Uma doença bucal silenciosa e sorrateira que tem como consequência final a perda dos dentes. Muitos acham normal que as pessoas percam os dentes em certa idade mais avançada, mas sabe-se que com prevenção, manutenção e controle periodontal, seus dentes podem durar por toda a sua vida.
Como fazer para não chegar neste extremo filme de terror desta foto? Prevenção é a solução!
No Brasil, a Periodontite é a segunda doença bucal que mais afeta as pessoas. Muita gente não sabe que tem a doença. A característica mais importante que devemos prestar atenção, como pacientes, é o sangramento gengival. A gengiva que sangra, está doente. Não é normal ter este sangramento. Esse é um dos sinais que deve fazer você correr para o seu dentista.
As doenças gengivais começam com a chamada Gengivite. Doença muito comum e de simples resolução, fazendo com que os tecidos gengivais voltem ao normal depois de seu controle, sem deixar sequelas. Já a Periodontite começa junto com a perda óssea (que não tem nada à ver com osteoporose). O seu grande mal: ela não provoca dor. Sem dor, muita gente não procura o dentista e a doença corre solta e leva ao amolecimento dos dentes.
Nosso osso, base de sustentação para os dentes, é muito esperto, sabiam? Quando as bactérias responsáveis pela Periodontite estão presentes, o osso não deixa elas chegarem perto para contaminá-lo. Assim, o osso “foge” delas, se desmineralizando e se desfazendo. Essa perda vertical não tem volta na maioria dos casos. O osso alveolar é esperto, porém covarde. A gengiva é meio “Maria vai com as outras” e acompanha este osso, causando exposição da raiz do dente.
Vejam como a doença acaba com o osso e deixa tudo aquilo de raiz para fora. Os dentes moles saem de posição causando problemas estéticos e funcionais. (a marcação em vermelho mostra o tanto de raiz do dente exposta.)
Sem contar que a boca está cheia de bactérias virulentas que podem achar um caminho para dentro dos vasos sanguíneos e irem fazer estrago em outro canto do corpo – Vejam mais detalhes sobre isso neste Post – http://dicasodonto.com.br/2011/07/07/o-que-e-medicina-periodontal/
Para entenderem mais sobre o tratamento da Periodontite vejam este Post – http://dicasodonto.com.br/2011/05/04/o-que-e-periodontia/
Máu hálito, sangramento, gosto ruim na boca, bolsas de pus, sensibilidade dentinária, dentes amolecendo e perda óssea são alguns dos sinais da Periodontite. Existem casos que a perda óssea é tão grande que para colocar um implante para substituir o dente, devemos fazer um enxerto ósseo no local. Portanto, há um aumento da complexidade e dos custos de uma reabilitação dentária.
Concluindo, se você tem problema periodontal, arranje um bom dentista para fazer seus votos de casamento e visite-o a cada 6 meses, ou menos, dependendo da determinação dada pelo profissional. Prevenção sai mais barato e seu corpo não vai ter que ficar expulsando dentes por conta de sujeira e infecção.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Luiz Rodolfo
Gosto de acomphar notícias de periodontia.
onde está a RSS.
Pode acompanhar aqui – http://feeds.feedburner.com/Dicasodonto Abs!
O meu sonho é ser periodontista!! Não vejo a hora de me formar e partir para a especialização!! Otimo post, escreva mais sobre perio hehe!
Nossa, que bacana! Lembre-se que envolve muita conversa e instrução de higiene oral. Se não fizer isso, vai tudo por água abaixo! Obrigado pelo comentário. Abs
prevenção…
Quando fui ao coquetel de lançamento da tal pasta recebi algumas amostras grátis e resolvi testar . Não gostei muito do sabor e muito menos da sensação de boca seca que ela causa após a escovação, mas continuei usando. Dias depois minha mucosa começou a descamar toda Principalmente a mucosa jugal e a mucosa do lábio inferior . Eu fiquei pensando O que é isso??? Como boa patologista rs Pensei no que eu comi, bebi ou usei de novo E lembrei da pasta Suspendi o uso e tudo voltou ao normal Ou seja, nunca recomendei e nem distribuiu as amostras