Alguns de nós aprendemos na escola ou na faculdade: “quem não tem dente do siso é mais evoluído” ou “o dente do siso está deixando de existir por causa do desuso”. Depois de vasta pesquisa na Internet e usando o pouco que sei sobre evolução humana, posso afirmar: essas frases são incertas e baseadas em teorias evolutivas já refutadas. POST ESPECIAL de número 200!
Jean-Baptiste Lamarck foi um biólogo francês muito importante. Sua teoria da evolução das espécies pregava, entre outras coisas, esta linha de pensamento das frases entre aspas acima: a Lei do uso e desuso. Se você não usasse algum órgão ou parte do seu corpo, ele atrofiaria e esta característica atrofiada passaria para a próxima geração. O exemplo mais conhecido é a da evolução do pescoço da girafa. Lamarck afirmava que por precisar alcançar as folhas mais altas das árvores, o pescoço da girafa foi crescendo de geração para geração até vermos as girafas de pescoço longo que vemos hoje. Atualmente, a teoria da evolução de Charles Darwin somada às descobertas da genética refutaram a teoria de Lamarck.
Seguindo a teoria de Darwin (mais aceita na atualidade), da seleção natural, sabemos que o ambiente selecionou as girafas de pescoço longo, isto é, o tipo de girafa mais adaptado sobrevive até hoje, enquanto que as girafas de pescoço pequeno ou menor foram extintas em certa parte da escala evolutiva.
A ciência é espetacular exatamente por causa disso: ela mesmo pode ser provada errada, à qualquer momento. Hoje, parecemos estar no pico de nossa evolução tecnológica e científica, mas muita coisa que temos como verdade pode ser considerado bobagem no futuro, por alguma nova teoria. Porém, por que continuamos contando a história do dente do siso como se estivéssemos aceitando uma teoria que já foi refutada?
A explicação de que o siso está sumindo por causa do desuso é simplista demais e errada. Na época das cavernas, um 3º molar (dente do siso) ou até um 4º molar eram necessários para triturar os alimentos duros que o ser humano consumia. Sabemos que hoje, com a nossa comida industrializada (que não traz grandes esforços para nossa musculatura de mastigação), o dente do siso está perdendo seu espaço na arcada. Somado à outro fator: o uso de mamadeira ao invés da amamentação direta no seio materno, em certos casos, pode causar um menor desenvolvimento ósseo e muscular da boca, diminuindo o tamanho da sua arcada! Aí vemos o porquê da falta de espaço para erupção do siso e a necessidade de extração deste dente.
Se fôssemos pensar como Lamarck, os filhos de quem teve o dente do siso extraído, nasceriam sem este dente já, não é? Sabemos que não é assim que as coisas acontecem. Porém, há pessoas que não tem dente do siso e atribuímos isso à evolução da espécie humana. Na verdade, isso é uma mutação ou algum problema nos mecanismos que determinam a formação do dente do siso, mas que não pode ser chamada de evolução. Pelo menos com o que sabemos hoje.
O dente do siso vai deixar de existir algum dia? Segundo a teoria da seleção natural, isso só vai acontecer se as pessoas sem o dente do siso provem ser mais adaptadas do que pessoas que tem o bendito dente. Ninguém aqui vai viver para ver isso acontecer, pois esse tipo de seleção natural leva muito tempo (este Post “viverá” na Internet e quem sabe um dia, no futuro, alguém comente aí embaixo: o dente do siso finalmente desapareceu!)
O que quero mostrar com este Post é que muitas vezes aceitamos uma informação como correta, sem mesmo entender o porquê dela. Então, de agora em diante, podemos explicar melhor aos nossos pacientes os porquês que envolvem o dente do siso. E outra: não estou querendo ser o dono da verdade! Este Blog está aberto para discussões, portanto COMENTEM!
Mas antes leiam este artigo inteligentíssimo e muito bem escrito (com fontes bibliográficas, inclusive) que serviu de base para o meu Post http://genereporter.blogspot.com/2011/03/como-e-que-e-dentes-do-siso-estao.html
Conclusão do Artigo acima que responde à pergunta do título: “Assim, a hipótese de que há uma tendência evolutiva para o desaparecimento do siso é tentadora, mas falta uma base fatual maior a sustentá-la. Em termos perspectivos, é difícil cravar que haverá uma tendência ao desaparecimento – mesmo se estivermos certos de que hoje a presença do terceiro molar seja desvantajoso, isso porque não sabemos como será o futuro“
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Luiz Rodolfo
Belo post, Luiz! É isso aí… vamos parar pra pensar e não apenas passar pra frente o que nós engolimos sem mastigar! 🙂
Nerdcast ¬¬
O dente Siso finalmente desapareceu…
Meu dentista arrancou, ia me prejudicar….
Brincadeiras a parte adorei o artigo, bacana saber mais curiosidades sobre esse dente que so pertuba ajente. Ele podia sumir logo!!!
Legal levantar a discussão, mas acho que você não entendeu bem a teoria, que é totalmente Darwiniana: O dente do siso está sumindo, pois realmente não há necessidade do mesmo. Não quer dizer que o dente arrancado do pai, não aparece no filho, e sim que a seleção natural não exclui mais aqueles que nascem sem tal dente, permitindo a passagem desta característica genética para seus descendentes 🙂
Espero que tenha tornado mais clara essa teoria, que na verdade é amparada sim pela ciência atual e Darwiniana
Louise
SIm, o exemplo foi forçado, esse do dente extraído não passar para os filhos (antigamente os biólogos cortavam os rabos dos ratos e observavam se o filho do rato nascia sem rabo, também) – mas essa é só uma parte do Post e não sua idéia central. Muitos dentistas (inclusive eu, antes de ler isso) diziam que o dente do siso estava sumindo por falta de uso, porque nossa dieta de hoje, industrializada não necessita de mais um dente, diferente de nossos antepassados nas cavernas (pensamento de Lamarck). O ponto é sucinto e na semântica. Não podemos dizer com certeza que quem não tem o dente é mais evoluído do que quem tem o dente. Ambos sobrevivem e fica difícil provar que a simples falta de um dente do fundo torna o ser humano mais adaptado. Se em alguns milhares de anos só existirem pessoas sem dente do siso, aí, é claro: Quem não tem o dente foi mais evoluído e quem tinha o dente não sobreviveu (uma situação muito fantasiosa, pois milhares de fatores contribuem para a nossa evolução). Na minha interpretação (posso estar errado!) na sua própria frase: “O dente do siso está sumindo, pois realmente não há necessidade do mesmo” – é um pensamento próximo da Lei do Uso e Desuso, de Lamarck. O que acho correto (cientificamente) dizer é que: “A falta de dente do siso é uma a mutação, uma característica do ser humano que AINDA| não pode ser considerada uma evolução.” De qualquer maneira são interpretações diferentes, que temos por aqui. Muito obrigado pelo seu comentário! 🙂
Gostaria de saber quais as fontes pesquisadas, já que em meu consultório faço uma entrevista bem bacana onde eu pergunto muitas coisas sobre os pais, principalmente em casos de terceiros molares inclusos e/ou impactados e mais ainda nos ausentes.
Em todos os casos onde os pais (mãe e pai juntos) apresentavam agenesia dos terceiros molares os filhos também tinham a agenesia. Em casos onde o pai tem e a mãe não tem notei que há uma diferença básica que reforça as palavras de um professor de ortodontia que eu tinha (ganhamos a arcada da mãe e os dentes do pai – ou vice-versa), onde se os dentes tem o formato, tamanho e cor mais parecidos com o da mãe é bem provável que o filho(a) não tenha, já o contrário também foi percebido em larga escala aqui em todas as minhas entrevistas.
Outro fator importantíssimo também, é que em 4 famílias onde um dos pais não tem o lateral (agenesia) há a possibilidade de ele também te tal agenesia, porém, em casos onde o pai e a mãe não tem o lateral (incrível, mas tenho 2 casais aqui no meu consultório e cada um tem 2 filhos) os filhos também apresentavam a agenesia.
Estou a fase de compilação de dados para publicação de artigo, motivo pelo qual solicito suas referências para pesquisa.
Ao meu ver (sem constatação por parte de pesquisas ainda) posso dizer que o siso vai sumir sim. E não vai demorar muito pra que possamos ver isso.
Sem contar que em muitos pacientes que atendo que tem agenesia de todos os terceiros molares apresentam pais com os dentes ou que removeram em certa época por falta de espaço mesmo.
E há base nenhuma para fundamentar que se removemos o dente dos pais os filhos não terão. Se caso isso ocorrer (como é freqüente em meu consultório) não é devido à genética ou fatores hereditários, e sim porque esse filho já nasceria sem os dentes mesmo se os pais não tivessem extraído tal elemento.
A minha principal fonte foi o texto deste Blog – http://genereporter.blogspot.com/2011/03/como-e-que-e-dentes-do-siso-estao.html como citei já no Post. Muito interessante mesmo sua pesquisa. Lembre-se que esse Post usa as fontes, mas tem bastante opinião e é muito diferente de um artigo científico. Com certeza, seus dados e seu artigo terá muito mais credibilidade que esta postagem. Se possível, quando ele ficar pronto, você poderia nos enviar (ou avisar em qual revista ou Journal ele será publicado) para podermos fazer a leitura. Abs
Luiz, muito impreciso dizer que isso ocorrerá com base na análise de quantas pessoas? 20, 30, 100 que sejam. Estamos falando do caráter de uma espécie toda, com mais de 7 bilhões de viventes no momento, sem contar toda a linhagem ancestral! Prever o futuro evolutivo com base em evidências do passado é um típico caso de indutivismo, que como sabes, não constroi o conhecimento científico, que depende, e muito, do empirismo e da dedução. Dizer que isso ocorrerá “logo” é também perigoso pois, exceto processos de extinção, processos evolutivo levam milhares de anos, muito mais que o tempo de vida de todos nós.
Muito bacana sua visão Daniel. A resposta certa para a pergunta do post é: não temos como saber, ou precisaríamos de mais pesquisas sobre o assunto. A gente houve muito por aí, dentista ou paciente afirmando que “quem não tem siso é mais evoluído”. Está aí uma boa plataforma para a gente discutir o assunto. Abs e obrigado pelo seu comentário.
Eu não tenho dente do ciso. Fiz radiografia dos dentes uma vez pra colocar aparelho e não existiam cisos (Já tenho 23 anos e nada)! Porém, minha família toda tem os cisos, e nasceram até os 18 anos! Acho que eu deveria ter ciso, pois recebi as características hereditárias para tal! Qual seria a explicação para eu não possuí-los?
O assunto é um pouco complicado. Pode ser que seus genes foram programados, por algum motivo, de modo que você não desenvolveu o dente do siso. Veja o artigo do link do final do Post, para maiores esclarecimentos. Outro trecho do artigo – “Há variantes genéticas do gene Pax9 ligadas à agenesia (isto é, a ausência de formação do dente) do terceiro molar (Nieminen et al. 2001, Klein et al. 2005, Pereira et al. 2006), possivelmente outros genes como o MSX1 também podem estar associados à condição (Saito et al. 2006). A prevalência da agenesia em uma população pode variar de 0,2% a quase 100% (citações em Pereira et al. 2006), com uma média de cerca de 20% (citações em Vastardis 2000).”
Oi, bom em primeiro lugar eu nunca fui fã de evoluções porem nao devemos nega-las, no meu caso! Eu não tenho siso, ele não se formou!! Eu tenho espaço, e se for falta de algo q comi, seria improvável, pois tenho 1.78 de altura, dentes fortes, nunca tive fraturas em ossos por pior que fosse o tombo! Ombro e clavícula umpouco grandes pela natação q fiz qd criança! Bebi leite de soja na infância, nao curto carne! Meu sangue eh AB. Que sabemos que é o mais novo! Com essas informações de minha (só minha) vida creio que os dentes siso estão para sumir assim como apêndice! (digo isso pela minha experiência, sim eu posso dizer, porem existem N fatores para concluir um estudo do gênero !! Tanto para afirmar quanto para negar!
Eu tenho 26 anos e não possuo o dente, somente agora que li estas informações e farei pesquisas a cerca do assunto.
Legal! Depois conte para a gente!
Olá, sou Bióloga e professora de Biologia e percebo que as pessoas possuem pensamentos Lamarckistas em relação à evolução, pelo fato de ser mais fácil de entender. Infelizmente ainda é difícil deletar os conceitos errados sobre a evolução e construir um novo conhecimento sobre o neodarwinismo. O apêndice não sumiu porque o homem não o usou, ele é um órgão vestigial de ancestrais primatas que tiveram e é uma evidência da evolução. É preciso o conhecimento da genética para entender a evolução. Mas o fato é: as teorias de Lamarck não são mais aceitas pela comunidade científica, portanto, dizer que o dente do siso vai sumir porque ele não é mais usado, é igual achar que se você faz academia e consegue músculos, seu filho vai nascer com músculos. São necessárias mutações genéticas e a partir daí o ambiente escolhe aqueles que nascem mais adaptados, aqueles que não são, morrem e daí então um órgão ou estrutura desaparece, em milhões de anos em uma população.
Muito obrigado, Ingrid! Extremamente esclarecedor. Bjo
Argumento baseado em autoridade não vale nada. Cienticismo puro. Pasteur foi ridicularizado pela “comunidade cientifica”, hoje é quase um deus. O “sumiço” dos dentes do siso, SE REAL, invalidaria a teoria da seleção natural enquanto mecanismo da evolução, visto a existência do siso não fazer diferença alguma na capacidade de adaptação ou sobrevivência do ser humano. Não estou defendendo o criacionismo, que nem ciência é, visto se apoiar em escrituras reveladas, e não em pesquisa (importante esclarecer, visto que para um cientificista se você não é a favor do darwinismo, então é criacionista). No entanto, que o reducionismo darwinista e o biologismo são um lençol com muitos buracos, só cego para não perceber.
Que buracos?
Que reducionismo darwinista?
Que biologismo?
Que darwinismo?
Muito legal esse post seu, adorei, minha dentista quer arrancar 3 cisos meus que estão me prejudicando, achei estranho, não aceitei e estou pesquisando sobre a evolução das espécies e vi que minha dentista tem razão, o dente do siso está desaparecendo!
Finalmente!!!
Se eu, como aluno, fosse discutir isso com alguém formado ou mesmo professor, ganharia um problema. Finalmente leio / vejo alguém discutindo esse assunto raciocinando, não apenas "engolindo" o que a maioria diz…
Adorei.
Eu acredito no desaparecimento com o tempo por diminuição do espaço, pela diminuição do uso dos musculos da mastigação, do aleitamento materno, etc..
Em alguns casos, a ausência pode se dar por uma mutação naquele individuo, a não divisão de 32 celulas, assim como alguns nascem com um dedo a menos ou a mais. Quero dizer que não necessariamente a ausência deva ser considerada evolutiva ou não.
Gostei de saber da pesquisa do colega Luiz Otavio, mas acredito que a parcela da população que sabe dizer se os pais tem ou tiveram os sisos pode dificultar as conclusões.
De qualquer forma é muito salutar a discussão sobre o tema.
Em tempo: Só me incomodou a moça que disse ter ido pesquisar sobre o assunto pra concluir que a dentista dela tem razão quando indica a exodontia dos sisos.
O Dr. Google atacando novamente =(
Saludos, solo decirte que me ha encantado encontrar tu blog en bing. saludetes!
ooi. tipo fui a diversos dentistas, tirei radiografia e eu sou uma pessoa que não possui dente siso. Por um lado achei legal. porque muitos dizem que dói pra nascer, mais fiquei com essa duvida na cabeça, pensando que era só eu ,:S
Oi, olha estou com uma grande dúvida, quando eu era bem mais novo acredito que com uns 15 anos eu fui no dentista tirar o raio x, não me recordo o que ele disse, só sei que ele não extraiu o meu siso, mas ele extraiu o dos meus dois irmãos mais velhos, agora não sei pq ele n extraiu o meu, não sei se porque não precisava porque tinha espaço, o fato é que de certo modo tenho a impressão de que ele entortou o ultimo molar antes dele, mais como disse não tenho certeza, e agora o que fazer, vou ter que ir no dentista mesmo só ver isso? se puder me ajudar eu agradeço, e eu tenho 23 anos e não lembro quando ele começou a nascer mais já estou prestes a completar 24 anos.
Obrigado
Melhor você procurar um dentista para avaliar mesmo Jean. Para ver se o seu siso inferior nasceu, por exemplo, é fácil: olhe-se no espelho e veja os dentes grandões lá do fundo – os molares. Se você contar três deles, é porque seu siso está ali, erupcionado. Procure um dentista para avaliar. Isso tudo independe se seus irmãos tiveram ou não. Boa sorte.
tenho 43 anos faço tratamento dentario periodicamente e ja itrei radiografia e nao acharam os dentes sizo. eles ainda podem aparecer?
Não é o inferior não, é o superior esquerdo o único que está nascendo até o momento, já nasceu um dente fino mais o siso ainda não nasceu todo, ele ainda está erupcionado, tem uns dias que ele fica doendo e outros que simplesmente não sinto nada.
obrigado pela resposta.
so tenho 28 tambem mais contando com os siso eu tinha 24
tb não tenho dentes do siso e não me nasceram os pré-molares… já tirei várias radiografias e nunca se viram estes dentes.
Eu não tenho dente siso.tenho uma grande duvida, perdi quatro molares nesse caso so tenho mais quatro tenho receio de reprovar no concurso pm.
Olá! tenho 38 anos e nunca me nasceram os dentes do siso, minha mãe também! Será que minha filha vai ter-los? isso é genético? traz algum mau a boca?
Obrigada e grande abraço!
Não é fácil de dizer. Ter o dente do siso depende de vários fatores genéticos e locais de cada pessoa, não funciona como “ter olhos azuis ou ter olhos castanhos”. Sobre trazer mal para a boca, também depende. Tem gente que convive muito bem com seus sisos quando há espaço para eles nascerem e tem gente que precisa extrair esses dentes por falta de espaço ou por cárie ou outras doenças. Boa sorte!
Antes dos meus dentes sisos nascerem, eu tinha muitas falhas espaçadas entre um dente e outro. Mas depois que eles vieram à tona, apesar das fortes dores, todos os meus dentes se alinharam perfeitamente. Mas tenho medo somente de uma coisa: Tenho risco de ter alguma infecção tendo hoje 17 anos?
Se os sisos nasceram certinho e por completo, é possível que você não tenha muitos prolemas se cuidar direitinho deles. Procure um dentista para tirar suas dúvidas sobre isso e prevenir futuras infecções. Boa sorte.
Olá, sou estudante de odontologia do 3º período e sempre me intrigava essa questão, principalmente porque recentemente minha professora de semiologia tentou explicar essa agenesia de forma lamarckista e de fato não me convenceu nada.. Até que com questionamentos ela sentiu-se confusa e alegou não saber explicar evolução ao certo e quis transmitir que a tendencia seria de fato seu desaparecimento. Agora tenho um ponto de vista bem mais confortante em relação ao assunto após essa postagem e comentários anteriores.
Mas ainda tenho sede de curiosidade quanto ao assunto, acho que ainda há muitos pontos a serem esclarecidos e que não se deve anunciar como algo provavel no futuro porque como foi dito, somos 7 bilhoes, isso seria eliminar por completo uma caracteristica genica da nossa especie particularmente não creio isso esteja tão proximo não (a menos que haja uma noção cronológica diferente da minha), entao devemos analisar mais sobre a evolução e o porquê da incidencia dessa anormalidade (já que temos estabelicidos até então 32 unidades dentarias como padrão).
Espero futuramente poder elaborar um artigo sobre tal para que possamos compreender melhor, baseado em estudo e pesquisas, claro!
Por favor, compartilhe esse artigo conosco quando ele ficar pronto. Será de grande valia para nos dar algumas respostas e para ainda criar mais perguntas. Boa sorte e obrigado pleo comentário!
Não tem mais como eles aparecerem! Desculpe-em a demora para responder! Abs
Também eu já fiz várias radiografias e não possuo quaisquer dentes do siso!
Era curioso poder fazer-se algum tipo de pesquisa a fim de encontrar outras semelhanças entre pessoas que nunca tiveram dentes do siso. E sim, também a mim me faz confusão ter estudado desde pequenina o Lamarckismo VS Darwinismo e ouvir comummente pelas ruas alusões à teoria do uso e do desuso em tom de senso comum, lol
http://www.newrepublic.com/book/review/ultimate-mystery-inheritance-epigenetics-richard-francis
Pegando no que o autor do texto queria demonstrar, que o que hoje e certo amanhã pode não ser, apresento-te a Epigenética. Quando me foi apresentada esta ciência numa conferência abanou as fundações de tudo o que eu conhecia sobre evolução. Como o autor deste livro muito habilmente colocou é a "Lamarcks Revenge". Apesar de o Lamarck não ter tido conhecimento de biologia molecular, a verdade é que ele estava próximo do conceito daquilo que é a epigenética. Eu diria que hoje em dia o conceito de teoria da evolução tem de agregar vários conceitos porque claramente já não é só a selecção natural o único factor conhecido.
Ah, eu estou bem familiarizada com o conceito da Epigenética! 🙂
Eu acredito em alteração genética, da mesma forma que ocorre em agenesias e supranumerários. Simples assim! 😉
Post muito interessante e esclarecedor, compartilhei em minha página para esclarecer o assunto aos meus pacientes.
Obrigado Adriana. Abraços.
Gente.. tenho 45 anos e não tive sisos.. mas acredito sim na evolução do ser humano e são coisas que não podemos colocar aqui.. adoraria ter arrancado um.. ou os quatro né.. mas questão é bem simples. Nada do que vamos ou formos fazer e aproveitar nos será tirado.. abraços.. e isso é evoluçao!
Geralmente costumo olhar para todas as características humanas (intelectuais ou físicas) na perspectiva da evolução… Mas como não nasci com os dentes do siso, sempre soou bastante bem o facto de ser mais evoluído…Quando não faz absolutamente nenhum sentido. São apenas 2 disposições dentárias diferentes, que dificilmente terão consequências na evolução. Mas nunca se sabe o seu curso. Imaginemos que a presença dos sisos causaria uma infecção de tal ordem, que muitos pudessem não resistir. Ao longo dos tempos, a população com disposição dentária com sisos tenderia a desaparecer. Para já, o que é uma vantagem é só o facto de não ter que os tirar e escapar ao temível dentista!
Tenho apenas 26 dentes, principalmente os 2 sisos nunca fiz extração acho isso um tanto anormal !
Na verdade, essa explicação de que o siso estaria deixando de existir pelo desuso não é verdadeira e realmente é muito simplista em termos de evolução. A alimentação moderna é muito recente para causar uma evolução na espécie.
Entretanto, existem outras explicações dentro da teoria da evolução para tal fenômeno. E a que mais faz sentido para mim é que com o tempo o cérebro humano foi crescendo e, consequentemente, o crânio foi se modificando e se organizando de forma diferenre, o que retirou um pouco o espaço para uma mandíbula tão larga e espaçosa que fosse capaz de abrigar tantos dentes.
Com o aumento da caixa craniana, sobrou menos espaço para a parte inferior, o maxilar diminuiu e a seleção natural se encarregou de retirar esse maldito dente de alguns indivíduos já desde o pleistoceno.
Muito bacana Sandra. Obrigado pelo seu comentário! Abs
Oi, tenho 32 anos e não nasceu meu siso!
Seria interessante ir ao dentista. Junto com uma radiografia panorâmica é possível saber se você tem ou não sisos. Boa sorte.
Bem, não se falava em desaparecimento do dente do siso, mas sim. na tendência evolutiva para a não formação do último dente de grupos dentais: incisivos, pré-molares e molares , talvez pela função já desnecessária.Até onde sabemos, tivemos 4ºs molares, 3ºs pré-molares, 3ºs incisivos, etc. Talvez possamos incluir até os caninos nesse último grupo…De qualquer maneira, teremos muito tempo para mantermos nossa dentição como é hoje!
Gostei do artigo! Por incrível que pareça, tenho 3 sisos nascidos na parte inferior do maxilar e agora está nascendo outro do lado esquerdo, ainda não nasceu sisos no maxilar superior. Isto é normal?
Eu nasci sem, fui amamentada no seio até três anos de idade.
Nunca chupei dedo ou chupeta, meus outros irmãos todos tiveram o dente do siso.
Minha arcada dentária é bem grande, os dentes muito certos e fortes. Espero que me depoimento sirva de alguma forma.
Eu nasci sem, fui amamentada no seio até três anos de idade.
Nunca chupei dedo ou chupeta, meus outros irmãos todos tiveram o dente do siso.
Minha arcada dentária é bem grande, os dentes muito certos e fortes. Espero que me depoimento sirva de alguma forma.
Eu nasci sem, fui amamentada no seio até três anos de idade.
Nunca chupei dedo ou chupeta, meus outros irmãos todos tiveram o dente do siso.
Minha arcada dentária é bem grande, os dentes muito certos e fortes. Espero que me depoimento sirva de alguma forma.
Eu não tenho os cisos, nem os incisivos laterais e passei quase dez anos da minha juventude usando aparelhos para trazer toda a minha arcada de trás para a frente, daí fiz estética nos dois caninos para parecerem incisivos, e desde então minha arcada é normal, sem problemas. Acho 100% que a redução dos dentes é uma evolução / adaptação humana, acho ainda que o que ocorre é uma união de ambas as teorias (uma complementa a outra, e pela análise da realidade atual, não vemos milhares de pessoas “ao acaso” nascendo com cinquenta dentes, a tendência “caótica” que de fato vemos, são pessoas aparecendo com menos dentes, portanto Darwin sozinho não rola), somada ainda à influência que o registro akashico de nosso espírito tem quando vamos nascer novamente – já com a informação de que na existência anterior passamos pela experiência da extração do dente, e também pelo fato que através dos campos morfogenéticos estamos ligados, inclusive, ao padrão coletivo frequencial, que nos faz “sintonizar” com tendências de evolução de locais que estão distantes de nós. Nós somos criaturas complexas geneticamente falando, e também quânticas! bjss. #ficareflexao
Na verdade, Gabriela a agenesia de incisivos laterais está ligada a uma alteração genética específica ou ainda a alterações ambientais que envolvam infecções, traumatismos locais ou uso de medicamentos. Obrigado pelo seu comentário. Boa sorte!
Nasci sem os dois sisos de baixo,tenho somente dois sisos na parte de cima que estão totalmente inclusos, o dentista disse que tem um osso que atrapalha eles a erupcionarem e e tem que tomar cuidado pra ele não passar pro seio maxilar uma coisa assim do tipo, eles nem cresceram direito nem raiz direito vê na panorâmica, sei que amanhã eu vou extrair esses únicos sisos que tenho, e to com medo Kk sofrendo por antecedência, cheguei a comentar com o dentista que eu queria ser sedada pra não vê nada ????????
Olá Taune. Comente com seu dentista sobre sedação, pois existem medicamentos que podem fazer uma leve sedação para que a ansiedade seja diminuída. Boa sorte.
Esqueci de acrescentar minha mãe tem 36 anos e só tem dois sisos também, só que os sisos dela e do lado esquerdo e ela fez a panorâmica e eles estão corretos, nasceram certinho e por ela eu não extraia o siso, vou ter que extrair pq já vou retirar o aparelho e pra evitar futuros problemas, minha irmã tem 18 anos e tem os 4 siso só que um siso dela tá impactando, ao contrário do meu que no laudo saiu que está em desenvolvimento so que totalmente incluso o dela já tem um erupocionando e dois querendo erupcionar!
Já passei dos 30 anos, meu dentista brinca que sou da nova geração.. Já fiz a radiografia e não tem nem um sinalzinho se quer, já vi tanta gente sofrer, reclamar pra arrancar os famosos dentes do juízo e eu fico feliz de não saber o que é isso. Não fui amamentada no peito e chupei chupeta até os 3 anos. Me considero sortuda por isso.
Uma observação q acho interessante colocar é que parece haver um equívoco na compreensão na lei de uso e desuso proposta por Lamarck. Lamarck não considerava as mutilações como uma forma de adquirir novas características. Ele achava que só eram adquiridas novas características quando o animal se esforçava para satisfazer as suas próprias necessidades. Quanto ao fator de usar mamadeira e não o seio materno não explica a situação da Gabriela Pinheiro, quando comenta abaixo: "Eu nasci sem (dente siso), fui amamentada no seio até três anos de idade. Nunca chupei dedo ou chupeta, meus outros irmãos todos tiveram o dente do siso.Minha arcada dentária é bem grande, os dentes muito certos e fortes. Espero que me depoimento sirva de alguma forma." Quanto à genética, é importante ver o comentário abaixo de Diogo Figuera sobre Epigenética: "Quando me foi apresentada esta ciência numa conferência abalou as fundações de tudo o que eu conhecia sobre evolução. Como o autor deste livro muito habilmente colocou é a 'Lamarcks Revenge'. Apesar de o Lamarck não ter tido conhecimento de biologia molecular, a verdade é que ele estava próximo do conceito daquilo que é a epigenética. Eu diria que hoje em dia o conceito de teoria da evolução tem de agregar vários conceitos porque claramente já não é só a selecção natural o único factor conhecido".
Se nao sao necessarios param de nascer. Meu filho e de 1978 e nunca teve dentes do siso. Ha medida q o homem vai evoluindo vai perdendo partes desnecessarias. Se nao fosse assim eramos macacos ate hoje
A Lei do uso e desuso e correta e se nao fosse seriamps macacos.
Quanto a nunca ter tido os dentes.do Siso , isso e uma maravilha da evolucao do homem. Eu sou de 1947 e perfi um dente Siso hoje , choro de tristeza pq perdi parte de mim embora dos. especialistas examinassen e me disseran q nao faz falta perder um.
Sua historia e.semelhante a do meu filho. Linda ! Quem gosta de bico ou chupeta tem q usar a vida inteira para nao se tornar um tagarela falador da vida alheia, segundo Sigmund Froid q fumava sem parar para nao chupar bico…
Só achei errado sua interpretação da teoria de Lamarck quando fala que uma pessoa que teve os terceiros molares extraídos deveria passar para sua prole. A teoria de Lamarck é bem simples como você mesmo falou. O não uso de um determinado órgão o tornaria atrofiado e com isso o seu desaparecimento na evolução. Quando se extrai um terceiro molar, isso se trata da modificação da condição do indivíduo e não um desuso do mesmo.