Uma sequência de posts visando orientar os futuros dentistas ou recém formados com participação especial da minha colega Dra. Paula Borghi do Instagram odontológico de maior sucesso na rede – @dicasdadentista  pode compartilhar, seguir e curtir!

Sabemos que existem vários conceitos oriundos do Marketing que são muito valiosos se usarmos na na nossa prática diária como dentistas. Por exemplo, a diferença entre valor e preço. O valor vai variar de acordo com cada pessoa. O preço é igual para todos. Você consegue dizer quanto vale um sorriso bonito? Você pode saber quanto vale para você, mas a gente não sabe quanto que nossos pacientes valorizam seus próprios sorrisos. Porém, depois de um plano de tratamento, anamnese e exames, o dentista consegue dizer quanto custa um sorriso, não é? Nesse momento que devemos agregar valor ao tratamento e ao sorriso. Por exemplo? Um sorriso bonito significa qualidade de vida e saúde. Aquele paciente com sorriso renovado vai poder arranjar um emprego, melhorar de vida ou ainda arranjar um namorado ou namorada. Venda sorrisos e não restaurações!

Valor x Preço Instagram

 DICAS DA DENTISTA #3 – Agregando valor ao seu tratamento

Com meus 18 anos de formada, eu conclui algo muito importante: não importa qual classe social você trabalhe, sempre terão dois tipos de pacientes: os que valorizam um bom atendimento e os que não valorizam.

– Sabe aquele paciente super rico que acha um absurdo comprar azeite extra virgem , usa óleo de soja mesmo, porque é mais barato?

– Sabe aquele assalariado que cuida bem da saúde e busca o melhor, mesmo que seja caro?

– Estamos num mundo assim, valores são valores. Reflitam sobre isso e escolham para quais pacientes vocês querem trabalhar. Meu consultório fica num bairro simples, sou a única que cobra consulta, que oferece um cafezinho, uma água geladinha, boas revistas, ambiente agradável , equipamentos modernos e biossegurança impecável.

– Atendo desde empresários até assalariados bem simples e é claro que eles tem alguma coisa em comum. 

– A valorização do seu trabalho não ocorre do dia pra noite, é algo a ser trabalhado em cada paciente, em cada procedimento, ela está diretamente ligada as suas habilidades técnicas e também como você se diferencia dos demais.

– Para isso, precisamos investir em cursos, em equipamentos,e em melhorar nossa maneira de se relacionar.

– Você não olha apenas para os dentes, somos profissionais da área da saúde e temos a obrigação de olhar o todo.

Certa vez estava avaliando uma menina de 10 anos, a mãe já havia passado por outros profissionais. Isto é muito comum hoje. Observei que além dos problemas oclusais ela apresentava um desgaste no esmalte dos dentes muito característico de refluxo. Questionei a mãe, ela achou estranho pois a menina não reclamava de nada, pedi para levar a um especialista, ela realizou os exames e ficou constatado que ela tinha muito refluxo. A mãe voltou, e me falou que nenhum outro profissional tinha feito essa importante observação. 

– Observem com calma seus pacientes, escutem suas reclamações, façam um plano de tratamento adequado e tenham certeza que a valorização virá !!!

DraMariaPaula-246x300

Maria Paula Borghi é dentista Especialista em Odontologia Estética e
em DTM e Dores Orofaciais.
Atua como Professora Assistente no curso de Especialização em
Odontologia Estética
na Universidade São Leopoldo Mandic em Campinas e
Especialização de Dentística na Universidade Uninove em São Paulo.
Nas horas vagas mantêm um perfil no Instagram sobre dicas
odontológicas para leigos, o @dicasdadentista                                                                               e para profissionais da área o @dicasparadentistas

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto