Já falamos aqui da empresa líder de mercado em pastas de dentes que adora inventar problemas na sua boca. Agora, sua principal concorrente escalou nomes de peso para mostrar seus dados tolos e simplórios sobre saúde bucal. Vamos analisar friamente a nova campanha da marca de pastas de dente azulzinha.
A propaganda da pasta azul começa com Luciano Huck vomitando dados sobre gengivite no Brasil e os números passam bem grandes atrás dele. “Sabia que uma em cada duas pessoas tem gengivite no Brasil?” – ele pergunta. De cara, quem é leigo, faz uma conta de cabeça e se surpreende: “Poxa, metade da população tem esta tal de gengivite…”. ERRADO!
Quem está ligado nisso ou quem perde um tempinho conversando com o Google já descobre que a última pesquisa feita sobre os dentes dos brasileiros apontou que cerca de 20% de brasileiros são desdentados. Para ter gengivite, tem que ter dente! Quem é acadêmico de odontologia me responde aí – Chamamos o tecido conjuntivo queratinizado em volta do dente de gengiva e quando o dente está ausente o nome do tecido que recobre o rebordo ósseo é … (*resposta no final do Post)
Nos primeiros 3 segundos do reclame eles já mentiram para você. O que esperar do restante? Pasmem, Luciano Huck não sabia sobre estes dados e responde sua própria pergunta lançando mão de uma piada que eu costumava fazer na 6ª série: “Não??? Nem eu!!!”. Aí ele introduz o novo lançamento da marca em questão – que em seu nome usa um sinônimo da palavra “bucal” e uma letra do alfabeto.
Ok. A outra marca lá quer salvar o mundo das cáries… hum… vamos focar na gengivite? Louvável, mas muito fake. Não quero criticar o pessoal do marketing, até porque, parece que eles sabem o que estão fazendo – as duas marcas mais fortes do mercado brincam com frases e números de benefícios que seu produto traz – mas dá à entender que as campanhas seguem a mesma linha tacanha. Sei lá. Voltemos à propaganda:
Na sequência, um dentista famoso entra em cena para falar de alguns benefícios da pasta e vemos a parte louvável da campanha – ao comprar a pasta ou ao compartilhar a página deles no Facebook, você estará contribuindo com a Turma do Bem. Ok. Interessante ver uma empresa grande entrando de cabeça em uma causa nobre. Mas eles não estão imitando a outra empresa, que fez uma campanha contra a fissura labial, inclusive com este mesmo apelo às redes sociais, né? Tá bom, tá bom. Isso não vem ao caso. Quanto mais gente ajudar projetos como esses, mais a sociedade e saúde bucal em geral têm a ganhar. Minha birra não é com isso.
O que me entristece é esse apelo singelo sobre saúde bucal. É muita propaganda para pouco produto. Fui ao site da nova pasta desta empresa e nem a composição completa da pasta eu encontrei. Sorte que eu tinha uma aqui em casa – não há nada de super novo. São quase os mesmos componentes, com pouca mudança. Nada que uma escova de dentes sem pasta nenhuma não pudesse remover dos dentes. O Flúor está lá, firme e forte. Ele é importante sim, mas nada específico contra a gengivite. Fio dental! Esse é bom para evitar a gengivite! Ou quem sabe as escovas interdentais? Ótimas também contra a gengivite.
Aí tem lá no site deles: O que é Periodontite – “Periodontite é uma forma mais grave de gengivite (cuma???). Nesse estágio, a inflamação também afeta o tecido que conecta o dente à sua cavidade e ainda o osso da mandíbula (e a maxila?) que contém as cavidades dos dentes…”. Gente… Acadêmico! Me ajuda aí! Simplificar a explicação não é mudar o conceito.
Bem, fica aí meu desabafo com essas campanhas dos 7 benefícios, dos 12 problemas que depois viraram benefícios, da pasta que cura tudo e das informações erradas que elas passam para a população em rede nacional e em horário nobre. Vem falar que o efeito dura 12 horas? Mesmo se você comer alguma coisa? Ah, conta outra …
(*) Mucosa.
Veja outro post sobre POLÊMICO o assunto – AQUI
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Olha, essa é uma experiência pessoal, claro, mas a tal da pasta azul, depois de eu usá-la continuamente por 1 semana, conseguiu é deixar a minha mucosa sangrante (principalmente na região do lábio inferior). Interrompi o uso, acabou o problema. Abrasiiiiiva… 😉
Aconteceu a mesma coisa comigo :’-(
Gostaria de deixar aqui explícito que fiz uso da pasta e minha mucosa inferior também descamou! Já é o segundo relato! Minha paciente que apresenta sensibilidade dentinária usou a tal pasta sensitive e sabem o que aconteceu??? Ela não conseguiu abrir a boca de dor após 2 dias de uso! Suspendemos a pasta e a dor agora está diminuindo! A OralB deve retirar estas pastas do mercado porque elas estão causando graves alergias. Quero ver até onde isso vai dar. Abçs.
Poxa, obrigado pelos seus relatos. Eu não sabia disso. Vamos acompanhar. Bjos.
Eu e meu irmão utilizamos o creme oral Oral-B pró Saúde e ambos tivemos escamação e vermelhidão na boca. Meu irmão deixou de utilizar o produto logo após a primeira escamação, no entanto, insistente que sou, acrescido ao fato da refrescancia bucal, continuei a utilizar o creme dental por mais de 03 semanas. Não bastasse a vermilidão que nunca passou, ainda surgiram manchas vermelhas em meu corpo. Fui ao hospital, fiz todos os exames possíveis, inclusive coração e os médicos chegaram à conclusão de que era de fundo alérgico.
Interropi a ulização.
Curioso que sou, duas semanas após alta do hospital e dos exames médicos retornei ao uso do creme dental supra mencionado e, pasme, as manchas vermelhas no corpo retornaram.
Entrarei em contato com a P&G, mas acredito que receberei a mesma resposta que todos aqui.
Suspenda o uso do produto. Já tentamos contato com a P&G e nada. O que podemos fazer, por enquanto, é suspender o uso e parar de recomendar aos nossos pacientes.
Olá tb tive problemas com o creme dental, minha mucosa ficou toda machucada, mas vamos dar a César o q é de César……..o fio dental dessa marca é td de bom!!!!!!! O tal de pró-saúde é o melhor q usei até hj, to falando daquele da embalagem prata!!!!!
Obrigado pelo seu comentário, Michely. Eu gosto mais do fio dental ou fita dental expansion plus encerado de outra marca. É mais caro, mas vale o preço. Bjos.
Usei a pasta de dente que aliás recebi em amostra, um tubinho minúsculo e antes de chegar na metade dele vi minha mucosa também descamando !
Aliás, como você mesmo disse, nada melhor que uma boa escovação e fio dental para evitar a gengivite/periodontite… Desde o início da propaganda achei muito apelativa ao anunciar um creme dental que extermina essas doenças!
Quando fui ao coquetel de lançamento da tal pasta recebi algumas amostras grátis e resolvi testar…. Não gostei muito do sabor e muito menos da sensação de boca seca que ela causa após a escovação, mas continuei usando… Dias depois minha mucosa começou a descamar toda… Principalmente a mucosa jugal e a mucosa do lábio inferior…. Eu fiquei pensando… O que é isso??? Como boa patologista…rs Pensei no que eu comi, bebi ou usei de novo… E lembrei da pasta… Suspendi o uso e tudo voltou ao normal… Ou seja, nunca recomendei e nem distribuiu as amostras…
Também usei a pasta e tive descamação, e uma sensibilidade horrível nos dentes, cheguei a comunicar a representante da marca, e obtive como resposta, que não havia relatos semelhante ao meu. A pasta é muito ruim.
Mandei e-mail para o fabricante. Vamos aguardar.
Vamos divulgar!!!!!! Nossos pacientes terao resultados horriveis se continuarem a usar a pasta! Abcs
Ainda bem que não usei as minhas amostras.
Não sou São Tomé, prefiro acreditar em vcs.
Pior que nem doar eu tenho coragem.
Vou guardar na gaveta até vencer, daí fico com a consciência mais leve!
Recebi também, de brinde, a tal da pasta de dentes nova. Resolvi testar e obtive um resultado semelhante ao dos colegas, descamação da mucosa jugal, gengival e sublingual, culminando em 12 ulcerações ao todo. Depois de muito sofrimento, dor e tudo mais (imaginem 9 aftas debaixo da língua e outras 3 na mucosa jugal) parei pra pensar na causa daquilo tudo e para minha surpresa, era a tal da pasta “azul”. Suspendi o uso e comentei com alguns colegas, que relataram o mesmo problema, porém não tão acentuado =/
Laís, mandamos e-mail para a empresa contando o problema. Sugiro que faça o mesmo, lá no site da pasta azul. Obtivemos resposta com muitas perguntas sobre número do lote e se temos problemas de alergia, sugerindo que a empresa vai culpar o usuário da pasta ou algum lote problemático. Mande um e-mail com todas informações possíveis, relatando suas alergias (ou falta delas), número do lote do produto e mesmo que você não use mais, guarde o produto com você. Estamos esperando algum posicionamento sério da empresa, que até agora só fez mais perguntas, ao invés de dar alguma resposta ou ação propriamente dita contra o possível problema com seu produto. Estaremos de olho! Boa sorte.
Pessoal, essas reacoes parecem alergia ao triclosan, que em alguns produtos eh colocado em alta concentracao, justamente por ser anti-microbiano; por isso eh usado em dentrificios “contra gengivite”… Se alguem tiver parestesias dos dermatomos do ervo trigemeo, isso tambem eh causado pela hipersensibilidade ao triclosan… abracos!
Segundo a Dra. Ana Tokus, a empresa explicou que essa “descamação” é um tipo de esfoliação causada pelo Fluoreto Estanhoso. A proposta da pasta é de uma limpeza profunda e remoção de células mortas. Eu já acho que este não é o propósito de uma pasta de dentes. A empresa fala sobre uma “não-adaptação” das pessoas à pasta. Se tem tanta gente que não se adapta com o produto, eu não me sinto seguro em recomendar. Simples assim. Lembrando que ainda pode ser mesmo uma alergia ao Triclosan como foi sugerido no comentário acima. Mais um motivo para eu não recomendar.
Onde está o nosso CFO e CROs que fzem vista grossa??Por isso nossa classe é tão desvalorizada.Apenas os cirurgiões-dentistas tem condição de indicar produtos aos seus clientes por intermédio de uma receita.Sempre em minhs palestrs falo sobre isso.As propagandas enganosas estão a todo vapor na odontologia.E quem tem que coibir isso está sentado em seu gabinete alienadamente recebendo as ANUIDADES de nós profissionais.Isto não acontece só com estes produtos.Acontece com outros cremes dentais(colgate total 12) e produtos de clareamento, vendidos indiscrimidamente.
diz que todo sagramento é só gengivite e periodontite nao sangra
A classe deveria se unir e começar a informar a população sobre às mentiras contadas e contidas nessas propagandas
ameiiiiiiiiiii esse post, não sou dentista mas amei de paixão toda sua explicação.
Obrigado Alê!
Há 15 dias, eu e minha esposa compramos o creme dental Oral-B Pró-Saúde (o da caixinha azul) e passamos a usá-lo. Com dois dias de uso, nós sentimos um desconforto no interior da boca e nos lábios. No terceiro dia, as gengivas ficaram irritadas, a mucosa jugal (lado de dentro das bochechas) começou a ficar áspera e descamar e a sensibilidade dos dentes ficou aflorada. Achamos que poderia ser algo que tínhamos comido, pois os dois apresentavam sintomas semelhantes. Continuamos usando a Oral-B e com cinco dias, a dor nos dentes generalizou, principalmente na minha esposa, que sequer conseguia comer, pois os lábios também incharam. Eu ainda desenvolvi uma alergia horrível e tive que tomar Histamin para resolver. Com dez dias de uso contínuo e ainda sem saber que poderia ser do creme dental, nós escovávamos mais e mais e a sensibilidade nos dentes aumentava progressivamente. Após doze dias, nós resolvemos comprar a Colgate Sensitive e com três dias usando já melhorou bastante. Procuramos na internet e descobrimos dentistas indignados com a Oral-B Pró-Saúde, pois também tiveram tais reações e muitos outros consumidores integram a lista de reclamações. A P&G se limita a dizer que tudo é uma questão de adaptação, mas não é, pois a dor é insustentável. Para vender o estoque do produto importado da Europa, a P&G baixou o preço desse creme dental de R$4,50 para R$1,80, mas não retirou de circulação. ABSURDO. ONDE ESTÁ A ANVISA?
O mais ultrajante disso tudo é que não é a ANVISA que cuida das pastas de dente, porque elas não são consideradas medicamentos. Parece que as empresas fazem o que querem mesmo. A Dra. Ana Tokus (linkada na postagem) do Blog Medo de Dentista e do Blog Odontodivas fez o teste e teve os mesmos problemas que vocês tiveram, Cesar. Ela fez uma reclamação formal e educada para a empresa que simplesmente ignorou, dizendo que seria uma questão de adaptação também. É por isso e por outros motivos como as propagandas das tiras clareadoras que não indico mais Oral B e nenhum dos produtos porque podem causar desconforto aos meus pacientes. Boa sorte e melhoras!
Obrigada mesmo, acabo de descobrir o porquê da escamação na minha boca. Saberiam me dizer que pasta é mais suave, menos abrasiva e confiável?
Mesmo assim, seria bacana você procurar um dentista para ter certeza sobre os seus sintomas. Pastas de dentes mais comuns, mais baratas, sem muito “frufru”. Precisam apenas ter seus componentes de limpeza e flúor. Boa sorte.
sou acadêmica e concordo com você, eles "pintam" uma imagem desse creme dental que é surreal! Parabéns pela postagem!
eu usei a pasta azul-pró saúde e acabou com a minha mucosa jugal..
me causou irritação e descamação.Nunca mais usei produto nenhum dessa marca..
Da empresa “AZUL”, só a escova de dente presta. Os cremes dentais são super abrasivos, agridem a mucosa e são capazes de verdadeiros destroços. Quando recebo de brinde, uso para limpar o vaso sanitário. ¬¬
Olá… compartilhei do mesmo problema com o creme dental Oral B Pró Saúde. Lábios inchados e boca vermelha e adormecida.Após a interrupção do uso , tudo voltou ao normal.
Mandei um e-mail para P&G e recebi como resposta um bonito (control v) , resposta automática sem o mínimo de atenção e respeito com o consumidor .
Um absurdo e um descaso!!!
Essa semana, fiquei sabendo de uma médica, dermatologista, minha amiga, que teve problemas com a pasta também. Ela teve lesões de língua, lábio e bochecha. Se a P&G não se importa, eu não recomendo mais nenhum produto deles já faz algum tempo. Não me sinto seguro em usar comigo e nem de recomendar aos meus pacientes. Um absurdo mesmo.
bem esclarecedor, obrigado por ajudar pessoas leigas como eu a não cair em ciladas !!!
Comecei a escovar meus dentes com a Oral B Pro Saúde e notei que a minha mucosa estava grossa e descamando. Não sabia o que fazer. Não havia tomado nada que me fizesse mal. Foi então que descobri o post e vi que essa tal pasta de dente, quase fez um arraso na minha boca. Já mudei para outra pasta menos abrasiva.
Entramos em contato com a P&G e em vários casos disseram que “deve ser problema da alergia” da pessoa aos compostos da pasta. Desde então, parei de usar a pasta e não recomendo para mais ninguém. Uma empresa do tamanho da P&G não poderia negligenciar esse tipo de coisa, mas infelizmente estamos no Brasil, país em que muita coisa é empurrada com a barriga e a fiscalização para certas coisas é praticamente inexistente. Boa sorte, Silvia.
Fiquei impressionada ao pesquisar na internet essa pasta de dentes e ver a reação que eu estou tendo é relatada abundantemente. Me surpreende também a falta de retorno por parte da empresa que todos relatam, e os sintomas são iguais em TODOS os casos de irritação.
Resolvi pesquisar no Google e acabei vindo parar aqui…
Para o meu espanto, não sou o único com problemas de inflamações e aftas nas mucosas, devido ao uso da Oral B Pró – Saúde.
Estou com a parte inferior da língua, completamente inflamada e cheio de aftas, sinceramente, descartei o uso imediatamente.
Agora sinceramente, não sei como achar um creme dental confiável e de qualidade.
Isso mesmo. Se você tiver estas reações indesejadas suspenda o uso imediatamente. Qualquer creme dental, o mais barato que seja, contanto que contenha flúor, vai servir para sua escovação. Use sempre escovas de cabeça pequena, cerdas macias e na mesma altura e fio dental! Boa sorte.
Isso não é verdade. Ambos possuem sangramento. A diferença é que na Periodontite observamos perda óssea.
É o que estamos tentando fazer com esta postagem Raquel ! Compartilhe e nos ajude a alertar a população já que a P&G não responde nossos emails
Obrigado Alê!!!
Fazem uns 5 dias, começou a aparecer sintomas de gengivite em mim, aí decidi comprar a tal Oral-B Pró saúde, que dizia que prevenia a gengivite, confesso que o problema da gengivite desapareceu bem rápido, mas a minha língua queimava, e estava toda descamada e com pequenas bolhas na parte de baixo. Eu não sabia o que poderia ser, comecei a pesquisar no Google, e encontrei outros problemas como o meu, então entendi de onde vem esta queimação na língua que não cessa, e já interrompi o uso. Espero que não demore muito para passar esses efeitos de queimação, que é difícil até pra comer.
Sugiro procurar um dentista para avaliar o que pode ser. Boa sorte.
Meu relato e igualzinho ao de vocês. Tbem estou com a boca literalmente assada pela pasta!! Não entendo porque não e retirada do mercado. Essa empresa tem nome, comprei a pasta pra sentir que estou cuidando dos dentes quando na verdade e uma porcaria.
Estou procurando a pasta oral b pró saúde pra comprar e não acho, pra mim foi o melhor creme dental que já usei.
o que posso dizer é que estou assustada com esse creme dental da oral b…….nunca tive problema em relaçao ao uso de creme dental até troca por esta pocaria…………com dois dia de uso parte interna da minha boca ficou irritada,vermelha e áspera,tao tem sangramento nada mais tenho um medo horrivel falei com uma amiga dentista ela mandou suspender o uso ………suspendi faz 3 dias e voltei a usar o que eu usava antes ,,,,,,parte interna da boca está muito irritada como uma alergia eagora começou uma ardencia quando eu como ,tenho medo de ir ao médico e infelizmente sou viciada em escovar meus dentes…….já me aconselhanram a deixar de escovar muito o dente apenas 2 vezes para ver se isso melhora mais sempre faço escovaçao e noto que continua irritada estou em panicoooooo ,penso em tanta coisa incluindo em um cancer bocal………estou em panico,tem uma ardencia leve,parte interna da boca aspera……olha estou a ponto de fazer até um testamento para meus filhos caso eu vajo ao medico e fale algo desse tipo,enm olho mais no espelho pois tenho medo…….me ajudemm obrigada
Olá Ana. Procure um dentista para examinar seus sintomas e tentar descobrir de onde vem essa alergia. Pode mesmo ser da pasta. Se for, apenas suspenda o uso. Boa sorte.
Meu problema é com a Colgate mudei para total 12 e agora o céu da boca tá inchado lábios ressecado e descamando por dentro e apareceu tipo acne nós lábios
Se você identificou que a pasta está fazendo mal, não utilize mais e procure seu dentista para ver se há lago diferente acontecendo. Boa sorte.