A recente resolução do CFO que proibiu os dentistas de usarem o Ácido Hialurônico e o Botox para fins estéticos (?), gerou revolta entre os profissionais da classe e gerou mais perguntas sobre outras áreas, como a cirurgia de cabeça e pescoço – até onde vai atuação do dentista e até onde vai a do médico? Existe invasão de áreas?

A comparação é válida – os dois personagens são irmãos no jogo e baseados nos mesmos moldes para desenho dos gráficos, mas vivem brigando.

Sabemos que na Europa a Odontologia chega a ser uma especialização da medicina. Nos Estados Unidos, cirurgiões plásticos especializados em face fazem até implante dentário, pois são treinados para tal procedimento. O que acontece no Brasil é uma briga imbecil de gente que tem cabeça pequena e que não enxerga mais de uma palmo à sua frente. 

Quando digo briga imbecil, me refiro aos conselhos e órgãos reguladores da medicina e da odontologia. As coisas acontecem por pressão política, lobby e boatos. O caso do Botox está aí para mostrar que o CFO foi uma vez irresponsável “liberando geral” o uso da substância em junho deste ano e depois voltou atrás (sendo irresponsável novamente) e proibiu em setembro. Baseado em quê? Foi feito um estudo? Se pensou um abrir uma nova especialidade? Se pensou em regulamentar o uso? Claro que não. Quem vai fiscalizar tudo isso? Dá muito trabalho …

Hoje vi uma nova discussão no Facebook que me chamou atenção: Há um Post em que um colega especialista em Cirurgia Buco-Maxilo Facial reclama que a Santa Casa chamou um médico Cirurgião Plástico para dar uma palestra sobre fratura mandibular em crianças. Gerou revolta, muitos comentários e uma certa rixa antiga entre médicos e dentistas. 

Pelo que sei, existem médicos especializados em cabeça e pescoço. Otorrinos, cirurgiões e oncologistas. Pessoal – A equipe deve ser multidisciplinarl! Tem que ter um ou mais médicos que trabalhem junto com os dentistas especialistas em buco-maxilo e vice-versa. Isso é óbvio. Não deveria existir o termo: “invasão de áreas”. Sabe o que existe: pacientes com doenças e profissionais de 2 áreas contíguas trabalhando juntos. É tão difícil de entender? É a operação mais simples da matemática e a primeira que aprendemos na escola: A SOMA.

Em alguns casos, concordo que uma parcela dos médicos se acham deuses e ridicularizam a presença de um dentista em um hospital, mas acredito que hoje isso é parte da minoria. Quando falamos de dentistas especialistas em Cirurgia Buco-Maxilo Facial, sabemos que uma de suas áreas de atuação é no hospital. Porém, para dentistas de outras especialidades operarem em hospitais, há um certo obstáculo.

Para os dentistas serem aceitos em hospitais (para procedimentos que não sejam da área dos Buco-Maxilos) a briga ainda é grande e envolve os convênios – que não querem mais saber de novos procedimentos entrando em suas tabelas sem eles poderem aumentar o preço. Demora, mas estamos entrando nos hospitais. Com um pouco de preconceito ainda.

Outro problema é o seguinte: um profissional precisa do outro. O dentista sozinho não está habilitado para aplicar anestesia geral, por exemplo. E os médicos não entendem muita coisa de ortodontia, oclusão e etc. Então, consequentemente UM COMPLETA O OUTRO e quem ganha é o paciente.

O Brasil é extremamente burocrático e enrolado nesses assuntos. Devemos sempre trabalhar juntos, complementando as especialidades e dando melhores condições de tratamento e recuperação aos pacientes. Isso se chama: trabalho em equipe. Tem muita gente que não entende. Sobre o Botox, acredito que ele deve ser regulamentado e liberado para que certos especialistas possam usar. O abaixo assinado online da Odontologia Brasileira atingiu suas 1.000 assinaturas. E aí? Vamos ver no que dá.

O dentista ainda é visto como um profissional técnico “tapador de buracos”. A mudança deveria começar no reajuste do piso salarial vergonhoso de 3 salários mínimos. E você? O que acha desta briga? Concorda? Discorda?

 * Este Post foi modificado após vasta pesquisa. Que fique claro que isto é apenas uma opinião. Para saber os fatos veja este Post aqui – http://dicasodonto.com.br/2011/09/21/medicos-e-dentistas-cada-um-no-seu-quadrado-2/

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto