Hoje existem milhares de pesquisas e muita informação sobre o tabagismo, seja ele na forma de cigarros industrializados ou seja ele em formas alternativas como o Narguilé, o charuto, a cigarrilha, o cigarro de palha e etc.
Muitas pessoas conseguem largar o cigarro, mas acabam trocando seu vício no cigarro industrializado por outro produto. Seja ele um cachimbo ou um charuto em que o usuário não traga, o mal para a boca e para todo o corpo é muito parecido, sempre aumentando as chances de aparecimento de várias doenças pulmonares e o temido câncer. O Dicas Odonto preparou uma imagem que resume um pouco o mal que alguns tipos de tabagismo trazem para o gente. Nem o cigarro eletrônico – ainda não regulamentado no Brasil – escapou. Algumas pesquisas recentes estão mostrando que ele forma uma substância cancerígena que acaba sendo tragada junto com a nicotina – o formoaldeído.
Alguns dados assustadores do INCA (Instituto Nacional do Câncer)
– 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora); – 25% das mortes causadas por doença coronariana; – 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa abaixo dos 60 anos; – 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa abaixo de 65 anos; – 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema; – 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos); – 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer tabaco-relacionados (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero); – 25% das doenças vasculares (derrame cerebral, trombose).
O tabagismo ainda pode causar: – impotência sexual no homem; – complicações na gravidez; – aneurismas arteriais; -úlcera do aparelho digestivo; – infecções respiratórias;
Compartilhe com seus amigos
Site do INCA – AQUI
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Trackbacks/Pingbacks