Vivemos na era da mídia digital, das mídias sociais, do compartilhamento de imagens, vídeos, frases, pensamentos e conhecimento. Estamos mais expostos do que nunca e por vontade própria. Por isso, devemos ter extremo cuidados com as postagens. Cada pessoa é uma geradora de mídia. O Código de Ética Odontológica vem tentando se adequar aos novos tempos, mas ainda existe muita proibição e dúvidas. Precisamos tomar o máximo e cuidado com nossas postagens como cirurgiões dentistas, porque estamos sendo fiscalizados. Por todo mundo. O tempo inteiro.
Infelizmente, não existe uma receita de bolo quando falamos de conduta nas redes sociais. O que existe são regras, às vezes não muito claras, com brechas e interpretações distintas. O que pode e o que não pode fazer. Minha experiência diária com este blog e com as mídias sociais me permite analisar bastante esse mundo virtual com consequências reais. Dessa maneira, muita coisa que escrevemos fica escrito para sempre, para todo mundo ver e interpretar como quiser
O que posso postar? Como posso postar? Preciso de autorização? No ano passado, vimos que o CFM (Conselho Federal de Medicina) adicionou resoluções ao seu código de ética proibindo “selfies de médicos com pacientes ou em atendimento médico”. O Jornal do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) publicou matéria sobre Mídias Digitais e a Odontologia mostrando “o que pode e o que não pode” segundo o Código de Ética Odontológica. Com objetivo de resguardar os profissionais da saúde, seus conselhos partem para a proibição excessiva como prevenção. Será que este é o caminho?
Tendo isso em mente, precisamos de total cuidado ao postar uma foto. Às vezes temos a mania de postar quase que automaticamente, pela facilidade que os aplicativos oferecem hoje em dia. Faça um rápido “checklist mental” do bom senso e ter cuidados com as postagens nas redes sociais:
1 – Vale a pena postar? Alguém que conheço não vai gostar dessa postagem?
2 – Olhe toda a foto, principalmente o fundo e os reflexos de espelhos ou óculos. Imagina publicar uma foto no consultório com a pia suja lotada de instrumental ao fundo? Ou com um mofo no canto da parede? Ou ainda atendendo pacientes sem estar usando todos equipamentos de proteção individual?
3 – Se o paciente for aparecer na foto, é sempre bom ter um termo por escrito com assinatura autorizando a divulgação de sua imagem. Sugerimos a melhor das hipóteses: o paciente posta esta foto e você, dentista, compartilha. Eu digo isso porque muitos pacientes pedem para tirar foto ali na cadeira do dentista. É muito comum. Com crianças também. Neste caso, um termo assinado pelos pais ou responsável é sempre bem vindo.
4 – Pense: “Essa foto pode me dar algum problema?”. Às vezes estamos trabalhando em uma empresa ou clínica que não é nossa. Como funcionários, será que vai ser interessante postar essa foto? Se a resposta for “talvez”, acredito que é melhor guardar esta foto no seu álbum pessoal.
5 – É uma foto do tipo “Antes e Depois”? – Veja se o “Depois” é realmente uma foto conceitual boa. Às vezes achamos que está bom, mas não está. Aí é melhor não postar.
6 – Expõe alguém de maneira vexatória? Mesmo que indiretamente? Imagina você abre seu Facebook e da de cara com uma foto do seu filho no dentista e a legenda diz: “Zezinho com cárie de novo!”. Sei que o exemplo é forçado, porém isso não é tão incomum. Na maioria das vezes, o paciente não quer que as pessoas saibam que ele usa prótese, que ele facetou a boca toda ou que ele perdeu um dente porque não escovou direito.
Cuidado com as postagens que envolvam pacientes ou crianças
Mesmo se tudo isso tiver sido observado, coisas bizarras podem acontecer. Recentemente, um colega postou uma foto antes de iniciar uma cirurgia em que mal dava para reconhecer a paciente sob o campo cirúrgico. Um consultor de marketing copiou esta foto, tampou os rostos dos dentistas com tarja preta e usou em uma postagem para mostrar aquela foto como um exemplo de falta de ética e dar uma lição aos seus seguidores e clientes.
No Instagram, vejo uma proliferação enorme de perfis de cirurgia que mostram imagens fortes e sanguinolentas. Dentistas podem gostar disso, mas o público em geral não curte muito. Na maioria dos casos, as pessoas têm medo de procedimentos cirúrgicos. Isso espanta pacientes do seu perfil. Se for este o caso, deixe seu perfil no modo “privado” e avise as pessoas na descrição do seu perfil sobre as imagens fortes. Vejo muitos colegas reclamando que suas fotos foram “sinalizadas” ou “denunciadas” no Instagram, por exemplo. Teve até um caso de uma maquiagem tão bem feita, como se a pele do rosto estivesse solta, que foi denunciada e tirada do ar.
O fato é que não existe uma conduta certa ou errada, mas tudo que for postado pode ser usado contra você. Mesmo algo aparentemente inocente pode ser desvirtuado e compartilhado. A Internet está cheia de “fiscais da vida alheia”. Então, por que você vai dar corda para os outros enforcarem você? Pense alguns segundos antes de postar e veja se o fim justifica.
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Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Excelente conteúdo!
Usaria um exemplo da rede social sendo como um "carro", devemos dirigir este "carro" chamado Redes Sociais com prudência para nós e para os demais "carros" e "pedestres".
Abração amigos.
Excelente. Bom senso é fundamental e está além das regras. 😉
Ótimo!!! Isso nos tira muitas dúvidas, mas ainda assim tem coisas que são exagero por parte do conselho!!
Pois é Erika. O exagero, segundo eles, é para a nossa proteção contra processos éticos. É óbvio que se você não postar nada, você zera suas chances de processos. Porém, muitos de nós vivem a odontologia, passamos o dia fazendo isso e trabalhando com isso. Aí não posso postar meu dia-a-dia que algum invejoso vai me denunciar ou me chamar de anti-ético para todo mundo ver? É complicado. Obrigado pelo comentário!
Valeu Ana! A gente pena há algum tempo quebrando a cabeça com esse assunto… bjos
Abraços amigo! Valeu!
Excelente postagem. O CFM recentemente baixou uma resolução impondo limites para o uso de rede social por parte de médicos, buscando coibir o sensacionalismo, autopromoção, concorrência desleal, o "antes e depois" e principalmente: exigindo que o médico apresente evidência do que diz caso venha a ser questinado.Esse é um exemplo que a odontologia deveria seguir.
Ótima post, Luiz!!
Entendo que as fotos “antes e depois” são proibidas no instagram profissional. Ex “odontoclin”
Mas, e se eu tiver um instagram em meu nome ” pessoal”. Ex: “joao_silva”…posso postar o que eu quiser?
Não entendo como vão conseguir controlar isso. Muitas pessoas que não são dentistas e atuam como empresarias no ramo odontológico podem postar no seu instagram pessoal o que quiserem sem a fiscalização do CRO poder fazer nada.
Com certeza Fabiano. O controle é muito difícil, mas se houver alguém que faça a denúncia, o CRO é obrigado a investigar. As recomendações das postagens são para os cirurgiões dentistas que devem cumprir o Código de Ética Odontológico vigente, por mais que ele seja restritivo e por mais que alguns de nós discordem do que está escrito lá. Se o perfil não for um dentista ou uma clínica com CRO, o CRO não teria jurisdição. O ponto é que se você posta fotos “antes/depois” saiba dos riscos e saiba que isso pode ser usado contra você na esfera civil com processos de pacientes, por exemplo. Juízes entendem que se você posta essas imagens, você pode estar garantindo resultado e você vai ser cobrado por isso. Muito pertinente seu comentário! Obrigado e Boa sorte.