Não tem como não falar do CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Em 2020, o Congresso se consolida como um dos maiores do mundo em tamanho e volume de negócios. Um legítimo paraíso para cirurgiões dentistas. Um feirão estilo shopping center com novidades, tendências e muita gente. Acompanhe à seguir minhas impressões sobre esse evento que aconteceu entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020.
Trânsito e desorganização na chegada
Estamos falando de muita gente. Infelizmente, a região norte ao redor do Expo Center Norte (localização do evento) não está preparada para receber tanta gente. Estamos falando de mais de 100.000 pessoas circulando nesses 4 dias, indo e vindo, de metrô, à pé, táxi, Uber, ônibus ciracular ou carro particular. Chegar ao evento é um suplício! A prefeitura de São Paulo deveria prestar mais atenção nisso. Recebemos pessoas de vários estados do Brasil e de todo o mundo. Chegar e ir embora se torna cansativo, ainda mais no final de janeiro com grandes chances de fortes chuvas e tempestades.
Outra tormenta: a fila para pegar o crachá. Apesar dos esforços da APCD em enviar as credenciais com certa antecedência para os congressistas, tentativa de check in via app, as filas quilométricas continuam. No primeiro dia de evento teve gente que ficou 3 horas (!!!) na fila para poder pegar o crachá que permite a entrada no evento. Já passou da hora da APCD trabalhar com alguma tecnologia que envolva um QR Code e os celulares dos congressistas. Chega a ser um total desrespeito com o pessoal que risca a agenda do consultório para visitar a feira. Gente na fila lá fora, significa menos tempo para fazer negócios na feira.
Quatro pavilhões fizeram o maior CIOSP de todos os tempos
Esse ano o CIOSP inovou com duas praças de alimentação, tendo adicionado o Pavilhão Azul do Expo Center Norte ao evento. Claro que isso abre mais espaço para Food Trucks e Restaurantes poderem cobrar seus preços exorbitantes por comidas não tão boas. Por outro lado, o restaurante oficial do evento, o qual tive acesso em um dos dias por ter sido ministrador de palestra da grade oficial é muito bom. Nota 10 mesmo! Agora, em outro dia que decidi almoçar pela praça de alimentação, comi um prato de arroz, batata frita, um Strogonoff safado meio frio e uma Coca Zero por R$ 52,00. Decepcionante.
Sem contar que os garçons são chatos e encarecem sua refeição. A dica é driblar os garçons e ir direto aos restaurantes para não pagar 10% a mais. Além disso, os garçons não aceitam Vale Refeição, diferente de quando você vai direto nas lanchonetes. Os garçons são bastante úteis na hora de reunir os amigos e pedir bebidas no final do dia.
Uma coisa me chamou muito a atenção: as franquias odontológicas estão cada vez com estandes maiores. E não são aquelas franquias de sempre, mais antigas. Existem novas, focadas em apenas uma especialidade, inclusive. Muitos investidores enxergaram o potencial desse mercado bilionário – existe uma grande parcela da população que ainda não tem acesso ao dentista. Quem sabe essas franquias são a porta de entrada desses pacientes? Vejo aí grandes oportunidades de negócios ou mesmo de um emprego fixo para aqueles dentistas que não querem ou não tem como montar a própria clínica.
Palestra sobre Mídias Sociais e Periodontia no estande da LACER/PERIOXIDIN
Filas para pegar brindes esmola?
Isso é realmente triste de ver. Os mendigos de brindes fazendo filas ao redor dos estandes de marcas famosas de pasta de dente. Entretanto, pensando friamente, fico feliz ao ver milhares de concorrentes meus nas filas do brinde enquanto eu estou rodando fazendo negócios, contatos e assisitindo palestras. Tem fila para pular numa piscina de bolinhas vermelhas e brancas. Chega a ser inacreditável o tempo precioso que esse pessoal desperdiça. Isso garante o sucesso da feira e consolida ações que mais parecem grandes programas de auditório do que aprendizado sobre Odontologia.
A grade científica sempre tem palestras interessantes. Todavia, é preciso ter um filtro apurado para conseguir diferenciar bons professores dos famosinhos do Instagram. No fim das contas, acredito que as melhores palestras estão acontecendo nos estandes, gratuitamente. Vale perder um tempinho antes de ir a feira para circular as boas palestras oferecidas pelas grandes marcas. Aí, basta ir de cabeça aberta para desviar do viés mercadológico e absorver o que verdadeiramente te interessa, ensinamentos com efeito prático.
Levando em conta o tamanho do evento, eu gosto de ir a estandes específicos para ver novidades de algumas marcas, conversar com amigos e tomar um cafezinho. Também acho proveitoso andar à esmo para encontrar novidades e reparar no crescimento ou surgimento de algumas marcas. Vemos que muito já possuem mais de um estande em locais diferentes da feira, exemplo da marca de mochos ergonômicos “Salli” que estava com quatro estandes, sendo um junto da ONG Por 1 Sorriso e um estande muito bacana da LACER – PERIOXIDIN – o qual tive a oportunidade de palestrar sobre mídias sociais e a Periodontia.
Aproveito para agradecer outros parceiros de longa data – os amigos da Dental Cremer que sempre me recebem com cordialidade para nossas ações em seu estande. Eles estão lançando o App da Dental Cremer. Dê uma checada lá na sua Apple Store ou Google Play. Esse ano esqueci de comprar Curaprox na promoção, conheci o BlueM com o pessoal da Oralbox e ganhei lançamentos da GUM – marca muito especial que vem crescendo muito no Brasil com produtos de muita qualidade.
Você acha que devo visitar o CIOSP em 2021?
Com certeza! Programe-se com antecedência. Fora alguns perrengues, o evento ainda vale a visita. Nem que seja para passear entre os estandes e ao final do dia encontrar os amigos na praça de alimentação. O CIOSP é um grande ponto de encontro de dentistas. Os corredores fervilham com conversas odontológicas. Quem sabe você anima trocar seu equipo, comprar um novo equipamento, começa a engatinhar na odontologia digital, conhece novas marcas e soluções.
Sim! Se você nunca foi, ou pulou alguns nos anos que passaram, definitivamente, o Congressão ainda vale a visita. Reserve um ou dois dias para rodar pela feira e ter as suas próprias impressões sobre as tendências do mercado da Odontologia.
Um Abraço,
Luiz Rodolfo