O assunto é polêmico e controverso. Médicos pediatras orientam de um jeito, dentistas odontopediatras ou ortodontistas orientam de outro. Os pais ficam em dúvida sobre quais orientações seguir. O Dicas Odonto preparou este post como um guia prático, com orientações simples e que não fujam muito da realidade. E aí pode ou não pode?
A resposta é depende. Pois é. Em saúde, as coisas não são assim “preto no branco”. Cada caso deve ser avaliado pelos pais com orientação de um profissional.
É impossível falar de chupeta, sem falar de amamentação. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o aleitamento materno exclusivo deve perdurar até os 6 meses de vida. Nessa época, o bebê tem uma grande necessidade de sucção, devido a Fase Oral. Os bebês entendem e experimentam o mundo através da boca. A amamentação aumenta o vínculo emocional entre o bebê e a mãe, além de prevenir alergias e infecções. Para saber mais sobre amamentação CLIQUE AQUI.
Uma curiosidade: Em inglês, “chupeta” chama-se “pacifier”. Isso mesmo. A tradução direta é “pacificadora”. A chupeta tem o poder de acalmar o bebê e ajuda a saciar a vontade de sugar que, às vezes, não é completamente saciada pela amamentação. Muitos profissionais dizem que é melhor que se use a chupeta antes que a criança acabe por adquirir o hábito nocivo de chupar o dedo. Porém, a chupeta deve ser retirada entre o segundo e o terceiro ano de vida da criança para evitar problemas dentários.
– Recomendações –
– Segundo a Academia Norte Americana de Pediatria, a chupeta pode ser usada na hora de dormir, pois diminui o risco de morte súbita do bebê. Porém, a chupeta só deve ser oferecida depois que a amamentação estiver muito bem estabelecida.
– Se for usar a chupeta, use a ortodôntica ou anatômica – elas são mais achatadas e deixam os lábios e a língua em uma posição melhor.
– Nada de ficar comprando novas chupetas maiores enquanto a criança vai crescendo. Mantenha sempre a mesma para que a criança vá perdendo o interesse em sugar. Fica mais fácil retirar o hábito depois.
– Nova abordagem: A chupeta pertence aos pais e não ao bebê. Deixar a chupeta pendurada no pescoço da criança ou oferecer várias chupetas vai dificultar a posterior retirada desse hábito. Use-a com parcimônia, principalmente na hora da criança dormir.
– Hora da retirada da chupeta – Antes que a criança complete 2 anos de idade já é possível começar os esforços para retirar esse hábito. A chupeta deve ser retirada aos poucos, sempre premiando a criança quando ela ficar bastante tempo sem usar.
– Se a chupeta não for retirada entre os 2 ou 3 anos de vida, a criança pode apresentar “mordida aberta” e posterior necessidade de tratamento com aparelhos.
– Se tiver dúvidas mais específicas, consulte sempre um odontopediatra desde cedo. Mesmo que não haja problemas instalados, é interessante levar a criança pequena no dentista para receber orientações e fazer prevenção de doenças bucais.
– Dê preferência ao tratamento multi-disciplinar com dentista e fonoaudiólogo em casos mais complicados. (Dica da leitora Daniele Moutinho via Facebook)
Saiba mais:
Tio Dentista – Chupeta Sim ou Não
Suavinex – Novas chupetas desenhadas por dentistas
Limpar a chupeta com a saliva dos pais, o que você acha disso?
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
So esqueceu de mencionar o fonoaudiologo, que ajuda muito na retirada desses habitos deleterios… 😉
Verdade! Adicionado já! Abs
Para facilitar a retirada da chupeta, em casos extremos existem aparelhos ortodonticos removíveis ótimos pra isso.
meu filho chupa chupeta e ele adora chupetinha ele adora a pepeta