Sabemos hoje que a correta higiene bucal precisa do trio escova, pasta e fio dental. Não tem como escapar. Recentemente, a Phillips lançou o Airfloss, produto que promete substituir a chatice que é passar fio dental. Será???
A remoção mais eficaz da placa bacteriana é a remoção mecânica. Esfregar. Friccionar. Escovar. Para isso, temos a escova de dentes, as escovas interdentais e o fio dental. Há muito tempo atrás, vimos o lançamento de um produto chamado Waterpik que prometia o mesmo que este Phillips Airfloss – substituir o fio dental de vez. O site do produto contém até estudos científicos, mas ele não substitui de vez o fio dental. Ele se prova um bom aliado para remoção de resíduos em usuários de aparelho fixo, prótese fixa e próteses sobre implantes. Ele ajuda muito nesses casos.
A tal revolução prometida pela Phillips é a maior facilidade de uso do Airfloss, pois ele é portátil e dispensa grandes reservatórios. Além disso, eles recomendam o uso de uma mistura de enxaguatório bucal e água. Ao apertar o botão, o produto esguicha um jato de ar, água e enxaguante. E aí? Aprovado? Posso jogar meu fio dental no lixo e soltar fogos?
Na minha opinião: ainda não. Eu, sinceramente, achei ele um “waterpick melhorado”. Na Revista Super Interessante, ele aparece na sessão “Super Radar” e seu preço é um pouco salgado – R$ 145,00 (se você comprar fora do Brasil). Esse é outro ponto discutível. Para aquele paciente dos grandes centros, isso funciona, mas ele não atende a maioria das pessoas. Muita gente não teria acesso ao produto e nem dinheiro para comprá-lo. No mundo da saúde pública, higiene bucal deve ser eficiente e barata. Por isso que desbancar o fio dental vai ser muito difícil.
Eu sei que passar fio dental é chato. Porém, “é o que tem pra hoje”. Algo que seria muito interessante: algumas pesquisas científicas independentes sobre esse airfloss. Fica aí a dica para os acadêmicos que se interessam por prevenção e métodos de higiene bucal. Quem sabe ele seu jato consegue remover bactérias tão bem quanto o fio? Deixemos a ciência decidir por nós e não a propaganda!
Abaixo, vocês podem ver um vídeo de um site inglês que testa e mostra produtos tecnológicos. O vídeo ainda não tem tradução, mas dá para ver bem como o tal Airfloss funciona. Enquanto isso, vou ali passar meu fio dental, que eu ganho mais…
[youtube]EyZ81ijRtYI[/youtube]
Quer saber mais? Clique AQUI (Se você assistir ao vídeo do produto, repare que no final, no canto inferior direto da tela, vemos os dizeres: “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. Aparece bem rapidinho. Esses caras do marketing são confiantes, hein?)
Um Abraço
Gostei do teu ponto de vista. A melhor solução geralmente é a mais simples. Senti vontade de adquirir o produto sim, mas daí dizer que ele irá substituír a eficácia e simplicidade do fio, só o tempo dirá. A pena é que realmente é chato o uso do fio.
Valeu Louie!
Esperar o dia em que a ciência dirá que a eficiência desse produto é superior ao fio dental a ponta de valer pelo seu alto valor. Por enquanto, vou preferindo o bom e velho fio dental de todas as horas e baratinho! 😀
vao comprar e nao vao usar!igual ao fio!O problema e usar!
Bom…o fio dental ele consegue desorganizar a placa bacteriana interproximal com a fricção. Será que uma jatada consegue o mesmo objetivo? Uma coisa é satisfação, outra coisa é eficiência? Garantir a eficiência é a questão…vamos pensar nisso!
O que será dos solteiros na praia, sem o fio dental? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bruno Neves , vocÊ é um doenteeeee kkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E quem não tem dente, faz o que doct? rsrsrs
Eu gostaria mesmo que a população aprendesse a escovar os dentes primeiro.
sera que vou saber viver sem o chato do fio dental. Ele é o chato necessaríssimo;