Estamos em guerra contra a Odontologia Biológica e a desinformação. As ferramentas das plataformas das redes sociais servem a inúmeros propósitos, alguns deles tornaram-se problemas de saúde pública. Profissionais de várias áreas da saúde, inclusive da Odontologia, estão em campanhas organizadas de desinformação postando contra uso do flúor, contra implantes metálicos de titânio, contra tratamentos de canal e verdadeiras bobagens com correlações espúrias sem suporte na ciência. Portanto, está na hora de profissionais que prezam pela boa Odontologia e pela prática baseada em evidência se posicionarem contra essas ondas coordenadas de desinformação da Odontologia Biológica e afins.
Antes visto como teoria da conspiração longínqua da nossa realidade, a desinformação está chegando aos nossos pacientes e consequentemente aos nossos consultórios. À princípio, narrativas que mexem com o ódio ou com o medo dos pacientes relacionam tratamentos de canal com câncer, infertilidade, fadiga e outras doenças. Outras postagens dizem que o uso de flúor está relacionado ao autismo, diminuição do Q.I., calcificação da glândula pineal, mal de alzheimer, entre outras. Entretanto, nada disso tem comprovação e evidência. Muitas delas mostram correlações espúrias sem causa e efeito e sem a mínima plausibilidade ciêntífica.
O que fazer contra a desinformação postada por profissionais da Odontologia nas redes sociais?
Confesso que já tentei várias abordagens diferentes. Primeiramente, tentei conversar no direct de forma privada, para genuinamente entender de onde que esse pessoal tira essas informações. Ainda tenho dúvidas se é puro mal caratismo ou ingenuidade científica. Tentei ser educado nos comentários de forma aberta, pedindo artigos e explicações. Por outro lado, também já fui mais incisivo e até mal educado rebatendo mentiras descaradas que postam sobre endodontia, implantodontia e outras práticas do nosso dia a dia clínico. Na verdade, sinto saudades de quando a prática “Integrativa” vinha como uma extensão complementar da prática alopática. Em virtude disso, atualmente, os Dentistas Biológicos são agressivos em suas postagens e atacam com veemência as práticas Odontológicas baseadas em evidências.
Portanto, o que nos resta é denunciar. Sim. Acredito que você pode pensar que denunciar colegas de profissão é algo covarde ou “de dentista que não tem o que fazer”. Pelo contrário. Denunciar é dever do cirurgião dentista. Todos os Conselhos Regionais possuem emails ou até apps de celular para receber denúncias. Essas denúncias podem ser anônimas ou identificadas. Com toda certeza, os processos éticos acontecem, só que correm em segredo de justiça no caso das denúncias anônimas. Sem contar a grande morosidade e o número altíssimo de processos. Por isso, temos a sensação de que nada acontece. É preciso paciência porque acontece sim. Um monte desses Biológicos já estão lotados de denúncias e processos de pacientes. Isso eles não contam em suas redes sociais. Deixarei no final do artigo o caminho para que você possa denunciar. Lembrando que a denúncia deve ser no estado relativo ao CRO do profissional que está infringindo o código.
Para o Dentista Biológico existir em sua plenitude, o Dentista convencional precisa acabar. É uma questão existencial.
Parafraseando o Professor Jaime Cury, um dos soldados mais atuantes nessa guerra – “Só há uma Odontologia, que é aquela que todos dentista juraram fazer quando se formaram”. Muitos argumentos dos Biológicos são parecidos. Te mandam estudar, dando a impressão de que você está desatualizado. Eles encontram artigos que corroboram suas falar e postagens. Claro. São artigos de péssima qualidade, publicados em revistas ruins, ou ainda nem são artigos. São textos de blogs ou livros escritos por seus pares. Nada do que dizem está presente dentro de um currículo das universidades, por exemplo. Nada do que dizem se ensina na faculdade. Nada. Aí vem o argumento: “você não aprende clareamento ou ortodontia ou implante na faculdade, aprende?”. Não é sobre isso, meu caro Biológico. Vamos entender as bases e a fonte das bobagens que eles propagam.
A sigla é IAOMT. Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. O site é esse – https://pt.iaomt.org/. Se você quiser entender o que é um Dentista Biológico, essa é a fonte primordial. Esse é o grupinho deles. Enfim, lá você encontra os artigos, as indicações, protocolos de como se vestir de astronauta para remover amálmaga de prata e etc. É o multiverso da loucura da Odontologia. Eles também encontram força nos seus gurus da Medicina e quase todos exibem fotos com o Dr. Lair Ribeiro, um dos precursores de toda essa bobageira no Brasil. Deixo aqui uma sugestão para quem quiser se aprofundar mais nesse assunto – Podcast Ciência Suja – O Rei Lair.
Nosso foco é a segurança dos pacientes
Toda filosofia Biológica tem foco na melhora e na desintoxicação do corpo para que ele sozinho consiga lutar contra as doenças e os mais variados problemas que nos afetam. Por isso que você vai ver muitas falas sobre imunidade, biologia, toxicidade de certos materiais que não deixariam o corpo eliminar por si só uma doença. Você pode até ver que eles falam de Terapia Neural, Biocibernética ou Biodecodificação Bucal, Neurodontologia, exames de Biorressonância e outros nomes rebuscados que transmitem complexidade e deixariam qualquer corretor do Word doidinhos. Na verdade, essas terapias não têm lastro científico, são práticas antigas renomeadas e sem estudos que as comprovem eficazes. Essas terapias recebem um banho de loja da neurolinguística. E por falar em banho de loja, percebam o vestuário dos DEntistas Biológicos. Um social um pouco brega, meio “over” para um profissional da saúde. Quase sempre infringindo a “Lei Maria da Moda”.
De fato, há um aumento significativo de profissionais que seguem essa linha e isso nos preocupa. Suas práticas vão fomentar o aumento da cárie e muitas mutilações por exodontia de dentes que poderiam ser salvos pela Enodontia. Fora toda a desinformação que deixa dentistas e pacientes confusos. Conto então com você leitor para denunciar esses perfis, seja ma própria plataforma, seja nos conselhos. Assim, apenas unidos e organizados poderemos vencer essa guerra contra a desinformação e evitar que mais incautos caiam nessa falácia da Odontologia Biológica.
Como denunciar:
CROSP – São Paulo – email para – fiscalizacao@crosp.org.br
CRORS – Rio Grande do Sul – fiscalizacao@crors.org.br
Segue assim – fiscalizacao@ ____ – o CRO correspondente de cada estado.
Vamos vencer essa guerra contra a desinformação
Equipe Dicas Odonto
Luiz Rodolfo
Trackbacks/Pingbacks