Vejo com muito bons olhos o investimento da Johnson & Johnson no aumento da família do enxaguantes bucal Listerine Zero. A versão “Zero” é totalmente sem álcool, o que segue a tendência das indicações dos dentistas de hoje em dia para esses produtos que são coadjuvantes importantes na nossa higiene oral.
Os atores principais da higiene bucal são a escova de dentes, a pasta e o fio dental. Vários estudos ao longo dos anos mostram que a remoção mecânica (esfregar as cerdas da escova e passar o fio nos espaços entre os dentes e as gengivas) é o método mais eficaz para controle do biofilme e das doenças bucais mais comuns como cárie e doenças das gengivas (gengivite e periodontite). O ator coadjuvante da higiene oral é o enxaguatório bucal. Não é porque o produto é coadjuvante que ele deve ser deixado de lado. Afinal, ator coadjuvante também ganha Oscar, não é?
Durante muitos anos, houve uma insistência no lançamento de enxaguantes bucais com álcool em sua composição. O efeito de refrescância era muito maior, mas os estudos foram mostrando que bochechar com álcool não é muito saudável. O álcool é responsável pelo ressecamento dos tecidos bucais, perturbação do equilíbrio bucal e sabe-se muito bem que se for usado com muita frequência, ele torna-se um dos grandes predisponentes do câncer bucal junto com o tabagismo.
Por muito tempo, nós dentistas, pressionamos as empresas do ramo odontológico a eliminarem o álcool das soluções de bochechos. Isso vem acontecendo e essa postagem marca esse sucesso obtido, com o aumento da família Listerine Zero. O trabalho em conjunto dos dentistas e empresas da área só tende a trazer mais benefícios ainda para os consumidores.
Lembrando que enxaguante bucal não funciona se for usado sozinho. Aos apressadinhos e preguiçosos: não adianta nada dar aquela bochechada sem antes escovar os dentes e passar fio dental. O hálito pode até ficar fresco na hora, mas a sujeira e a placa não será removida direito. Em caso de dúvida, sempre consulte seu dentista.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto