Como sou um cinéfilo de carteirinha e fã de seriados norte-americanos, resolvi unir o útil ao agradável nesta sequência de Posts. A odontologia e os dentistas estão muito presentes nos filmes, seriados e programas de TV. Talvez, vocês não se lembrem, mas aparecemos em vários cantos! Fiz uma pesquisa extensa e usei um pouco da minha memória. Achei cada coisa inacreditável.

Claro que é impossível eu me lembrar de tudo, mesmo com o Google me ajudando, porém, vou me concentrar nos mais famosos e nos mais curiosos. Contém alguns Spoilers!

Caso eu esqueça de algum filme, seriado ou menção da Odontologia na ficção, por favor mandem um comentário!

FILMES:

– O Dentista (The Dentist, EUA, 1932) – Comédia

Esse foi o filme mais antigo que encontrei, relacionado à nossa área. Não tive a oportunidade de assistir, mas é um curta metragem com o comediante W.C. Fields. Deve ser um pastelão pela sinopse: “W.C. Fields é o dentista com métodos estranhos. Para tranquilizar os pacientes, primeiro joga golfe na sala de espera. Depois oferece gelo como anestésico. Como não consegue extrair o dente de uma mulher, chega a lutar com ela. E quando um homem tem a barba tão grande que ele não encontra a boca do indivíduo, não pensa duas vezes em usar uma espingarda.” (umas piadas bem 1930! Assistir esse filme hoje me deixaria com raiva.) Olha a pinta do tiozinho safado:

– Dennis, O Pimentinha (Dennis, The Menace, EUA, 1993) – Comédia

Quem não lembra desse clássico da comédia pastelão que ganhou as telonas por causa do sucesso do desenho animado? O pirralho quebra a prótese do senhor Wilson e este coloca dois chicletes (daqueles Mentex) no lugar dos incisivos centrais, pois ele vai tirar fotos para um concurso. O coitado do Walter Matthau (que infelizmente já morreu) fica parecendo um coelhinho. Hilário.

– O Blog do Docvictor transformou o Sr. Wilson em personagem da semana, veja AQUI

– O Dentista e O Dentista 2 (The Dentist, 1996; The Dentist 2, 1998, EUA – Terror

Não basta o trauma de infância. Não basta aquele alginato indo na orofaringe e moldando as tonsilas palatinas. Tem que vir um maldito dum cara e falar assim: “- Nossa … Tive uma idéia: Vamos fazer um filme de terror com dentista”. Essas duas obras primas do terror trash são de matar o guarda! Por mais porcos que sejam os efeitos, o horror é real. O cara arranca dente da gordinha à sangue frio; Abre o dente e cutuca o nervo; Pára meu!

“Passaram-se 6 meses. Hora de fazer seu check up!”

– Droga da Sedução (Novocaine, 2001) – Comédia?; Drama

Steve Martin como dentista? Com certeza é uma comédia! Na verdade, não é bem assim. Eu assisti esse filme e fiquei esperando a hora em que ele seria engraçado, mas ela não chegou. O que é engraçado mesmo é ver o Steve Martin fazendo papel de dentista e só. O filme é um thriller meio doido em que o “Steve Dentist” acaba se metendo numa confusão por causa da Novocaína (título do filme em inglês) – nosso anestésico do dia-a-dia. Achei o filme meio estranho, mas, vale à pena dar uma conferida, principalmente pelas cenas finais.

– Uma Família da Pesada –  (Family Guy, EUA, 1999 aos dias atuais) – Comédia

Segundo a imaginação fértil de Stewie, o bebê maquiavélico com cabeça de bola de futebol americano, a fada do dente é um cara fissurado por dentes de leite vestido de fada, que os rouba para amontuar, cheirá-los e deitar na pilha deles. Muito bizarro e engraçado.

– American Dad, EUA, 2005 aos dias atuais – Comédia

Os dentistas aparecem em dois episódios, segundo as informações que encontrei: Em uma vez, ele vai ao dentista porque está com bruxismo e na outra, sua dentista é como se fosse sua esposa “back-up”, caso a Francine (sua esposa atual) morresse. Doideras desse desenho genial do mesmo criador de Family Guy e The Cleveland Show. “Gigity, Gigity!”

– Friends, Episódio Piloto, EUA, 1994

Rachel, a linda Jennifer Aniston, deixa um cara no altar e foge de seu casamento logo no primeiro episódio de Friends. Esse pobre diabo é um dentista. Coitado.

– Toma Lá, Dá Cá – (Brasil, 2007 – 2009) – Comédia

Diogo Vilella fez o papel de um dentista. Ou seria de um protético? Não sei, não ficou muito claro, pois ele tinha modelos de prótese em casa e atendia pacientes. Não sei se os roteiristas sabiam diferenciar. O negócio, é que ele ficava furioso quando chamavam ele de protético! Além disso, vivia cheio de dívidas e fazendo maracutaias. Parece um dentista? Comigo não!

Fontes Interessantes sobre o Assunto:

http://sallongo.com/kids.html

http://www.imdb.com/

http://www.tv.com/

Um grande abraço e Feliz #odontoday !

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo