Uma tecnologia que surgiu nos anos 90 leva o nome “Bluetooth” que traduzido para o português significa “Dente Azul“. Ok, e aí? Toda explicação está no símbolo deste tipo de comunicação que unifica vários dispositivos com baixo consumo de energia.

Algumas pesquisas pelo Google me permitiram conhecer a história do símbolo desta tecnologia que une duas runas nórdicas (uia, Dicas Odonto também é cultura, clique nas palavras em laranja para descobrir seus significados segundo a Wikipedia!):

As letras são as inicias do rei Harold Bluetooth, já traduzido para o inglês, que unificou as tribos dos povos da Dinamarca, Noruega e Suécia. Assim como a dita tecnologia que une vários dispositvos como celulares, notebooks, computadores, independente da marca.

Segundo as lendas, o rei Harold ficou conhecido por “Dente Azul” de tanto comer mirtilo, uma fruta azul também conhecida como blueberry – não muito comum aqui no Brasil. Vejam que interessante uma característica bucal de um rei ficar marcada na história por todo este tempo, pois sabe-se que seu reinado aconteceu lá pelos anos 900. Uma mini biografia de seu reinado pode ser encontrada inscrita em uma pedra, parte de uma coleção chamada Pedras de Jelling.

Mirtilo ou Blueberry

A empresa sueca Ericsson, criadora da tecnologia que acabou quebrando as barreiras de sua própria marca, levantou uma pedra em homenagem ao rei Harold, em 1999, em frente sua sede na Suécia. Se dentistas existissem nesta época, como hoje, era só fazer uma limpeza, raspagem e profilaxia para resolver os dentes azuis do rei.

 

Agradeço À Revista Super Interessante por abordar este assunto na sua seção “Dicionário Visual” da edição 299 de dezembro de 2011 e despertar minha curiosidade!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto