A impressionante evolução da reconstrução facial, um procedimento raro e de extrema complexidade.
O implante de rosto foi realizado em caráter de urgência, em cerca de 27 horas em um paciente de 33 anos. O homem polonês sofreu um acidente de trabalho em uma máquina de quebrar pedras, tendo sua maxila destroçada.
Reparem na foto que a maxila não existe mais, juntamente com os dentes e todas estruturas dos arredores, até mesmo o zigomático do lado esquerdo e todos os ossos do nariz foram perdidos.
Como dentista, vejo com muita curiosidade o procedimento de transplantes de rosto, pois envolve ossos, músculos, nervos, vasos sanguíneos, artérias, dentes e pele. Além da dificuldade de encontrar um doador tão rápido – em torno de 3 semanas nesse caso. Segundo os médicos, a cirurgia era sua única opção por causa do extenso dano em sua boca, nariz e ossos do crânio ele não conseguia nem comer e nem respirar por si só, além de correr grande risco de infecção.
A equipe médica conseguiu reconstruir estruturas nobres como as maxilas, o palato e a parte infra-orbitária. Dentistas buco maxilo faciais que fazem grandes cirurgias como as ortognáticas, podem ter uma real noção da complexidade dessa cirurgia. O procedimento foi realizado no Centro de Câncer e Instituto de Oncologia em Gliwice, único local habilitado para tal cirurgia na Polônia, com larga experiência em reconstruções realizadas em pacientes desfigurados pelo câncer.
Como o transplante facial não é tão comum, outra opção existente em certos casos é a Prótese Buco-Maxilo Facial, uma nobre especialidade não tão conhecida da Odontologia.
Fonte – The Washington Post
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto