Em janeiro de 2015 a ANVISA proibiu a venda de agentes clareadores dentais com concentração maior que 3% sem prescrição odontológica. Apenas cirurgiões dentistas podem comprá-los apresentando seus respectivos números de CRO ou pacientes munidos de prescrição odontológica para tal. O que acontece é que sites de vendas de produtos na Internet vendem agentes clareadores a qualquer pessoa livremente.
Já discutimos NESTE ARTIGO sobre a importância de realizar um clareamento dental com cirurgião dentista com segurança e previsibilidade. Porém, bisnagas de clareamento dental de várias concentrações são vendidas a torto e a direito no site Mercado Livre, por exemplo. Basta entrar lá e digitar “clareador dental” na busca. Aliás, na categoria “Saúde Dental” encontramos borrachinhas de aparelho ortodôntico, materiais de moldagem, fios para aparelho fixo e instrumentais. Não vejo problema quando esses produtos são comprados por cirurgiões dentistas, mas quem garante que isso é checado no ato da compra?
A venda desses produtos acontece livremente e muitos pacientes optam por fazer clareamento dental por conta própria, usando concentrações acima do recomendado para o clareamento caseiro e podendo sofrer sérios problemas por isso. São inúmeros vendedores de todos os cantos do país. Na sessão de perguntas ao vendedor vemos que muitos orientam de maneira incorreta e passam informações sem conhecimento.
Outro detalhe que me deixou curioso foi que ao comparar preços de agentes clareadores do Mercado Livre com Dentais, alguns deles chegavam a ser mais baratos no Mercado Livre. Como isso é possível? Quem fornece esses produtos para serem vendidos indiscriminadamente? Alguns kits chegam a ser vendidos com moldeiras padrões customizáveis em água quente, supostamente facilitando o uso caseiro.
Substâncias clareadoras em mãos erradas e sem a devida orientação podem trazer inúmeros problemas desde sensibilidade a queimaduras químicas. A resolução da ANVISA que foi publicada em 2015 estava visando sites de compras coletivas que ofertavam agentes clareadores ao público geral. Eu tomei o cuidado de fazer buscas por medicamentos que devem ser vendidos com receita médica, como antibióticos por exemplo e eles não são vendidos no Mercado Livre. Por que essa “festa do caqui maduro” sendo feita com agentes clareadores?
Nosso blog tem o dever de informar os pacientes sobre o uso indiscriminado desses agentes. Em 2012 fizemos uma sequência de postagens (CLIQUE AQUI) que mostraram agentes clareadores sendo vendidos em sites de compras coletivas e tivemos uma vitória com a resolução da ANVISA. Porém, é preciso fiscalizar. Não brinque com sua saúde bucal. Não arrisque ter que fazer tratamentos desnecessários ou sofrer danos irreversíveis por usar um produto de forma errada. Clareamento dental com segurança e previsibilidade apenas com cirurgião dentista. Os órgãos responsáveis pela fiscalização já foram avisados. Vamos acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.
Sugestão de postagem do colega Dr. Joel Pola
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Acho um absurdo. Será que existem meios de controlar esta venda? Acho que deveria ser investigado. Visite meu site Dentista