Provisório deve ter estética, formato e término ideal. Já falamos sobre a importância de um provisório para o periodonto AQUI. Agora o caso parece mais complicado, quando um paciente aparece como você pode ver na figura abaixo:
Uma massa disforme de resina (RAQ) compõe este provisório. Fica meio difícil de entender o que é dente natural e o que é provisório. Há uma dificuldade de selamento labial, de fala e de sorriso. Parece que o provisório estava servindo de contenção também, pois o dente 11 apresentava mobilidade Grau III, praticamente perdido.
O provisório dentário deve:
– Permitir a higienização do local. Ele não pode estar tão perto dos dentes e da gengiva, sem dar espaço para um fio dental ou uma escova interdental.
– Estar completamente polido para não acumular placa bacteriana.
– Seguir uma harmonia e devolver funções normais dos dentes como a mastigação.
– Dar conforto para o paciente enquanto ele espera pelos definitivos.
– Ser de fácil remoção e de fácil recolocação. Isso facilita o trabalho de dentista durante as sessões.
– Respeitar o espaço biológico para que a gengiva fique saudável no local.
Não foi fácil, mas em algumas sessões foi possível melhorar consideravelmente a situação bucal deste paciente. Por diversos motivos, optou-se por exodontia do dente 11, um provisório de acrílico fixo sobre o dente 23 e uma prótese parcial removível provisória imediata para os espaços restantes.
Daí para frente, o paciente pode optar por reabilitação com implantes ou com prótese parcial removível definitiva, além de uma prótese fixa no dente 23. São passos que a odontologia fornece para a resolução de certos problemas bucais provisoriamente. Toda condição bucal teve melhora, sem acúmulo de placa sobre o provisório, sem problemas de dicção e melhor ainda, sem problemas para sorrir um pouco melhor.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Nossa, impressionante o que alguns “profissionais” fazem.
Na Dental Saúde, onde me trato, nunca vi nada assim.
Eles aliás publicaram um artigo outro dia sobre facetas, também muito interessante
http://www.clinicadentalsaude.com.br/imprensa.php?pg=noticias&id=5
Olha, realmente ta horrível o provisório da primeira foto,
Agora, sem auto promoção descarada né? (Ao comentário acima)
Isso aí tem cara é de super bonder… Sabe aquele paciente que faz um provisório, diz que “liga pra marcar”, e nunca mais? E daí aquilo solta e ele mesmo vai colando em casa, e colando e colando?
Então.
É bem provável que, quando foi feito, o provisório não estava adequado, mas dizer que o dentista fez isso é de mais pra minha cabeça. E olha que a gente que trabalha em grandes centros vê cada coisa…
fiz um provisorio recente nao me adptei de forma alguma e apenas 1 dente mas foi feito de acrilico como se fosse uma dentatura o suporte ou um aparelho movel me tira essa duvida nao teria outra forma
Olá Rosalina. Difícil falar sobre seu caso seu ver o que está acontecendo. Os provisórios móveis são muito utilizados sim, mas algumas pessoas não conseguem se adaptar. Converse com seu dentista para ver se há outras opções imediatas no seu caso. Boa sorte.