretamente com o protético, procedimento bem comum em regiões mais carentes ou nem tão carentes, pelo Brasil afora. Não tenho nada contra os TPDs, muito pelo contrário. São essenciais na equipe de saúde bucal e pode ler novamente a postagem para ver o que escrevi – a responsabilidade sobre as próteses é do dentista. Sempre. É óbvio que existem protéticos que são mestres em suas áreas. A prótese é quase como uma arte. Posso te falar que também existem protéticos que cobram uma fortuna pelo seu trabalho e os dentistas pagam por ele, porque vale. Sou contra soberba na Odontologia. Apenas relatei um caso que chegou em minhas mãos de um paciente que estava sentido dores horríveis por causa de uma prótese que foi feita errada, direto com o protético, sem intermédio de um dentista. Acredito que a maioria dos protéticos não se prestaria a fazer isso, nem a fazer um serviço feio desses, mas usei este caso para alertar a população que às vezes não sabe a diferença de um protético e de um protesista. Boa Tarde.
Permita-me alguns comentários “dileto” colega, já que tbem sou protética diplomada.
-O fato de exisistirem maus dentistas, não justifica maus protéticos, que cometam crime de “exercício ilegal da profissão.
-Eu tenho como parceiro um ótimo profissional e quando acho necessário solicito o auxilio dele para analisar côr, até porque, como bom profissional que vc é, deve saber que côr tem um lado de percepção muito importante. O que eu vejo A2 ele pode ver A3 e duas cabeças pensam melhor. Isso é parceria.
-Protético trabalha no gesso, e deve se limitar a isso.
-Dizer que o trabalho do protético custa 5% do valor final, no mínimo, denigre o próprio trabalho, até porque quem tem o mínimo de inteligência e conhecimento sobre o assunto, sabe que isso é mentira.
-Não faço benemerência. O governo não custeou meus estudos, pq eu devo assistir os que devem ser assistidos por aqueles em que votam?
-Sinto muito que essa seja sua visão dos profissionais com os quais você trabalha, apesar de querer crer que vc não está generalizando, mesmo porque, se fosse assim, os adjetivos usados no seu texto – Preços estratosféricos, soberba, arrogância, hipocrisia, ganância – se aplicariam também a sua mãe, que é dentista (segundo vc)
Em tempo: Sugira a ela que abaixe os preços das próteses em 95%, eu, infelizmente não consigo.
Em tempo2: Em nenhum momento o colega do blog generalizou a “porcaria” da foto como regra.
Felizmente, diferentemente da sua visão sobre a nossa profissão, eu e meus colega reconhecemos imensamente a existência de ÓTIMOS profissionais.
E bem educados.
Dona Célia Barral, também a nomeio como “dileta” colega, com aspas.
Não entendo o porquê do seu incômodo com minha opinião, já que moramos no mesmo país e onde as opiniões podem ser dadas livremente.
Em nenhum momento ofendi o autor da postagem, e se o fiz peço desculpas somente a ELE.
Ponto.
1 – concordo com sua assertiva;
2 – parceria é sim, extremamente importante quando o profissional com o qual se está trabalhando é competente;
3 – quem trabalha e se limita a gesso é gesseiro, não TPD – os dentistas sabem muito bem da importância da nossa profissão, até porque se todos forem dispender suas horas de expediente para a confecção de próteses só farão isso (visto que toda prótese leva um tempo muito considerável para se fazer) daí acabam-se restaurações, extrações, canais e limpezas, pivots e o todo o resto;
4 – eu não falei que o trabalho do protético custa 5% do valor do serviço, eu falei em custo FINAL – materiais e você sabe muito bem disso. Aliás, qualquer pessoa pode fazer um apanhado de preços no comércio e fazer as contas. Uma prótese que custe a ‘bagatela’ de 1000 a 1500 reais para o consumidor final em um consultório dentário teve um custo de material de pelo menos uns 50 reais, usando VIPI e cia ltda, se for um “dentinho” melhor uns 70 ou 80 reais. Super faturar o preço final é extorsivo sim. Fora que muitos ( muitos mesmo ) dentistas pagam mal, caloteiam e querem tudo ‘pra ontem’ – sei disso e excelentes protéticos que conheço também sabem e sofreram com isso;
5 – benemerência, como a senhora citou, realmente não é seu ponto forte nem nunca será;
6 – e não generalizo: uma parcela considerável de dentistas agem assim sim, principalmente os recém-chegados ao mercado ( graças a Deus conheci veteranos fora de série que esses sim, são/eram dentistas por excelência ) e minha mãe não se enquadra no citado grupo não, e não vou sugerir nada a ela – ela já faz benemerência por conta própria e NUNCA teve prejuízo com isso, muito pelo contrário, e que não cabe citar o quê aqui porque não te interessa.
Muito me admira essa sua ‘defesa’ aguerrida pela classe, estranho, mas como é “cada um em seu quadrado” continue no seu.
E findo aqui minha opinião e fim de papo. Se não gostou estou pouco me lixando, “dileta colega”. Se o autor do ótimo blog achar que deve excluir meu comentário, tudo bem, o blog é dele, e como tudo neste país espoliado se resume a censuras, não ficarei de modo algum ofendido.
De todo modo, não voltarei para ler réplicas de ninguém, dei meu recado , gostem ou não.
Boa noite ao autor do blog .
Seu Humberto, que pena que o senhor não lerá, mas não vou me furtar a escrever.
Defendo sim a classe, as duas, porque faço parte delas.
Se for capaz de interpretar textos, verá isso.
Há uma enorme diferença entre “trabalhar no gesso” e “trabalhar com gesso”.
O senhor disse sim, que o custo da prótese sai por 5% do valor final. Sinto muito por essa visão, pq o preço da prótese não é apenas material, aliás, o maior valor é o imaterial (aqueles anos de estudo e dedicação que o senhor teve pra poder oferecer qualidade ao seu cliente) que somado a custos + lucro conferem o valor final.
Eu desconheço um bom protético que faça uma PT, ainda que com VIPI, e cobre R$80. Nem quero conhecer.
“O valor do seu trabalho é o valor que vc dá a ele.”
Minha benemerência, não é da sua alçada.
E, quando se posta um texto na internet, deve-se estar preparado para réplicas.
Em tempo: Estamos numa democracia SIM e isso nos permite ter opiniões diversas, mas não me faz ter que concordar com a sua.
Essa é minha opinião. Gostem ou não.
sou tpd e acho que dentista não deveria se meter nesse negocio de proteses dentárias a menos que ele quisesse e soubesse confeccioná-las. a maioria deles não entende piroca nenhuma e muitas vezes estragam a peça depois jogam culpa no prtético.
isso é jogo de sindicato querer atrelar protético a dentista para serem explorados.para trabalhar a troco de merrecas.alguns dentistas não sabem nem mesmo fazer uma moldagem. eu na condição de cliente iria diretinho a um protético de minha confiança,que eu tivesse boas refer~encias dele.eu quebro muito a cabeça com dentistas burros.
Olá Severino. Infelizmente existe essa “briga” entre dentistas e protéticos em alguns casos. Se o dentista manda o paciente ao protético para ajustar a peça, isso está errado! A responsabilidade perante ao paciente é toda do dentista. O laboratório de prótese é um serviço terceirizado pelo dentista e o dentista não pode entregar um trabalho que ele acha que está ruim e depois colocar a culpa no protético. Isso está escrito lá na postagem! Não acho que o governo deveria autorizar protéticos a mexerem na boca dos pacientes. Se o protético tiver esta vontade de mexer na boca do paciente, ele deve fazer uma faculdade de odontologia e virar cirurgião dentista. Se o dentista mandar uma moldagem ruim ao protético, o certo seria o protético devolver o serviço e pedir repetição, não é? Temos que ver os dois lados da moeda. Não sei porque os protéticos se revoltam com esta postagem. O objetivo dela é mostrar que um protético em especial fez uma dentadura dessas sem o intermédio do dentista, exercendo ilegalmente a profissão e trazendo muita dor para um paciente. Não é contra todos os protéticos. Se você acha que está ganhando “merrecas” talvez seja a hora de mudar de profissão ou se especializar e cobrar mais caro pelo seu trabalho. Boa sorte.
só uma correçãozinha do que disseram antes.-que o dentista arca com todo o material para a confecção das peças, isso é mentira .O dentista cobra o dobro do preço mas o protetico é que gasta com material.o protético não pode meter a mão na boca, mas quando o dentista se enrola manda o cliente procurar quem pra ajustar a peça? O PROTÉTICO!!! Então porque ele mesmo não resolve?
Eu acho que o governo deveria reformular a lei. abria um programa para ajudar esses protéticos que ja estão ha muito anos na estrada. fazia uma bateria de testes pra ver se realmente sabem trabalhar, agora fazia uma boa capacitação pra corrigir alguma deficiencia e autorizava que pudessem trabalhar solo se responsabilizando por seu trabalho. auguns vão fazer uma caquinha de vez em quando? sim. E não é verdade que dentistas fazem caquinhas todo dia por aí afora?
porque a protése de cima ficou boa e a de baixo não fui uma 6 vezes ja pra tentar arrumar e cada vez fica pior quando apreta d mais doi e folga rapidamente não posso mastigar nada fica so saindo eu não quero mais o que posso fazer dei entrada e falta 4 tem que pagar mesmo asim tendo prejuiso não tenho condições de outra me ajude por favor tenho sofrido bastante meus labios de cima fica inchado tambem não sei se aoutra ta boa ou não . fico agradecida se me ajudar uma boa noite
Não sou nem protético nem dentista. Tenho 68 anos, perdí os dentes superiores há alguns anos, consultei com dentistas caros, com mais em conta, perdí alguns dentes inferiores, tinha ótimo dentista que me fez as 2 primeiras proteses, mas ele faleceu, fiz com protético a superior, paguei caro e ficou uma porcaria, continuo usando a antiga q até está quebrada no canto, e ele fez uma inferior desse material mole, sofri muito até eu mesmo dar uns acertos nela. Agora vem o 13º salário, queria fazer pelo menos a superior, mas tenho medo de jogar fora o dinheiro outra vez. Difícil encontrar dentista competente e que não explore. Se alguém souber onde tem, por favor, me avise pq há muito tempo não sei o que é comer com prazer.
Sugiro procurar um dentista especialista em prótese ou conversar com seu próprio dentista sobre uma repetição da prótese inferior ou outro planejamento. Boa sorte.
Olá, Boa tarde!
Gostaria de uma orientação, eu e minha mãe fomos em um consultório de um dentista e solicitamos uma dentadura pra ela com o material de porcelana ( vr de R$ 2.800,00 ), aí depois de várias provas foi feita a dentadura final que não ficou boa. Pedimos à ele que fizesse novamente, ele refez o trabalho e no final entregou uma dentadura com o material inferior ao que contratamos. Tenho como provar pois ele nos deixou com a parte inferior da primeira. Como eu posso provar legalmente que o material foi inferior? Tenho como conseguir um laudo de um protético dizendo que os materiais são diferentes? Sinceramente não quero levar isto a justiça, quero chegar num acordo com o dentista, mas ele teima em dizer que o material é o mesmo. Já paguei R$ 2.000,00, sei que ele fez várias provas e deve ter tido lá seu prejuízo, mas desde o ínicio minha mãe disse como queria a dentadura ( mais cheinha na parte da gengiva ) e todo problema rolou por conta disto. Não acho justo ficar com o material inferior, enfim. Por favor se puderem me orientar eu agradeço.
Olá Andréa. É sempre melhor tentar negociar direto com o dentista. Acho estranho uma dentadura de porcelana. Isso é incomum. Se for prótese sobre implantes ok, mas dentadura geralmente é de resina. O que pode aumentar ou abaixar o preço dela é a qualidade dos dentes escolhidos, a mão de obra do dentista e o valor cobrado pelo laboratório de prótese. Outro problema é esse pedido da sua mãe da prótese ser “grossa” na gengiva. Prótese não é cirurgia plástica. Ela melhora o suporte do lábio, mas não faz milagre. Depois a pele fica esticada ao redor dos lábios. Não acho interessante. Como você sabe diferenciar o material ? Se não houver acordo entre as partes, aí você pode procurar seus direitos com ajuda de um advogado. Só que veja que você nem pagou pela totalidade do serviço combinado. Essa relação profissional paciente é bem complicada e o que é combinado antes não sai caro para nenhum dos lados. Boa sorte.
com o numero crosp,da pra saber se o dentista esta dizendo a verdade,o meu dentista diz que é formado pela usp,e é professor tambem da usp,como acreditar nele,vou fazer alguns implante com ele.
bom dia a todos preciso de um protesista de confiança e profissional, os quais que já me consultei e fiz tratamento nao resolveu nada, só tive gastos, infelizmente não tenho nenhum amigo protesista que poderia confiar em seu tratamento, alguem poderia me indicar um em sp – capital de preferencia região central ou leste. obrigado.
Pode tentar usar a Internet para descobrir. Não vejo o porquê de um dentista mentir sobre sua formação. Boa Sorte.
Pode tentar usar a Internet para descobrir. Não vejo o porquê de um dentista mentir sobre sua formação. Boa Sorte.
Olá moro em betim e gostaria qui mi indicasse um bom dentista que fizesse uma excelente dentadura pra minha mãe !!Desde já agradeço muito obrigada
Olá, infelizmente não conheço nenhum dentista aí em Betim.