A profissão de dentista até hoje é referenciada ao trabalho autônomo, mesmo que os processos tenham ficado mais complexos e as obrigações mais presentes. A pessoa jurídica se destacou no meio e facilitou bastante o crescimento dos consultórios odontológicos.
E o que isso quer dizer? A visão que a sociedade tem sobre a profissão pode atrapalhar a compreensão de que tempo é dinheiro, e para um dentista que estudou e se especializou para o mercado de trabalho, esse não é um bom conceito.
A relação construída entre dentista e paciente precisa transmitir essa responsabilidade entre ambos, afinal, é uma relação profissional.
Mas aí quando o paciente falta, surge a dúvida sobre cobrar ou não esse tempo perdido. Vale a pena cobrar essa mensalidade? Nesse artigo vamos explanar o assunto e te apresentar alguns fatos para tomar essa decisão.
Mudança de postura
Toda a sua rotina está diretamente ligada à sua organização: se você se planeja, colhe bons resultados, se você se resguarda, evita problemas ao longo do caminho.
Desde o primeiro momento com seu novo paciente é preciso que você deixe claro, até verbalmente, de que forma os seus serviços são prestados. Se seu paciente vem de dentistas que não cobram a falta sobre as consultas, uma quebra de costume precisa acontecer para te evitar futuros problemas.
A forma com que você se comunica pode facilitar a troca de informações entre dentista e paciente.
Sinalize que quando uma consulta não é cancelada com antecedência, você se prejudica, e a simples atitude de reagendar te ajuda a trabalhar sem transtornos e ainda não atrapalha o tratamento de seu paciente.
O que, de fato, diz a lei?
Se você foi bem orientado para começar os trabalhos na odontologia, sabe da importância dos contratos. Eles podem te auxiliar na comunicação entre seu consultório e o paciente, te proteger de questões referentes ao trabalho executado, e ao mais relevante para esse artigo: questões administrativas.
O artigo 59. do Código de Defesa do Consumidor veda a cobrança por um serviço não prestado.
Mas tudo vai depender do que você inseriu no seu contrato. Se nele existe a cobrança sobre as consultas não canceladas previamente, você pode e deve cobrar. Caso essa regra não esteja estipulada antes do ocorrido, será difícil ter suporte jurídico para realizar essa cobrança.
É possível encontrar modelos de contratos bem completos para dentistas na internet, e neles, observe se existem cláusulas referentes à falta de pacientes. Essa é a melhor forma de se proteger dessa inconveniência.
Defesa simples
Ter uma consulta cancelada por motivo de falta do paciente é um problema administrativo, mas cabe uma pergunta: Esse paciente recebeu um lembrete sobre esse compromisso no dia anterior? Não só nos consultórios odontológicos, na maioria dos serviços que são realizados por meio de hora marcada essa é uma ação importante.
É possível automatizar esse trabalho de envio das confirmações de consulta através de um software odontológico. Dessa forma você consegue liberar essa função da secretaria, tendo mais tempo para organizar a agenda e atender melhor seus pacientes.
Caso o seu consultório odontológico experiencie um alto número de faltas em consultas, experimente uma automação e compare os resultados. Essa pode ser uma boa estratégia para melhorar o desempenho e ainda analisar os dados.
O momento da cobrança
Você deixou de encaixar outro paciente no lugar do faltante e através do documento assinado por ele mesmo, você consegue cobrar essa consulta perdida sem problemas.
Mas o cuidado com a forma de interagir com esse paciente é importante. Explicar e demonstrar quais as suas responsabilidades em relação a outros pacientes, ao seu consultório físico e, é claro, ao andamento do tratamento odontológico do paciente, são essenciais para um bom relacionamento.
Pensando em fidelização de clientes, todo o cuidado é pouco. E essa relação que você constrói com eles é importante para impor limites, mas também para se colocar como um profissional presente.
Agregando valor ao seu trabalho
Qual é a imagem que você aspira para a sua vida profissional? Se dar ao direito de receber por uma consulta perdida por falta de comunicação de seu paciente, com certeza te faz um profissional atento a sua agenda.
Uma atitude que te valoriza e também demonstra maior cuidado com seu paciente, é a compreensão sobre casos em específico. Por exemplo, a primeira falta de um paciente exemplar pode passar sem cobranças, apenas com um toque amigo.
Agora, se um paciente é recorrente em faltas, nada mais justo do que os serviços serem cobrados. Isso demonstra o seu valor e profissionalismo diante de tais atitudes que atrapalham a sua rotina.
Sendo cobrado apenas um percentual referente a sua perda financeira, em virtude do não comparecimento de um paciente em horário definido, ficará simples de repassar essa cobrança e ainda manter a sua boa relação com um paciente.
Portanto, não tenha mais dúvidas: é do seu direito cobrar a mensalidade quando um paciente falta uma ou mais consultas odontológicas. Leia atentamente o contrato que utiliza, ou irá utilizar, para promover seus atendimentos e não se prejudique.
A responsabilidade com o processo de tratamento dentário não é só seu, é também do paciente, que se coloca à disposição para os trabalhos. Exerça os seus direitos e pratique a odontologia sem contratempos administrativos.
Boa noite.
A clínica me cobra por consultas que não foram marcadas, não avisando nada, alegando que causo prejuízo ao profissional. Entretanto, eu não marquei nada, estão me cobrando automaticamente, sem eu nem marcar. Isso é certo? Devo pagar?
Não. Nesse caso, se você não realizou marcação, você não deve pagar. Entre em contato com a clínica solicitando que parem de realizar cobrança.