O Blog Dicas Odonto sempre teve e sempre terá o intuito de informar e gerar discussão sobre temas relacionados a saúde bucal. Nossas postagens são fundamentadas pela evidência científica atual, com links para estudos, pesquisas e artigos. O fato é que o dentista, quando conversa com seus pacientes no consultório, trava uma “briga” com informações que os pacientes adquirem assistindo certos comerciais na televisão.

                         

Por que as propagandas não podem ser mais simples e clássicas como estas?

A gente já falou aqui sobre isso nas postagens: Por acaso, a empresa da pasta vermelha acha que somos otários? e “Por acaso, a empresa da pasta azul acha que somos otários?”. São as duas empresas que brigam pela liderança do mercado de pastas de dente e escovas, nos dias de hoje, no Brasil. Ambas têm forte presença na mídia. Ambas prometem CURAR uma doença com seu simples uso diário. Ambas se dizem super recomendadas e usadas pelos dentistas. 

Se as pessoas aprendem na propaganda da TV que basta usar uma dessas pastas diariamente para resolver problemas como gengivite, os dentistas precisam desconstruir este mito diariamente, quando o paciente senta em sua cadeira. É exaustivo. Muitas vezes, o paciente prefere ouvir o que a TV diz. Até porque, ela está ali a todo momento, cornetando na orelha dele que seu produto cura gengivite. Ninguém aqui quer censurar propagandas de pasta de dente, mas seria legal se parassem de dar informações erradas, prestando um desserviço para a saúde bucal em geral.

Se isso acontecer com você, procure um dentista. Não uma pasta de dentes

O que nossas entidades fazem? Nada. O jornal de uma Associação aqui de São Paulo, até pouco tempo atrás, vinha com uma escova de dentes de uma dessas marcas de brinde. Toda a capa do jornal é pura propaganda de uma empresa que não respeita os preceitos básicos da saúde bucal. A pasta azul conta com a opinião de um apresentador de sucesso e de um dentista responsável por um dos maiores projetos sociais na área da odontologia, no mundo. 

Um dentista advogado do paraná, Dr. Wilson Martins, resolveu fazer denúncia ao Ministério Público no ano passado. Não obteve resposta nenhuma, apesar da carta formal que você vai ler abaixo. Nosso objetivo aqui não é “queimar o filme da empresa”, mas passar informação correta para a população. Fica aí mais um aviso: Doenças bucais precisam de um dentista e não de pasta de dentes. 

“DD. Representante do Ministério Público do Paraná

Senhor(a) Promotor(a) de Justiça,

Pelo presente instrumento, venho à presença do Ministério Público apresentar DENÚNCIA contra a empresa Colgate Palmolive, fabricante de diversos produtos relacionados com a Odontologia, pelos seguintes motivos de fato, Científicos e de Direito, todos eles de Interesse Público. Portanto, de interesse direto e imediato do parquet, a quem incumbe a custódia e defesa dos interesses da sociedade.

A referida empresa fabrica vários produtos de higiene dental, em especial tipos de cremes dentais, os quais divulga agressivamente em todos os meios de comunicação, especialmente a Televisão.
Acontece que a Colgate tem vinculado, já há tempos, um comercial de creme dental, ao qual atribui qualidades quase “milagrosas”.

Em tal comercial, a empresa apresenta uma situação, supostamente em consultório dentário, onde pacientes (no caso, “parentes” do suposto cirurgião-dentista) (uma vez a mãe; outra a filha) encenam a mordida de uma maçã. Após a “mordida da maçã”, aparecem vária marcas de sangue na fruta.

Imediatamente, sem ao menos examinar a “paciente”, o suposto dentista intervém, afirmando que se trata de um caso de GENGIVITE, que causa “mau hálito”. Imediatamente, também, entrega à “paciente”um tubo de pasta de dente (a milagrosa, provavelmente…, afirmando que somente o escovar os dentes com a referida pasta imediatamente resolverá o problema…

Trata-se – referido anúncio – de verdadeiro peça de agressão à economia popular, à saúde da população e de verdadeira propaganda de má fé.
Se não, vejamos:

1. Em termos científicos, trata-se de uma inverdade que uma simples gengivite, supostamente por má higiene, produza hemorragias gengivais tão intensas a ponto de sangrar apenas com uma mordida em fruta;

2. Na realidade, existem sim, doenças bucais e sistêmicas que produzem sangramentos espontâneos ou provocados por estímulos, mesmo de pequena intensidade. 

Dentre estas diversas doenças, posso citar a púrpura trombocitopênica (patologia gravíssima, potencialmente letal, cuja primeira manifestação pode ocorrer na boca). Muitas vez, o cirurgião-dentista é o primeiro profissional que tem a oportunidade de diagnosticá-la; 

Alguns tipos de leucemia (cancer) também se manifestam inicialmente (entre outros sinais e sintomas) por hemorragias bucais.

3. Ora, Vossa Senhoria, com sua notória competência, já deve ter detectado, apenas com a citação das 2 duas doenças extremamente graves , letais, aduzidas, a extrema gravidade e da impropriedade da peça publicitária produzida pela empresa Colgate Palmolive, e de intensa divulgação em todas as emissoras de TV nacionais.

4. Não há uma única referência, no anúncio, que o paciente deve ser melhor examinado pelo Cirurgião-Dentista ou pelo Médico. Não há uma única recomendação, clássica em anúncios de medicamentos, para que “não desaparecendo os sintomas, procure assistência profissional”, seja de médico ou CD.

5. Aí reside o imenso perigo para a Saúde Pública. Induz –o anúncio – ao paciente para considerar qualquer sangramento gengival como apenas problema de higiene bucal…. Assim, nunca procurará ajuda, mediante consulta profissional…. Assim, deixará de receber tratamento para uma possível doença que, se diagnosticada precocemente, poderá ser tratada adequadamente.
Senhor(a) Promotor(a), caso em suas competentes mãos, para agir em defesa da Saúde Pública.”

Curitiba, 02 de outubro de 2012.

Prof. Dr. Wilson Denis Benato Martins, PhD
Doutor em Odontologia, Patologia Bucal, Cirurgia Bucomaxilofacial
Professor Universitário
Advogado, OAB pr 54.741

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Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto