O Pólipo Pulpar é uma condição interessante, não muito comum e que necessita um pouco de conhecimento para diagnóstico correto. O que não pode é assustar o paciente e a sua família, confundindo-o com câncer bucal.
O Pólipo Pulpar, também chamado de Pulpite Hiperplásica Crônica, tem um aspecto feioso e assusta à primeira vista. Imaginem uma bolota avermelhada sangrante saindo de de dentro de um dente aberto. Podemos encontrar esse problema em crianças, em pré-adolescentes ou mesmo em adolescentes, saindo de dentro de um dente molar decíduo ou de um permanente.
Isso acontece por causa de uma proliferação acentuada de células da polpa, que geralmente não tem espaço para inchar dentro de um dente fechado. O dente aberto, muito destruído, permite que a polpa inflame para fora dele. O Pólipo Pulpar pode ser confundido com granuloma piogênico, hiperplasia fibrosa focal, neoplasia mandibular e até abcessos.
O caso que aconteceu comigo foi interessante, pois recebi o paciente de 11 anos de idade, do sexo masculino, no Pronto Socorro Odontológico, depois das 22:00 horas, acompanhado do pai. Junto com eles, uma carta da dentista do paciente pedindo tratamento do problema e já com o possível diagnóstico de Pólipo Pulpar.
O que houve, foi que a dentista do menino acertou em cheio no diagnóstico, mas por motivos que não tenho como saber, ela o encaminhou para o Hospital das Clínicas, deixando o pai do menino muito assustado. O pai chegou à perguntar à dentista se aquilo poderia ser câncer e ela disse que sim. Com esta carta em mãos, o paciente e seu pai passaram o dia todo esperando atendimento no HC.
Para quem não sabe, o Hospital das Clínicas de São Paulo é considerado referência. Qualquer caso mais complicado e sério é encaminhado para lá. Depois de uma tarde de espera e de dois dentistas o examinarem (inclusive um especialista buco maxilo-facial), eles queriam marcá-lo para depois de uma semana para ver o que iriam fazer. O Pólipo Pulpar se torna uma urgência e exige tratamento imediato. Como o paciente vai mastigar alguma coisa se tem uma bola sangrante saindo de dentro do seu dente?
Em cerca de 20 minutos, depois de conversar com o paciente e com o pai, pude dar uma resolução de urgência ao caso, pois ele já estava há 3 ou 4 dias nesta condição, sem poder comer nada. O local foi anestesiado e o Pólipo retirado e depois realizei a pulpectomia. O dente 46 já estava quase todo destruído e sem coroa. Irriguei o dente, coloquei medicação intra-canal e fechei com um curativo. Orientei ao pai que procurasse um dentista para avaliar se o dente resistiria ao tratamento de canal e colocação de prótese fixa, já que neste lugar em que atendo não temos o serviço de tratamento, apenas a resolução da urgência.
Não escrevi o post para me gabar e fazer vocês pensarem: “Nossa, como esse cara do Dicas Odonto é bom!” Na verdade, escrevi para alertar que ao chegar à um possível diagnóstico, confirme-o. Volte aos livros. Pesquise na Internet. Ligue para colegas, professores e etc. Existem tantas maneiras da gente aprender, se interessar pelos casos e resolvê-los.
Depois de tudo o pai quase me abraçou ali. Ficou me achando o melhor dentista do universo. Eu achei que fui normal, nada de especial, até porque o diagnóstico chegou mastigado para mim, já. Às vezes o normal parece ótimo, quando as pessoas estão acostumadas com o ruim.
CLIQUE AQUI para ver um caso clínico
O Blog Medo de Dentista fala sobre isso AQUI
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Eu também não vejo dificuldades nesse tipo de caso, aqui no interior da Bahia é muito comum ainda dentes com destruição severa pela doença carie em crianças e adolescentes, geralmente a parte do pólipo que esta para fora da coroa sai com facilidade e inteirinha, bacana o post…
Obrigado Luís, pelo seu comentário! Eu já devo ter visto uns 3 desses pólipos em 10 anos de profissão. Para mim, não é muito comum. Abraço!
Eu ja vi alguns tmb… o meu primeiro paciente na clinica de endo da faculdade foi um adolescente de 14 anos com polipo pulpar…depois de anos nunca mais esqueci!! conheco de longe qdo vejo um…kkkk
ABçS
Minha filha bateu o dente , daí esse dente era de leite amolece um tempo dps ,arrancou o dente em csa mais o dente saiu oco,só q ficou uma carninha pendurada na gengiva ,o q pode ser?pra ser polipo pulpar?
Depende. Sugiro procurar um dentista para avaliar. Pode ser algo do próprio dente de leite que sai menorzinho mesmo, por causa de sua reabsorção. Boa sorte.
Olá Vanessa, sugiro procurar um dentista para avaliar. Às vezes, o dente de leite reabsorve e quando cai, cai só um pedacinho. Boa sorte.
Este é o mesmo caso do navio que estava a deriva por mais de uma semana com toneladas de carga perecível e a cada dia o prejuízo com os estragos aumentavam, e nenhum perito encontrava uma solução. Até que um velho mecânico foi chamado para resolver o problema.
Assim que o velho mecânico chegou tratou de inspecionar de cima a baixo todo o motor com muito cuidado. Então, mecânico tirou um martelo do seu saco de ferramentas. Deu duas marteladas e o motor do navio voltou a funcionar.
Uma semana depois eles receberam a nota fiscal para pagar o serviço de conserto e se assustaram! “O que 10 mil dólares por uma marteladinha!? Ele não fez mais nada!”
Daí eles respondem com um bilhete questionando: “Por favor mande uma fatura detalhada do serviço!”
Então o mecânico responde:
bater com um martelo: 2 dólares
saber onde bater com o martelo: 9.998 dólares
Pode-se tirar várias conclusões na área odontológica, mas vou dar apenas uma pequena alfinetada nos dentistas, cuja maioria NÃO cobra pela parte mais importante do seu trabalho! DIAGNÓSTICO. Ela é a mais importante porque nem todos sabem fazê-lo corretamente, só que não adianta só saber! Tem que cobrar! 😉
Adorei o Post..também já tive um caso assim..porém com uma particularidade..meu paciente era um adulto de 30 anos e o dente era um canino..
Este caso aconteceu na minha clínica de prótese total e removível onde tive que fazer o preparo de boca..e na verdade esse paciente era uma clínica integrada..rsrs..
Adorei este site desde que conheci..nem me lembro como foi..rsrs..mas sempre que posso conduto as novidades sérias e as humorísticas (que também são de ótimo conteúdo)!!
PARABÉNS!!
Muito obrigado! Fico muito contente em saber.
Olá.. .sei que já faz um tempo que não comentário.. mas estou preocupada minha irmã de 15 anos tinha um dente super estragado começou a crescer gengiva no lado ela tirou ai cresceu de novo o dente agora quebrou e carne voltou a crescer e toda vez que ela vai escovar ou comer algo um pouco mais duro ele sangra.. isso não é normal?o que devemos fazer?será que ainda ficou pedaço de dente dentro da gengiva e por isso continua inflamado?
Isso realmente não é normal, Michelly. Melhor procurar um dentista logo para resolver esse problema. Boa sorte.
Bom dia a todos… muito interessante o caso de pólipo pulpar, apesar de não gostar da área de endo, já me deparei algumas vezes com o mesmo caso, anestesiei, fiz a incisão, removi toda a bolha, irriguei o canal e encaminhei para um especialista. O fato de sermos curiosos nos leva a ser conhecedores de uma odontologia de qualidade e é isto que eu sempre busco para mim e para a equipe com a qual eu trabalho.
Parabéns doutor pelo post.
Abraço a todos!
Obrigado pelo seu comentário, Rogério. Um Abraço!
Nossa… aqui no Amazonas é muito comum casos de pólipo pulpar. Infelizmente na maioria dos casos é necessário optar pela exodontia por não ter serviço público especializado a contento, quando tem profissional, falta material : (
Olá Dr. Luiz,
É engraçado como cada dentista vive uma realidade diferente não é mesmo?
Em 8 anos de serviço público, eu já vi várias vezes casos como este.
Para mim, é o pensamento “ao contrário”: tecido sangrante dentro do dente, provavelmente é um pólipo. Ele é bem característico.
Parabéns pelo conteúdo informativo!
Fantástico! Sou acadêmico de odontologia, mas ainda estou no 2º período. Não vejo a hora de ir para a clínica! Sou um grande fã deste site e adoro passar horas lendo casos clínicos. Espero algum dia ser tão bom dentista e, além disso, ser um formador de opinião influente como o Dr. Luiz Rodolfo. Parabéns pelo site, e continue sendo essa influência tão positiva que és para os acadêmicos de odontologia. Um abraço de um grande admirador do seu trabalho.
Estou sem palavras! Muito obrigado pelo elogio e pelo seu comentário. É muito bom saber que tem gente que aprecia meu trabalho aqui no Blog. Seguimos juntos! Um grande abraço.
Dr. Li seu post e preciso fazer uma pergunta: fui diagnosticado com pólipo pulpar em um dente que nunca esteve carriado. Existe essa póssibilidade? uma vez que, vimos o mesmo através de um raio x. Qual o seu contato para maiores informações? o meu é ravnyok@hotmail.com
Boa tarde, sou paciente e estou com um pólipo pulpar, diagnosticado através de um raio X. No entanto estamos intrigados a dentista e eu, pois o pólipo foi identificado em um dente são, que não tem nenhuma cárie. Lhes pergunto: e possível? E qual o procedimento adequado para o mesmo?
Roberto Nunes.
Ceará.
Impossível sabermos assim, via Internet. Caso haja dúvida, inclusive pela dentista, a recomendação seria procurar um especialista em endodontia (canal) para uma opinião. Boa sorte.
Gostaria de tirar uma duvida sobre esse polipo, tem uma paciente que alem do polipo apresenta abcesso, e sabemos, que a anestesia não ira funcionar. o que eu faço? passo antibiotico e inflamatorio ate melhorar o abcesso para retirar o polipo? como retiro o polipo? estou cursando odontologia, e é a primeira vez que me aparece um desse. Estou com muitas duvidas.
Seria legal ver o caso com seu professor de clínica. Não é sempre que a anestesia não funciona nesses casos. Pode ser interessante anestesiar diretamente sobre o pólipo, após a anestesia convencional para retirá-lo. Boa sorte.
Dr No meu caso a anestesia não Teve efeito , foram muitas tentativas e o nervo nao adormeceu , isso é um problema muito serio e de riscos ? Fiquei assustada pois a dor era gigantesca e nao adormecia de jeito nenhum .
Isso pode acontecer por alguma diferença anatômica do seu nervo ou por causa da técnica anestésica utilizada. Em alguns casos toda região adormece, menos a do dente que dói. Isso acontece porque a infecção ou a grande inflamação local impedem que o anestésico chegue até onde ele deveria. Nestes casos, é prudente entrar com medicação e aguardar a diminuição da fase aguda para mexer novamente. Boa sorte.
Olá, adorei esta pagina… Ando lendo muito sobre odontologia tenho umas dúvidas a respeito do polipo gengival. Primeiro Doutor isso é muito grave? em estagio já avançado digamos que ha uns 2 anos? o polipo gengival ele pode acometer os outros dente né? e em relação ao palato fundo tem algo a ver com o polipo? como é feito esse tratamento? depois de um polipo neste caso avançado pode-se fazer implante? vi em algumas imagens que a gengiva parece que desce e incham bastante do mesmo lado que se encontra o polipo. Poderia progredir a um cancer? sao muitas dúvidas né? rs Obrigada!
Olá Fernanda. Primeiramente, muito obrigado pelos elogios! Continue sempre com a gente. O pólipo citado nesta postagem é o pólipo pulpar, um tecido que cresce dentro do dente e não é parte da gengiva. A gengiva pode formar “pólipos” ou pode ter um crescimento exagerado por alguns motivos, o que chamamos de hiperplasia gengival. Ela pode crescer para dentro de um buraco de um dente, por exemplo. Palato fundo não tem muito a ver com pólipos. O tratamento vai depender muito do estado do dente. Se for possível conservar o dente, faz-se o tratamento de canal e uma restauração ou prótese sobre o dente, não precisando ir para o tratamento com implantes. A progressão para o câncer vai depender do diagnóstico. O pólipo pulpar nunca vai virar um câncer bucal. Câncer bucal começa como uma afta, quase indolor que não cicatriza no tempo comum de uma afta (7 a 14 dias). Em caso de dúvidas, sempre procure o dentista o mais rápido possível. Boa sorte.
Olá, peguei um caso de pólipo gengival hoje, tive mta dificuldade de conter o sangramento, eu não conseguia nem definir se o sangramento era da gengiva ou do canal. Resultado! Tentei secar os canais para colocar a medicação mais tbm m consegui pq sangrava mto, coloquei a medicação assim msm e fechei cm curativo. Será que a paciente vai sentir dor até o dia do retorno?
O pólipo foi removido? Só pelo procedimento de remoção e medicação pode ser que a dor seja contida. Boa sorte.
Sim o pólipo foi removido. Muito obrigada pela resposta
amei adorei essa pagina,brigada me ajudou bastante…
muito bom doutor
Boa noite!
Estou com um dente muito estragado e tem um pólipo que está sangrando muito,acordo várias vezes durante a noite com a boca cheia de sangue,o que faço para estanca? A extração ta marcada pra dia 17 ainda vou esperar uma semana o que faço para não perder muito sangue? Abraço
eu tenho um dente quebrado e cresceu um pólipo no meio dele como o da imagem, quais procedimentos eu tenho que tomar, quanto tempo leva e qual o valor + – ?
Olá Gege. O procedimento é procurar um dentista o mais rápido possível! SObre o valor, vai depender de cada profissional e do seu caso. Boa sorte.
tenho muito medo de ir ao dentista hsuhsus, sabe pelo menos me dizer se é uma operação simples ?, meu pólipo não sangra e nem doí
Não precisa ter medo. O procedimento é feito com anestesia e se não for no dentista você pode perder o dente. Boa sorte.
Olá Roberto. Desculpa a demora. Precisaríamos fazer uma avaliação para entender seu caso. Meu email – odontoduvidas@gmail.com
Olá
Meu dente doía muito
Ele era abturado só que ele doía
Muito !!
Durante a gravidez doeu d mais
Não podia fazer nada
A abturacao caiu
Depois de quase 1 ano ele quebrou e acabou criado q uma carne sair sangue quando eu mexo e pus
O que eu fosso
Simples! Procure um dentista para ele ou ela poder avaliar! Procure logo antes que você perca esse dente. Boa sorte!
Estou com um dente sem salvação quebrado a mais de dois anos e dentro dele tem uma carne crescendo,já sangrou por varias vezes, agora noa mais, não consigo arrancar pois tenho alergias e nenhum medico receita anestezia, sendo assim nenhum dentista quer arrancar, podem me ajudar? Tenho 40 anos, estou preocupada pois esta ficando muito feio, a impressão que tenho e que esta abrindo outro buraco em volta do pedaço de dente
marques_depto@hotmail.com
Conselho: vá a uma universidade de odontologia, lá os professores farão um trabalho multidisciplinar, e vão te tratar. Alem do que é um caso muito interessante para os alunos.
Olá Silmara. É muito difícil ter alergias a todos tipos de anestesia. Procure um dentista para remover este dente, se esta for a indicação correta. Boa sorte.
Olá Doutor, tenho 14 anos e há alguns anos atrás meu dente começou doer e fui num posto público e lá colocaram aquela massinha. Depois de alguns anos a massinha soltou e não fui no posto de novo, ficou com um buraco no meu dente e depois de 1/2 anos esse pupilo apareceu, meu dente quebrou um lado (em cima já estava porque a massinha saiu), só queria saber se vou ter que tirar o dente todo, se não tiver, futuramente é possível fazer um implante?
Olá. Melhor você voltar ao posto de saúde para passar com um dentista e ver se ainda é possível salvar seu dente. Se precisar extrair, um implante pode ser possível sim mas apenas no futuro quando você tiver 18 anos ou mais, tendo finalizado seu crescimento ósseo. Boa sorte
Boa tarde doutor, minha gengiva ao redor do dente que tem polipo esta inchada e dolorida, ja o polipo em si nao dói nada, isso é normal?
Olá Bruna. O pólipo pode ser indolor sim, mas sugiro procurar logo o seu dentista antes que você perca este dente. Boa sorte.
Ola boa noite meu dente quebrou , e saio uma carne de dentro dele tipo uma carne to com medo me ajude
Se seu dente quebrou, você deve procurar um dentista imediatamente. Boa sorte.
Oi meu dente quebrou e to cm uma carne dentro do dente me ajude
Fiz uma extração do dente sem cirurgia, após algumas semana da cicatrização do dente começou a nasce essa bolinha vermelha, ela não doi e mas sangra se eu passa por exemplo uma escova, como eu cuida para essa bolinha possa sumi para o buraco do dente possa vim fechar completamente?
Olá Jesiel. Melhor você voltar no seu dentista para avaliar. Isso pode ser algum problema relativo a extração, a cicatrização ou a um dente vizinho. Acredito que não vá sarar sozinho. Boa sorte.