“Este post concorreu no 1o Concurso do Blog Medo de Dentista

O Post obteu a segunda colocação!!! Medalha de Prata!

LINK para o post da promoção AQUI

Caraca!

Bom, tem gente que, mesmo com os métodos modernos e com a Odontologia de hoje, ainda tem medo de dentista. Tanto que a Dra. Ana Tokus dedicou um Blog inteiro para este tema.

Claro, que alguns traumas de infância, daquela odontologia antiga ainda persistem nos pacientes com mais idade. Mesmo assim, esse trauma não é completamente culpa do dentista. O dentista de antigamente não era culpado pela tecnologia da época. O profissional tinha que se virar com o que tinha. E olha que ele metia a mão sem luva lá na sua boca suja para arrancar um dente. É mais provável que os dentistas tenham trauma de ter que ficar com suas mãos cheias de saliva e sangue coagulado embaixo de suas unhas.

A Odontologia evoluiu em todos os aspectos. E ainda vemos gente que deixa de ir ao dentista por medo, tornando seu problema pior e obviamente mais difícil de resolver. Assim, o tratamento vai encarecendo à medida que o paciente deixa de se tratar. Depois, o paciente acha caro ir ao dentista. Pois é. Está tudo dentro da sua cabeça, paciente.

Salvo poucos casos, como em todas profissões, existem profissionais ruins, com mão pesada e tem também, aqueles que não se importam com a dor do paciente. São uma grande minoria. A maioria não pode ter que pagar pelos erros da minoria, não é?

Algumas Dicas para você tentar perder o medo da gente:

– O dentista também é um ser humano, que nem você, paciente. Converse. Use a primeira consulta para conhecê-lo, saber de suas especialidades, seus casos clínicos e para se aproximar do profissional.

– Pergunte. A maioria dos dentistas sempre está pronto para responder as dúvidas dos pacientes. Se você não falar nada, o dentista vai fazendo o seu trabalho.

– Não deixe de ir ao dentista, pelo menos à cada 6 meses. Prevenção é mais barato e mais simples de se realizar. Tratamentos podem ser complicados, demorados e caros, na concepção de alguns.

– Não escute as bobagens que as pessoas dizem. Muita gente ainda acha que fazer canal dói. Dói muito se você NÃO tratar.

– Converse com os pacientes na sala de espera. Isso vai tranquilizá-lo.

– Dentistas não são sádicos. Não gostamos de tortura. Gostamos que abram bem a boca, que nos deixem fazer nosso trabalho e que sigam à risca nossas recomendações. É tudo para o seu bem, paciente.

– Acesse o BLOG MEDO DE DENTISTA . Lá você vai encontrar várias dicas de como NÃO ter medo de dentista.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo