Essa prática que virou moda entre os cirurgiões dentistas, contaminou os artistas também. Reparem na arte abaixo, abaixo do número 40:
Esse pequeno quadro, agora parte de minhas Relíquias de Dentista, foi um presente muito bacana, que ganhei da minha namorada e originou esse Post. E o que você, dentista, acha do termo orçamento? Veja o que as @OdontoDivas acham disso AQUI .
Eu não sei quem foi que começou com essa história de orçamento grátis. Suspeito ter se originado nas clínicas populares dos grandes centros. De repente, uma clínica anunciou isso e as outras foram atrás, para copiar a concorrência e o negócio pegou.
O que eu acho estranho é que nenhum profissional hoje em dia, de nenhuma outra profissão faz orçamento grátis. Quando o técnico vai à sua casa para ver a geladeira ou a máquina de lavar quebrada, ele cobra. Quando você deixa seu notebook ou seu carro para arrumar, não existe orçamento grátis. E tem gente que ainda liga para perguntar se faz orçamento grátis, veja AQUI, no post do Blog @medodedentista
Vamos fazer uma continha por cima? Considerando que você leva em média 30 minutos para fazer uma consulta de avaliação (bem feita) e colocando na conta tudo que se consome em seu consultório, adicionando a estrutura, custa em média R$ 5,00 a R$ 10,00. (Um par de luvas, uma máscara, um gorro, água, luz, aluguel, secretária, assistente e esterelização). Isso é o custo fixo das coisas que você paga. Não estou colocando aí o preço do seu serviço, que é o mais importante. Ou tudo que você estudou até hoje não vale nada? Você vai pagar isso para cada orçamento grátis que você fizer? No consultório, tempo também é dinheiro.
Claro que você, que é adepto do orçamento grátis, vai dizer: “Eu cobro os procedimentos um pouquinho mais caro para embutir o preço das avaliações”. Certo. Isso se o paciente fechar com você. Aqueles que não fecham, vão te causar prejuízo. Sem contar que você da uma mascarada no preço e no fim das negociações, você ainda dá um descontinho. Aí o valor da avaliação já vai para as cucuias.
Eu não sei explicar o porquê, mas quando a gente cobra por um serviço, a gente se sente na obrigação de executá-lo melhor. Da mesma maneira que quando a gente paga por um serviço, a gente fica mais exigente. É preciso acontecer uma valorização da consulta de avaliação. Quanto valeria? Veja a resposta AQUI no link do blog SorrisoCASOall.
A consulta de avaliação conta com a anamnese, exame clínico, exame físico, solicitação de exames complementares, testes térmicos, radiografias imediatas, moldagem de diagnóstico, diagnóstico, prognóstico e elaboração de plano de tratamento. É a base do seu tratamento. Será que dá pra fazer isso de graça? Ou melhor, será que dá para fazer isso DIREITO de graça? O @Netdentista dá sua opinião AQUI sobre o assunto.
É por essas e outras que nossa profissão está se degradando. O dentista dá aquela olhada de cinco minutos e faz seu orçamento grátis. Mais tarde, algum dentista resolve fazer uma avaliação mais criteriosa e acha outras coisas, que poderiam ser evitadas, lá com o dentista do orçamento grátis. Aí o paciente fala: “Mas meu dentista anterior não falou nada disso..” e fica confuso, com toda razão. E ainda, o profissional que fez certo fica com cara de tacho, pois é chato e anti-ético falar mal do colega, apontando os erros que ele cometeu por ter feito sua consulta inicial com pressa e sem cobrar.
Pensem nisso, gente. Principalmente os recém-formados que estão começando suas clínicas ou consultórios. Os empresários, não dentistas, que abrem negócios na área da odontologia. Cobrem por avaliação, pois ela custa e é uma das fases do seu trabalho, doutor! Vejam AQUI outra opinião, do Dr. Ricardo.
E como faz para cobrar? Como se valorizar? Veja aqui, opinião do @ortoparatodos clicando AQUI .
Fica difícil cobrar consulta inicial, se ninguém mais cobra, opinião do @VidaDeDentista AQUI .
Opinião da @prollemberg , do Blog Saudálito, clique AQUI.
Outra opinião do Blog @malditobruxismo AQUI
Mais um Post sobre o assunto do Blog @doctorvictor – só clicar AQUI
O Blog @odontoBLOGia também fala sobre o assunto AQUI
Já, no Blog da @julianadentista vocês verão uma junção de opiniões AQUI
Um Abraço
Equipe DicasOdonto
Muito bom esse post !!!
Eu, infelizmente, não cobro consulta (ainda) !!!
Sim. Quando somos recém-formados nos submetemos a muitas coisas por medo do consultório ficar vazio enquanto as contas vencem. Mas agora que o poder aquisitivo da maioria da população (incluído os dos bairros populares)cresceu, aos poucos, os colegas podem (e devem) cobrar a consulta e abolir o “orçamento grátis”.
Abraços Luis Rodolfo.
CONCORDO! Sempre achei um ABSURDO esse tal de orçamento grátis… só a odontologia que é uma classe desunida mesmo!!! Isso tudo por concorrência! Está na hora de mudar não é?
É complicado,pois a maioria das pessoas acham que temos a obrigação de fazer orçamentos gratis e,ainda por cima,querem ser atendidos na hora,afinal “é só uma olhadinha moço,tô com pressa e tá quase chegando a minha vez na fila do açougue”.
Adorei!
Pena… mas é a realidade de mta gnt!
Nem sei mais o que pensar da Odontologia.
Assunto polêmico, Luiz. Mil implicações pra analisar. Mas é fato que se submeter à “olhadinha” desvaloriza você como profissional frente ao paciente. Parece tão óbvio que se deva cobrar por um serviço, né?! Ou avaliar um paciente clinicamente não é trabalho? Well… escrevi a respeito no MD também. Abraço! 🙂 http://www.medodedentista.com.br/2011/01/alo-ai-se-cobra-pra-fazer-orcamento.html
Gente do céu! Como vocês querem fechar um orçamento de 20 ou 30 mil reais em cinco minutos! Não existe diagnóstico e planejamento em 5 minutos! Não existe venda de tratamento em cinco minutos! Aprendam, na primeira consulta somente explique como funciona o consultório e peça exames. Se for emergência, tudo bem, faça a emergência! Mas comece um tratamento com exames! Pacientes não são resistentes a exames (Rx Panorâmico, documentação), são resistentes a tratamentos! Com exames em mãos, planeje o caso e ofereça o melhor! Divida sempre, hoje cartão divide em até 12 xs sem juros, é só negociar com o banco! Nunca dê descontos em serviços de saúde, divida! Seu trabalho e conhecimentos são importantes demais para serem feitos gratuitamente!
Alexandre,
Sensacional sua resposta!Concordo em número e grau.Também sempre peço exames complementares antes de iniciar qualquer tratamento e cobro uma consulta.Não é um valor muito alto, mas justifica o meu tempo na avaliação e anamnese.
Um abraço.
Olha na minha opinião acho ridículo esse negocio de cobrar um Orçamento, meu o paciente não esta tendo nem um beneficio com isso, você não esta arrumando nem um de seus dentes. Olha as vezes vocês devem pensar nas classes baixas também, esses sim são os que mais precisão de consulta , ou você acha que um filinho de papai vai precisar ficar indo no dentista toda hora, claro que não esses ja vem tratados. Então pessoas de classes baixas vão procurar o orçamento que fique mais em conta e você acha que ela vai pagar por isso ainda? Claro que não, ah não ser que vocês prefiram ficar com o consultório vazio. Meus queridos aprendam a conquistar seus clientes mesmo que isso cause uma desvalorização mental, por que só na cabeça de vocês que isso acontece. Cara vocês já ganham em media de cada paciente no minimo 100 por dia, no minimo , então parem de ser egoístas, Pensem em ajudar o próximo só assim irão ganhar credibilidade . “Tudo que se planta colhe” então não queiram ser muito ambiciosos se não irão acabar sem nada. Fiquem com Deus.
Duas considerações: 1) Gosto muito de ajudar o próximo e faço isso sempre que posso, mas meu trabalho é meu trabalho. Dele que tiro o dinheiro para pagar minhas contas. Não é ambição, é simplesmente o meu sustento. Não posso viver de amor ao próximo. Gostaria muito. 2) Não cobrar consulta é anti-ético segundo o Código de Ética Odontológico. Posso pensar nas classes mais pobres e cobrar um valor menor, dependendo da clínica ou público, mas nunca de graça.
“filhinho de papai já vem com dente tratado”…to rindo até agora
Rebeka, cheguei a esse site exatamente buscando um dentista com orçamento grátis, e concordo muito com suas considerações. Obvio que tem que se valorizar o trabalho, mas como você disse, o pobre chega no consultório nao querendo fazer um clareamento ou botar lentes no dente. O pobre chega querendo arrancar com um dente que ta podre e doendo pra krl, e as vezes tenta fazer os procedimentos básicos seu e dos filhos, como ver se não tem alguma cárie ou precisa de limpeza. Cobrar pelo consulta inicial é o primeiro empecilho, o primeio obstaculo que afasta quem realmente precisa do tratamento e do hábito de fazer consultas preventivas. E o lado de profissionais e pacientes tem que ser pensado. Se seu público nao é esse, e tem condições de arcar com os tratamentos, ok, elabore as suas práticas. Mas outros profissionais tem outros públicos e sabem que saber o custo do tratamento pro pobre é muito importante. Ele nao vai gastar 60 reais pra ir ao dentista e descobrir que tem que fazer um tratamento que ele não pode pagar.
Entendo a dificuldade financeira, mas não é possível trabalhar de graça ou “vender fiado”. Fazer orçamento grátis é vender fiado. O que pode ser feito é um valor de consulta inicial mais baixo, mas de graça não pode ser. A não ser que ser que seja no serviço público. Ninguém me deixa pendurar conta no restaurante ou quando vou comprar materiais, ou a conta de luz, de água, o salário da recepcionista, os encargos, por que, em sã consciência alguém iria trabalhar de graça para os outros? Pense nisso.
Disse tudo!
um balurdio ir ao dentista ,,,ainda se paga orsamento ,,,gatunos mesmo ,,,,,kkkkkkkkk
Concordo que tem que cobrar, só que a pessoa antes de ir no consultório para fazer essa avaliação seja avisado do valor da consulta
Justo! O valor da consulta pode ser informado pela recepcionista. Obrigado pelo seu comentário.