Não basta desvalorizar a odontologia com tabelas ridículas. Não basta glosar procedimentos odontológicos à torto e direito. Chegamos a sarjeta. Viramos a mosca do cocô do cavalo do bandido. Somos parte do Combo.
Quando falo desse assunto, me sinto um pouco repetitivo. A realidade não muda. Apenas piora. Parece que chegamos ao fundo do poço, porque plano odontológico virou brinde. Virou promoção. Isso não é nenhuma novidade, mas desperta a cólera dos dentistas toda vez que uma empresa engraçadinha resolve inventar uma promoção dessas. E as empresas parecem imunes às leis e ao Código de Ética Odontológico, mesmo sendo citadas por lá – VEJA ESTE POST. E ainda usurparam do coitado do Snoopy e do Woodstock.
O dentista sozinho não pode quase nada no âmbito da propaganda. Não pode anunciar preços, colocar pontos de referência próximos de sua clínica em seu panfleto ou propaganda, tem um limite de tamanho de placa de acordo com cada prefeitura e etc. Porém, as empresas de convênio odontológico podem dar planos de brinde? Vincular os planos à sorteios? Pessoal, seguinte: ou liberamos geral, situação em que todo mundo pode tudo e colocamos fogo no Código de Ética Odontológico ou todos, sem exceção, devem respeitar as regras. O Brasil é muito fraco de fiscalização. É bom de cobrar impostos, mas fraco de gestão e fiscalização.
Pude checar no site da operadora. O Manual do plano está com o logotipo da ANS e do Ministério da Saúde. Isso é uma vergonha! Por acaso, esse tipo de plano que oferece TV à cabo e plano de saúde não entra na categoria de venda casada?
O meu apelo vai para os dentistas. São poucos os convênios odontológicos que respeitam o cirurgião dentista. Todos vocês conveniados da Metlife deveriam sentar e refletir. Vocês querem ser objeto de brinde de assinatura de TV à cabo? Foi para isso que vocês estudaram anos e anos? Foi para isso que vocês fizeram especialização? Vamos acordar porque a mudança na odontologia precisa acontecer de dentro para fora. Só assim teremos a tão sonhada “valorização” que clamamos por aí nas Redes Sociais.
Obs.: Imagem retirada de um grupo do Facebook;
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Ai eu pergunto… Pq não podemos anunciar valores e condições se as operadoras o podem?