Há algum tempo que percebo um crescente de informações na Internet falando contra o uso do flúor. O que é fato e evidência científica: o flúor salvou o Brasil de muitas lesões de cáries nos últimos anos, desde os anos 60. As políticas de saúde bucal do Brasil continuam preconizando a adição de flúor na água. E isso é seguro? E as manchas brancas? Flúor em excesso causa câncer?
Tudo que é consumido em demasia faz mal. “A diferença entre o medicamento e o veneno é a dose”. O flúor na água de abastecimento sozinho não foi o único responsável pela diminuição dos índices de cárie no Brasil e em vários países do mundo. As pastas de dente se tornaram fluoretadas e o acesso da população a elas melhorou muito nos últimos anos. Os dentistas mesmo podem dizer que temos uma geração com muito menos cárie do que a dos nossos pais. Para saber mais sobre os benefícios do flúor leia O USO RACIONAL DO FLÚOR.
O que preocupa muita gente é esse aparecimento de sites, blogs e postagens na Internet, algumas até em outras línguas, em que se demoniza o uso do flúor. Alguns relacionam o flúor ao nazismo (eles usavam Ácido Fluorídrico nas câmaras de gás e não Flúor – são compostos diferentes), à morte, ao câncer e a outros males da sociedade atual. Existe até uma teoria da conspiração maluca que fala que o flúor é o lixo tóxico de grandes empresas e ao ser adicionado na água ajuda a controlar as massas. Somos como bois indo para o abate porque nossa glândula pineal está sendo “calcificada” pelo flúor, impedindo o despertar da humanidade. Como assim??? Pelo menos é o que este site AQUI prega.
Você realmente acha que existe um plano maléfico e diabólico para controlar a mente das pessoas colocando flúor na água? Quem é o mandante desse plano? Algum vilão do 007? Nós dentistas aprendemos muito sobre as ações do flúor sempre baseado em evidências científicas de anos de pesquisas, não de charlatanismo. O ruim é que essas informações erradas se espalham com facilidade pela Internet. A quantidade de vídeos sobre isso no You Tube é assustadora e os documentários são bem convincentes.
Hoje em dia, muita gente pesquisa e lê na Internet. Se você pesquisar sobre “flúor” no Google, você vai achar de cara muitos sites que disseminam essas informações erradas. E sabemos que o Google mostra para a gente as páginas mais acessadas, baseado na relevância e não na VERACIDADE das informações. O mesmo acontece no Google Acadêmico. Então, se muita gente ACESSA esses sites por curiosidade e para leitura, as páginas terão destaque nas pesquisas futuras. Muita gente toma isso como VERDADE irrefutável e não aceita argumentar.
Isso está fazendo com que mais e mais pessoas comecem a usar pastas sem flúor e isso significa um retrocesso na saúde coletiva. Como dentista eu poderia pensar que isso é bom, pois as pessoas voltarão a ter mais cáries e podem encher minha agenda de consultas, mas é claro que esse pensamento é obtuso, chegando a beirar o ridículo. Nós queremos o melhor para o nosso paciente sempre. Saúde bucal deve ter uma abordagem preventiva maior do que curativa e restauradora.
No meio do ano passado um blog de um cirurgião plástico (???) de Porto Alegre postou um artigo extremamente longo que parece um grande compêndio de “recorta e cola” de muitas dessas (des)informações disponíveis sobre este assunto que fala contra o uso do flúor. Se alguém quiser ler o texto todo basta procurar por “Água Fluoretada: aparentemente inocente, esta medida é um veneno para seu corpo!” no Google. Ele também demoniza o leite de vaca e fala que a sociedade toda está errada, inclusive o que se ensina na faculdade. Seria ele o dono da verdade?
Existe até um site – Fluoride Alert – que é contra o uso de flúor sistêmico. Em ciência não devemos ser céticos para as novas descobertas e se um dia isso se comprovar, serei o primeiro a parar de usar o flúor, mas a coisa toda parece uma causa com muito barulho e pouca evidência. Você acha que se houvesse forte evidência de toxicidade do flúor (nas quantidades utilizadas para fluoretação sistêmica) a ANVISA não teria feito alguma coisa à respeito? Ou nosso coordenador de saúde bucal? Você acha que o governo deseja envenenar as pessoas? Você realmente acha que todos os dentistas especialistas em Saúde Pública que estudam isso há anos são mal intencionados?
Quem quiser saber o histórico e as quantidades de flúor adotadas para o Brasil – LEIA AQUI
Deixe sem comentário sobre este assunto polêmico
Veja uma outra opinião, divergente – AQUI
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Acho que faltou dizer o seguinte:
-Fluor é tóxico sim
-Fluor tem efeito cumulativo, e não pode ser eliminado dos ossos, tendões e cartilagens
-Não existe diferença estatística de índice de cáries em países com mesma situação econômica utilizam ou não o fluor, porém nos índices de CÂNCER SIM.
Nos USA não é recomendado dar água de beber para crianças com menos de seis anos, por que será??????
Faltou uma coisa no teu comentário também, Paulo, você pode por favor me indicar quais os estudos que comprovam as tuas afirmações? Fiquei interessada nos dados…
Marina, realmente estudos que comprovem a eficacia do fluor e a sua toxicidade apenas em concentracoes elevadas (assim como diversos outros compostos) podem ser facilmente encontrados na literatura, em artigos cientificos publicados em diversos periodicos nacionais e internacionais. Caso receba alguma publicacao cientifica de fonte confiavel que comprove o contrario envie para mim, por gentileza, nao consegui encontrar nenhuma ate hoje! Tambem fiquei curiosa…
Att,
Ok, mas por quê a maioria dos países europeus suspenderam o uso de flúor em sua água? Países como a Alemanha não me parecem "atrasados" para cometer esse "retrocesso"… E os que usam o fazem em números dez vezes menor do que no Brasil.Esses números devem no minimo devem ser considerados e questionados, são fatos, não teoria.
Os países que suspenderam não precisam mais porque atingiram índices ótimos de CPOD. Abs
Exatamente! Alias, vamos pensar no PIB e IDH deste paises antes de qualquer comparacao sem fundamento com o Brasil. Devemos nos lembrar da desigualdade social que existe em nosso pais, embora muitos se esquecam tambem de que o Brasil vai muito alem das regioes Sul e Sudeste…
Coordeno projetos sobre educacao em saude bucal e garanto que muitos nao imaginam a realidade de certas regioes de nosso pais!!!
Obs: me desculpem pela ausencia de acentuacao ortografica, problemas com meu teclado…
Só vejo uma única coisa nesses comentários; a inocência de todos vocês em relação ao que ta ocorrendo no mundo desde muito tempo. Quem não acredita que a massa pobre que nao pensa e nem raciocina está sendo manipulada para continuar enerte, vive mais enganado que eles.
Pode ser sim que a massa pobre esteja sendo manipulada pelas grandes corporações e pelos governos malévolos que só pensam em cobrar impostos e viver à nossas custas. Gostaria de saber aonde que o Flúor entra nisso.
A industria da doença aproveita da nossa ingnorância…. tenho certeza de tudo que investiguei a respeito do fluor tem fundamento. É veneno sim. O que prescisamos pra proteger os dentes é comer alimentos ricos em vitamina K2, que geralmento encontra em figado de animais, ou suplementando. ( vit. K2 leva o calcio ao ossos e dentes, e retira o execesso). esse sim é um verdadeiro aliado. faz mais de 2 anos que não uso creme dental sem fluor. Meu creme dental preferido é o Phillps com leite de magnésia.
corrigindo o texto: faz mais de 2 anos que não uso creme dental com fluor. Meu creme dental preferido é o Phillps com leite de magnésia.
Assistam o video do DR. magnésio, ai saberam do que eu estou escrevendo…
Como pode alguém acreditar em tais teorias??
Quando publicarem um artigo científico que comprove que a "água fluoretada é um veneno para o corpo", aí sim queiram debater sobre alguma coisa. Aliás, um não, mas vários artigos – como é feito com o Flúor até hoje, em todas suas formas.
Até agora só existem provas de que o Flúor é sim, um dos meios mais eficazes para prevenção e controle da doença cárie. Não é questão de "manipular massas" e sim de Saúde Pública!
Existem dados e pesquisas mostrando justamente uma mudança favorável à população, graças a introdução do fluoreto nas águas de abastecimento. Existem aspectos sociais que vão além de todo esse "mimimi". Existem dados que relatam a deficiência da população à saúde como um todo, difícil acesso ao sistema público de saúde, falta de orientação…inexistência de uma água que possa suprir um pouco dessa desigualdade vivida por alguns brasileiros.
Flúor pode fazer mal? Lógico. Como dito no texto “a diferença entre o medicamento e o veneno é a dose” e a quantidade utilizada aqui neste caso, não é capaz de gerar intoxicação.
Por favor, pesquisem mais sobre, mas com embasamento científico, não de fontes conspiracionistas!
Como pode alguém acreditar em tais teorias??
Quando publicarem um artigo científico que comprove que a “água fluoretada é um veneno para o corpo”, aí sim queiram debater sobre alguma coisa. Aliás, um não, mas vários artigos – como é feito com o Flúor até hoje, em todas suas formas.
Até agora só existem provas de que o Flúor é sim, um dos meios mais eficazes para prevenção e controle da doença cárie. Não é questão de “manipular massas” e sim de Saúde Pública!
Existem dados e pesquisas mostrando justamente uma mudança favorável à população, graças a introdução do fluoreto nas águas de abastecimento. Existem aspectos sociais que vão além de todo esse “mimimi”. Existem dados que relatam a deficiência da população à saúde como um todo, difícil acesso ao sistema público de saúde, falta de orientação…inexistência de uma água que possa suprir um pouco dessa desigualdade vivida por alguns brasileiros.
Flúor pode fazer mal? Lógico. Como dito no texto “a diferença entre o medicamento e o veneno é a dose” e a quantidade utilizada aqui neste caso, não é capaz de gerar intoxicação.
Por favor, pesquisem mais sobre, mas com embasamento científico, não de fontes conspiracionistas!
A Toxicologia, ramo da medicina, já provou que a adição do flúor é perniciosa, maléfica. Alterações ósseas e neurológicas, endurecimento das artérias, etc., é parte de uma constelação de efeitos danosos causado pelo fluor à saúde humana . Não podemos esquecer que um projeto de lei que retirava a obrigatoriedade das prefeituras de adicionar flúor no abastecimento publico, deixando a cargo dos concelhos municipais, foi reprovado no congresso Nacional devido ao lobby da odontologia social. Desculpem-me, tratou-se de uma visão estreita e reducionista.
Mande-nos os estudos e artigos para análise. Obrigado.
Que as doses no Brasil estão muito acima das recomendadas é fato, e que os efeitos do flúor no organismo ainda não são bem conhecidos, é fato.
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/controversias_sobre_o_fluor.html
A maioria de nos conhece o flúor como preventivo das cáries. Por isso foi acrescentado à maioria dentifrícios, supostamente para reduzir as visitas ao dentista das crianças. Contudo, na historia do uso do flúor há um aspecto muito ameaçador.
Foi provado que o flúor pode endurecer a superfície dos dentes, porém, também trata-se de um elemento altamente tóxico relacionado com um grande número de doenças físicas e mentais. Estudos publicados recentemente demonstram que a metade do flúor (ácido hexafluorsilícico) que se acrescenta na água potável do Reino Unido pode produzir danos genéticos.
O flúor é mais tóxico que o chumbo, cuja quantidade na água potável não deve superar 0,5 partes por milhão (ppm). O nível do flúor na água potável costuma ser da ordem de 1,5 ppm.
· Em um relatório da Universidade da Flórida é dito: "Uma solução de 0,45 ppm de fluoreto de sódio é suficiente para fazer com que as reações sensoriais e mentais fiquem mais lentas".
Fico abismado como o povo é inocente é aceita qualquer verdade vindo de alguém de jaleco branco, desculpa vc faz o seu trabalho e eu estou fazendo o meu tirar as pessoas destas grandes hipocrisias
Só ver o video pra quem ta em duvida sobre o flúor.
https://www.youtube.com/watch?v=CsULCisoDWA
http://youtu.be/E3Mzi3MvFqY
Isso foi o que um médico renomado disse sobre o uso do flúor.
Esse vídeo é muito explicativo a respeito do mal que o flúor faz.
Agora eu gostaria de saber, todos os dois são médicos e dizem que o flúor faz mal, são pessoas que realmente tem o conhecimento para afirmar tal questão, ou vc vai me dizer que esses médicos estão mal intencionados?
Pessoas que realmente tem conhecimento para afirmar tal questão são pesquisadores baseados em literatura e evidência científica. Médicos não estudam flúor. Dentistas sim. Acho que quem tem propriedade para falar sobre isso são os dentistas e não médicos. Eles estão se baseando em quê? Apenas em suas opiniões?
Ao invés de fazer pesquisas, dados e tudo mais, eu fui mais prático, mandei um wattzap para meu cunhado (Alemão, que está na alemanhã nesse momento) e perguntei sobre o fluor ser bem ou mal visto na Alemanhã, Trabalho na Santa Ifigênia em SP e tenho alguns contatos de fornecedores na China e também perguntei para alguns contatos na China sobre ser bom ou ruim na China também. Na China um fornecedor me perguntou o que seria o fluor, Meu Cunhado Alemão respondeu prejudicial. O Dr. Lair Ribeiro, não sei se alguem conhece ou já ouviu falar também não recomenda o Fluor. Então eu posso dizer, será que eu confiaria mais no Governo Brasileiro ou no Alemão? O Governo Brasileiro não está nem um pouco preocupado com hospitais para cuidar de minha saúde e está preocupadíssimo com meus dentes. Meu cunhado Alemão, quando disse para ele que pagava quase R$ 1.000,00 de plano de saúde e para mim e meus filhos ele ficou surpreso, não entendeu porque eu pagava plano de saúde particular. Resumindo, eu tenho vergonha dos meus governantes e se eles dizem que o fluor é bom, então eu prefiro ir na contra-mão do que eles dizem porque eu não confio neles, são corruptos, então não são de confiança.
Cada um avalia suas escolhas da maneira que achar mais conveniente. Ao invés de se basear em ciência e evidência, muita gente se baseia em opinião dos outros. Os benefícios do flúor estão aí para quem quiser ver e desejo boa sorte àqueles que irão optar por não usar o flúor. Nós, dentistas, estamos aí quando precisarem.
Leiam isto.
http://www.anovaordemmundial.com/2010/04/fluor-toxico-paises-que-proibiram.html
sinceramente acredito que tudo em exagero faz mal, concordo e discorco com um lado e outro, porem a massa da população sempre é menos favorecida, isso é fato, esses dias fiz uns testes em àgua para saber o que nossa segurança da saúde… rsrsrsr controla realmente para nós meros mortais, no caso o PH da agua, olha…. estou assustado pois das 5 àguas de nomes que comprei… apenas 1 chegou perto do que estava rotulado, isso na agua….. imaginem nas demais!!!!!!! remédios … comidas… conclusão final estamos a mercer de um controle falido.
Respeito a opinião de todos e gostaria de ver esses estudos. Não posso julgar a intenção desses médicos. Cada um acredita no que quiser. Boa sorte.
Estudo de Harvard Confirma que o Flúor Reduz o QI das Crianças e provoca distúrbios cognitivos
A Universidade de Harvard publicou recentemente um meta-análise financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), e concluiu que as crianças que vivem em áreas com água altamente fluoretada têm valores de QI “significativamente inferiores” do que aqueles que vivem em áreas de flúor baixos.
O flúor pode causar neurotoxicidade em animais de laboratório, incluindo os efeitos na aprendizagem e na memória…
Para resumir a literatura disponível, foi realizada uma revisão sistemática e uma meta-análise de estudos publicados sobre o aumento da exposição de flúor na água potável e os atrasos do desenvolvimento neurológico. Nós concentrámo-nos especificamente em estudos realizados na China rural que não tenham sido amplamente divulgados, complementando assim, os estudos que foram incluídos em comentários anteriores e relatórios de avaliação de risco direccionados…
http://portrasmidiamundial.blogspot.com.br/2014/10/estudo-de-harvard-confirma-que-o-fluor.html
A água que bebemos pode causar danos à formação intelectual das crianças
http://portrasmidiamundial.blogspot.com.br/2012/09/a-agua-que-bebemos-pode-causar-danos.html
Por isso que é preciso controle rígido dos níveis de flúor na água. Aqui no estado de São paulo, em agosto de 2015, o Conselho Regional de Odontologia fez um extenso estudo e análise para adequar os níveis de flúor nas águas de abastecimento. Veja neste link – http://www.crosp.org.br/noticia/ver/2165-anlise-da-fluoretao-da-gua-no-estado-de-so-paulo-indica-que-cerca-de-30-das-amostras-esto-inadequadas.html . Boa sorte.
MINISTÉRIO DA SAÚDE, FALA PARA POVO BRASILEIRO O QUE É FLUOSSILICATO DE SÓDIO (TÓXICO 6)?
E?
Dr Luis, eu sou dentista formada a quase 18 anos, ja trabalhei muito no serviço público inclusive em campanhas preventivas com flúor em crianças, eu acho o seguinte, o efeito benéfico do flúor na prevenção das cáries é indiscutível, todos sabemos disso desde os tempos da faculdade, mas estudamos apenas os efeitos na estrutura dentária, não temos embasamento científico para afirmar que não há danos toxicológicos ao organismo com as doses utilizadas, até porque de fato,se estas forem cumulativas, não importa que a dose de flúor seja pequena…de tudo que tenho visto no Brasil eu acho que no mínimo não devemos acreditar em tudo que nos é ensinado, até porque sabemos que a Anvisa não é confiável, aliada da grande indústria farmacêutica que só quer uma coisa: Pessoas doentes para consumir mais e mais remédios.
Concluindo acho que é um assunto que merece ser investigado pela nossa classe a fundo, avaliando artigos de médicos tbém, porque não?acredito que eles entendem mais de fisiologia do corpo humano do que nós dentistas. Abç.
Finalmente um posicionamento equilibrado e relevante! Parabéns!
Obrigado Mariana.